23.8.06

AGFA

Apesar de atuar nos mercados business-to-business, a empresa AGFA, que pode não ser muito conhecida, contribui para nossas vidas no dia-a-dia. Praticamente toda vez que você ler um jornal ou visitar um hospital, é provável que a AGFA esteja intimamente envolvida.
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A história
A história da AGFA começou em 1867 quando Paul Mendelssohn Bartholdy e Carl Alexander von Martius fundaram a Aktiengesellschaft für Anilinfabrikation (em alemão, “Empresa de produção de anilina”) na antiga cidade Rummelsburg, atualmente Lichtenberg, próximo a Berlim, para produzir corantes. Somente no ano de 1897, o primeiro produto fotográfico da empresa foi introduzido no mercado. Foi neste mesmo ano que a marca AGFA foi registrada oficialmente e começou a ser utilizada em seus produtos. No ano seguinte a empresa introduziu no mercado as chapas para raio-x. O primeiro escritório na Inglaterra foi aberto em 1909, iniciando assim um processo de internacionalização da empresa.
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Após a Primeira Guerra Mundial, a AGFA voltou a se expandir mundialmente, se estabelecendo em 1925 na Espanha, fixando escritório na cidade de Barcelona. Neste mesmo ano, como parte da consolidação da indústria química alemã, a AGFA combinou suas atividades relacionadas a fotografia (filmes e papéis) com a Bayer, que passaram a serem realizadas conjuntamente na fábrica em Leverkusen, iniciando assim uma tímida, mas duradoura aliança com a tradicional empresa química alemã. No ano de 1935, a AGFA introduziu seu primeiro filme fotográfico colorido no mercado, chamado Agfacolor-Neu e que rapidamente se mostrou um sucesso entre os consumidores.
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Durante a Segunda Guerra Mundial a AGFA se tornou parte da IG Farben, um conglomerado de todas as empresas químicas da Alemanha. Após a vitória dos aliados a IG Farben foi condenada por crimes de guerra fazendo com que a AGFA se desligasse do conglomerado e, em 1952, se tornasse uma subsidiária da Bayer. Em 1964 foi realizada a fusão entre a AGFA e a empresa belga Gevaert, localizada na cidade de Antuérpia na Bélgica e tradicional fabricante de papéis. Era o início do Grupo AGFA-GEVAERT. No início da década seguinte, em 1972, a empresa lançou no mercado o filme de mamografia. Nas décadas seguintes, apesar de continuar atuando na área médica, a AGFA concentrou suas forças nos produtos fotográficos, inclusive para o consumidor final, com o lançamento de máquinas e softwares, além dos tradicionais filmes.
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A empresa montou sua subsidiária brasileira no mês de março de 1996, quando incorporou a unidade de chapas para impressão off-set da Hoechst AG. Assim, a AGFA se tornou líder na produção e comercialização de todos os produtos e equipamentos utilizados pelo setor de pré-impressão, exportando também para a América Latina. Pouco depois, em 1999, ocorreu a definitiva separação entre a AGFA e Bayer.
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Após décadas sendo um dos maiores fabricantes mundiais de filmes e equipamentos fotográficos, ficando atrás somente dos seus maiores concorrentes, Kodak e Fujifilm, em 2004 a AGFA vendeu a sua divisão fotográfica, que apesar de ser o seu carro chefe, estava insustentável, causando enormes prejuízos para a empresa. Com isso pode focar suas forças em duas áreas principais: Sistemas Gráficos (soluções digitais e analógicas para o mercado de artes gráficas, incluindo equipamentos, software e consumíveis (sistemas de provas digitais e poster, scanners, chapas, filmes, químicos, mídias e software) e HealthCare (soluções em imagens médicas que oferecem produtos para radiologia como filmes, equipamentos de revelação, impressoras de filme, digitalizadores de imagem radiográfica; além do sistema IMPAX®, que supre necessidades de integração digital em cardiologia, ortopedia e oftalmologia).
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A evolução visual
Ao longo dos anos o tradicional logotipo da AGFA em forma de losango passou por algumas modificações para se atualizar.
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Os slogans
See More. Do More.
Not each picture of AGFA is a photo.
(1988)
Objetctively Regard - AGFA Select! (1957)
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Dados corporativos
● Origem:
Alemanha
● Fundação: 1867
● Fundador:
Paul Mendelssohn Bartholdy e Carl Alexander von Martius
● Sede mundial:
Mortsel, Bélgica
● Proprietário da marca:
AGFA-Gevaert N.V.
● Capital aberto: Sim
● Chairman:
Julien De Wilde
● CEO:
Christian Reinaudo
● Presidente:
Jo Cornu
● Faturamento: €2.75 bilhões (2009)
● Lucro: €6 milhões (2009)
● Valor de mercado: €694.7 milhões (junho/2010)
● Fábricas: 10
● Presença global:
120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 11.100
● Segmento:
Imagem Gráfica e impressão
● Principais produtos:
Sistemas e equipamentos de processamento e reprodução de imagens
● Website:
www.agfa.com
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A marca no mundo
Hoje em dia o Grupo AGFA, que atua nas aéreas de sistemas gráficos (soluções digitais e analógicas para o mercado de artes gráficas) e imagens médicas (principalmente na radiologia), tem escritórios em 40 países (com representação em 120 países) e 10 centros de produção no mundo, empregando aproximadamente 11 mil pessoas.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 9/6/2010

2 comentários:

  1. No Brasil ela não é conhecida,mas muitos anos atrás a AGFA está presente no cotidiano,como fornecedora de filmes de revelação (meio antigo de obter fotos)
    Hoje ela trabalha com cameras digitais,não está atrás nunca.E fabricas as melhores cameras e em valores diferenciados para cada tipo de consumidor.

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  2. Antes da 2GM a AGFA era líder mundial indiscutido em pesquisa e desenvolvimento de produtos relacionados com a indústria gráfica e inclusive com o cinema.
    Isto é patente, em função de que --uma vez finalizada a 2GM-- a AGFA foi "persuadida" (tal como é descrito de maneira simplificada neste blog) a revelar todos os detalhes de sua tecnologia às empresas do bando vencedor.
    Em fim, assim são as coisas.

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