24.8.06

ANHEUSER-BUSCH

A cervejaria ANHEUSER-BUSCH é um verdadeiro ícone que representa o espírito dos Estados Unidos, assim como a torta de maçã e o baseball. Afinal, Budweiser, Bud Light e Michelob, suas principais cervejas, fazem parte da vida cotidiana de qualquer americano comum. E um de seus maiores pilares para o sucesso centenário é a ingenuidade e a inovação em sua maneira de se comunicar com os apreciadores de uma boa cerveja. Conhecida pelos cavalos Clydesdale, e por ser a principal companhia de cervejas dos Estados Unidos, a ANHEUSER-BUSCH é onipresente nos mais destacados eventos do país, sobretudo nos esportivos.
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A história
Tudo começou em 1860, quando Ebehard Anheuser, um próspero fabricante de sabão, comprou a falida cervejaria Bavarian Brewery, fundada em 1852 por George Schneider na cidade de St. Louis, estado americano do Missouri, batizando-a com o nome de E. Anheuser & Cia. Pouco tempo depois, em 1864, seu cunhado, Adolphus Busch, um imigrante alemão, começou a trabalhar como vendedor e gerente da empresa, tornando-se sócio em 1869. Em 1876, com a colaboração de seu amigo, Carl Conrad, a cervejaria, reconhecendo a popularidade da cerveja tipo pilsner, introduziu no mercado a BUDWEISER, a primeira cerveja nacionalmente americana, desenvolvida sobre uma receita com ingredientes de qualidade. Um dos primeiros anúncios da nova cerveja foi um quadro pintado pelo próprio Adolphus Busch. A Budwseiser não demorou muito para ganhar reputação nacional pela sua qualidade.
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Em 1879, a companhia muda seu nome para ANHEUSER-BUSCH BREWING ASSOCIATION. Depois da morte de Eberhard, em 1880, Busch tornou-se o presidente da companhia, transformando uma empresa que havia falhado por três vezes no mercado de cervejas, em uma das líderes de mercado, aplicando tecnologia moderna e ações de Marketing. Foi a primeira cervejaria americana a aplicar a pasteurização, a refrigeração artificial e a primeira a engarrafar em grande escala (a cerveja Budweiser foi engarrafada pela primeira vez em 1883). Essas inovações tecnológicas permitiram que produzissem uma cerveja de alta qualidade, introduzindo-a em todo o país em uma época em que a cervejas eram regionais. A comunicação da empresa também se destacava, utilizando campanhas coordenadas como, por exemplo, as “Budweiser Girsl”, que consistia em retratos de nove belas mulheres americanas geralmente segurando uma garrafa de Budweiser.
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Em 1896, Busch desenvolveu e introduziu no mercado a MICHELOB, posicionada como a primeira cerveja super Premium do mercado americano e divulgada com a frase “draught beer for connoisseurs”. A Michelob tinha uma produção e distribuição limitada, geralmente vendida em mercearias mais chiques. Nesta época, a cervejaria já inovava em seus métodos de comunicação, utilizando seus vendedores e distribuidores como agentes de propaganda, além de usar materiais em pontos de vendas como grandes cartazes e displays, distribuindo também brindes como abridores de garrafa com o logotipo da cervejaria. Na virada do século, em 1901, a cervejaria atingia uma produção anual de 1 milhão de barris.
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August A. Busch e Adolphus Busch III, filho e neto de Adolphus Busch, lideraram a empresa em tempos difíceis. Durante o período da “Proibição’ (Lei Seca) nos Estados Unidos, que começou no dia 16 de janeiro de 1920, eles decidiram manter os trabalhadores empregados e para isso, passaram a produzir 25 produtos não alcoólicos como Soft Drinks, sorvetes, chocolates, refrigerantes carbonatados, fermento para bolos, armários, entre outros itens. A cerveja Budweiser continuou a ser produzida neste período com a versão sem álcool. A versão sem álcool era anunciada como sendo a cerveja tradiconal, com o mesmo sabor e corpo, só que sem a adição de álcool. Com o fim desse período em 1933, a companhia rapidamente voltou a produzir cervejas.
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Em 1936 a cervejaria introduziu no mercado uma grande inovação: a cerveja Budweiser foi vendida em lata pela primeira vez. Depois da Segunda Guerra Mundial, quando a cervejaria voltou quase toda sua produção para suprir as forças armadas americanas, a ANHEUSER-BUSCH experimentou um momento de grande crescimento e expansão. Em 1955, o presidente da empresa, August A. Busch, Jr., fez uma aparição na televisão para anunciar com sucesso o primeiro grande lançamento de uma nova cerveja depois do período de proibição da década de 30, surgindo assim a cerveja Busch Bavarian. Utilizando cada vez mais a televisão como meio de comunicação, a empresa realizou campanhas memoráveis como a “Pick-a-Pair”, onde conclamava os consumidores a comprar não somente uma embalagem com seis lata (six-packs), mas duas de cada vez, para ajudar a cervejaria a se tornar líder do mercado americano, fato que ocorreu em 1957, posição que mantém até os dias de hoje.
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Em 1959, a empresa diversifica seu ramo de negócios inaugurando o parque temático Busch Gardens na cidade de Tampa, estado da Flórida. A década de 60 foi marcada por dois grandes acontecimentos: a produção atinge 10 milhões de barris em 1964 e a cervejaria de St. Louis é declarada Marco Histórico Nacional em 1967. A década de 80 tem início com a abertura de capital da empresa na Bolsa de Valores e com a formação da divisão internacional, responsável pela distribuição de suas cervejas fora dos Estados Unidos. Pouco depois, em 1982, é lançada a primeira campanha de responsabilidade em relação a bebidas alcoólicas com o slogan “Know When To Say When”. Foi nesta época, que a empresa introduziu no mercado um de seus produtos de maior sucesso de vendas: a cerveja BUD LIGHT, versão mais fraca da tradicional Budweiser, que se tornaria a cerveja mais vendida dos Estados Unidos em 1994, graças em boa parte a campanha “Make it a Bud Light”. E não foi só, em 2001 a BUD LIGHT se tornaria a cerveja mais consumida do país, superando até mesmo sua irmã famosa, a Budweiser original.
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Nos anos seguintes a cervejaria continuou introduzindo novidades como as garrafas de alumínio e novos produtos como a primeira cerveja ICE do mercado americano, cerveja com apenas 99 calorias (BUDWEISER SELECT), MICHELOB STONE MILL (cerveja orgânica), BUD EXTRA (cerveja com aroma de blackberry, raspberry e cereja), CHELADA (combinação das cervejas Budweiser e Bud Light com suco de tomate), REDBRIDGE (cerveja sem glúten), MICHELOB ULTRA FRUIT (cerveja com infusão de frutas), Bud Light com um toque de limão. Em 2008 a cervejaria foi comprada, apesar dos fortes protestos nacionalistas de muitos americanos, por aproximadamente US$ 52 bilhões pela franco-brasileira InBev, formando a AB InBev, atualmente a maior cervejaria do planeta.
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A linha do tempo
1876
Lançamento da cerveja BUDWEISER.
1896
Lançamento da cerveja MICHELOB.
1916
Lançamento do BEVO, uma bebida feita a base de cereal sem álcool.
1955
Lançamento da cerveja BUSCH, originalmente chamada Busch Bavarian Beer.
1977
Lançamento da cerveja NATURAL LIGHT.
1978
Lançamento da cerveja MICHELOB LIGHT.
1982
Lançamento da cerveja BUD LIGHT.
1984
Lançamento das cervejas BUD ICE e BUD ICE LIGHT.
Lançamento da cerveja KING COBRA.
1989
Lançamento da cerveja BUSCH LIGHT.
Lançamento da cerveja BUD DRY.
1990
Lançamento da cerveja O’DOUL’S (sem álcool).
1991
Lançamento da cerveja MICHELOB GOLDEN DRAFT.
1994
Lançamento da cerveja BUSCH NA (sem álcool).
1995
Lançamento da cerveja BUSCH ICE.
Lançamento da cerveja NATURAL ICE.
2001
Lançamento do energético 180 ENERGY.
2002
Lançamento da cerveja MICHELOB ULTRA.
2005
Lançamento da cerveja BUDWEISER SELECT.
Lançamento da cerveja BUD EXTRA.
2006
Lançamento da cerveja MICHELOB ULTRA AMBER.
Lançamento da cerveja MICHELOB STONE MILL.
Aquisição da marca de cerveja ROLLING ROCK, introduzida no mercado pela primeira vez em 1939.
2007
Lançamento como teste de mercado, do CHELADA, um produto inovador que mistura as cervejas Budweiser e Bud Light com suco de tomate. As novas bebidas fizeram tanto sucesso que foram lançadas nacionalmente no ano seguinte.
Lançamento da MICHELOB ULTRA FRUIT.
2008
Lançamento da cerveja BUD LIGHT LIME.
Lançamento da cerveja BUDWEISER AMERICAN ALE.
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Os famosos cavalos
A relação da cervejaria com a raça de cavalos denominada Clydesdale começou no início de 1933, pouco antes da Lei Seca americana ser revogada, quando o filho do fundador da cervejaria, August Busch Jr., presenteou seu pai com seis cavalos desta raça para comemorar a produção das primeiras garrafas de BUDWEISER após o término da proibição. Percebendo o enorme potencial de marketing deste gesto, a cervejaria tratou logo de arranjar uma segunda carroça puxada por mais seis cavalos, que foi enviada para a cidade de Nova York no dia 7 de abril, data oficial do fim da proibição de produção de bebidas alcoólicas. Essa carroça, conduzida por Bill Wales, desfilou pelas ruas da cidade em frente a milhões de espectadores, e depois de uma pequena cerimônia, o governador do estado, Alfred E. Smith, foi presenteado com uma caixa de BUDWEISER por sua luta para derrubar a proibição.
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Nos anos seguintes, os majestosos cavalos bretões apareciam conduzindo elegantes carruagens em eventos pelo país com o objetivo de divulgar a marca BUDWEISER e a cervejaria. Com isso, os cavalos se tornaram símbolo da BUDWEISER, aparecendo inclusive em inúmeras campanhas comerciais, a primeira em 1956 com direito a televisão. Na fábrica da ANHEUSER-BUSCH na cidade de St. Louis, onde há uma criação de cavalos da raça, é possível fazer um tour para observar os majestosos cavalos em carruagens meticulosamente preparadas para desfiles, além de poder tirar fotos e guardá-las como recordação. Eles também podem ser vistos nos parques temáticos do Sea World e Busch Gardens, e nas cervejarias da ANHEUSER-BUSCH em Merrimack (New Hempshire) e Ft. Collins (Colorado). Os cavalos fazem também cerca de 500 aparições por ano pelo país. A cervejaria possui cerca de 250 cavalos da raça, um dos maiores rebanhos do país, que são criados em três locais (na sede em St. Louis, na famosa fazenda Grant’s Farm, também na cidade de St. Louis e na recém-inaugurada fazenda próxima a cidade de Boonville, estado do Missouri).
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Um símbolo americano
O “A” e a águia do logotipo da ANHEUSER-BUSCH foram introduzidos pela primeira vez nas embalagens de seus produtos em 1872 e registrados como marca oficial em 1877. O “A” vem do sobrenome de Ebehard Anheuser e a águia é o símbolo nacional americano. Até 1886 a águia estava posicionada dentro do A com as asas fechadas. Depois desta época, passou a ter as asas abertas, passando a noção de estar voando, e foi sendo modernizada até chegar a versão atual. Com o passar dos anos esse símbolo se tornou sinônimo de qualidade no mundo inteiro. Depois da compra da cervejaria pela InBev, o logotipo da ANHEUSER-BUSCH passou a ser representado pelo da Budweiser apenas com a troca de nomes.
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Em virtude da força do logotipo da ANHEUSER-BUSCH, em 2008, com a compra da cervejaria pela InBev, a nova empresa, chamada AB InBev, lançou um novo logotipo onde a águia, completamente remodelada, aparecia como símbolo.
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Outros negócios
A ANHEUSER-BUSCH não possui somente negócios na área de cerveja e bebidas. Uma das maiores divisões dentro da empresa é a Busch Entertainment Corporation, responsável pela administração de parques temáticos. A ligação da empresa com esse ramo de atuação começou oficialmente no dia 31 de março de 1959, quando a ANHEUSER-BUSCH abriu ao público um pequeno jardim tropical, com a intenção de ensinar aos seus visitantes sobre a proteção da vida selvagem. O jardim tropical estava localizado na cidade de Tampa, cerca de 90 quilômetros da cidade de Orlando no estado da Flórida, e continha lindos jardins, pássaros exóticos e a coleção particular de animais da família Busch, proprietária da cervejaria. Por ser uma espécie de jardim tropical o parque recebeu o nome de Jardim dos Busch (em inglês BUSCH GARDENS). Inicialmente o parque não cobrava entrada e na saída, os visitantes podiam conhecer uma parte da fábrica da cervejaria e experimentar suas famosas cervejas. Em seus três primeiros anos de vida, o parque recebeu mais de 3 milhões de visitantes, tornando-se um verdadeiro sucesso.
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A primeira experiência com animais selvagens ocorreu em 1965, quando foi inaugurada uma nova atração chamada de “Serengeti Plain” (Planície Serengeti), uma área de 60 acres reproduzindo o ambiente natural de animais africano como elefantes, girafas, gazelas, zebras e camelos, sendo o primeiro parque a fazer isso no país. Com o sucesso deste primeiro parque, a ANHEUSER-BUSCH resolveu inaugurar, em 1975, uma segunda unidade, localizada em Williamsburg, estado da Virginia. Nos anos seguintes, essa divisão ganhou enorme importância dentro da empresa, chegando a comprar em 1989 o tradicional parque Sea World, inaugurado em 1973. Atualmente a divisão é composta pelos parques BUSCH GARDENS (duas unidades localizadas em Tampa e Williamsburg), SEA WORLD (três unidades localizadas em Orlando, San Diego e San Antonio), DISCOVERY COVE (inaugurado em 2000 na cidade de Orlando), AQUATICA (parque aquático inaugurado em 2008 na cidade de Orlando), WATER COUNTRY USA (parque aquático localizado em Williamsburg), ADVENTURE ISLAND (localizado na cidade de Tampa) e o SESAME PLACE (localizado em Langhorne, estado da Pensilvânia). Empregando aproximadamente 23.000 pessoas, esses parques temáticos recebem anualmente mais de 22 milhões de visitantes.
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Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1860
● Fundador:
Ebehard Anheuser
● Sede mundial:
St. Louis, Missouri
● Proprietário da marca:
AB Imbev
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Carlos Brito
● CEO & Presidente:
Dave Peacock
● Faturamento: US$ 16.5 bilhões (estimado)
● Lucro: US$ 1.5 bilhões (estimado)
● Cervejarias:
27
● Presença global:
120 países
● Presença no Brasil:
Não
● Funcionários:
29.000
● Segmento: Cervejarias
● Principais produtos:
Cervejas
● Principais marcas:
Budweiser, Bud Light e Michelob
● Ícones:
A cerveja Budweiser e a águia de seu logotipo
● Slogan: Making friends is our business.
● Website:
www.anheuser-busch.com
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A marca no mundo
A ANHEUSER-BUSCH possui atualmente 12 grandes cervejarias nos Estados Unidos e mais 15 outras no estrangeiro (14 na China e uma no Reino Unido), comercializando mais de 100 tipos de cervejas e outros drinques com baixa graduação alcoólica, que são vendidos em mais de 100 países ao redor do mundo. A cervejaria é responsável pela produção das duas cervejas mais consumidas do mundo: BUDWEISER e BUD LIGHT. Além disso, mantém 49.2% de participação de mercado nos Estados Unidos, produzindo mais de 11 bilhões de garrafas de cerveja anualmente. A empresa ainda tem forte presença na produção e reciclagem de embalagens.
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Você sabia?
A ANHEUSER-BUSCH também é responsável pela distribuição de várias cervejas estrangeiras em território americano como a Harbin Lager (China), Tiger Beer (Cingapura), Kirin (Japão), Bass Ale (Inglaterra), Boddington’s, Beck's (Alemanha), Hoegaarden (Bélgica), Leffe (Bélgica), Stella Artois (Bélgica), Löwenbräu (Alemanha), Czechvar (a Budweiser da República Checa), Staropramen (República Checa) e Tennent's Ale (Escócia).
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 5/6/2009

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