Ser completa é abastecer a vida em movimento com todos os serviços, para todo tipo de veículo ou frota, com o melhor combustível, com a segurança do Jet Oil, com a conveniência das lojas ampm®, com a praticidade do programa abastece-aí e muito mais. Por isso, a Ipiranga completa a jornada de milhões de brasileiros.
A história
As origens da marca Ipiranga tem início em 1933, quando o pecuarista brasileiro João Francisco Tellechea, o comerciante e também pecuarista argentino naturalizado brasileiro Eustáquio Ormazabal e os argentinos Raul Aguiar e Manuel Morales, uniram-se para produzir derivados básicos de petróleo destinados a atender o mercado do estado do Rio Grande do Sul. Assim nascia uma pequena unidade produtiva e pioneira, na cidade de Uruguaiana, chamada Destilaria Rio Grandense de Petróleo, abastecida por petróleo cru vindo da Argentina. Era o início de uma história de grande sucesso. Começou a funcionar exatamente no dia 26 de novembro de 1934 processando aproximadamente 400 barris por dia. Pela primeira vez no Brasil eram produzidos, em escala industrial, gasolina, querosene, óleo diesel e óleo combustível. O transporte de matéria-prima era um enorme desafio nessa época. Os navios-tanque, com petróleo cru, contornavam o sul do continente, atracavam no porto de Buenos Aires, de onde o petróleo seguia de trem até a cidade de Paso de Los Libres, cruzava o rio Uruguai em uma chata-tanque e era desembarcado direto na destilaria.
A destilaria tinha pouco mais de um ano de vida quando o governo argentino proibiu a reexportação de petróleo a partir do território de seu país. Fixava um prazo de doze meses para interromper definitivamente o fluxo. Foi então, que um segundo grupo de empresários do cone sul (os uruguaios Juan Ganzo Fernandez, Numa Pesquera, Luiz Julio Supervielle e os brasileiros Her Ribeiro Mattos e Oscar Germano Pedreira) tinham planos para uma segunda destilaria, em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, de onde contavam trazer o petróleo cru. Percebendo as dificuldades, os dois grupos decidiram unir esforços. A solução encontrada foi juntar os capitais e construir uma nova unidade, na cidade do Rio Grande, para armazenar 80 mil barris de petróleo cru. Com isso, no 6 de agosto de 1936 nascia a Ipiranga S.A. Companhia Brasileira de Petróleos. O custo da refinaria era de US$ 12 milhões. Pouco depois, exatamente no dia 7 de setembro de 1937 eles fundaram a Refinaria de Petróleo Riograndense na cidade de Rio Grande, dando início ao processo de refino de petróleo no país e originando assim a Petróleo Ipiranga.
Já no ano seguinte, a Ipiranga inaugurou o primeiro posto de combustíveis com a bandeira da empresa na cidade de Rio Grande (RS). Em 1942, com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, ocorreu o aumento do bloqueio de envio de matéria-prima, impossibilitando completamente o recebimento de petróleo bruto. A refinaria chegou a paralisar suas atividades, realizando apenas serviços de manutenção. Com as medidas legais restritivas provocadas pela guerra, a sobrevivência da Ipiranga dependia de providências rápidas e criativas. E para driblar a proibição de importação de solventes, tornou-se sua própria fornecedora, criando a primeira unidade para fabricação de solventes especiais no país. Esses solventes eram muito utilizados na indústria da borracha, que literalmente se libertou da dependência das importações graças a Ipiranga. Além disso, passou a produzir asfalto, lubrificantes e inseticidas.
