23.8.06

NESTON


Como diz seu tradicional slogan, existem 1000 maneiras de preparar NESTON. Uma combinação ideal de trigo, aveia e cevada, que resolve sua fome e é super nutritivo, deixando seu mix mais gostoso e divertido. Afinal, mixar é misturar, criar coisas novas, é inovar. E não pára por aí. O sucesso da marca foi tanto, que NESTON está estampado em uma grande linha de produtos, de iogurtes a bebidas lácteas, que possuem como principal característica serem ricos em vitaminas, proteínas e nutrientes. 

A história 
NESTUM, como é conhecido fora do Brasil, apesar de ter sido registrado como marca pela empresa suíça Nestlé (conheça essa outra história aqui) em 1942, só foi lançado no mercado português e no Brasil, onde adquiriu o nome de NESTON, em 1958. Era uma mistura de trigo, cevada e aveia, desenvolvida com o intuito de enriquecer e variar a alimentação, sobretudo os jovens, que precisavam de uma dieta balanceada e nutritiva, com a oferta da combinação de cereais integrais e outras vitaminas. Por ser um alimento saboroso e rico em nutrientes, rapidamente conquistou uma legião de fãs, passando a fazer parte do carrinho de compras de milhões de donas de casa. A principal razão do sucesso inicial do produto foi, em primeiro lugar, seu posicionamento como um alimento indicado para uma refeição infantil rica em proteína; e em segundo lugar, sua apresentação sob a forma de pequenos flocos de cereais (dado que, até então, a oferta que existia no mercado era apenas em pó).
  

Em Portugal, no ano de 1971, foi lançada a versão que revolucionaria por completo o desempenho da categoria: NESTUM com sabor de mel, um produto que unia dois dos ingredientes preferidos da época, o mel e cereais. Uma década mais tarde, em 1981, surgia o sabor de chocolate, que rapidamente se tornou um dos preferidos pelas crianças, além de um novo sabor de frutas. Continuando a aposta em sabores que os consumidores estavam acostumados em outros alimentos, a Nestlé apostou em frutos mediterrâneos, adicionando amêndoas ao já popular sabor de mel, criando assim mais uma nova variedade: NESTUM mel e amêndoas. Enquanto isso no Brasil, NESTON se tornava cada vez mais popular, muito em virtude de uma campanha lançada em 1981 e que apresentava o slogan “Existem 1000 maneiras de preparar Neston. Invente uma.”. Afinal, NESTON rendia vitaminas, sucos e saladas de frutas deliciosas e nutritivas.
   

Ainda no mercado brasileiro, a marca possuiu, durante três décadas, somente um único produto. Tudo começou a mudar em meados dos anos de 1990 quando a empresa suíça acrescentou novos produtos a sua linha, como por exemplo, o NESTON VITAMINA, uma mistura de cereais e frutas para o preparo da tradicional vitamina de frutas, e a aveia NESTON.
   

Nesta época as barras de cereais tinham um histórico relativamente curto no Brasil, tendo seu início na década de 1990 com modesta participação nos tradicionais supermercados e desconhecimento de grande parte da população. Aos pouco, porém, principalmente a partir de 1998, a categoria começou a se expandir e popularizar-se em meio a pessoas que praticavam esportes e mantinham um hábito de alimentação saudável, crescendo rapidamente e aumentando sua distribuição, inclusive em redes farmacêuticas, além de bares, padarias, lojas de conveniência e supermercados. Em 2000, a Nestlé ingressou nesse segmento aproveitando-se da experiência em produtos à base de cereais e das modernas instalações da fábrica de Caçapava, além de possuir em sua linha de produtos uma marca jovem, moderna e saudável: NESTON. O novo produto, chamado de NESTON BARRA, foi inicialmente lançado no mercado em três sabores: morango com iogurte, coco tostado e banana, e aveia e mel. No ano seguinte, foram introduzidas mais duas variedades, agora em versão light: frutas silvestres e damasco, e pêssego e maçã.
  

Pouco depois, em 2002, mais uma novidade da marca chegava ao mercado: NESTON FRUTA & FIBRA, que unia o tradicional e saudável produto às fibras da aveia e ao delicioso sabor de frutas (damasco, pêssego, maçã e uvas passas), além do mel. Desde então, NESTON registrou um crescimento constante com sucessivos desenvolvimentos de novos produtos, entre os quais, NESTON com cereal integral, que mantinha o mesmo sabor do produto original, porém agregando os benefícios do grão integral em sua formulação, criando um produto recomendado para todas as crianças e jovens que podia ser consumido de várias maneiras, como por exemplo, em vitaminas, mingaus e leite, salada de frutas, sorvetes, frutas amassadas e sopinhas de legumes; NESTON 3 CEREAIS, um alimento que misturava três tipos de cereais (trigo, aveia e cevada), enriquecido com 10 vitaminas e minerais; a versão em iogurte semi-desnatado líquido, um preparado de frutas e cereais; e o NESTON AVEIA PLUS, uma aveia crocante e muito saborosa, rica em fibras e fonte de proteínas, nos sabores banana, chocolate e mel. Além disso, ampliou a linha NESTON VITAMINA, uma deliciosa opção para misturar no leite, feito de cereal e polpa de fruta com opção de 4 diferentes sabores (morango, pêra e banana; maçã, banana e mamão; frutas vermelhas; e banana, pera e melão).
  

Em 2008, uma das marcas mais importantes da Nestlé celebrou meio século de muito sucesso com um novo posicionamento de mercado. As embalagens foram reformuladas com novo layout e seu clássico slogan foi modernizado para “Existem 1000 maneiras de Mixar Neston. Invente Uma!” (que troca o termo “preparar” por “mixar”), cujo objetivo era atingir uma moçada mais jovem. Em 2017, a marca apresentou uma nova campanha para reforçar seu posicionamento como aliada na inclusão e aumento de repertório de frutas na alimentação das crianças. Trazendo a mensagem: “O que você imagina, com Neston dá vitamina”, a campanha explorava diversas possibilidades para preparar deliciosas e nutritivas vitaminas com frutas variadas. Afinal, NESTON oferece mil maneiras de tornar o consumo de frutas e leite mais fácil, ampliando o repertório das crianças e promovendo uma alimentação mais equilibrada de forma divertida e prática.
  

Passados mais de 60 anos, NESTON dá nome a uma linha de produtos saudáveis, que engloba de iogurte a bebidas lácteas, passando pelo produto original, à base de trigo, aveia e cevada. Uma marca forte, que pode ser definida como tradicional e ao mesmo tempo, inovadora. Feito com cereais integrais, NESTON contém fibras e ferro para a dose certa de energia. Além de ser fácil e rápido é versátil e vai bem com tudo. Por isso, experimente as 1000 maneiras de comer NESTON.


A linha do tempo 
2000 
Lançamento do NESTON BARRA
2001 
Lançamento da linha NESTON BARRA LIGHT
2002 
Lançamento do NESTON FRUTA & FIBRA
2007 
Lançamento do NESTON INTEGRAL
2008 
Lançamento do NESTON 3 CEREAIS
Lançamento do NESTON AVEIA PLUS
2009 
Lançamento do NESTON MINI BARRA, mini-barras de 12g nos sabores banana, aveia e mel; frutas vermelhas com chocolate light; castanha e avelã com chocolate light; banana com chocolate; e morango com iogurte light. 
Lançamento dos iogurtes naturais integrais com Pedaços de Frutas Vermelhas, Linhaça e Trigo com Mel e Linhaça e Trigo com Morango, em potes de 150g. Eram os primeiros iogurtes com linhaça do mercado brasileiro, ingrediente que tem sido muito valorizado pelos consumidores que buscam uma alimentação saudável. 
2010 
Lançamento do NESTON FAST, uma bebida láctea pronta para beber. 
2018 
Lançamento do NESTONUTRI, um novo composto lácteo que traz 17 vitaminas e minerais, cálcio e ferro para o desenvolvimento e fibras para a barriguinha das crianças. O composto lácteo também conta com vitamina C, que ajuda na melhora do sistema imunológico, e D, importante para a absorção do cálcio pelo organismo infantil. 
2019 
Lançamento do NESTON PROTEIN BANANA E MAÇÃ, bebida láctea que traz o sabor tradicional de banana e maçã com Whey Protein (suplemento proteico feito a partir da proteína extraída do soro do leite).
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por diversas modificações ao longo dos anos. Inicialmente vermelho, o logotipo da marca passou a adotar a cor verde somente em 1987. Em 2013, a marca apresentou uma mudança radical em seu logotipo, que ganhou uma imagem mais moderna e despojada através de uma nova tipografia de letra e com a letra “o” sendo substituída por um colorido redemoinho (uma alusão a misturar o produto com outros alimentos no liquidificador). Depois de passar por uma modernização em 2018, a marca apresentou em 2020 uma nova identidade visual, com nova tipografia de letra e um novo design para o redemoinho. Além disso, o logotipo ganhou uma pequena inclinação.
  

A identidade visual de NESTON pode ser aplicada de duas maneiras: no fundo branco ou no verde (como mostra a imagem abaixo).
  

A tradicional lata de NESTON também acompanhou a evolução visual da marca. Originalmente amarela com detalhes em vermelho, somente em 1978 adotou um amarelo vibrante. Nos anos seguintes o design evoluiu e se tornou cada vez mais moderno. Em 2020, a lata apresentou um grafismo mais moderno e despojado.
  

Em outros países a marca assume o nome de NESTUM e, em muitos deles, é comercializado como uma linha de cereais infantis. Sua identidade visual também é diferente.
  

Os slogans 
Ainda bem que tem Neston. (2020) 
O que você imagina, com Neston dá vitamina. (2017) 
Neston é mais que gostoso, é surreal! (2012) 
Existem 1000 maneiras de Mixar Neston. Invente Uma! (2008) 
Existem 1000 maneiras de preparar Neston. Invente Uma! (1981) 
Neston nunca deixa você na reserva. (1972) 
Para o que der e vier com Neston. (1971)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1958 
● Criador: Nestlé 
● Sede mundial: Vevey, Suíça 
● Proprietário da marca: Nestlé S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente (Brasil): Marcelo Melchior 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Cereais, iogurtes e bebidas lácteas 
● Concorrentes diretos: Nutrilon, Yoklon, Mucilon, Milnutri, Quaker, Farinha Láctea, Danone e Batavo 
● Slogan: Ainda bem que tem Neston. 

A marca no Brasil 
Atualmente NESTON, uma das marcas mais tradicionais da Nestlé no país, oferece um portfólio que abrange uma completa e extensa linha de produtos que incluí cereais e iogurtes, além de bebidas lácteas, sendo uma das líderes em seu segmento. O produto é comercializado como NESTUM em mais de 30 países da América Central e do Sul, Ásia, Oceania e algumas partes da Europa, e tem forte presença na Argentina, Índia e África do Sul. 

Você sabia? 
Em 2021, a marca NESTON se tornou uma das patrocinadoras da World Surf League (WSL) no Brasil. Com isso, a marca desenvolveu latas e embalagens customizadas com locais históricos de surfe, presentes nas competições da WSL. Além disso, realizou uma série de ações para a conexão da marca com a comunidade e os fãs do surfe para mostrar a praticidade no preparo e a pegada saudável de seus produtos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame, Embalagem Marca e Veja), jornais (Meio Mensagem, Estadão e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 8/6/2022 

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