Quem não gosta de ser atendido por alguém que entende de verdade do assunto? De ter a segurança e a tranquilidade de que está trabalhando com o que há de melhor? Pioneira no mercado, responsável pela introdução do gás LP no Brasil, a ULTRAGAZ é uma empresa especialista no que faz. Especialista na oferta de produtos e serviços com qualidade, conforto e segurança para milhões de consumidores espalhados pelo território brasileiro.
A história
Tudo começou com Ernesto Igel, um austríaco nascido na cidade de Viena, que após lutar na Primeira Guerra Mundial, retomou seu antigo emprego, como gerente de negócios de uma empresa de exportação, com relações com o Brasil, para onde viajou em 1920, aos 26 anos. Ele se encantou com o país e, principalmente com a cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, na qual percebeu um imenso potencial de expansão profissional. No primeiro momento, com um espírito empreendedor, ele criou a Ernesto Igel & Cia., uma empresa importadora de louças, metais sanitários, fogões e aquecedores para uso com gás encanado. Porém, em suas constantes viagens para a Europa, conheceu a nova tecnologia de engarrafamento de gás para uso doméstico e comprou equipamentos para fazer demonstrações em sua modesta loja.
No dia 30 de agosto de 1937, ele criou a Empresa Brazileira de Gaz a Domicílio Ltda. (sim, brazileira e gaz escritos com Z), que depois se transformaria na maior distribuidora de GLP no Brasil, a ULTRAGAZ. O suprimento inicial era o propano, gás utilizado para acionar os motores de dirigíveis e que ficou estocado no país após o trágico acidente que pôs fim à era dos zepelins. Com isso, utilizando cilindros de gás ele foi o responsável pela introdução na vida de muitos brasileiros do GLP como gás de cozinha, fazendo com que o fogão a gás passasse a substituir os tradicionais à lenha (solucionando assim um grande problema das donas de casa, a fuligem e a fumaça proveniente deste tipo de fogão) e, em menor escala, os fogões a álcool, querosene e gás de carvão mineral. A empresa começou a operar com uma frota de três caminhões e 166 clientes.
Já em dezembro de 1938, o capital da empresa foi aberto e surgiu a COMPANHIA ULTRAGAZ S.A., que rapidamente passou a atuar em todo o país, deixando de ser uma empresa regional. A grande expansão da empresa aconteceu após o final da Segunda Guerra Mundial. Além de conquistar um grande número de consumidores, a empresa investiu na ampliação das bases operacionais e na criação de inúmeras lojas para comercializar os fogões e botijões. Essas lojas deram origem à rede Ultralar, pioneira no segmento de grandes magazines no país. Foi no ano de 1950 que ocorreu a criação da entrega automática, um inovador sistema de distribuição de gás domiciliar que logo foi adotado pelas outras empresas do setor. Neste momento, a ULTRAGAZ se consagrou com o inesquecível slogan “Semana sim, semana não, Ultragaz no seu portão”. O empresário comandou a empresa até 1959 (ele faleceria em 1966), quando transferiu a direção para o filho Pery Igel.
No início da próxima década, em 1961, a ULTRAGAZ atingiu a marca de 1 milhão de clientes e sua sede seria transferida da Bahia para São Paulo. A acentuada expansão da empresa propiciaria a consolidação do Grupo Ultra, hoje um dos mais sólidos conglomerados econômicos do país, que ainda reúne a Ultracargo (uma das líderes em oferecer soluções logísticas integradas para granéis especiais) e distribuição de combustíveis com a Ipiranga (conheça essa outra história aqui). Em 1979, a empresa adquiriu a Brasilgás e se tornou líder de mercado no estado da Bahia.
Em 1990, a ULTRAGAZ se realinha aos padrões da competitividade mundial, com renovação de sua identidade visual, uniformes e frota (que passou a adotar as cores amarela, azul e vermelha). A empresa também inovou na cor dos botijões, para se diferenciar dos concorrentes: nascia o BOTIJÃO AZUL, que se tornaria um dos maiores símbolos de identificação da marca ULTRAGAZ. Rapidamente o botijão azul se tornou sinônimo de qualidade, segurança e peso certo. Nesse momento, foi também estabelecida a música “Sinos da Rua” (aquela música clássica que anuncia a chegada do caminhão do gás da ULTRAGAZ). Uma curiosidade: a música foi criada por Hélio Ziskind para tornar a chegada dos caminhões com botijões da ULTRAGAZ reconhecível e melódica, em substituição a buzinada nada sutil que era comumente usada. Hélio gravou a música com violinos, flauta e um sintetizador, que emulou o timbre metálico do botijão. Além disso, a empresa criou o DISK, um novo canal de vendas para realizar a compra do botijão por telefone.