Com o fim do conflito mundial, em 1945, a refinaria retomou suas atividades diante de um novo quadro: como consequência direta do conflito, alguns avanços tecnológicos foram introduzidos no setor de máquinas e motores, tornando-os mais leves e potentes. A refinaria precisava, então, adaptar suas unidades de produção à nova realidade do mercado. Nessa época, o Brasil ainda era um país pouco urbanizado, a indústria engatinhava e o mercado de derivados de petróleo era modesto. A intuição da Ipiranga dizia que era o momento de continuar investindo. E ainda nesta década, tornou-se a primeira empresa a produzir asfalto no Brasil. Em 1953, com a presença do presidente Getúlio Vargas, as novas instalações da refinaria foram inauguradas. Quatro anos depois ocorreu a fundação da Distribuidora de Produtos de Petróleo Ipiranga.
No dia 2 de maio de 1959, era assinado o contrato de aquisição da empresa americana Gulf Oil Corporation no Brasil. Nascia então a Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga. A década de 1960 pontua o crescimento e a consolidação da Ipiranga como um grande sucesso empresarial. Mas em outubro de 1973, uma notícia surpreendeu o mundo. Sem aviso prévio, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) elevou em mais de 300% o preço do barril de petróleo - de US$ 2.591 para US$ 10.952. Era o primeiro “choque do petróleo”, causando temores generalizados quanto ao abastecimento de combustíveis e fragilizando toda a economia mundial. O choque pegou o país e a economia brasileira na contramão. Antecipando-se de certa forma às imposições do cenário macroeconômico, a empresa vinha aos poucos redimensionando suas áreas de atuação e abrindo novas frentes de mercado. Pavimentação, química, fertilizantes, insumos agrícolas, reflorestamento e até hotelaria, eram alguns dos novos negócios do grupo, que chegou a concentrar mais de trinta empresas. Mas o grande investimento da Ipiranga se deu mesmo na indústria petroquímica.
A chegada da década de 1990 trouxe também novos desafios. O avanço da globalização aguçou a concorrência e aprofundou as exigências de eficiência e competitividade na economia mundial. Para ficar mais forte e mais ágil, a Ipiranga repensou sua estratégia de diversificação, preparando-se para acelerar ainda mais o crescimento. Começava então mais uma etapa de pioneirismo da Ipiranga, desta vez na distribuição de GNV (Gás Natural Veicular) com a inauguração, em 1991, do primeiro posto brasileiro, localizado no Rio de Janeiro. Pouco depois, em 1993, a empresa comprou a rede de postos de combustíveis Atlantic, aumentando ainda mais sua presença no varejo, passando a estar presente em grande parte do país. Deste momento em diante, a IPIRANGA começava a se consolidar como uma das maiores e mais importantes empresas de distribuição de combustíveis do país.
E foi também a partir desse momento, que ocorreu a mudança do posicionamento da Ipiranga, que passou de uma simples rede de posto de combustíveis para um grande centro de serviços, se transformando em um espaço multifuncional para atender a um novo perfil de consumidor, que otimiza o seu tempo com a busca constante de alternativas que ofereçam comodidade e pronta disponibilidade de produtos e serviços. Por exemplo, com a compra dos postos Atlantic, veio também as lojas de conveniência ampm® (conheça essa outra história aqui), sendo o primeiro movimento no sentido de ampliar a oferta de produtos e serviços para atender consumidores ávidos por algo mais que simplesmente abastecer. Dando continuidade a esse novo posicionamento, em 1994 a empresa ampliou sua oferta de serviços com o lançamento da Jet Oil, franquia de serviços automotivos e troca de óleo, instalada dentro de seus postos.
Pioneira no segmento de distribuição, a Ipiranga iniciou em 1995 seu Programa de Controle da Qualidade de Combustíveis, voltado especialmente para os postos do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina, abrangendo todo o território nacional já em 1997. Trata-se de um programa completo de qualidade que conta com Laboratórios Móveis denominados Veículos de Controle da Qualidade (VCQ) que visitam diariamente os postos Ipiranga - escolhidos aleatoriamente - para testar e comprovar a origem controlada dos produtos, além de checar a qualidade dos mesmos por meio do ensaio de itens especificados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), protegendo o consumidor dos riscos de abastecer seu veículo com combustíveis fora dos padrões estabelecidos pela legislação vigente.
