Celebrado como um dos maiores estilistas do século 20, Yves Saint-Laurent, que definiu o guarda-roupa da mulher contemporânea, integrou um famoso grupo de designers franceses, responsável por transformar Paris na capital da moda mundial. Além é claro de transformar a YVES SAINT-LAURENT em uma das mais míticas marcas francesas no segmento de luxo, pioneira na popularização do prêt-à-porter e reconhecida por sua praticidade conjugada com sofisticação.
A história
Yves Henri Donat Mathieu-Saint Laurent, conhecido mundialmente por apenas três letra, YSL, tornou-se sinônimo de moda e alta costura. O mestre da moda nasceu no dia 1º de agosto de 1936 em Ora, cidadezinha litorânea localizada na Argélia, então colônia francesa, e o interesse por moda nasceu cedo e, ainda criança, quando ele gostava de criar bonecas de papel com detalhes complexos. Na sua adolescência, Yves desenhava vestidos para a sua mãe e irmãs, demonstrando já o seu talento nato para a moda. Aos dezessete anos, enquanto estudava em Paris na tradicional École de la Chambre Syndicate de la Haute Couture (algo como “Escola da Câmara Sindical de Alta Costura”), entrou, em 1954, em um concurso patrocinado pelo International Wool Secretariat e conquistou o primeiro prêmio com um vestido para coquetel. Pouco tempo depois, foi contratado pela tradicional marca Dior como assistente de modelagem. Passou o seu primeiro ano realizando tarefas simples, decorando o estúdio e desenhando acessórios. Eventualmente, entretanto, ele era autorizado a apresentar croquis para as coleções de alta-costura. Assim, a cada temporada, mais modelagens suas eram aceitas por Dior.
Quando Christian Dior faleceu, em 1957, o jovem argelino de espírito francês assumiu a direção criativa da sofisticada e famosa grife com o desafio de salvar o negócio da ruína financeira. As coleções desse estilista precoce criaram considerável controvérsia, afinal não eram o que as pessoas e os clientes esperavam das coleções de Dior: o célebre vestido TRAPÉZIO de 1958 era uma roupa considerada de “menina-moça”, um vestido de ombros estreitos com um corpete semi-ajustado e saia curta, evasê, que se tornou febre mundial e rendeu a seu criador o prêmio Neiman Marcus daquele ano, concedido às maiores contribuições ao universo da moda pela renomada rede de lojas americana; a recriação, em 1959, de uma versão mais curta da saia entravada; e as jaquetas de couro preto, suéteres de gola rolê e bainhas adornadas com pele de 1960. Para entender o impacto dessas suas criações já na época, basta observar a manchete de um dos principais jornais de Paris, que estampou em sua capa “Yves Saint Laurent salvou a França”, em referência à criação do vestido trapézio.
O público assistia a roupa moderna que se usava nas ruas ser reinventada nas mãos de um costureiro. Mas foi então, que Yves Saint-Laurent foi convocado para servir o exército francês na Guerra de Independência da Argélia em setembro de 1960. Pouco depois, tendo recebido baixa por motivo de saúde, pois foi ferido durante um trote, voltou para Paris e descobriu que Marc Bohan assumira o posto de estilista chefe na Maison Dior. O mestre então, juntamente com a ajuda financeira de seu grande amigo Pierre Bergé, fundou a própria Maison no dia 4 de dezembro de 1961, com a inauguração do primeiro ateliê, localizado na Rue Spontini, em Paris. Era o começo de uma marca gloriosa no mundo da moda. Sua primeira coleção foi lançada no dia 29 de janeiro de 1962 em um memorável que apresentou uma bem-sucedida japona de lã azul-marinho com botões dourados; e batas de trabalhador feitas de jérsei, seda e cetim. Desde o início, a modernidade foi um dos fundamentos e inspirações da grife. Sendo um visionário, o estilista começou a criar algo que não se via muito no mercado: roupas práticas, mas com linhas muito sofisticadas.
