6.8.06

BIS


Vinte pequenas barras de uma guloseima deliciosa dispostas em um “berço” cartonado, envolvido por um filme protetor. Foi assim, com a clássica e indefectível embalagem, além do sabor delicioso e irresistível, que BIS se transformou em um verdadeiro hit de consumo no Brasil. A marca mantém forte a sua imagem e tradição junto aos milhões de consumidores aficionados. E justamente por isso, há quase oito décadas, angariou uma legião de fãs pela sua praticidade e sabor inconfundíveis. Afinal, não há nada igual como BIS, quem come um sempre pede bis. 

A história 
Um dos chocolates mais populares entre os brasileiros foi lançado no mercado com o nome BIS em 1942 pela tradicional empresa Lacta, como uma combinação irresistível e perfeita de biscoito wafer coberto com chocolate ao leite em formato retangular para saborear a qualquer momento. Quando chegou ao mercado, sua embalagem vinha apenas com três unidades. Pouco depois, na década de 1950, a embalagem de BIS, que se tornaria um dos ícones da marca, surgiu: uma bandeja cartonada contendo vinte unidades, lacrada por uma capa transparente de papel celofane. Os chocolates já eram embalados um a um nesta época. Nos anos seguintes BIS foi aos poucos conquistando o paladar dos consumidores brasileiros. Em 1982 a marca lançou no mercado sua primeira grande novidade: a embalagem com apenas cinco unidades, que tinha como objetivo atender ao consumo individual. Durante quase quatro décadas BIS conquistou a preferência do consumidor brasileiro com seu sabor especial e delicioso.


Em 1996, a Lacta, fabricante do BIS, foi adquirida pela empresa americana Kraft Foods. Começava então uma nova fase para a marca no país. Somente no mês de agosto de 1998 surgiu a primeira variação do produto desde sua introdução no mercado, com o lançamento do BIS LAKA (um trocadilho com o nome “Bis Lacta”, além de Laka ser a linha de chocolate branco da empresa), versão da tradicional guloseima coberta com chocolate branco. Em março de 2000 ocorreu uma sensível modificação na embalagem do produto, com alteração da parte traseira da embalagem, que passou a conter a foto do produto com quatro camadas de wafer, um deles coberto pelo chocolate. O logotipo da marca BIS também foi modificado, ganhando um pingo vermelho na letra “i”. Dois anos mais tarde, a marca, líder absoluta em seu segmento, comemorou 60 anos com uma nova embalagem, que passou por um processo de modernização com alteração da grafia, aumentando-se o tamanho das letras e dando-lhe um estilo mais moderno e dinâmico. A campanha em comemoração ao aniversário da marca foi baseada no tema “Gostou? Pede Bis”.


Ainda neste ano foi lançado o ChocoBis, uma versão maior do tradicional chocolate pesando 25 gramas (a versão tradicional possui 7,5 gramas). E as novidades continuaram nos anos seguintes como o lançamento, em 2003, do novo sabor BIS Laranja (primeira versão do produto que trazia um novo sabor no recheio) e do ovo de Páscoa BIS em 2004. Pouco depois, em 2005, o tradicional chocolate apresentou outras grandes e surpreendentes novidades: a primeira foi a introdução do BIS Morango, lançado no mercado em maio como edição limitada. A segunda novidade foi a aposta da Kraft Foods em desenvolver embalagens menores, com apenas quatro unidades, batizada de “Bis com quatro”, que foi testada inicialmente na cidade de Curitiba no Paraná.


A bandeja tradicional com 20 unidades embrulhada com papel celofane transparente, usada há décadas pela empresa, também passou por mudanças, sendo feita de material laminado e hermeticamente fechado (flow pack), garantindo assim a crocância e frescura do produto. A ideia das mudanças era conferir modernidade ao visual da marca, reinventando um ícone do mercado brasileiro. Já na páscoa de 2009, a Lacta trouxe ao consumidor todo sabor do bombom em um novo formato do OVO BIS: retangular. A novidade possuía 455 gramas e levava pedaços do chocolate na casca. Todas as embalagens e inovações de sabores que a Lacta fez na marca BIS permitiram que o consumidor tivesse a oportunidade de experimentar novidades no seu produto favorito, que hoje é o chocolate mais consumido do Brasil.


Poucos depois, em pleno inverno, a empresa lançou no mercado o BIS Avelã. A novidade, em edição limitada, foi comercializada durante um ano. A escolha da avelã como novo sabor do BIS foi feita com base em pesquisas realizadas pela empresa, que apontou o sabor como um dos mais apreciados pelos consumidores brasileiros. Outra novidade foi o lançamento do MINI BIS, versão em miniatura (e redonda) do tradicional chocolate disponível em copos plásticos de 150 gramas ou pacotes de 30 gramas. O produto foi um enorme sucesso.


Além disso, em 2010, a marca introduziu no mercado, em edição limitada, o BIS sabor Limão. O produto era o tradicional BIS recheado e recoberto com creme de limão. Em 2012 a marca aumentou seu portfólio com o lançamento do BIS na versão em barra, uma tentativa de encarar o chocolate Kit Kat da rival Nestlé, que havia recentemente voltado ao mercado brasileiro. Batizado de BIS Xtra, a barra de 55 g chegou ao mercado com mais chocolate do que a versão original do produto. O formato “on the go”, a adição de mais chocolate e a “mordida diferente” tinham como objetivo incrementar as vendas da marca, considerada pela empresa a mais vendida do país na categoria chocolates. Em 2013 a marca trouxe ao mercado o BIS YOGO, sabor iogurte com frutas vermelhas coberto com chocolate branco, que também podia ser consumido gelado.


Além disso, apresentou o BIS BIG, criado especialmente para o consumo individual e on-the-go (fora de casa e durante os deslocamentos). A novidade era composta por duas grandes unidades do produto, que proporcionam “uma mordida a mais” ao consumidor - cada pedaço corresponde a uma unidade e meia do produto original. O chocolate foi oferecido nas versões mais vendidas de BIS (Ao Leite e Laka). As mais recentes novidades da marca foram o BIS OREO (2016), que em uma ação de co-branding uniu os sabores do tradicional chocolate com o biscoito Oreo resultando em quatro camadas de wafer escuro de cacau, com sabor intenso igual ao biscoito, combinadas com recheio de creme e cobertura sabor chocolate branco, e o BIS BLACK (2018), a versão do irresistível BIS com cobertura de chocolate meio amargo.


Por tudo isso, BIS se tornou uma marca irreverente e que sempre teve a preocupação de trazer inovação para agradar não só ao paladar, mas ao estilo de vida do consumidor brasileiro. Afinal, BIS é um chocolate democrático, oferecendo várias opções de embalagens e produtos. Pois o consumidor pode escolher entre devorar sozinho ou dividir com a galera. Mas uma coisa é impossível de discordar: ninguém resiste ao delicioso wafer crocante com cobertura de chocolate.


Comunicação irreverente 
As campanhas publicitárias da marca sempre utilizaram criatividade e ousadia, características inerentes ao BIS. Como é uma marca irreverente, BIS sempre teve a preocupação de inovar para agradar não somente ao paladar, mas ao estilo de vida do consumidor. Um exemplo disso ocorreu em 2012, quando a marca utilizou os meios digitais para lançar uma enorme campanha em sua Fan Page no Facebook que utilizava um novo posicionamento para o produto: “Cutuque suas ideias”.


Com o tema “E se Bis fosse…” o produto em si assumia vários “personagens”, utilizando irreverência e bom-humor, bastante apropriado com o público-alvo da marca, formado por jovens de 18 a 24 anos. Além de utilizar uma linguagem popular entre os jovens com a #TiposDeBis.








Já entre março e maio de 2014 a marca realizou a promoção “Em Busca do Bis de Ouro”. Se o consumidor encontrasse o “Bis de Ouro” nas embalagens ganhava na hora um prêmio pra deixar a vida mais doce. Para concorrer, o consumidor deveria encontrar uma unidade de BIS com a embalagem dourada, que daria direito um prêmio instantâneo e a possibilidade de se cadastrar enviando o código promocional da embalagem para concorrer ao prêmio de R$ 1 milhão. Com a embalagem premiada, o consumidor teria a oportunidade de participar da segunda fase da promoção e disputar o prêmio maior. Para isso, teria que responder ao quiz, disponível no site após o cadastro, e à pergunta “Se vale tudo pelo Bis de ouro, o que você faria para conquistar R$ 1 milhão?”. Depois disso, os finalistas participariam de uma gincana em um famoso programa de televisão.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por inúmeras modificações ao longo dos anos. Somente no ano de 2000 ocorreu uma alteração significativa: um pingo vermelho na letra “i”. Há alguns anos atrás o logotipo foi alterado novamente, ganhando um visual extremamente moderno, dinâmico, jovial e mais complexo, cujos traços foram inspirados na linguagem do grafite. O visual representava a crocância explosiva de BIS. Em 2016 a marca adotou uma nova identidade visual, mais limpa, moderna e com uma nova tipografia de letra.


