Sabe aquela gordura acumulada na cozinha? Aquela mancha terrível no sofá da sala? A sujeira encardida que se acumula no chão e nas paredes devido à poluição, ou até mesmo os riscos de lápis nas paredes feitos por crianças sapecas? Pois é, nos dias de hoje deixaram de ser um problema. Afinal, toda dona de casa moderna e prática utiliza alguns dos inúmeros produtos da marca MR. CLEAN, especialista quando o assunto é a remoção de manchas e sujeiras, mesmo as mais difíceis.
A história
Tudo começou em 1958 quando a empresa Procter & Gamble introduziu no mercado americano a marca MR. CLEAN, como um limpador líquido multiuso (all purpose cleaner) para limpeza doméstica diária, criado por Linwood Burton anos antes para a limpeza do convés de navios, oferecendo uma das melhores fórmulas do mercado na época. O produto limpava qualquer superfície lavável sem ter a necessidade de enxaguar, sendo ideal para remover sujeiras de paredes, banheiros, banheiras, vidros e outras superfícies. A marca era acompanhada por um personagem (criado pelo animador Hal Mason e o diretor de arte Ernie Allen) em estilo de marinheiro, bronzeado, alto e forte, vestindo camiseta regata, além de um brinco em sua orelha esquerda. Segundo muitos, o modelo original para a imagem do personagem foi um marinheiro americano da cidade de Pensacola, na Flórida. O personagem representava conceitualmente tudo o que a dona de casa americana da época desejava: uma forte ajuda para facilitar a limpeza doméstica diária. Eram justamente os principais atributos do produto.
Os comerciais de televisão estrelados pelo personagem foram ao ar pela primeira vez no dia 11 de agosto desse mesmo ano. Com apenas seis meses de mercado, MR. CLEAN se tornou o limpador doméstico mais vendido dos Estados Unidos. O simpático personagem não tinha nome, até que em 1962, foi realizada uma votação popular para definir como ele deveria se chamar. O primeiro nome oficialmente adotado foi Mr. Veritably Clean. Com o passar dos anos o personagem se tornou apenas MR. CLEAN. Em 1963, MR. CLEAN se tornou o primeiro limpador líquido a ser comercializado em embalagens plásticas no mercado americano. Pouco depois, em 1966, a marca foi introduzida no mercado francês, iniciando assim um próspero período de expansão internacional. Dois anos depois o produto foi totalmente reformulado para conter um suave e delicioso aroma de pinho, além de um maior poder de limpeza. E não demorou muito para surgirem outros aromas agradáveis: cítrico, lançado em outubro de 1972; e Sunshine Fresh, em 1976.
A década de 1980 foi marcada pela introdução de uma nova fórmula que deixou o produto ainda mais potente e eficiente na remoção da sujeira e limpeza de superfícies. Além disso, no ano de 1986, o produto foi lançado na versão spray, o que facilitava ainda mais sua aplicação e até uma versão especificamente desenvolvida para limpar pisos. Em 1992, a marca MR. CLEAN introduziu no mercado uma versão líquida especificamente desenvolvida para a limpeza de banheiros, com ação desinfetante. No ano seguinte, o produto ganhou um novo aroma: Mountain Fresh, que deixava o ambiente com um agradável cheirinho dos ares das montanhas. Além disso, foi lançado o primeiro produto 2 em 1: removia gordura e desinfeteva. Pouco depois, em 1999, a marca introduziu os primeiros produtos de limpeza antibacterianos que permanecem ativos durante todo o dia, e as primeiras toalhas umedecidas para bebê.
A linha de produtos da marca começou a crescer a partir do ano 2000, ganhando inúmeros produtos como versões em gel, limpadores de vidros, panos úmidos anti-bactericida (Antibacterial Wipe-Ups), além de muitas deliciosas fragrâncias. Até produto para lavar e limpar automóveis (Mr. Clean AutoDry Car Wash) a marca introduziu no mercado. As primeiras palavras pronunciadas pelo personagem MR. CLEAN surgiram nesta época quando ele falou a frase “One small click for you, one giant leap for cleaning kind”.
Em 2003 a marca introduziu o produto de maior impacto desde sua criação: Mr. Clean Magic Eraser. O revolucionário produto consistia em uma esponja de limpeza que removia manchas e sujeiras utilizando apenas um pouco de água. Além disso, a marca oferece vários instrumentos de limpeza como esponjas, luvas, limpadores para vasos sanitários, rodos, entre outros itens. Todas essas inovações ao longo das décadas, não somente construíram uma marca forte e de confiança para milhões de donas de casa, como transformaram MR. CLEAN em uma linha de produto vital para a poderosa Procter & Gamble em vários mercados mundiais.
A extensão da marca
Em 2007, a marca expandiu sua gama de produtos para a categoria de prestação de serviços com a inauguração, na cidade de Cincinnati, estado de Ohio, do primeiro MR. CLEAN PERFORMANCE CAR WASH, uma espécie de lava-rápido de automóveis, que oferecia serviços de limpeza exterior e interior, além de polimento, utilizando a revolucionária linha de produtos lançados pela empresa há anos atrás: Mr. Clean AutoDry Car Wash. Não somente o serviço prestado era eficiente, assim como a decoração e o design dos estabelecimentos eram inovadores: enquanto o cliente esperava seu carro sair brilhando e limpinho podia tomar um saboroso lanche ou café em um bar moderno, assistir televisão em telas LCD ou até mesmo acessar a internet sem fio.
Outro serviço colocado à disposição do consumidor foi o Mr. Clean Club Card, onde o associado ganhava vantagens a cada vez que utilizava os serviços (a cada 10 lavagens a próxima é grátis). O novo empreendimento serviria de laboratório para a marca poder construir uma rede nacional de lava-rápidos e serviços automotivos. Mais recentemente os serviços foram ampliados e os estabelecimentos pesaram a oferecer também trocas de óleos, filtros e até baterias. Por isso, o nome da rede foi alterado para MR. CLEAN CAR WASH & OIL CHANGE PLUS. Atualmente a rede conta com 11 lojas em dois estados americanos (Geórgia e Texas), incluindo um Autospa, onde todo serviço é feito a mão e por profissionais capacitados. A rede tem como slogan “Mr. Clean Car Wash. Let your love shine”.
O nome
O nome MR. CLEAN (que em português significa algo como “Sr. Limpeza”), é utilizado em países de língua inglesa, enquanto em outros mercados, a marca é comercializada com o nome de MAESTRO LIMPIO (México e América Latina), especialmente em países de língua espanhola; MR. PROPER em alguns países europeus e na África; MONSIEUR PROPRE na França; MASTRO LINDO na Itália e Malta; DON LIMPIO na Espanha; PAN PROPER na Polônia; e MEISTER PROPER na Alemanha. Apesar da diferença de nomes, o logotipo e o personagem da marca são os mesmo em todos os países.
Campanhas que fizeram história
Além do tradicional personagem, um dos mais conhecidos ícones da propaganda americana, a marca ficou extremamente famosa pelo jingle de lançamento do produto em 1958. O famoso jingle escrito por Thomas Scott Cadden era cantado inicialmente em um ritmo de pop-music pela dupla formada por Don Cherry e Betty Bryan. Utilizado até os dias de hoje, o jingle ganhou versão mais contemporânea (abaixo) com a utilização de instrumentos musicais.
Mr. Clean gets rid of dirt and grime
And grease in just a minute
Mr. Clean will clean your whole house
And everything that’s in it.
Floors, doors, walls, halls
He’s so tough he cleans them all
Grimy tubs and tiles he’ll do
so your bathroom looks clean and new!
Mr. Clean gets tough on stuck on stuff
cleans kitchens in a minute
Mr. Clean will clean your whole house
And everything that’s in it.
Mr. Clean!
Mr. Clean!
Mr. Clean!
A evolução visual
O tradicional e popular logotipo da marca com a presença do personagem MR. CLEAN passou por algumas remodelações no decorrer dos anos. O personagem foi ganhando um ar mais jovial e moderno, e a tipografia da letra se tornou mais fina e limpa.
Em 2010, pela primeira vez, o personagem apareceu no logotipo com os braços descruzados. Além disso, uma nova tipografia de letra foi adotada. Em 2014, mais uma remodelação. O logotipo passou a ser composto apenas pelo nome da marca, que ganhou uma nova tipografia de letra (mais encorpada). Apesar de não fazer mais parte do logotipo, o personagem continua presente em todas as embalagens dos produtos e comunicação da marca.
Os slogans
There’s no clean like Mr. Clean. (2014)
When it comes to clean, there’s only one Mr. (2013)
Cleans like magic. (2006)
Tougher on dirt. Easier on you. (1998)
He takes care of the worst part, so you don’t have to. (década de 1990)
Mr. Clean makes everything so clean that you can see your reflection in them. (1972)
Mr. Clean will clean you whole house and everything that’s in it. (1958)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1958
● Criador: Procter & Gamble
● Sede mundial: Cincinnati, Ohio, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Procter & Gamble Co.
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: David Taylor
● Faturamento: US$ 800 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 50 países
● Presença no Brasil: Não
● Segmento: Higiene e limpeza
● Principais produtos: Limpador multiuso, desinfetantes, esponjas e panos úmidos
● Mascote: Mr. Clean
● Slogan: There’s no clean like Mr. Clean.
● Website: www.mrclean.com
A marca no mundo
A MR. CLEAN, cuja linha é composta por mais de 50 tipos diferentes de produtos de limpeza, é comercializada em mais de 50 países ao redor do mundo, sendo uma das marcas da Procter & Gamble mais rentáveis e valiosas, faturando anualmente quantia superior a US$ 800 milhões.
Você sabia?
● No Reino Unido a marca é comercializada com o nome FLASH.
● O personagem Mr. Clean sempre sorriu, exceto por um breve período em meados dos anos de 1960, quando em uma série de anúncios ele franzia a testa porque odiava sujeira.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek e Exame), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 29/1/2017
boa tarde amigo
ResponderExcluirsaberia me dizer qual o produto similar ao mr. clean
no brasil?
muito obrigado pela atenção
marcelo
marcelo.reza@gmail.com
Gostaria de experimentar Mr.Clean, onde posso adquirir?
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