Ano após ano, YSL deu mais contribuições notáveis à moda: em 1963, suas botas que iam até as coxas foram amplamente copiadas; em 1965, fundiu arte à moda em seus vestidos Mondrian, em jérsei branco de silhueta reta ornado de linhas verticais e horizontais pretas e espaços com as cores primárias homenageando o mestre cubista holandês; em 1966 lançou o smoking feminino, uma de suas inovações de maior sucesso, composto por blusa transparente e calça masculina e que representava uma provocação sexual e social, já que, na época, alguns lugares proibiam a presença de mulheres vestindo calças; em 1967, os Knickers de veludo foram um lançamento importante de suas coleções; no ano seguinte, apresentou blusas transparentes e a clássica Saharienne, a jaqueta tipo safári; em 1969, o terninho; e, em 1971, o blazer. Durante a década de 70, o mestre continuou a reinar em Paris. Afinal, ele era provocativo e usava o seu talento a favor da emancipação feminina através de suas roupas. Fato que causava polêmica entre o público conservador da época, mas era de grande deleite para o mundo da moda e para as mulheres modernas.
Em 1976, uma das mais memoráveis coleções da época, apelidada de Russa ou Cossaca, apresentou roupas camponesas exóticas. As saias compridas e rodadas, os corpetes e as botas exerceram forte influência, enquanto o desfile transformou lenços e xales em peças de moda permanentes. Na década de 80, homenageou em suas coleções, dentre outros, Marcel Proust e Catherine Deneuve (sua amiga, cliente e espécie de embaixatriz da Maison YSL). A sigla foi rapidamente compreendida como sinônimo de elegância e passou a aparecer nas etiquetas de inúmeros produtos licenciados como perfumes, bolsas e chapéus e óculos. Além disso, em 1985, o estilista foi condecorado pelo então presidente francês François Miterrand com a legião de honra e ganhou o Oscar da Moda. Em 1998, o estilista ganhou um desfile-retrospectiva em pleno campo de futebol, antes da final da Copa do Mundo da França. Além disso, o guarda-roupa da equipe francesa na competição foi assinado por ele. Em 1999, vendeu sua grife para o PPR Group (Pinault-Printemps-Redoute), o terceiro maior conglomerado de marcas de luxo do mundo, que também detém grifes celebradas de moda e acessórios, como Gucci, Bottega Veneta e Balenciaga, além da alemã Puma, e continuou a frente da YSL. Com a demissão de Alber Elbaz (que assinava a linha prêt-à-porter) em outubro de 2000, a coleção Rive Gauche passou a ser criada pelo estilista Tom Ford, também designer da Gucci na época.
Somente deixou o mundo da moda no dia 22 de janeiro de 2002, depois de 70 coleções de alta costura e 200 desfiles no currículo, apresentando no Centro Georges Pompidou um desfile retrospectivo de seus 40 anos de criação, com suas iniciais, YSL, sendo conhecidas como sinônimo de alta-costura. Ao final do desfile, enquanto sua musa Catherine Deneuve cantava “Ma plus belle histoire d’amour”, o estilista se despedia em meio a aplausos e lágrimas. Um dos símbolos máximos da sofisticação e do bom gosto no mundo da moda por quase quatro décadas, amigo de algumas das mais ricas e famosas mulheres do planeta, todas suas clientes como Diane von Furstenberg, Loulou de La Falaise e Catherine Deneuve, o estilista, transformou a YSL em um verdadeiro ícone da moda de luxo, responsável por lançar uma infinidade de produtos que levam sua marca e são vendidos em toda parte do mundo. A partir daí, ele se aposentou e tornou-se cada vez mais recluso, vivendo em suas casas na Normandia e em Marrocos. Yves Saint-Laurent morreu na cidade de Paris aos 71 anos, diagnosticado com câncer cerebral, às 23h10min do dia 1 de junho de 2008.
A marca continuou suas criações e desfiles pelas mãos do italiano Stefano Pilati. O ano de 2012 foi um período de mudanças profundas para a marca YVES SAINT-LAURENT. Depois de ter empossado Heidi Slimane (ex-estilista principal de roupas masculinas da Dior) como novo diretor artístico, a marca anunciou sua mudança de nome. Perdeu o “Yves”, que evoca mais diretamente o criador homônimo da grife, e passou a adotar simplesmente o nome SAINT LAURENT PARIS. Se para alguns profissionais da moda, a YVES SAINT-LAURENT perdeu muito de sua identidade, divulgando campanhas polêmicas como a estrelada por nomes como Marilyn Manson e Courtney Love, para sua fiel e abastada clientela a marca continua sinônimo de sofisticação. Em uma de suas coleções mais recentes, o polêmico estilista se inspirou no grunge californiano dos anos 90. Hedi nunca escondeu seu verdadeiro plano quando assumiu a Maison: de rejuvenescê-la, o que incluiu mudanças drásticas, do próprio nome até a relocação do ateliê, de Paris para Los Angeles, além da parceria com Sky Ferreira, que assinou coleção-cápsula para a marca.
A linha do tempo
1962
● Desenhou o figurino para Claudia Cardinale no filme “A Pantera Cor de Rosa”, de Blake Edwards.
1964
● Lançamento de seu primeiro perfume feminino chamado Y.
1966
● Inauguração da primeira boutique SAINT LAURENT RIVE GAUCHE. A inauguração da loja foi um dos acontecimentos mais importantes da grife francesa, sendo que o estilista recebia pessoalmente clientes famosas do mundo do entretenimento.
● Lançamento oficial da linha de prêt-à-porter.
● Lançamento da coleção com inspiração nas tradições primitivas africanas.
1968
● Inauguração da boutique YVES SAINT LAURENT RIVE GAUCHE na Madison Avenue, em Nova York, para uma multidão de paparazzi e clientes.
1969
● Inauguração de sua primeira boutique de moda masculina chamada RIVE GAUCHE HOMME.
1971
● Lançamento da coleção retrô anos 40.
● Ousou ao posar nu, fotografado por Jeanloup Sieff, para o lançamento do perfume YSL POUR HOMME.
1976
● Lançamento da coleção inspirada nos balés russos.
1977
● Lançamento do perfume OPIUM com uma campanha clicada pelo fotógrafo Helmut Newton e estrelada pela modelo Jerry Hall (ex-esposa de Mick Jagger). O slogan da campanha era “Opium, para aqueles que são viciados em Yves Saint Laurent”. Obviamente, a imprensa e o público conservador se indignaram, acusando o estilista de fazer apologia às drogas. No entanto, as vendas da fragrância foram astronômicas.
1978
● Criação da YVES SAINT LAURENT BEAUTÉ, divisão para o desenvolvimento de cosméticos e maquiagens. A linha de maquiagem lançada nesse mesmo ano tinha como slogan “Yves Saint-Lauren gives a face to the woman he dresses” (algo como “Yves Saint-Laurent dá um rosto para a mulher que ele veste”).
1981
● Lançamento do perfume KOUROS.
1983
● Lançamento do perfume PARIS, que foi mais um sucesso de vendas.
1989
● Lançamento do perfume JAZZ.
1992
● Lançamento da TOUCHE ECLAT, um corretivo em caneta que ilumina e disfarça imperfeições na pele. Com sua sofisticada embalagem dourada e prometendo milagres no rosto, até hoje o produto nunca sai da lista dos itens mais vendidos da marca francesa. Segundo os cálculos da YSL, uma caneta destas é vendida a cada 20 segundos em algum lugar do mundo.
1993
● Lançamento do perfume CHAMPAGNE.
2007
● Lançamento do perfume ELLE.
2009
● Lançamento do perfume PARISIENNE, que tinha como garota-propaganda a inglesa Kate Moss. O objetivo era tornar o novo perfume o segundo maior produto da YSL, depois do campeão de vendas Opium.
2012
● Lançamento da SAINT LAURENT VERMEIL, uma linha de joias masculina (anéis, pulseiras e braceletes, em prata e ouro), cujas peças têm um estilo mais minimalista em linhas ovais e retas, que expressam a tradição e o espírito da joalheria parisiense.
● Lançamento do perfume feminino MANIFESTO, uma fragrância floral cuja garota-propaganda é a atriz Jessica Chastain.
2013
● Inauguração no dia 9 de maio da maior flagship (loja âncora) da grife. Com 900m² de puro luxo e ostentação com decoração Art Déco, a boutique abriu as portas na capital francesa, no badalado endereço da Avenue Montaigne. A marca que passa por muitas mudanças em suas propostas, incluindo o nome, agora SAINT LAUREN PARIS, também irá inaugurar luxuosas lojas em Nova York, Londres, Hong Kong e Beverly Hills.
Ícone dos cosméticos
A grife ficou mundialmente conhecida não somente por sua linha de roupas e acessórios, mas também em virtude do enorme sucesso da YSL BEAUTÉ, criada em 1978 e que no ano de 2008 foi adquirida (com termos de licença) pela também francesa L’Óreal por US$ 1.68 bilhões, incluindo a linha de perfumes. A partir de então um grafismo e cor em forma de blush, sombras, batons e esmaltes, fez com que todos os produtos da marca se afirmassem pela sedução e emoção para destacar a individualidade de cada mulher.
Como se não bastasse as embalagens douradas luxuosas das maquiagens da grife, que se tornaram um verdadeiro ícone, o conteúdo sempre primou pela qualidade e por seguir as principais tendências do mercado mundial, transformando muitos de seus produtos em verdadeiros best sellers, como por exemplo, o corretivo iluminador Touche Éclat, que depois ganhou uma versão base; o batom “Rouge Pur” lançado no fim da década de 1970; o lápis “Dessin dês Lèvres” de 1980; e o “Gloss Pur” nº 49 de cor preta para o inverno de 2008. A Quando o assunto é esmalte, a YSL é uma das marcas que mais investem no segmento e possui uma linha completa com as mais diferentes nuances.
O museu da moda
Em 1986, Yves Saint-Laurent foi o primeiro estilista no mundo a exibir seus trabalhos em um museu - o Louvre, em Paris. Esse era apenas o presságio do que estaria por vir: em 2002, a despedida do gênio também marcou a inauguração do único museu no mundo dedicado ao trabalho de um único estilista, a Fundação Pierre Bergé – Yves Saint Laurent. Distante meia hora do centro da capital francesa, o museu conta com um vasto acervo de 5 mil peças de vestuário, 2 mil pares de sapatos, mais de 10 mil exemplares de joias e centenas de chapéus, reunidos desde os tempos em que o estilista trabalhava na Maison Dior.
O ícone
Yves Saint-Laurent não foi somente um estilista, mas uma figura emblemática do mundo da moda. Transgrediu com classe; revolucionou sem perder referências; mudou a moda ao permanecer fiel à sua própria essência; transformou mantendo-se fiel ao seu próprio estilo, ou seja, deixou um legado de autenticidade e criatividade dignos de perpetuação. O estilista vestiu atrizes, primeiras-damas, cabeças coroadas da realeza europeia, africana e asiática; criou joias, sapatos, acessórios como chapéus, bolsas e outros tão significativos que hoje são procurados com lupa em brechós do mundo inteiro. Difundiu a transparência e também a minissaia, criou vestidos de noiva, colocou modelo negra nas passarelas, entre tantas outras propostas inovadoras.
A evolução visual
Em 2012 a marca francesa de luxo anunciou que mudaria o nome da linha de prêt-à-porter para SAINT LAURENT PARIS. Com isso uma nova identidade visual foi concebida para essa vertente da marca, que utiliza tipografia de letra moderna, deixando de lado a sigla YSL e adotando o nome da linha todo por extenso. A mudança de nome foi uma homenagem que faz alusão ao primeiro nome que a linha recebeu, ainda na década de 1960: Saint Laurent Rive Gauche.
Apesar disso, o tradicional e icônico logotipo YSL permaneceu inalterado.
Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1961
● Fundador: Yves Saint-Laurent e Pierre Bergé
● Sede mundial: Paris, França
● Proprietário da marca: Kering Groupe
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO: Paul Deneve
● Diretor Criativo: Hedi Slimane
● Faturamento: €473 milhões (2012)
● Lucro: €65 milhões (2012)
● Lojas: 89
● Presença global: + 70
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.200
● Segmento: Moda de luxo
● Principais produtos: Roupas, acessórios, bolsas e perfumes
● Concorrentes diretos: Valentino, Christian Dior, Chanel, Carolina Herrera e Oscar de la Renta
● Ícones: O smoking feminino
A marca no mundo
Atualmente a marca recém-nomeada SAINT LAURENT PARIS possui aproximadamente 90 sofisticadas lojas localizadas nos maiores centros da moda, além de ter seus produtos (que englobam roupas, perfumes, bolsas, sapatos, chapéus, óculos e joias) vendidos em luxuosas lojas de departamentos e boutiques multimarcas em mais de 70 países ao redor do mundo. Grande parte do faturamento da marca vem dos artigos de couro e dos calçados.
Você sabia?
● Yves Saint-Laurent foi o primeiro estilista do mundo a usar manequins negras em desfiles de moda.
● Em 1983, ele se tornou o primeiro estilista de moda vivo a ser honrado com uma exposição de seu trabalho no Metropolitan Museum of Art (MoMa) em Nova York.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites de moda (PureTrend), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 31/5/2013
Charles Melo
ResponderExcluirDos perfumes da marca YSL, o Kouros e o Jazz são ótimos...inexplicáveis, shoe de bola!!!
1Abraço!