28.7.06

NATIONWIDE


Prestando serviços diferenciados e sempre focados nos desejos e necessidades de seus clientes há mais de 90 anos, a NATIONWIDE tornou-se uma das maiores no segmento de seguros e serviços financeiros, protegendo e garantindo o futuro de milhões de pessoas. 

A história 
A história começou exatamente no dia 17 de dezembro de 1925 na cidade de Columbus, estado do Ohio, quando a Ohio Farm Bureau Federation, um grupo de consumidores organizado pelos fazendeiros do estado e liderado por Murray D. Lincoln, decidiu iniciar uma empresa de seguros para automóveis, pois acreditavam que estavam sendo sobretaxados pelas companhias de seguros da região. Com um capital de apenas US$ 10 mil, a nova empresa, que se chamava Farm Bureau Mutual Automobile Insurance Company, abriu um escritório na cidade, contando com apenas três funcionários. Outros 20 corretores voluntários, que não recebiam comissão, iniciaram as vendas na região. No dia 12 de abril de 1926 a empresa vendeu sua primeira apólice. A recém-inaugurada empresa oferecia apenas um produto, seguro para automóveis, e somente para fazendeiros do estado. O sucesso foi tanto, que motoristas rurais de outros estados começaram a procurar a empresa para fazer seus seguros.


Em resposta a grande demanda, a empresa começou a se expandir para outros estados em 1928, iniciando a venda de apólices de seguro para fazendeiros e agricultores de West Virginia. Depois vieram Maryland, Delaware, Vermont e Carolina do Norte. Outra decisão chave na história da empresa aconteceu em 1931, quando decidiu estender seus serviços para residentes em pequenas e médias cidades. Três anos mais tarde, seus serviços começaram a ser oferecidos para áreas metropolitanas. Ainda em 1934, a empresa começou a oferecer um novo produto: seguro contra incêndio residencial. Dois anos depois também já comercializava seguros de vida. A expansão e o crescimento da empresa, então presente em 12 estados americanos e no Distrito de Columbia, foram interrompidos em 1943 em virtude da Segunda Guerra Mundial.


A expansão foi retomada somente no ano de 1952. Pouco depois, em 1955, para refletir seu crescimento nacional, a empresa trocou seu nome para NATIONWIDE INSURANCE. Até 1965, a empresa se expandiu para 20 novos estados no oeste americano. No decorrer das próximas décadas, a empresa continuou crescendo, adquiriu outras empresas (como em 1982 ao comprar a Farmland Insurance - atualmente Nationwide Agribusiness Insurance - uma companhia de 100 anos líder em seguros de propriedade nos Estados Unidos), ingressou em mercados estrangeiros a partir de 1998, e acabou se tornando um gigante em seu segmento, ficando extremamente conhecida pelo seu jingle “Nationwide is on your side. Maybe you’ve even sung it” e por seu tradicional logotipo azul que imitava uma moldura (conhecido popularmente como “Frame”).


A NATIONWIDE começou a operar no mercado segurador brasileiro em novembro de 2000, logo após ter sido anunciada ao mercado a joint-venture entre ela e a seguradora brasileira Marítima Seguros. Mas deixaria o país anos mais tarde. Em 2007, a empresa ingressou no setor bancário com a inauguração do NATIONWIDE BANK, ampliando assim seus serviços financeiros, que também incluem aposentadoria privada e investimentos.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Um de seus mais reconhecidos logotipos foi adotado em 1965 e continha uma águia sobre a letra N e o nome da empresa escrito no lado direito. A primeira modificação radical ocorreu em 1998, quando foi adotado o tradicional logotipo azul que imita uma moldura (conhecido popularmente como “Frame”). Em 2014 a marca apresentou uma nova identidade visual, muito semelhante à utilizada na década de 1960: uma águia sobre a letra N e apenas o nome NATIONWIDE escrito abaixo.


A imagem abaixo mostra a diferença do logotipo adotado em 2014 para o utilizado na década de 1960 (no qual foi inspirado).


Os slogans 
Life Comes at You Fast. (2006) 
On your side. (2001) 
Nationwide is on your side. (1975) 
The man from Nationwide is on your side. (1966)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 17 de dezembro de 1925 
● Fundador: Murray D. Lincoln 
● Sede mundial: Columbus, Ohio, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Nationwide Mutual Insurance Company 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Timothy Corcoran 
● CEO & Presidente: Steve Rasmussen 
● Faturamento: US$ 42.9 bilhões (2015) 
● Lucro: US$ 1.23 bilhões (2015) 
● Clientes: 20 milhões 
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos) 
● Funcionários: 34.000 
● Segmento: Financeiro 
● Principais produtos: Seguros e serviços financeiros 
● Concorrentes diretos: Geico, MetLife, Allianz, Allstate, Liberty Mutual, Progressive, State Farm e Zurich 
● Ícones: O logotipo conhecido como “Frame” 
● Slogan: Nationwide is On Your Side. 
● Website: www.nationwide.com 

A marca nos Estados Unidos 
A NATIONWIDE, uma das maiores seguradoras americanas com presença em 50 estados do país, possui mais de 20 milhões de clientes e administra ativos no valor de US$ 197 bilhões. Em 2015 a empresa alcançou faturamento aproximado de US$ 43 bilhões. A empresa oferece seguros (automóveis, motocicletas, barcos, residencial, vida, comercial e até para animais de estimação), assim como serviços financeiros como hipotecas, fundos de investimentos, aposentadorias e planos de saúde. É a seguradora líder no mercado americano no segmento de fazendas e ranchos, e animais de estimação; sendo a sétima maior no segmento de automóveis. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 17/10/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário