10.7.06

SPALDING®


A lendária Spalding®, mais antiga produtora de materiais esportivos dos Estados Unidos, representa o máximo em conhecimento técnico aliado à constante inovação tecnológica quando o assunto é bola, quer seja para a prática do basquete, futebol americano, beisebol ou vôlei. Sua história é tão rica que se confunde com o nascimento e a infância de vários esportes consagrados. Não é à toa que os maiores gênios mundiais das quadras só têm olhos e disputam apenas uma bola: Spalding®. 

A história 
A história começou no dia 3 de fevereiro de 1876 quando o entusiasta e admirador de esportes americanos Albert Goodwill Spalding, que também era um bom jogador profissional de beisebol atuando como pitcher (arremessador) pelo tradicional Boston Red Stockings (atual Atlanta Braves), conseguiu US$ 8.000 emprestados e obteve a licença para iniciar a produção de bolas para a prática deste esporte, já utilizadas com exclusividade naquela época pelas maiores ligas profissionais do esporte. Ainda nesse mesmo ano, juntamente com seu irmão - J. Walter - ele inaugurou na cidade de Chicago uma loja, batizada de A.G. Spalding & Brothers, que vendia variados produtos esportivos, em especial para a prática do beisebol, sendo fornecedora oficial de bolas para a National League (contrato que durou cem anos).
  

Em 1877 a empresa foi responsável pela criação e popularização da utilização das luvas de beisebol por atletas profissionais, marcando a transição das mãos nuas para o vestuário de proteção. Referência no mundo do beisebol, em 1878 a Spalding® publicou o primeiro “Guia Oficial de Regras do Beisebol”. A dedicação dos irmãos em vender produtos de alta qualidade a preços baixos e prestar um atendimento superior à seus clientes, levaram rapidamente a Spalding® a alcançar uma posição de destaque na indústria esportiva americana. No ano de 1884 a empresa começou a dar atenção especial ao golfe com a produção de acessórios. No ano seguinte inaugurou uma segunda loja na cidade de Nova York. E pouco depois, em 1887, a Spalding® produziu a primeira bola de futebol americano com garantia de perfeição em material. Nesta época foi uma das primeiras marcas esportivas a utilizar jogadores profissionais para endossar seus produtos em uma inteligente estratégia de marketing.
   

Em 1888 se tornou a primeira empresa a produzir bolas de golfe nos Estados Unidos. No ano seguinte suas bolas de beisebol foram adotadas pela American League. A marca ganhou ainda mais destaque em 1894 quando, em conjunto com James W. Naismith (inventor do jogo de basquete), introduziu a primeira bola oficial para a prática do esporte no mundo, dando início a uma longa e estreita relação com o basquete. A influência nesse esporte era tamanha que as regras oficiais do jogo mais tarde diziam: “A bola fabricada pela A.G. Spalding & Bros. será a oficial para do jogo”. Nesta época a Spalding® já era uma potência consolidada, fabricando também bicicletas, patins, máquinas de costura e até armas. Um ano mais tarde, lançou a primeira bola americana de vôlei, ingressando assim em mais um segmento esportivo.
   

Antes da virada do século, em 1899, inaugurou mais duas lojas nas cidades de Denver e Filadélfia. Foi nesse ano que a empresa resolveu eliminar o chamado “atravessador”, vendendo diretamente ao consumidor através de catálogos. A estratégia deu resultado e, em 1901, a rede cresceu de três para 14 lojas em funcionamento. Um ano antes a Spalding® já havia ingressado no segmento de calçados com a produção do primeiro tênis vulcanizado para a prática do basquete, inovação que mais tarde seria reproduzida por diversas outras marcas. Neste período a Spalding® já era a maior produtora de tacos de beisebol do mercado americano, fabricando mais de 1 milhão de unidades por ano.
   

O primeiro calçado para a prática de Cross-Country foi introduzido pela Spalding® em 1904. A herança de pioneirismo da marca pode ser mais uma vez comprovada em 1930 com o lançamento da primeira bola de golfe com líquido no centro - a Kros-Flite - o que representou um enorme avanço tecnológico neste segmento. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Spalding® foi uma importante fabricante de armas para o exército americano, em conjunto com outras empresas locais. Na década de 1960 a marca introduziu no mercado grandes novidades como a bola de handball em 1962 e a primeira bola de golfe composta com dois materiais em 1968, muito mais resistente que as demais disponíveis no mercado. Batizada de Spalding® Executive, se tornou a bola de golfe mais consistente e durável já fabricada. Pouco depois, em 1972, lançou no mercado a primeira bola de basquete feito com couro sintético.
   

A década seguinte teve início com o lançamento em 1982 das bolas de golfe nas cores amarela e laranja, uma grande ousadia para um segmento até então dominado pelas tradicionais bolas brancas. Em 1983 a Spalding® iniciou uma das mais longevas parcerias do mundo esportivo quando suas bolas se tornaram as oficiais da NBA. Essa parceria durou até 2020, quando a NBA resolveu encerrar o contrato. Mas a mudança, no entanto, foi para uma velha conhecida: a Wilson (conheça essa outra história aqui), empresa que forneceu os materiais esportivos da maior liga de basquete do mundo, entre 1946 e 1983. A década seguinte começou com aperfeiçoamentos tecnológicos, como por exemplo, em 1992 quando a Spalding® foi pioneira ao desenvolver e introduzir materiais de cobertura de couro composto nas bolas de basquete, tornando-a mais durável e proporcionando um toque super macio para uma maior sensibilidade e controle do jogador.
   

Em 1997 a marca continuou investindo em marketing e se tornou fornecedora oficial da Liga Profissional Feminina de Basquete (a conhecida WNBA). Em 2003 a Spalding® se tornou uma subsidiária integral da Russell Corporation, tradicional empresa de roupas esportivas, mais conhecida pela marca Russell Athletic (conheça essa outra história aqui). Uma das mais importantes novidades da Spalding® foi introduzida em 2006 com o desenvolvimento da tecnologia NEVER FLAT, que permite manter a bola de basquete cheia por dez vezes mais tempo que as tradicionais, dispensando manutenção durante todo primeiro ano de uso. Foi nesse ano que a Fruit of the Loom Inc. (saiba mais aqui), uma subsidiária da Berkshire Hathaway (conheça essa história aqui), adquiriu a Russell Corp., incluindo a marca Spalding®.
   

Em 2008 a marca lançou no mercado a linha ROOKIE GEAR, compostas por bolas de basquete, futebol americano e futebol, com 25% menos peso que as bolas profissionais para atender crianças com oito anos ou menos. Em 2009 a marca se tornou também fornecedora das tabelas utilizadas na NBA. Em 2012 a Spalding® firmou parceria com a InfoMotion Sports Technologies para o desenvolvimento da bola de basquete 94Fifty, que contava com uma tecnologia de chip capaz de automaticamente analisar a capacidade de um jogador para repetir disparos, manuseio de bola e habilidades na velocidade do jogo, proporcionando uma detalhada análise da memória muscular do atleta.
   

Em 2019 a Spalding®, em conjunto com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB), lançou uma bola comemorativa em homenagem a um dos maiores jogadores de basquete da história, o brasileiro Oscar Schmidt. Ao todo, foram comercializadas 1.414 bolas em homenagem ao ex-jogador, uma edição limitada, repetindo o icônico número que ele vestiu na maioria dos clubes que defendeu e na Seleção Brasileira. Vale ressaltar que, em todo o mundo, a marca repetiu a ação apenas uma vez, prestigiando o eterno ídolo do Los Angeles Lakers Kobe Bryant. Conhecida por sua excelência e pioneirismo no fornecimento de bolas de basquete, em 2024 a marca ampliou sua atuação fora das quadras com o lançamento da coleção Spalding® Clothing, uma linha de produtos de vestuário inspirada na modalidade, com peças de treino e prática do esporte, além de peças para uso no dia a dia.
  

Desde 2012 a Spalding® é a bola oficial da Euroleague, a forte liga de basquete profissional da Europa. Já no Brasil, desde 2008 a Spalding® é a bola oficial da CBB (Confederação Brasileira de Basquete). Ao longo de sua história a marca americana teve diversos garotos-propaganda famosos, como por exemplo, os jogadores de basquete Damian Lillard, Paul Pierce, Chris Singleton, Kobe Bryant, Magic Johnson e Larry Bird, os jogadores de beisebol Wil Myers e Ramon Ramirez, o jogador de futebol americano Mark Ingram, além das estrelas do vôlei de praia Misty May e Karchy Kiraly, considerado o maior jogador da história nesta modalidade.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por remodelações ao longo dos anos. Em 2005 a centenária Spalding® modernizou sua identidade visual ao apresentar um novo logotipo que continha a letra “S” como um símbolo estilizado.
  

Os slogans 
Spalding®. Always Building. (2024) 
Made for the game. (2021) 
We Made The Ball. (2019) 
True to the game. (2005) 
Play the best. (2003) 
Feet that feel could fly. (1980)



Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 3 de fevereiro de 1876 
● Fundador: Albert Goodwill Spalding 
● Sede mundial: Bowling Green, Kentucky, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Fruit of the Loom Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Berkshire Hathaway Inc.) 
● CEO: Jeff Cohen 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Material esportivo 
● Principais produtos: Bolas, acessórios e vestuário esportivos 
● Concorrentes diretos: Wilson, Molten, Baden, Franklin, Nike, Adidas, Under Armour, Rawlings, Mizuno, Tachikara, Mikasa e Penalty 
● Ícones: As bolas de basquete 
● Slogan: Spalding®. Always Building. 

A marca no mundo 
Atualmente a Spalding® comercializa seus equipamentos, acessórios e vestuários esportivos - especialmente bolas de basquete (para partidas profissionais, treinos ou recreação), futebol americano, beisebol e vôlei - em mais de 90 países ao redor do mundo através das melhores e maiores lojas especializadas do ramo. A marca é fornecedora oficial de bolas para mais de 50 ligas profissionais e federações. 


Você sabia? 
Atualmente o basquete é o esporte que mais rende dinheiro para a Spalding®. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 7/9/2024 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding

Nenhum comentário:

Postar um comentário