Em 1995, a empresa introduziu o UltraSystem®, sistema de entrega de GLP a granel, que foi de suma importância para sua expansão no mercado nos anos seguintes, tornando a ULTRAGAZ líder nesse segmento. De forma pioneira, seus caminhões abasteciam diretamente recipientes instalados nos estabelecimentos destes consumidores (em sua grande maioria comercial e industrial), em um processo ágil, seguro e econômico. No início do novo milênio a empresa já atuava nas regiões, sul, sudeste, centro-oeste e nordeste do país.
Em 2003, a aquisição da operação de distribuição de GLP da Shell (conheça essa outra história aqui) no Brasil, conhecida como Shell Gás, permitiu à ULTRAGAZ alcançar a liderança no mercado de GLP no mercado brasileiro. A empresa também introduziu sistemas de encomendas pela internet e por SMS e permitiu que, em seus caminhões de entrega, o consumidor pudesse pagar o gás com cartões de crédito e débito, além de fazer recarga de celulares. Outra inovação foi introduzida pela empresa em 2006: o vale gás eletrônico (e-vale), um voucher que podia ser adquirido pelo consumidor em uma rede de parceiros, como supermercados, padarias, farmácias, entre outros.
Em outubro de 2011, a ULTRAGAZ adquiriu o negócio de distribuição de GLP da Repsol no Brasil, fortalecendo ainda mais seu negócio de GLP a granel, segmento em que foi pioneira e tem posição de destaque, possibilitando ganhos de escala em logística e gestão, além de melhor posicionamento para o crescimento no segmento. Pouco depois, em 2014, a marca inovou mais uma vez ao lançar ULTRAGAZ CONNECT, o primeiro aplicativo de entrega de gás que mostra em tempo real dados do pedido, do vendedor e o trajeto do veículo até o local de entrega. Nos anos seguintes, a ULTRAGAZ projetou crescer no mercado fora do gás de cozinha e aquecimento através de um processo de pesquisas para desenvolver uma tecnologia que mata pragas em plantações por calor com o uso de gás. Além disso, a empresa também estuda a utilização do gás para substituição de óleo diesel em usinas de asfalto. Prova desse compromisso com a inovação é o Demexx, gás propelente para aerossóis que gera economia, tecnologia e respeita o meio ambiente.
Hoje em dia a ULTRAGAZ oferece ao consumidor um amplo portfólio para suprir diferentes necessidades: P2 (conhecido como botijão portátil, de dois quilos, é indicado para fogareiros de acampamento e lampiões); P5 (botijão de cinco quilos, utilizado em fogões residenciais); P13 (botijão de 13 quilos mais utilizado em fogões residenciais para cozinhar alimentos); P20 (combustível para empilhadeiras industriais é comercializado em cilindros de 20 quilos. Esses cilindros são projetados para utilização na posição horizontal, já que todo o consumo se dá na fase líquida e não na de vapor, como acontece nos demais recipientes); P45 (cilindro de 45 quilos utilizado em larga escala e em diferentes situações e locais, como residências, comércio, bares, restaurantes, lavanderias, indústrias, hospitais e escolas) e P90 (cilindro de 90 quilos empregado por consumidores que precisam de um maior volume de gás, como nos segmentos comerciais, industriais e empresariais).
As Campanhas de Segurança Ultragaz buscam levar informações de segurança no lar a comunidades de diversas regiões do país. O foco das ações está nas dicas de segurança, manuseio e instalação dos botijões de gás, na prevenção de incidentes e na educação das famílias. Para conscientização das populações, os técnicos de segurança da empresa agem em parceria com o Corpo de Bombeiros e com a Defesa Civil. Estes técnicos atuam nas comunidades compartilhando suas experiências, e ensinando as pessoas a utilizar o gás de cozinha de forma segura e eficiente.
E para conscientizar as crianças e um público mais jovem através de uma comunicação mais lúdica, a empresa resolveu criar uma simpática mascote, batizada de Ultrinho, um botijão de gás azul estilizado e animado, presente em sua linha comunicativa até os dias de hoje.
Assim que os botijões chegam à base de produção, uma equipe realiza a seleção visual (inspeção) de 100% das unidades. Os botijões em bom estado são enviados para o envase. Já aqueles que estão sem condições de uso são enviados para a requalificação, manutenção ou sucateamento. Os botijões são encaminhados ao carrossel eletrônico, onde o enchimento do GLP líquido é feito com toda a precisão. Todos os botijões são repesados após a saída do enchimento, para garantir que o consumidor receba o produto com peso certo. A segurança é muito importante para a ULTRAGAZ. Por isso, todos os botijões passam por uma verificação automática de vazamento. O botijão também passa por um equipamento que faz o teste do anel de vedação da válvula, assim como em outros itens importantes e que garantem a segurança. Após serem lavados e higienizados, são encaminhados para a pintura, onde eles recebem a tradicional cor azul - tonalidade exclusiva da ULTRAGAZ. Todo este processo é controlado de forma digital, o que garante muito mais qualidade. Os botijões recebem automaticamente uma etiqueta, que traz informações importantes, como data e local do enchimento e instruções sobre procedimentos em caso de vazamento. Após isso, é incluído o lacre retrátil, que garante ao consumidor final que o botijão não foi violado, o peso certo e a qualidade do produto. Somente então os botijões vão para o processo de carga. Finalmente, são colocados em caminhões e saem da base de produção, prontos para chegar aos milhares de domicílios espalhados pelo Brasil.
