O foco da SEIKO sempre foi criar relógios com designs inovadores e revolucionários, além de propiciar ao mercado a mais alta tecnologia mundial. Medir centésimos e milésimos sempre foi uma forte vocação da empresa japonesa, que investindo constantemente em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e design, oferecendo qualidade e uma grande diversidade de modelos para cada estilo de vida, construiu o valor da sua marca e conquistou o reconhecimento de milhões consumidores espalhados pelo mundo.
A história
A história começou em 1877 quando o jovem Kintaro Hattori montou uma pequena oficina de reparo de relógios e obteve grande sucesso. Quatro anos mais tarde, em 1881, esse jovem de apenas 22 anos de idade expandiu suas atividades para as vendas e abriu uma pequena loja de relógios e joias na área de Ginza, em Tóquio, constituindo a empresa K. Hattori & Co. Para ele, reparo e vendas foram apenas meios para atingir seu objetivo principal: a produção de relógios. Com a contratação de seu amigo e engenheiro Tsuruhiko Yoshikawa em 1892, ele finalmente abriu uma fábrica. Contando com dez funcionários, os primeiros doze relógios de parede foram produzidos dois meses depois e comercializados sob a marca Seikosha. “Seiko” significa “excelente”, “sucesso” ou “minuto”, e “Sha” significa “casa”. Enquanto a produção de relógios crescia (23.700 foram fabricados em 1893), ele assumiu um novo desafio: a produção de um relógio de bolso, o que levou apenas três anos. Em 1895, o Timekeeper foi lançado no mercado e com ele a empresa foi pioneira no Japão. Quase no final do século, em 1899, a empresa introduziu no mercado o relógio com alarme (despertador). Pouco depois, em 1902, lançou os relógios de mesa e relógios musicais.
Apesar da diversificação da linha de produtos, ele percebeu que, apenas se fabricasse todas as peças poderia construir um relógio de pulso e permanecer à frente de seus concorrentes. Em 1910, a empresa produziu a primeira roda de balanço e, em 1913, a produção de mostradores teve início. O Laurel (foto abaixo), o primeiro relógio de pulso japonês, teve sua produção iniciada ainda em 1913, utilizando apenas peças fabricadas internamente na empresa, com uma fabricação diária de 30 unidades. A Primeira Guerra Mundial, na qual o Japão fora aliado dos Estados Unidos, da França e da Inglaterra, foi um período de grande crescimento para a empresa, e as exportações de seus relógios, em grande parte para os aliados, atingiu 800.000 peças. Em 1921, a empresa já produzia mais de 1.000.000 de relógios de parede e mais de 300.000 relógios de bolso.
Somente no ano de 1924 a marca SEIKO foi utilizada pela primeira vez em seus relógios de pulso, e aos poucos se consolidou como uma marca de qualidade, ainda que sem conseguir rivalizar com as tradicionais fabricantes suíças na época. Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa foi obrigada a reduzir a produção em favor de cronômetros marítimos, detonadores e relógios (como o Tensoku, usados pelos pilotos kamikazes) para a Marinha Imperial Japonesa, e com isto seu crescimento foi interrompido e bastante limitado. Exatamente no dia 9 de março de 1945, um bombardeio destruiu a principal fábrica da empresa. Mais uma vez, a família Hattori reconstruiu o negócio, e a produção de relógios foi retomada em 1946, logo após o fim do conflito mundial. Rapidamente recuperou sua liderança na indústria japonesa com a criação do “Super”, em 1948, seu primeiro relógio de pulso com três ponteiros. A empresa inovou na próxima década ao começar a utilizar, em 1956, o Diashock, um sistema de resistência a impactos que protegia os componentes do relógio em caso de queda.
Em 1963, foi apresentada oficialmente a linha SEIKO 5, que visava atingir especialmente o público mais jovem da época. O lançamento foi um grande sucesso dentro e fora do Japão, sendo essa linha apontada como a grande responsável pelo domínio global da SEIKO no mercado de relógios mecânicos até os dias atuais. A marca começaria a ganhar projeção global em 1964, quando no dia da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a SEIKO estava pronta com 1.278 dispositivos de temporização construídos especificamente para o evento. Os cronômetros criados para atletismo foram testados pelo Sr. Paulen, que mais tarde seria presidente da IAAF, a mais importante organização de atletismo do mundo. Após horas de teste, dois cronômetros registraram menos de 1/10 de segundo de diferença. Essa extrema precisão foi graças a uma nova caminha em forma de coração no balanço dos aparelhos, um novo nível de precisão acabara de ser alcançado. Ainda durante os Jogos Olímpicos a marca lançou o primeiro relógio de pulso do Japão equipado com um cronômetro, e cujo funcionamento suave e a durabilidade tornaram-se marcas registradas. No final desta década, a empresa estabeleceu subsidiárias em vários países do mundo como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Canadá, ampliando suas áreas de atuação e se preparando para a globalização que viria nas décadas seguintes.
A grande revolução no segmento relojoeiro surgiu com a explosão tecnológica da segunda metade do século XX, em grande parte liderada, como se sabe, pelos japoneses. A SEIKO adaptou essa explosão ao mundo dos relógios e, entre 1969 e 2006, lançou nada menos que quinze relógios que estrearam mundialmente determinadas características. Entre eles, destacam-se alguns que marcaram, não só o mundo da relojoaria, mas também o da tecnologia: o primeiro relógio de quartzo do mundo; a primeira marca a adaptar esse sistema a um mostrador em LCD; o primeiro relógio digital multifunções; o primeiro relógio de extrema precisão, com um sistema de duplo quartzo; o relógio com televisão; o primeiro relógio com capacidade de gravação de som; o primeiro relógio com funções computadorizadas (incluindo um pequeno teclado de pulso); o primeiro relógio de quartzo automático do mundo; e o Seiko Thermic, primeiro relógio a funcionar através do calor corporal.
Durante esses anos, a especialização tecnológica da SEIKO, ampliando sua área de atuação para microengenharia, metalurgia e produtos eletromecânicos, possibilitou sua expansão para diversos setores, incluindo a fabricação de componentes para câmeras, outros instrumentos de precisão, óculos, joias, assim como produtos esportivos (tacos de golfe) e até de higiene. Em julho de 2001, para oferecer produtos ainda melhores para seus consumidores, a divisão de relógios da SEIKO se tornou uma empresa independente, surgindo assim a SEIKO WATCH CORPORATION.
Apesar de serem os relógios de quartzo que preenchem a maior parte da linha de produtos da SEIKO, existem também alguns modelos mecânicos que são, naturalmente, os que têm maior procura por parte de colecionadores e aficionados. Atualmente, no total, existem as seguintes coleções: a linha Astron (primeiro relógio solar de GPS do mundo, ao conectar-se à rede, ajusta-se ao toque de um botão no seu fuso horário e, tomando toda a energia de que necessita apenas da luz, nunca precisa de uma troca de bateria), Velatura (relógios inspirados no mundo náutico, com algumas funções específicas para a prática de vela ou mergulho), Presage (combina o senso estético japonês com o artesanato tradicional e as habilidades mecânicas de relojoaria da SEIKO em uma coleção original que oferece beleza, qualidade e desempenho duradouro), Prospex (desafia todos os limites, com uma coleção de relógios para os amantes de esportes e aventureiros, seja na água, no céu ou em terra) e Premier (relógios clássicos, elegantes e discretos).
O ponto forte da SEIKO tem sido a capacidade de inovação e, nas últimas décadas, a empresa tem se notabilizado como uma das mais precisas na medição do tempo. Prova disso - ou talvez uma consequência - é que por mais de meio século, a SEIKO permanece na vanguarda do esporte mundial, apoiando grandes eventos internacionais, como 6 Jogos Olímpicos, 4 Copas do Mundo de Futebol da FIFA e 12 campeonatos mundiais de atletismo. Além disso, desde 1985 a SEIKO é também a marca oficial de medição de tempo de todas as provas organizadas pela IAAF, Associação Internacional de Federações de Atletismo, que gere a totalidade dos campeonatos mundiais dessa modalidade. Atualmente, seu comprometimento com o esporte é mais amplo e expresso em sua parceria com uma estrela em ascensão do atletismo russo, Darya Klishina, e com o jogador de tênis mais importante do mundo, Novak Djokovic.
A linha do tempo
1955
● Iniciou a produção do primeiro relógio de pulso automático feito no Japão.
1958
● Iniciou a comercialização de relógios a quartzo para uso na transmissão de rádio e televisão.
1959
● Lançamento do primeiro relógio auto-enrolador equipado com o sistema próprio de “alavanca mágica”, um inovador mecanismo que utiliza o simples “sistema de garra leve” de forma eficiente para transmitir a potência do peso oscilante em ambas as direções e movimentar o relógio.
● Iniciou a fabricação de relógios de mesa transistorizados.
1965
● Lançamento do primeiro relógio de mergulho japonês, impermeável a uma profundidade de 150 metros. Esse relógio foi desenhado para ser usado na 8ª Expedição Japonesa de Pesquisa na Antártida. O mecanismo se mostrou bastante preciso, resistente à pressão da água e ao rigoroso clima dessa região do planeta.
1969
● Lançamento do SEIKO ASTRON, primeiro relógio de pulso a quartzo do mundo. A precisão era absoluta, oscilava no máximo 5 segundos por mês, 100 vezes mais preciso do que qualquer outro relógio da época, e funcionava continuamente por um ano, ou 250 vezes mais do que a maioria dos relógios mecânicos. Naquela época, o preço desse relógio era equivalente a um automóvel de tamanho médio.
● Lançamento de um dos primeiros cronógrafos automáticos do mundo.
1970
● Fundação da SEIKO TIME SYSTEM, dedicada ao desenvolvimento integrado e manutenção para relógios de sistemas utilizados em áreas como hospitais e escolas, relógios com figuras animadas em exibição em várias cidades, relógios para estações de TV, aparelhos de cronometragem esportiva, sistemas computadorizados para contagem de tempo em competições e todos os tipos de displays em grande escala.
1973
● Lançamento do primeiro relógio de pulso de quartzo do mundo com mostrador de seis dígitos em LCD (display de cristal líquido).
1975
● Lançamento do primeiro relógio digital multifuncional do mundo.
● Lançamento do PROFESSIONAL DIVER’S 600m, primeiro relógio de mergulho do mundo com caixa de titânio. Esse relógio estabeleceu um novo padrão para relógios deste segmento.
1976
● Lançamento do primeiro relógio de quartzo com alarme do mundo.
1977
● Lançamento do relógio de energia solar.
1978
● Lançamento mundial do primeiro relógio de pulso de alta precisão Twin Quartz, com menos de cinco segundos de erro por ano.
1982
● Lançamento do primeiro relógio de pulso com TV acoplada. Esse relógio foi projetado com um sintonizador e fone de ouvido para assistir TV a qualquer momento ou lugar.
1983
● Lançamento do primeiro relógio de pulso com gravador de voz integrado.
● Lançamento do primeiro relógio analógico de quartzo com cronógrafo e alarme do mundo.
1984
● Lançamento do primeiro relógio de pulso do mundo com funções de computador. Possuía memória de até 2.000 caracteres e podia armazenar números de telefones e endereços, bem como um diário e agendamento por até um mês.
1986
● Lançamento do primeiro relógio de mergulho do mundo com resistência a 1000m e a usar material cerâmico para a camada externa da caixa.
● Lançamento do relógio de quartzo com sistema de geração de energia por enrolamento à mão.
1988
● Lançamento do primeiro relógio de pulso de quartzo inteligente, com alarme, cronógrafo e timer, controlado por um IC “computador de chip”.
● Lançamento do relógio de pulso de quartzo com segundo ponteiro deslizante.
● Lançamento do primeiro relógio de pulso com gerador automático de força do mundo (A.G.S), mais tarde renomeado KINETIC. Era um relógio com um peso oscilante que converteu o movimento do usuário em eletricidade e, desse modo, impulsionou o movimento a quartzo.
1990
● Lançamento do SEIKO SCUBMASTER, primeiro relógio de mergulho computadorizado do mundo, com uma tabela de mergulho incorporada. Equipado com um sensor de água, sensor de profundidade, mostrava tempo decorrido e profundidade atingida no mergulho, informações vitais para profissionais e entusiastas.
● Lançamento do SEIKO RECEPTOR MESSAGE WATCH que incorporava um receptor miniatura de FM.
1991
● Lançamento mundial do SEIKO PERPETUAL CALENDAR, programado para a passagem do milênio.
1994
● Lançamento do SEIKO KINETIC, um avançado relógio a quartzo sem bateria.
1996
● Fundação da SEIKO CLOCK, empresa de produção de relógios integrada ao grupo de empresas SEIKO, que lidava com a totalidade de operações do setor, do planejamento e desenvolvimento, passando a produção, vendas e serviços. Além de movimentar os diversos mercados internacionais, a empresa ganhou destaque no Japão com o “Radio Wave Clock”, que automaticamente se ajusta à hora oficial japonesa, um produto feito sob medida para o século XXI.
1998
● Lançamento do SEIKO THERMIC, primeiro relógio de pulso do mundo movido pelo calor do corpo. Possuía tecnologia capaz de gerar energia usando a diferença de temperatura entre o pulso e a atmosfera.
● Lançamento do relógio com calendário perpétuo movido pelo primeiro micromotor ultra-sônico do mundo. O relógio tem uma precisão de 20 segundos ao ano, duração da bateria até 10 anos e um “calendário perpétuo” correto até 28 de fevereiro de 2100. Seu motor ultra-sônico entregou uma mudança de data precisa e imediata.
1999
● Lançamento do relógio de pulso SEIKO KINETIC AUTO RELAY, que automaticamente retorna à correta indicação de hora.
● Lançamento do relógio SEIKO SPRING-DRIVE com possibilidade de carregamento manual, com precisão de quartzo.
2005
● Lançamento do relógio analógico controlado por rádio, movido à energia solar e capaz de receber a onda padrão de três países (Japão, Estados Unidos e Alemanha), o primeiro dispositivo desse tipo no mundo.
2006
● Lançamento do SEIKO SPECTRUM, primeiro relógio de pulso com display de eletroforese.
● Lançamento do primeiro relógio E-Ink do mundo. Usada pela primeira vez em um relógio, a tecnologia de tinta eletrônica apresenta o tempo ou qualquer outro dado em uma ampla área de exibição com legibilidade perfeita em qualquer ângulo.
2007
● Lançamento do cronógrafo SPRING DRIVE, cuja tecnologia pode medir o tempo decorrido com exatidão e não um tempo aproximado como outros cronógrafos mecânicos. Ele redefine a exatidão do cronógrafo mecânico oferecendo precisão de um segundo por dia, praticamente sem variação.
● Lançamento da linha SEIKO VELATURA, desenvolvida em conjunto com alguns dos melhores velejadores do mundo. Todos os relógios da linha são projetados para suportar os rigores das corridas de vela no oceano aberto.
2010
● Lançamento do primeiro relógio de pulso do mundo feito para caminhadas no espaço (Spring Drive Spacewalk). Tanto dentro como fora da Estação Espacial Internacional, ele funcionou perfeitamente.
● Lançamento do primeiro relógio do mundo com mostrador de electroforese com sistema de matriz ativa.
2011
● Lançamento do Credor Spring Drive Minute Repeater. O belo som persistente do carrilhão é criado pelo uso de um aço especial forjado por uma famosa siderúrgica japonesa. A pureza do som é assegurada pela magia do mecanismo silencioso da SEIKO.
2012
● Lançamento do SEIKO ASTRON, primeiro relógio solar com GPS do mundo, que reconhece todos os 39 fusos horários do planeta.
2016
● Lançamento do primeiro “tourbillon” (Calibre 6830) da SEIKO, que equipa o relógio Credor Fugaku. Esse calibre foi criado utilizando o máximo da experiência de fabricação de movimentos mecânicos, com a base contendo meros 1.98 mm de espessura.
A excelência
Do alto das montanhas de Nagano, no centro do Japão, uma pequena equipe de relojoeiros mais experientes da SEIKO foi encarregada de fazer o melhor relógio de que eram capazes. Esse relógio representaria o pináculo da excelência da marca em relojoaria mecânica e para fornecer mais precisão, legibilidade e durabilidade do que qualquer outro relógio. Foi então que em 1960 o primeiro modelo GRAND SEIKO foi produzido e lançado no mercado. Em 1998, a marca lançou o primeiro novo calibre mecânico Grand Seiko em vinte anos. Ele estabeleceu um novo padrão com tecnologia de produção de ponta, possibilitando dessa linha. Já em 2005, lançou o primeiro movimento automático Grand Seiko Spring Drive, com reserva de energia estendida para 72 horas. O Grand Seiko sempre foi distinto em seu design, caráter, apresentação e, mais recentemente, em seus avançados calibres. A fim de reforçar ainda mais o seu apelo único e alcançar um público mais vasto, em 2017 foi decidido dar um passo adiante e apresentar a Grand Seiko como uma marca totalmente separada, porém ainda pertencente à Seiko Holdings Corporation.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos, mas sempre manteve praticamente inalterada a tipografia de letra. A partir de 1990 o logotipo adotou definitivamente a cor preta e, mais recentemente, acrescentou abaixo do nome o ano de fundação da empresa (1881).
Os slogans
Always one step ahead of the rest.
Dedicated to Perfection. (2012)
Man Invented Time. Seiko Perfected It. (2011)
Forward thinking. (2001)
It’s about time.
Design Your Time.
Seiko. It’s your watch that tells most about who you are.
Escolha na hora certa. (Brasil)
Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 1881
● Fundador: Kintaro Hattori
● Sede mundial: Tóquio, Japão
● Proprietário da marca: Seiko Watch Corporation
● Capital aberto: Não (subsidiária da Seiko Holdings Corporation)
● Chairman & CEO: Shinji Hattori
● Presidente: Shuji Takahashi
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 63
● Presença global: 130 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 2.400
● Segmento: Relojoeiro
● Principais produtos: Relógios e cronômetros
● Concorrentes diretos: Casio, Citizen, Bulova, Swatch, Rado, Timex, Technos, Mido, Festina e Sector
● Slogan: Always one step ahead of the rest.
● Website: www.seiko.com.br
A marca no mundo
A SEIKO WATCHES CORPORATION tem fábricas, subsidiárias e centros de assistência técnica no mundo inteiro, comercializando seus relógios em mais de 130 países de todos os continentes. A marca conta ainda com uma rede formada por mais de 60 lojas próprias em todos os continentes.
Você sabia?
● No dia 28 de agosto de 1953 o Japão entrou na era da televisão comercial e emitiu sua primeira propaganda de TV. Precisamente às 19 horas, a SEIKO tornou-se o primeiro anunciante com um comercial que promoveu um despertador da marca.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), Blogs (Seiko em Pauta), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 29/11/2018
Informo que desde março de 2015 a marca Seiko esta sendo representada pela Orient Relógios do Brasil.. Abraços.
ResponderExcluirIssssssso. .... http://orientnet.com.br/seiko/
ResponderExcluirsó pra confirmar a informação. Espero q pra nós, fãs dos SEIKOs, sejamos melhores assistidos agora, já era tempo da Seiko agir. ... kkkkkk
O seiko altomatico embaixo escrito Japão é original
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