A tradicional embalagem de BIS também passou por algumas modificações ao longo dos anos. A primeira delas, mais significativa, só aconteceu a partir dos anos de 2000. Primeiro na parte de baixo da caixa (antes era vazia), foram adicionadas ilustrações do produto. E alguns anos depois o plástico que envolve o “estojo” do produto foi modificado. No início um papel celofane, depois um envelope de polietileno e hoje em dia uma flow pack plástica com imagens estilizadas. Além disso, a embalagem de BIS ganhou ação e movimento com a explosão de pequenos pedaços pontiagudos de chocolate, ressaltando a melhor expressão da irresistível crocância de BIS. Mais recentemente essa embalagem adotou um novo design visual mais limpo.


Os slogans 
Bis, feito para dividir. (2016) 
Bis. Experimente o poder. (2014) 
Cutuque suas ideias. (2012) 
Desconfie de todos. (2009) 
Não resistiu? É Bis. (2007) 
Quem come um, pede Bis! (2007) 
Quem pede um pede Bis! (2005) 
Gostou? Pede Bis. (2002)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1942 
● Criador: Lacta 
● Sede (Brasil): São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Mondelēz Brasil Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Liel Miranda (Brasil) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 10 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Chocolates 
● Concorrentes diretos: Kit Kat, Sem Parar, Milka Wafer e Hershey’s Mais 
● Ícones: A embalagem 
● Slogan: Bis, feito para dividir. 

A marca no mundo 
BIS é hoje a marca de chocolates número 1 do mercado brasileiro, com mais de 10% do volume da categoria no total, e líder absoluta do segmento de snacks com mais de 72% de participação. Pessoas entre 25 e 45 anos representam 60% dos consumidores da marca. Produzido na fábrica da empresa em Curitiba (Paraná), o produto é exportado para outros países como Japão, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina, entre outros. 

Você sabia? 
Cada BIS tem 7,5 gramas de peso, e é um biscoito wafer em quatro camadas, recheado e coberto com chocolate Lacta
Supostamente o termo BIS, derivado do latim e que significa “duas vezes”, foi adotado como nome da marca pelo próprio significado, ou seja, um chocolate somente, não é suficiente, tem que comer outro, e mais outro, e mais outro. E o nome do chocolate surgiu ainda nos testes antes do lançamento do produto no mercado. Afinal, todo mundo que experimentava, queria mais um. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Veja e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Folha, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 27/3/2020

7 comentários:

  1. é uma pena que nos mercados de blumenau nao tenha todos sabores do bis, pois o bis de morango fez o maior sucesso e depois sumiu das prateleiras.......

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  2. Livia6:28 AM

    bis limããooo!! mto gostoso

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  3. Não consigo achar o delicioso Bis de Limão.....alguma sugestão?

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    1. Anônimo1:45 PM

      Foi uma edição limitada.

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  4. Adriano Rodrigues9:30 AM

    Não gostei da nova embalagem do bis (não estou falando da caixa do bis, mas da embalagem da unidade do bis). Tiraram a cor vermelha, deixando apenas cinza e azul! Tão sem graça. Só continuo comendo porque é gostoso. Espero que melhorem a embalagem da unidade um dia.

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  5. Existe uma história não oficial sobre o Bis. Quando lançado, ele posto inicialmente na seção de biscoitos e não vendia, estava para ser interrompida produção, fracasso total mas um funcionário da fábrica sugeriu que o Bis fosse colocado na seção de chocolates e foi o último teste que fizeram com o produto e deu certo. A "promoção" do Bis de biscoito para chocolate foi um sucesso e aí sim se tornou tudo o que vocês expuseram. alguém já ouviu essa história?

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  6. Anônimo1:43 PM

    Não entendo de marketing, mas penso que "em time q está ganhando, não se mexe". O mini bis copo era surreal, e vendia mto, daí o que eles fazem?? Retira o produto do mercado, sem sequer dá uma satisfação ao consumidor. Falta de respeito é pouco pra definir minha insatisfação.

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