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O primeiro logotipo da marca surgiu em 1940 e apresentou o “esforçadinho” - aquele homem levando o botijão - que simbolizava a proximidade da empresa com seus consumidores. Outra remodelação significativa ocorreu em 1990, quando foi apresentado um novo logotipo para diferenciar a marca ULTRAGAZ do Grupo Ultra. O logotipo era composto por um círculo com o nome da marca (tudo em azul) ou podia ser aplicado sob um fundo amarelo, vermelho e azul com o nome em branco. Anos depois a marca voltou a adotar o símbolo do homem levando um botijão (mas em design modernizado) em um novo logotipo, que também apresentou uma nova tipografia de letra. Em 2021, a ULTRAGAZ remodelou radicalmente sua identidade visual, que passou a conter apenas o nome da marca em uma nova e moderna tipografia de letra (agora em caixa-baixa) com traços arredondados e em um tom de azul forte e impactante. As ondas que saem da letra G simbolizam a transição para matriz energética e inspiram potência e fluidez ao mesmo tempo.
Com a nova identidade visual foi criada também a nova paleta de cor, que preserva a história da ULTRAGAZ, trazendo o azul como cor predominante, e novos tons de ciano e verde, que reforçam sustentabilidade e novas energias. Essa nova paleta de cor foi aplicada também nos tradicionais caminhões de entrega da empresa, que também mudaram com o tempo para acompanhar a evolução da identidade visual da ULTRAGAZ, como mostra a imagem abaixo.
Somando energias. (2021)
Quem faz usa Ultragaz. (2015)
Especialista no que faz. (2008)
Inovando energias. (2007)
Nem todos são iguais. (anos de 1990)
Você precisa dessa segurança.
Semana Sim, Semana não, Ultragaz no seu portão? (1950)
● Origem: Brasil
● Fundação: 30 de agosto de 1937
● Fundador: Ernesto Igel
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Ultragaz Participações S/A
● Capital aberto: Não (subsidiária da Ultrapar Participações S.A.)
● Chairman: Pedro Wongtschowski
● CEO: Tabajara Bertelli
● Faturamento: R$ 9.74 bilhões (2021)
● Lucro: R$ 470.2 milhões (2021)
● Pontos de venda: 5.600
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 3.400
● Segmento: Energia
● Principais produtos: Gás LP envasado e a granel
● Concorrentes diretos: SuperGasbras, Liquigás, Consigaz, NacionalGás e Copagaz
● Ícones: O botijão azul
● Slogan: Somando energias.
● Website: www.ultragaz.com.br
A marca no Brasil
Atualmente a ULTRAGAZ é a maior distribuidora de GLP do mercado brasileiro e uma das maiores (independentes) do mundo em volume. A empresa distribui mais de 1.76 milhões de toneladas/ano a cerca de 11 milhões de domicílios e 58 mil clientes empresariais no segmento granel, com frota própria e uma rede com 5.6 mil revendedores independentes. A empresa, que detém hoje 23.1% de participação de mercado no segmento de GLP, realizou cerca de 80 milhões de entregas e mais de 2 milhões de transações digitais em 2021, quando faturou R$ 9.74 bilhões. A empresa, presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal, possui 19 bases de engarrafamento e 20 bases de estocagem e distribuição. Tecnicamente chamado de gás liquefeito de petróleo (GLP), ele chega através da ULTRAGAZ às casas de milhões de brasileiros (atingindo mais de 40 milhões de pessoas) das regiões sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste.
Você sabia?
● Foi a ULTRAGAZ que introduziu os lacres de segurança nos botijões distribuídos no Brasil. Na empresa também nasceu o primeiro call center do mercado nacional de GLP.
● A ULTRAGAZ atua nacionalmente, distribuindo GLP envasado a consumidores residenciais por meio de lojas de varejo próprias e de terceiros, bem como por meio de sua frota de caminhões, com venda porta a porta ou através de entrega programada.
● Empresa de padrão internacional, a ULTRAGAZ é a única representante da América Latina no Conselho da Associação Mundial da Indústria de Gás, a World Liquefied Gas Association (WLPGA).
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Estadão, Folha e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 20/6/2022
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3 comentários:
Estes estrangeiros são demais. Dezenas de refugiados fizeram fortuna no Brasil. Bons tempos aqueles.
Não esquecendo do polonês Samuel Klein das casas bahia..
óh o gááááááásssss!!!!!
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