Em 2006, a IPIRANGA inovou mais uma vez e passou a oferecer biodiesel em seus postos de serviço. Pouco depois, no mês de março de 2007, o controle acionário da empresa (que atuava no refino de petróleo, petroquímico e distribuição de combustível) foi vendido por US$ 4 bilhões para a Petrobras (conheça essa outra história aqui), Grupo Ultra e Braskem. Com a venda, o Grupo Ultra assumiu a rede de distribuição de combustíveis nas regiões sul e sudeste, bem como a marca Ipiranga. Como parte da estratégia de ampliar sua escala de operações em distribuição de combustíveis e expandir suas operações para as regiões centro-oeste, nordeste e norte do território brasileiro, a Ipiranga concluiu em 2009 a aquisição da Texaco no Brasil. De acordo com o contrato, o Grupo Ultra poderia manter a marca Texaco (conheça essa outra história aqui) nos postos de serviços por cinco anos, devendo substituí-la posteriormente pela bandeira Ipiranga (o que de fato aconteceu).
Esta aquisição possibilitou à Ipiranga um melhor posicionamento para crescimento e maior competitividade através da ampliação da escala de operações. Com isso a empresa incorporou aproximadamente 2.000 postos de serviço à sua rede. Além disso, com essa aquisição, a Ipiranga consolidou sua posição como segunda maior distribuidora de combustíveis no país. Foi nesta mesma época que a empresa lançou a Jet Oil Motos, uma franquia especializada na troca de óleo e serviços para motocicletas. Ainda em 2009, além de lanar sua loja virtual, apresentou o programa de fidelidade Km de Vantagens Ipiranga, mais uma iniciativa pioneira no segmento de distribuição de combustíveis, que conta com empresas parceiras, entre cinemas, companhias aéreas, restaurantes, clubes de futebol, parques, casas de shows, lojas esportivas, entre outras. Ganha-se pontos ao abastecer nos postos da rede, utilizar serviços de troca de óleo ou fazer compras na loja de conveniência ampm®. Com mais de 37 milhões de participantes, se tornou o maior programa de fidelidade do país.
Em outubro de 2010, a empresa adquiriu 100% da Distribuidora Nacional de Petróleo (DNP), ampliando o volume da Ipiranga em 40% nos estados do Amazonas, Rondônia, Roraima, Acre, Pará e Mato Grosso. Nos anos seguintes a Ipiranga continuou inovando com o lançamento de serviços e produtos, como por exemplo, em 2011 com a venda de créditos de combustível pela internet, transformando o portal Ipiranga em um verdadeiro posto na web; ou em 2012, quando ampliou a oferta de produtos para motociclistas e lançou uma nova linha para o segmento, a Moto Expert, composta por quatro lubrificantes de alta tecnologia, que ofereciam mais conforto, proteção, segurança e vida longa para as motos.
E sempre com foco em inovação e diferenciação para oferecer ao cliente uma gama diversificada de produtos e serviços, a Ipiranga lançou, em 2016, uma novidade que revolucionou o processo de abastecimento nos postos de serviços. Surgia o aplicativo Abastece Aí, que apostou na integração de plataformas para oferecer ainda mais comodidade e benefícios aos seus clientes, que decide o tipo de combustível que deseja abastecer e escolhe os benefícios que prefere ganhar, finalizando a operação com a senha do Km de Vantagens, com total segurança no pagamento. Além de oferecer maior praticidade no dia a dia e a possibilidade de descontos, o aplicativo ainda armazena os dados de abastecimento em períodos definidos pelo cliente, criando maior controle e economia.
Em 2023, a Ipiranga apresentou um novo posicionamento no mercado, que incluiu o conceito Abastecer a vida em movimento, nova identidade visual, novos uniformes para seus VIPs - Vendedores Ipiranga de Pista (como são chamados os frentistas na Ipiranga) - e nova ambientação para seus postos de serviços, que ganharam o que a marca chama de além de amabilidades, oferecendo toda a estrutura necessária para ser um parceiro na jornada de milhões de brasileiros. Aos poucos, todos os postos Ipiranga espalhados pelo Brasil vão ganhar esse novo design e ambientação, que apresentam novos espaços, produtos e amabilidades para atender quem está de carro, caminhão, moto, bike, com carrinho de bebê ou com pet. Abastecer, calibrar o pneu, passar o rodinho no vidro, conferir o óleo e completar a água do radiador, enquanto a Ipiranga cuida do seu veículo, você aproveita para tomar um ar, trocar a fralda do seu pequeno viajante ou levar seu “aumigo” para se refrescar. Afinal, os novos postos contam com espaços para descanso, estacionamento para bicicletas, sanitários com fraldário e até bebedouro para você e para pets.
O novo posto Ipiranga apresenta uma setorização por cores que demarcam o ecossistema visual. O Amarelo será predominante na cobertura do complexo, facilitando a identificação da marca na jornada do consumidor. O Azul vai indicar todos os produtos à venda; e o Laranja vai sinalizar áreas de ofertas de serviços gratuitos, chamadas de “amabilidades”. Há pisos diferenciados para sinalizar o espaço para pedestres, parklets onde as pessoas poderão descansar após uma refeição. A ideia do novo design e ambientação dos postos é também oferecer uma experiência integrada de jornadas física e digital, que englobam ampm®, Jet Oil, Abastece Aí, Km de Vantagens e pista de abastecimento, favorecendo uma maior integração e personalização do atendimento, tornando a experiência mais ágil e conectada. Nesta mudança de marca e posicionamento, a Ipiranga, sinaliza possíveis eletropostos ou partes para carregamento de carros elétricos em suas lojas.
Os postos Ipiranga oferecem muito mais que apenas combustíveis, disponibilizam inúmeros serviços de alta qualidade, voltados a atender as necessidades diárias dos consumidores, ofertando lubrificantes, duchas, trocas de óleo (através das unidades Jet Oil) até produtos de conveniência - nas lojas da ampm® (que vendem desde pães, sanduíches, salgados e sobremesas até bebidas, cafés e produtos de tabacaria).
O conceito de ecoeficiência também integra o compromisso da Ipiranga com a sustentabilidade. O Posto Ecoeficiente Ipiranga, cuja primeira unidade foi inaugurada em 2009 na cidade de Porto Alegre, adota uma nova postura de preservação ambiental de forma economicamente viável. Os postos com essa chancela possuem soluções e técnicas construtivas que consomem menos recursos naturais e geram menos resíduos, desde a construção até a operação, como por exemplo, coleta da água da chuva, reaproveitamento da água usada na lavagem dos veículos, sistema de iluminação eficiente e uso de luz natural. Além disso, possui um programa de compensação de carbono, o Programa Ipiranga Carbono Zero, cujas ações englobam a gestão de carbono desde a mensuração e redução até a compensação de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).
Além de uma completa e avançada linha de óleos lubrificantes e aditivos para carros, motos e caminhões que rodam pelas ruas e estradas do país, a Ipiranga comercializa uma completa gama de combustíveis como gasolina, etanol e diesel. A linha de gasolina é uma das mais completas e de alta qualidade do mercado, incluindo a Original (passa por um rigoroso controle de qualidade onde é testada mais de 1.000 vezes por dia antes de chegar ao seu carro. Em 2023, a marca resolveu lançar sua nova e reformulada linha de combustíveis (incluindo gasolina, etanol e diesel), batizada de Ipimax. Vale ressaltar que aditivos para essa nova linha passaram por mais de 1.000 testes, não só de laboratório, mas também em pistas, considerando diversas condições, como asfalto, terra batida, desnível e tiveram o rendimento comprovado. Dada sua maior autonomia, os combustíveis da linha Ipimax emitem menos poluentes, já que, com a mesma quantidade de litros, o veículo roda mais quilômetros, versus os combustíveis originais.
Com isso, as gasolinas DT Clean (introduzida em 2016 e que tinha como benefício a limpeza profunda do motor de carros e motos) e Octapro (lançada em 2017 como uma gasolina de alta octanagem, o que melhora a eficiência do motor, voltada para veículos de alto desempenho) foram reformuladas e evoluíram para a linha Ipimax, composta pela Ipimax Gasolina Aditivada e Ipimax Pro Gasolina Premium Aditivada, que utilizam a tecnologia MAX, que rende mais para você ir mais longe. Já o novo Ipimax Etanol garante um rendimento de aproximadamente 6% se comparado com o etanol original. O Rendmax (introduzido em 2019 e que contava com aditivos exclusivos em sua fórmula e promovia uma diminuição no consumo de combustível) evoluiu para Ipimax Diesel, trazendo em sua fórmula a tecnologia MAX para otimizar ainda mais as rotas.
Para divulgar sua nova linha de combustíveis aditivados Ipimax, a Ipiranga lançou uma campanha que apresentava os diferenciais de rendimento e qualidade e o slogan “Ipimax. Rendimento MAX para você ir mais longe”. E para trazer um novo bordão, a marca convidou uma das figuras mais emblemáticas da internet, a dona e proprietária de alguns memes virais, a socialite carioca Narcisa Tamborindeguy, para estrelar o filme publicitário (assista ao comercial aqui), onde grita “Ai, que Ipimax”, em lugar do seu tradicional “Ai, que loucura”.
A Ipiranga se transformou em um ícone publicitário de slogans e bordões famosos, que se integraram na cultura popular. Mas, muito antes disso tudo, entre no final dos anos de 1960, a Ipiranga já havia entrado no imaginário do povo gaúcho com outra iniciativa. Automóveis Ford Corcel e VW Fusca que estacionavam nos postos da concorrência, à época, se deparavam com gimmicks de simpáticos animaizinhos como garotos-propaganda. Já nos postos IPIRANGA, estampada nas paredes e ao lado das bombas, com um corpo escultural e uma esvoaçante cabeleira, aparecia uma mulher loira que se tornaria rotineira na fantasia dos “marmanjos”. Batizada de Ipirela (imagem abaixo), a personagem foi criada pelo publicitário Joaquim da Fonseca inspirada na personagem do filme Barbarella, interpretada pela atriz loira e sensual Jane Fonda, e foi utilizada na divulgação da marca em anúncios de TV e tiras de jornal. Mas a garota-propaganda acabou agradando à um público não imaginado: as crianças, especialmente as meninas, também se identificaram com a imagem da bela personagem, forçando até uma mudança no direcionamento da campanha.
Mas foi a partir dos anos de 1990, que a Ipiranga iniciou o lançamento de campanhas publicitárias que iriam imortalizar slogans como Apaixonados por carro como todo brasileiro. Vale ressaltar que esse slogan foi lançado em 1994 e se tornou um divisor de águas, pois revitalizou a marca Ipiranga e mudou o conceito de produto, aproximando as pessoas e valorizando aquilo que tinham em comum: a paixão por carros. A marca simplesmente se apropriou do sentimento do brasileiro pelo carro para mostrar que o posto Ipiranga atendia ao consumidor e, ao mesmo tempo, cuidava do “xodó” dele, o automóvel. E foi a partir de então que a Ipiranga começou a utilizar um humor criativo em suas campanhas, como por exemplo, em 2001 com o comercial batizado de “Ambulância” (assista aqui).
Mas foi a partir de 2011 com o lançamento de um novo posicionamento - como um lugar completo - que a Ipiranga iria criar dois ícones da publicidade brasileira: um carismático vendedor de cestos de vime de beira de estrada (interpretado pelo ator Antônio Duarte de Almeida Júnior, conhecido como Batata) e o jargão Pergunta lá no Posto Ipiranga. Essa campanha, criada pela agência de publicidade franco-brasileira Talent Marcel e batizada de “Quer um lugar completo? Pergunta lá no posto Ipiranga”, refletia o ideal da marca, posicionada como uma rede de postos de serviços que ia muito além dos combustíveis e procurava estar perto de seus clientes no dia a dia.
A campanha também apresentou a milhões de brasileiros o slogan “Ipiranga. Um lugar completo esperando por você”. Utilizando-se de bom-humor, criatividade, descontração e um roteiro infalível, uma longa série de comerciais retratava a Ipiranga como uma panaceia às necessidades de seus clientes, solucionando questões que iam muito além de um tanque vazio. Os comerciais começaram a explorar o simpático vendedor de cestos de vime interagindo de forma hilária e divertida com diversos personagens como um ventríloquo (assista aqui), índios (assista aqui), extraterrestres (assista aqui), metaleiros (assista aqui), zumbis (assista aqui), voz do GPS (assista aqui) e até com os personagens do filme Mágico de OZ (assista abaixo). Além disso, o famoso garoto-propaganda da marca, também apareceu em situações inusitadas como nas cavernas, em contos de fadas, nas novelas e até mesmo na idade média, sempre respondendo “Lá no Posto Ipiranga”.
E o sucesso da campanha foi tamanho, que alguns comerciais contaram com participações especiais de ícones da cultura e personalidades como Cebolinha (assista aqui), a dupla sertaneja Fernando & Sorocaba (assista aqui) e até o chef Érick Jacquin (em 2014) em uma atuação hilária e divertida (assista abaixo). Uma curiosidade: Em 2012, Rogério Ceni, goleiro do São Paulo, estava em uma coletiva de imprensa quando foi questionado sobre a possível vinda do jogador Ganso para o tricolor paulista. De forma inusitada, o atleta respondeu: “No caso específico do Ganso é melhor perguntar no Posto Ipiranga”. Para a marca de postos de gasolina, esta foi mais uma comprovação de que o bordão “pergunta lá no Posto Ipiranga”, criado pouco antes, tinha extrapolado a tela da TV e estava na boca dos brasileiros.
A Ipiranga nas pistas
A Ipiranga tem uma parceria de longa data com o automobilismo brasileiro, através de patrocínios para divulgar a marca e também utilizando as pistas para testar alguns de seus produtos. Por exemplo, desde 2017 mantém a equipe Ipiranga Racing na Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro, e que conta com os pilotos Thiago Camilo e Cesar Ramos, que pilotam os carros que levam as cores amarelo e azul da Ipiranga.
Ao longo de sua história, a identidade visual da marca acompanhou a evolução da empresa e foi renovada por diversas vezes. Originalmente com o nome amarelo escrito dentro de um triângulo verde, a primeira remodelação ocorreu em 1968, quando o logotipo foi simplificado e passou a ser representado apenas pela letra “i” em amarelo dentro de um círculo azul. A combinação de cores (azul e amarelo) foi criada para permitir fácil visualização dos postos a grandes distâncias. Em 1972, esse logotipo ganhou a adição do nome escrito em preto. No ano de 1987, a IPIRANGA completou 50 anos e modernizou sua marca (inicialmente escrita em letras maiúsculas). O tradicional símbolo, formado pelo corpo da letra “i”, que representa uma estrada, enquanto o acento da vogal identifica o destino, ganhou um novo design. Em 1996 ocorreu uma modernização mais acentuada, com a adoção de uma nova tipografia de letra (agora em minúscula) e um fundo amarelo. Nos anos seguintes, esse logotipo ganhou uma modernização, apresentando novas tonalidades dos tradicionais amarelo e azul.
No mês de março de 2023, a marca apresentou sua atual identidade visual, que adotou uma nova tipografia de letra (com traços mais curvos e fluidos) e tonalidades mais escuras para sua tradicional combinação de cores, como mostra a imagem abaixo.
A nova identidade visual também apresentou um novo design para o tradicional símbolo da marca, como mostrado abaixo.
Abastecer a vida em movimento. (2023)
Ipiranga. Um lugar completo esperando por você. (2011)
Apaixonados por carro como todo brasileiro. (1994)
A sua grande companhia. (1989)
● Origem: Brasil
● Fundação: 7 de setembro de 1937
● Fundador: João Francisco Tellechea e Eustáquio Ormazabal
● Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil
● Proprietário da marca: Ipiranga Produtos de Petróleo S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária da Ultrapar Participações S.A.)
● Presidente: Leonardo Remião Linden
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Postos: 6.700
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 60.000
● Segmento: Posto de serviços
● Principais produtos: Combustíveis, lubrificantes e lojas de conveniência
● Concorrentes diretos: BR Distribuidora, Shell, Ale, Boxter, Rede Graal, Rede 7, Setta, Sim, Mobil, Castrol e Lubrax
● Ícones: As cores amarela e azul
● Slogan: Abastecer a vida em movimento.
● Website: www.ipiranga.com.br
A marca no Brasil
Atualmente a Ipiranga, segunda maior distribuidora de combustíveis do país, possui mais 6.700 postos de serviços espalhados por 26 estados brasileiro e Distrito Federal. A empresa tem ainda as maiores marcas de franquias próprias dos segmentos de conveniência (ampm® com mais 1.355 lojas) e troca de óleo e pequenos reparos (Jet Oil com mais de 1.100 unidades), além de um dos maiores programas de fidelidade do Brasil, o Km de Vantagens, com mais de 37 milhões de participantes. Com fluxo superior a 1 milhão de consumidores por dia nos postos da rede, a Ipiranga tem hoje 25% de participação no mercado de combustíveis. A Ipiranga possui ainda 6 mil grandes clientes que aplicam o portfólio pioneiro de produtos e serviços da marca para atividades da indústria, transporte, logística e carga. A Ipiranga é uma subsidiária integral da Ultrapar Participações, proprietária também da Ultragaz (conheça essa outra história aqui) e da Ultracargo (logística).
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Estadão, Folha e Meio mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 7/10/2023
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/
Olá,
ResponderExcluirMeu nome é Carolina Trettel e sou a responsável pelo marketin on-line da www.dakotaparts.com.br e-commerce especializado em peças automotivas para veiculos nacionais e importados, gostei muito do seu site e desejamos afinar com vcs uma possível parceria:
Nossa página tem hoje aproxaimadamente 2500 acessos/dia.Estamos quase quase
finalziando parceria com a webmotors e o site da revista quatro rodas.Isso
vai aumentar ainda nosso tráfego.
Desenvolvi eu mesma um blog muito feio da Dakota para aumentar a
visibilidade www.dakotaparts.blogspot.com, e o pessoal do interney do Ig ira
elaborar p nós um outro blog mais profissional através da ferramneta deles,
outra parceria q formamos.
Minha idéia é a seguinte:
Dar destaque do seu blog no nosso e no nosse no seu, uma troca e fazer tb
refere^ncias suas no site da Dakotaparts e nso e-mail marketings q
encaminhamos 1 vez por semana para 30 mil clientes q temos cadastrados em
nossa base.
O que vc acha?
Isso vai aumentar suas visitas, se vc tiver adsense, vc opde gerar receita e
vai nos auziliar tb, vc sabe q um site p funcionar bem ele tem q estar
interligado com vários outros...
Fico no aguardo.
Boa noite, gostei muito do blog. Vocês não teriam aí a evolução visual dessa marca, como vi em outras ?
ResponderExcluirMarcelo (mto1962@terra.com.br)
Ipiranga é uma empresa brasileira?
ResponderExcluirTeve evolução nos 18 últimos anos e como lidou com as questões da Petrobrás?
Muito top .
ResponderExcluirA logo é um A com um I dentro ou o formato foi sem a intenção?
ResponderExcluirPra mim os postos mais bonitos eram dos anos 80 e 90...
ResponderExcluirSem falar os uniformes dos frentistas que eram bonitos também...
Época boa que volta mais.