Há quase dois séculos a tradicional marca britânica de material esportivo MITRE fornece equipamentos da mais alta qualidade para que atletas possam brilhar e conquistarem vitórias nos campos e gramados de futebol, rúgbi e críquete pelo mundo afora.
A história
A história da marca de materiais esportivos MITRE teve início no longínquo ano de 1817 quando Benjamin Crook abriu uma pequena fábrica de couro (curtume) na cidade de Huddersfield, localizada ao norte da Inglaterra. Somente no ano de 1880, ele utilizou sua experiência no ramo de couro para iniciar a produção de bolas para a prática do futebol e do rúgbi, já que estes esportes tinham acabado de se estabelecer no país. Mas, foi somente no ano de 1949, que a empresa adotou oficialmente o nome MITRE. Neste mesmo ano a empresa se tornou líder mundial na produção de bolas esportivas. Pouco depois, em 1959, como resultado de aquisições de outras empresas, a MITRE expandiu sua linha de produtos passando a produzir raquetes para a prática do tênis, badminton e saquash, tacos de golfe, equipamentos para ginástica, malas esportivas, equipamentos de críquete, e até mesmo mesas de bilhar. No ano de 1960, o grupo escocês Grampiam Holdings, que possuía marcas esportivas em seu portfólio de produtos, adquiriu a marca MITRE da família Crook. Revitalizada e com capital novo, a marca começou a fabricar calçados esportivos pouco tempo depois. Foi nesta época que começou sua expansão para mercados estrangeiros.
Em 1964, a MITRE assinou contrato com o polêmico jogador de futebol Dennis Law para vestir suas chuteiras, inaugurando a era de patrocínios esportivos. As bolas de futebol da marca foram usadas, em 1967, na decisão da Copa da Inglaterra de futebol, fazendo com que a marca ganhasse prestígio no mundo esportivo e visibilidade ainda maior. Além disso, nesta época as bolas MITRE MAX eram utilizadas pela equipe do Manchester United. Na década de 1970, além das bolas de futebol da marca serem utilizadas por grandes ligas profissionais e clubes de prestígio, suas bolas de rúgbi também eram utilizadas internacionalmente e por tradicionais equipes. Em 1975, Geoffrey Boycott, um dos grandes jogadores de críquete da época passou a ser garoto propaganda da marca britânica. Em 1984 introduziu as bolas com o chamado design Delta, aumentando sua presença em todos os esportes em que estava envolvida. Essa bola foi oficialmente adotada por importantes ligas de futebol como a inglesa, escocesa e irlandesa.
Dois anos mais tarde ingressou no mercado japonês, primeiramente com a comercialização de produtos para futebol e rúgbi. Pouco depois, em 1987, a MITRE se tornou a marca de bola oficial da Copa do Mundo de Rúgbi. Em 1992, a marca lançou no mercado a ULTIMAX, primeira bola de futebol sintética. Pouco depois, em 1995, o Grupo Pentland, proprietário de marcas esportivas como a italiana Ellesse e a Speedo, adquiriu a MITRE. No final da década, em 1998, a marca era fornecedora oficial de material esportiva para 132 clubes de futebol somente na Inglaterra. Em 2007, a marca introduziu no mercado a MITRE REVOLVE, uma revolucionária bola de futebol adotada pela Football League (segunda divisão do campeonato inglês) onde cada clube disputava as partidas com bolas em suas cores oficiais. Além disso, a MITRE reingressou no mercado de fornecimento de material esportivo para clubes de futebol assinando contrato com duas equipes inglesas da segunda divisão.
Pouco depois, em 2008, a MITRE fechou contrato de patrocínio com Luke McAlister, jogador de rúgbi dos All Blacks, como é conhecida a tradicional seleção nacional da Nova Zelândia. Em 2012 a marca foi relançada no mercado argentino. Atualmente a marca britânica é fornecedora de material esportivo oficial de alguns clubes de futebol inglês, do colombiano Tolima (Colômbia) do japonês Osaka FC, da seleção de El Salvador, além de equipes de rúgbi. A marca é fornecedora oficial de bolas para a liga escocesa de futebol e para a segunda divisão do campeonato inglês. Também patrocina atletas individualmente como o goleiro da seleção de futebol australiana Mark Schwarzer, que utiliza luvas e chuteiras da marca.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por remodelações ao longo dos anos. No início do novo milênio, em 2001, a MITRE apresentou sua nova identidade visual com o logotipo chamado de Comet, que substituiu o antigo logo Delta, tão tradicional e reconhecido durante mais de 20 anos.
Os slogans
Whatever your goal.
Pioneering Footballs since 1817.
Absolute performace.
For the times when only the best will do.
Dados corporativos
● Origem: Inglaterra
● Fundação: 1817
● Fundador: Benjamin Crook
● Sede mundial: Wakefield, Inglaterra
● Proprietário da marca: Mitre Sports International
● Capital aberto: Não (subsidiária da Pentland Group plc)
● CEO: Andy Long
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 50 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 800
● Segmento: Materiais esportivos
● Principais produtos: Bolas, chuteiras, uniformes e equipamentos esportivos
● Slogan: Whatever your goal.
● Website: www.mitre.com
A marca no mundo
A tradicional marca britânica MITRE, mais antiga do mundo neste segmento, está presente em mais de 50 países ao redor do mundo, com forte presença no continente europeu, comercializando produtos de alta qualidade para a prática do rúgbi (bolas e equipamentos), futebol (chuteiras, bolas e equipamentos como luvas e caneleiras), críquete e netball, semelhante ao basquete.
Você sabia?
● Em 1977, o lendário Muhammad Ali utilizou equipamentos da MITRE em sua luta contra Leon Spinks.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 5/12/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário