Uma pequena etiqueta contendo frutas coloridas afixada em roupas íntimas, camisetas, moletons e calças é a mais incondicional garantia de produtos de alta qualidade e conforto. Afinal, há mais de 150 anos a FRUIT OF THE LOOM fabrica e comercializa roupas básicas que conquistaram a confiança de milhões de consumidores por várias gerações.
A história
Tudo começou em 1851 quando os irmãos Robert e Benjamin Knight começaram a fabricar tecidos e roupas de algodão depois de comprar um moinho na pequena cidade de Warwick, em Rhode Island. Rapidamente, eles procuraram o amigo Rufus Skeel, então proprietário de uma pequena loja de roupas na cidade de Providence, para oferecer roupas manufaturadas. Era o tímido início de uma empresa de confecções que se tornaria um gigante nos anos seguintes. A filha deste comerciante, que era artista plástica, resolveu pintar variedades de maçãs da região nas etiquetas das roupas dos irmãos Knight, como forma de identificá-las. Rapidamente as roupas com as maçãs se tornaram extremamente populares entre os consumidores americanos.
No ano de 1856, os irmãos, aproveitando a grande popularidade das maçãs nas etiquetas de suas roupas, criaram e adotaram o nome FRUIT OF THE LOOM (em inglês, literalmente “frutos do tear”), sendo registrado oficialmente em 1871 pela empresa B.B. & R. Knight. O arranjo de frutas - uma maça e cachos de uvas - foi adotado pela marca como símbolo em 1875, aparecendo nos rótulos e etiquetas dos produtos. Em 1891 surgiu a tradicional garantia incondicional (Unconditional Guarantee) de seus produtos, que dizia: Se você não está satisfeito com qualquer produto da FRUIT OF THE LOOM, devolve-o. Você receberá um novo, se disponível, ou seu dinheiro de volta (em inglês “If you are not satisfied with any Fruit of the Loom product, return it to Fruit of the Loom. You will receive a new one, if available, or your money back”). A empresa cresceu bastante e, no ano de 1938, a Union Underware Company, fundada em 1926 na cidade de Indianápolis por Jacob Goldfarb, fechou um enorme contrato de exclusividade para produzir roupas íntimas para meninos e homens, sob a marca FRUIT OF THE LOOM, durante os próximos 25 anos. Esse acordo deu a empresa uma enorme visibilidade nacional e certa tranquilidade financeira.
Em 1976 a marca foi comprada pela fabricante de roupas íntimas B.V.D. (Bradley, Voorhees, and Day). Quase no final desta década, em 1978, a empresa lançou a Underoos, uma linha de roupas íntimas decoradas infantilmente para meninos e meninas, que rapidamente se tornou um grande sucesso no mercado americano. No início da década de 1980, a empresa deflagrou uma verdadeira guerra publicitária contra a rival Hanes, utilizando slogans provocativos como “Sorry, Hanes, you lose!” (em português “Desculpe, Hanes, você perdeu!”). A batalha acabou indo parar nos tribunais, onde as duas empresas entraram em acordo para cessar as ofensivas campanhas de comunicação. Em 1983 a marca ingressou no mercado de roupas íntimas femininas. Dois anos mais tarde a empresa trocou de mãos novamente ao ser adquirida pela Farley Inc. Sob o comando de William F. Farley, a FRUIT OF THE LOOM cresceu rapidamente, passando de um faturamento de US$ 500 milhões para US$ 2.5 bilhões em quinze anos.
No ano de 1987 a marca lançou uma linha de activewear que incluía meias e camisetas, além de ingressar no segmento de roupas esportivas. Na década de 1990 a empresa se estabeleceu como líder no segmento de roupas íntimas para crianças e adolescentes na América do Norte. A FRUIT OF THE LOOM fez inúmeras aquisições durante esta década, diversificando sua linha de produtos, atuando também no segmento de roupas esportivas, além de inaugurar vários fábricas fora dos Estados Unidos, especialmente no México e na América Central. Porém, este rápido crescimento econômico deixou a empresa em uma péssima situação financeira e, em 1999, a FRUIT OF THE LOOM pediu concordata. Depois de um difícil período de reestruturação, a empresa foi adquirida no início de 2002 por aproximadamente US$ 835 milhões pela Berkshire Hathaway, empresa de investimento do lendário Warren Buffett. Nos anos seguintes a FRUIT OF THE LOOM ampliou sua linha de produtos e intensificou sua expansão internacional. Em 2006, a empresa adquiriu a Russell Corporation, proprietária de marcas tradicionais como Russell Athletic®, Spalding® e Jerzees®.
Campanhas que fizeram história
Em 1975, anúncios comerciais utilizaram os personagens “Fruit of the Loom Guys” para demonstrar o conforto e qualidade das roupas íntimas masculinas da marca. Nesses comerciais cheios de humor, quatro homens caracterizados de cacho de uvas (verde e rosada), maçã e uma folha de outono, tradicionais símbolos da marca apareceram pela primeira vez, e na década seguinte seriam responsáveis pelos 98% de reconhecimento da FRUIT OF THE LOOM entre os americanos.
A evolução visual
Ao longo de sua tradicional história o logotipo da FRUIT OF THE LOOM passou por inúmeras remodelações, mas sempre manteve os símbolos de reconhecimento da marca: maçã, cachos de uvas e folha de outono. O logotipo original da marca foi criado em 1893 para a exposição World’s Columbian, na cidade de Chicago. Já o atual logotipo foi adotado em 2003.
Os slogans
Start Happy. (2013)
Value is a beautiful thing. (2011)
Providing value since 1851. (2009)
Fit for me. (2007)
It’s your time. (1991)
We fit America like we never did before. (1988)
Fruit of the Loom panties. Fit never felt so beautiful. (1988)
America’s largest selling underwear. And wear And wear And wear. (1984)
Unconditionally guaranteed. (1968)
Good days start with Fruit of the Loom.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1851
● Fundador: Robert e Benjamin Knight
● Sede mundial: Bowling Green, Kentucky, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Fruit of the Loom Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária da Berkshire Hathaway Inc.)
● CEO: Melissa Burgess-Taylor
● Faturamento: US$ 4.7 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 40 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 30.000
● Segmento: Têxtil
● Principais produtos: Camisetas, moletons, meias e roupas íntimas
● Slogan: Start Happy.
● Website: www.fruit.com
A marca no mundo
Apesar de comercializar seus produtos em mais de 40 países, a FRUIT OF THE LOOM tem seu principal mercado na América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México), onde suas roupas são vendidas em pequenos, médios e grandes varejistas (incluindo supermercados), lojas de desconto e lojas de departamento populares, além de comércios eletrônicos. A empresa emprega aproximadamente 30 mil pessoas em 26 países e fatura anualmente estimados US$ 4.7 bilhões.
Você sabia?
● A The Fruit of the Loom® Brand Shop é uma enorme loja localizada na cidade de Bowling Green, no estado do Kentucky, onde está a sede corporativa da empresa, que vende produtos de todas as marcas da FRUIT OF THE LOOM.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 30/10/2017
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