24.8.06

CIRCLE K


As lojas da CIRCLE K ficaram conhecidas em muitos países pela conveniência oferecida aos apressados e ocupados clientes, que encontram uma grande variedade de produtos com um serviço rápido e amigável em um ambiente limpo e moderno. Cafés, bebidas, petiscos, alimentos, máquinas automáticas de dinheiro e até telefones celulares podem ser comprados em suas lojas, facilitando a vida de pessoas que vivem com um tempo restrito. 

A história 
A história da rede de lojas de conveniência CIRCLE K começou em 1951 quando Fred Hervey comprou três unidades da loja Kay’s Food na cidade de El Paso, estado americano do Texas, começando a operá-las sob o nome Kay’s Drive-In Food Service. Essas três lojas seriam o começo da CIRCLE K, que se transformaria em uma das maiores redes de conveniência dos Estados Unidos. O nome CIRCLE K surgiu somente no ano de 1957 quando a rede estava em franca expansão, contando com 10 lojas, ganhando novo logotipo e imagem visual, adotando o estado do Arizona como sua nova sede. O estilo empreendedor de Hervey fez com que expandisse seu negócio, abrindo lojas em outros estados como na Nova Inglaterra.


Em 1966 a rede já operava cerca de 200 lojas. Foi nesta época que a empresa se tornou pioneira ao começar a vender gasolina e comida, com a criação da divisão de alimentos em 1971, possibilitando a CIRCLE K produzir seus próprios sanduíches. Ainda neste mesmo ano, a marca completou seu vigésimo aniversário, inaugurando sua loja de número 500 na pequena cidade de Deer Valey, estado do Arizona. Em 1975 a rede já contava com mil lojas abertas pelos Estados Unidos. Sua expansão se deu através de aquisições de rede regionais e menores de lojas de conveniência. Quatro anos mais tarde a marca começou sua internacionalização quando estabeleceu um acordo de licenciamento para inaugurar a primeira loja no Japão.


A CIRCLE K continuou crescendo em ritmo muito acelerado, alcançando em 1984 a marca de US$ 1 bilhão em faturamento. No ano seguinte ingressou em Hong Kong com a inauguração de sua primeira unidade. No ano de 1983 foi introduzida a bebida Thirst Buster em todas as lojas da rede. O produto rapidamente se tornou um ícone da rede, e atualmente continua sendo ima de suas principais estrelas. No restante da década a empresa se expandiu rapidamente aumentando o número de lojas, fazendo aquisições de redes concorrentes e chegando a estar presente em 13 países. Em adição a forte expansão, a CIRCLE K introduziu várias novidades no segmento de lojas de conveniência, como por exemplo, a instalação da primeira máquina automática de dinheiro; além da padronização visual de todas as suas lojas, que passaram a adotar as cores laranja, vermelha e roxa.


Apesar do enorme sucesso da década anterior, em maio de 1990, a empresa pediu concordata devido à delicada situação financeira em que se encontrava, muito em virtude da enorme e desordenada expansão da década anterior. Foi neste mesmo ano que a marca ingressou no mercado mexicano. Neste período muitas lojas nos Estados Unidos foram fechadas e outras vendidas. Mas a salvação da empresa veio três anos mais tarde, quando a CIRCLE K foi adquirida pela Investcorp, o que possibilitou sua saída da concordata. Em 1998 introduziu mais uma novidade: a Thirst Freezer, uma bebida gelada e exclusiva da rede. Depois de passar por outros proprietários, a CIRCLE K foi adquirida pela Philips Petroleum Company em 2001.


Porém, dois anos depois a CIRCLE K, então com mais de 2.300 lojas somente nos Estados Unidos, foi novamente vendida, desta vez para a empresa canadense Alimentation Couche-Tard (enorme operadora de lojas de conveniência) por US$ 804 milhões. Sob novo comando, a CIRCLE K introduziu novidades (como o Talk and Go Mobile, um sistema para telefone celular pré pago que oferecia ligações, mensagens e correio de voz por um preço baixo), lançou uma nova linha de cafés e produtos de marca própria e deu início a um novo e consistente período de expansão, ingressando novamente no mercado canadense e no Vietnã. Outro produto de sucesso da rede é o POLAR POP, um copo que mantém os refrigerantes gelados por mais tempo. Mais recentemente, em 2015, além de inaugurar sua primeira loja na Costa Rica, a empresa canadense anunciou que a CIRCLE K (que adotou uma nova identidade visual) passou a ser sua marca global de lojas de conveniência, substituindo todas as existentes, exceto no Canadá, onde a Couche-Tard continua operando com este nome. Após a reunificação das marcas sob o nome CIRCLE K, a rede contará com mais de 13.000 lojas.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. No ano de 1965 foi introduzido o famoso logotipo (alternativo) chamado “Pepe”, que continha um menino carregando a letra K circulada. Até 1975 o logotipo da marca era representado por um K e a frase “food stores”. Nesse ano foi adotado um novo design para seu tradicional K. Em 1998, o K dentro de um círculo ganhou ares mais modernos, além de um fundo vermelho quadrado. Em 2015 a marca adotou uma nova identidade visual, que pela primeira vez apresentou o nome Circle, ganhou um formato retangular, adotou as cores vermelha (agora em tonalidade mais clara) e amarela, além de um novo design para seu K circulado.


Essa nova identidade visual faz parte de um projeto de unificação global de suas lojas de conveniência, onde CIRCLE K irá substituir outras marcas da empresa canadense, como por exemplo, Kangaroo Express, Mac’s e Statoil (presente nos países escandinavos, Polônia e Rússia).


Os slogans 
Simplify your day. 
What Else Do You Need? (2003) 
Circle K - A Better Way. (1994) 
We’re on the Way. (1993)
I love this place.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1951 
● Fundador: Fred Hervey 
● Sede mundial: Tempe, Arizona, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Circle K Stores, Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Alimentation Couche-Tard Inc.) 
● CEO: Brian Hannasch 
● Faturamento: US$ 12 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 13.000 (já contando com a unificação de marcas) 
● Presença global: 22 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 100.000 
● Segmento: Lojas de conveniência 
● Principais produtos: Sanduíches, refrigerantes, cervejas, petiscos e gasolina 
● Concorrentes diretos: 7-Eleven, Ampm, Casey’s General Stores, Select, QuickTrip e Family Mart 
● Ícones: A bebida Thirst Buster 
● Slogan: Simplify your day. 
● Website: www.circlek.com 

A marca no mundo
A rede de lojas de conveniência CIRCLE K, que atualmente pertence à empresa canadense Alimentation Couche-Tard, conta com mais de 13.000 lojas, vendendo aproximadamente US$ 12 bilhões anuais, estando presente em 22 países através do sistema de licença, incluindo Japão (mais de 3.200 lojas), China, México, Vietnã, Hong Kong, Macau, Malásia, Indonésia, Emirados Árabes Unidos, além dos Estados Unidos (mais 6.400 lojas em 41 estados), Canadá, Guam e alguns países europeus, especialmente escandinavos (com 2.230 lojas). Nos Estados Unidos, 80% de suas lojas/postos de serviço vendem gasolina das marcas Shell, Mobil, Irving, Marathon, BP, Exxon, Conoco e Phillips 66. 

Você sabia? 
Em Hong Kong a CIRCLE K é chamada de OK, uma referência ao círculo em volta da letra K. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 6/10/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário