1.8.06

SEA WORLD

Imagine um local que possua uma mistura de brinquedos emocionantes; shows impecáveis com leões-marinhos, focas, morsas, golfinhos e baleias; atrações que permitam aos visitantes tocar ou alimentar os animais; criaturas marinhas como tubarões, peixes exóticos, moréias e arraias; e tenha como principal estrela uma baleia-assassina chamada SHAMU. Este é o universo do SEAWORLD, maior parque aquático marinho do mundo. A sensação que se tem ao estar dentro do parque é mesma de estar mergulhando em um enorme oceano cheio de vida e criaturas extraordinárias. SEAWORLD é muito mais do que o parque da SHAMU, a baleia que virou mascote e estrela do parque. É uma experiência inesquecível.
-
A história
O parque de vida marinha mais popular do mundo foi inaugurado no dia 21 de março de 1964 na cidade californiana de San Diego, idealizado por 4 colegas de fraternidade da University of California Los Angeles (UCLA): Milton C. Shedd, Ken Norris, David Demont, e o visionário George Millay, conhecido como "the father of the waterpark industry", pois fundou também o Wet'n Wild em 1977 na cidade de Orlando. Com investimento inicial de U$ 1.5 milhões, 45 empregados, alguns golfinhos, leões-marinhos, 6 atrações e dois grandes aquários marinhos espalhados por uma área de 22 acres, o SEAWORLD atraiu mais de 400 mil visitantes em seu primeiro ano, demonstrando a curiosidade e fascínio do público pela vida marinha.
--
--
Dois anos depois surgia o maior ícone do parque, a baleia Orca chamada SHAMU, que se tornou um verdadeiro sucesso e principal ícone do parque. Em 1976, George Millay e seus amigos venderam-no a uma das maiores editoras do país, a Harcourt Brace Jovanovich. A expansão do parque, que havia começado em 1970, com a inauguração de uma segunda unidade na cidade de Aurora, perto da cidade de Cleveland (que atualmente não existe mais), e seguida em 1973 pe inauguração do SEAWORLD em Orlando (o mais famoso dos parques), teve continuidade em 1988 com a inauguração do SEAWORLD de San Antonio (o maior parque de todos) localizado no estado do Texas que custou US$ 170 milhões, e em seu primeiro ano recebeu quase 3 milhões de visitantes. Em 1989, devido ao enorme sucesso dos parques, a cervejaria Anheuser-Busch, produtora da famosa cerveja Budweiser, comprou todas as unidades do SEAWORLD. Mais de 100 milhões de pessoas já exploraram os mistérios do mar com interação animal e excitantes diversões. Recentemente o SEA WORLD anunciou a construção de um quarto parque temático localizado no Dubai.
-
-
As atrações
O SEAWORLD ORLANDO, inaugurado no dia 15 de dezembro de 1973, com a maior coleção de animais marinhos do mundo, ocupando uma área de 175 acres, é o parque mais famoso, possuindo os tradicionais shows com golfinhos, baleias e leões-marinhos, além de atrações fantásticas como:
KRAKEN – Uma suntuosa montanha-russa (cujo nome é inspirado no mítico monstro marinho gigante) extremamente veloz, onde os passageiros vão a uma altura de 45.5 metros e mergulham fazendo sete giros e ficando de cabeça para baixo, com variações da força de gravidade simulando a sensação de desmaio. Tudo isso a uma velocidade de 140km/h. Para aumentar a emoção do passeio os assentos são abertos nas laterais, oferecendo apenas prendedores de ombros como suporte, enquanto o passageiro é arremessado no ar. A montanha-russa foi inaugurada em 1 de junho de 2000.
-
-
JOURNEY TO ATLANTIS – Uma atração que mistura água e montanha-russa com quedas inesperadas, uma delas quase na vertical, de uma altura de 18 metros; guinadas e curvas em alta velocidade, onde 8 passageiros a bordo de um antigo barco de pesca grego são arremessados em uma batalha pela cidade perdida de Atlântida.
-
-
KEY WEST at SEAWORLD – Uma das áreas mais visitadas do parque, é um passeio tropical que apresenta animais dos recifes da Flórida. Espalhadas por 2 hectares a Dolphin Cove e Stingray Lagoon abrigam golfinhos-nariz-de-garrafa e mais de 200 arraias-lixa. Em Turtle Point, vêem-se de uma área de observação subaquática muitas espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção e um deslumbrante recife de coral. Da nesta área ocorre, todas as noites, o Sunset Celebration, um evento colorido e festivo, com música ao vivo e artistas variados.
KEY WEST DOLPHIN FEST – Golfinhos-nariz-de-garrafa do Atlântico e baleias-assassinas apresentam-se com muita velocidade e incrível agilidade nesse show muito bem coreografado. Os animais pulam, giram de costas e brincam com os treinadores, além de interagirem com as pessoas da platéia. O grande destaque do show são os saltos sincronizados sobre uma corda.
CLYDE E SEAMORE TAKE PIRATE ISLAND – No Lion and Otter Stadium, esse engraçado show exibe dois leões-marinhos (chamados Clyde & Seamore), lontras e uma morsa, que, com o treinador caracterizado de pirata, embarcam em uma aventura cheia de trapalhadas. Durante alguns meses do ano (verão e feriados) é apresentado o espetáculo noturno denominado Clyde and Seamore Present Sea Lions Tonight que faz uma paródia aos shows existentes no SEAWORLD.
POLAR EXPEDITION TOUR – Uma explosão educativa de 60 minutos à regiões polares e a uma observação na Penguin Reserach Facility, enquanto a Adventure Express Tour oferece lugares reservados em passeios guiados, com chance de alimentar animais.
MISTIFY – Show de fogos de artifício, apresentado todas as noites na área The Waterfront, criando um fim glorioso para um dia no parque. O show utiliza técnicas de projeção a laser e efeitos especiais avançados para criar fontes de 30 metros de altura, imagens gigantes da vida marinha, chamas que dançam e uma apresentação brilhante de luz no céu e sob a água, tudo acompanhado por uma grande queima de fogos.
SHAMU: CLOSE UP – Esse centro de pesquisa e reprodução realiza estudos de baleias-assassinas como parte dos esforços do SEAWORLD para conscientizar pessoas à respeito dessas poderosas criaturas. Shamu Underwater Viewing mostra ao visitante um hábitat de 26 milhões de litros de água, permitindo observar de perto esses mamíferos.
SHAMU ROCK AMERICA – Música alta saúda dos visitantes que chegam para esse show noturno de rock, realizado no Shamu Stadium. Treinadores e baleias-assassinas apresentam espantosas acrobacias acompanhando a música, repletas de grandes espirros de água salgada e efeitos teatrais.
PACIFIC POINT PRESERVE – Desenhada como uma réplica da costa norte do Pacífico, essa área de 1 hectare, possui praias e afloramentos de rochas, onde os visitantes podem acompanhar as travessuras dos leões-marinhos e focas. Se o visitante quiser alimentá-los poderá comprar peixes que são vendidos por US$ 3.
THE SHAMU ADVENTURE– Fica difícil não exagerar na empolgação de ver uma baleia-assassina irromper da água carregando um dos treinadores no nariz. Neste show, proezas como essa, são complementadas por uma tela gigante de vídeo que mostra o Close-up da ação. O show é apresentado por Jack Hanna, famoso especialista em animais, e mostra orcas realizando giros e saltos acrobáticos. Cinco orcas se revezam na apresentação do espetáculo.
PENGUINS ENCOUNTER (inaugurado em 1983) – Reprodução de regiões polares, onde o terreno fica coberto de neve, com temperatura abaixo de zero, proporcionando ao visitante observar mais de 200 pingüins quatro espécies diferentes que andam gingando e nadam graciosamente nas águas geladas, enquanto papagaios-do-mar brincam por perto. Uma esteira rolante de 35 metros de comprimento atravessa o hábitat e permite aos visitantes uma visão mais próxima dos pássaros.
SHARK ENCOUNTER – Um túnel subaquático cercado por peixes venenosos, barracudas assustadoras, enguias e tubarões. O túnel de 18 metros de extensão é feito de painéis de acrílico, cada um com mais de 2 toneladas, facilitando a observação de perto, mas de forma segura, desses animais perigosos. O programa “Shark Deep”, que faz parte da atração, permite aos visitantes vestirem trajes de mergulhos especiais, snorkel ou oxigênio, e mergulharem em uma gaiola, enquanto mais de 50 tubarões nadam em volta. Esse programa de duas horas de duração, é caro e só permite dois visitantes por vez.
MANATEE RESCUE – Considerada a melhor e mais nova mostra zoológica do país pela American Zoological Association, a atração permite ter uma visão de perto e pessoal dos manatis. Essa exposição muito educativa inclui um filme sobre esses herbívoros tristonhos e atraentes.
BLUE HORIZONS – O poder do mar e a elegância do vôo convergem em um show espetacular que apresenta golfinhos, orcas, aves exóticas e uma equipe de mergulhadores e saltadores de primeira classe.
ODYSSEA – Um show misterioso apresentado no “Nautilus Theater” que leva os visitantes ao fundo do mar com a ajuda de efeitos visuais impressionantes. Apresentando efeitos acrobáticos fascinantes, música dramática e figurino criativo, trata-se de uma das atrações mais populares do parque.
PETS AHOY! – Um show divertido com elenco composto por gatos, cães, aves, porcos, gambás e outros animais, realizando truques e cenas engraçadas. Ao todo são mais de 100 animais exibindo suas habilidades para a platéia. Ao final do show o público tem a oportunidade de conhecer de perto os astros da atração. Quase todos os animais deste show foram resgatados de abrigos públicos.
TROPICAL RAIN FOREST – Localizada em uma belíssima área do parque, contém pássaros exóticos, árvores e vegetação exuberante recriando uma autêntica floresta tropical.
FUSION – Fantástica apresentação de esportes aquáticos localizada no “Atlantis Bayside Stadium”. Este show é sazonal, sendo apresentado no verão e durante os feriados americanos.
THE WATERFRONT at SEAWORLD – Um lugar excelente para jantar, se divertir e fazer compras, em uma área de 2 hectares, que oferece produtos e comidas do mundo todo. O visitante pode escolher entre 9 restaurantes, desde os que oferecem serviços completos até as lanchonetes. Entre eles estão o Voyagers Wood Fired Pizza (restaurante com deliciosas pizzas, sanduíches fantásticos, salmão grelhado, frango, massas e muito mais); The Seafire Inn (restaurante com grande variedade de opções como pratos refinados, saladas e sanduíches); Maka Hiri Luau (uma celebração noturna com muita música, dança e culinária típica das ilhas do Pacífico); SandBar (um pub que serve sushi e martinis); e o The Spice Mill (com cozinha internacional). O restaurante Dine with Shamu, localizado no Shamu Stadium, permite que os visitantes comam junto às baleias-assassinas, ao passo que, no restaurante Sharks Underwater Grill, os clientes saboreiam comida típica da Flórida a alguns centímetros de tubarões. As lojas dessa área incluem a Allura’s Treasure Trove (onde crianças podem desenhar os próprios bonecos de porcelana), Under The Sun (que oferece bugigangas e itens para colecionar) e o Shamu’s Emporium (oferecendo um bom sortimento de suvenires de bichos de pelúcia e lembranças da simpática Shamu).
WILD ARCTIC (inaugurado em 1997) – Uma viagem muito realista ao Pólo-Norte, em um vôo simulado de helicóptero, atravessando nevascas e avalanches, que leva os visitantes a uma longínqua estação de pesquisa denominada “Base Station Wild Arctic”. Ao fim do vôo o visitante mergulha na exploração da paisagem gelada, conhecendo a população de animais da região como morsas gigantes, focas, baleias belugas e dois ursos polares (chamados Snow e Klondike).
-
-
MANTA (inaugurada no dia 22 de maio de 2009) - A nova montanha-russa, que atinge altura máxima de 42 metros e velocidade de até 90 km/h, realmente promete uma experiência única aos visitantes: a possibilidade de “voar” (na posição horizontal) sobre uma lagoa (184 milhões de galões de água) repleta de arraias, animal misterioso e elegante que ao nadar, bate delicadamente suas nadadeiras em forma de asas, e outros animais marinhos de 60 espécies diferentes como dragões marinhos, cavalos marinhos e 2.500 peixes. Com o objetivo de envolver ainda mais os visitantes, a atração contém ainda uma espécie de vilarejo - e uma caverna - onde se sobressaim trabalhos artísticos que prestam homenagem a estas criaturas tão interessantes. Ainda é possível apreciar mais 300 arraias, centenas de peixes e também criaturas misteriosas encontradas nos oceanos. A atração conta também com elaborada iluminação, efeitos sonoros, fontes, enfim, inúmeros aportes que buscam capturar a atenção dos visitantes, mesmo daqueles que não apreciam experiências mais fortes como montanhas-russas.
-
-
Existem ainda outras atrações menores como o SHAMU’S HAPPY HARBOR (uma área de 1.2 hectares para crianças menores brincarem), a DOLPHIN NURSEY (uma área de observação das mamães golfinhos e seus filhotes onde funcionários do parque estão a disposição para tirar dúvidas sobre os animais) e o CLYSDESDALE HAMLET (lar dos famosos cavalos da cerveja Budweiser).
-
-
As estrelas
Shamu
é o nome da baleia orça símbolo do parque de diversões SEAWORLD. Na realidade é um nome-padrão para todas as orcas em idade de se apresentarem e adestradas para realizarem shows aquáticos junto aos seus treinadores. A primeira delas, uma fêmea, foi capturada em Puget Sound em 1965, e morreu em 23 de agosto de 1971. O primeiro Baby Shamu, nascido em 26 de setembro de 1985, chamado Kalina, foi o primeiro filhote de orca a sobreviver em cativeiro (dez filhotes de orca já haviam nascido em cativeiro antes de 1985, porém, cinco eram natimortos, e os outros cinco morreram em menos de 2 meses). O primeiro Grandbaby Shamu (neto Shamu), um macho chamado Keet, nasceu em fevereiro de 1993 e o primeiro Great Grandbaby Shamu (bisneto Shamu), uma fêmea chamada Kalia, nasceu em 21 de dezembro de 2004. A primeira cria de pais nascidos em cativeiro a ter sucesso foi Halyn, uma fêmea nascida em 9 de outubro de 2005. Atualmente o SEAWORLD mantém 22 orcas em seus três parques. Sete orcas vivem no parque de San Diego: Corky, Kasatka, Ulises, Orkid, Sumar, Nakai e Kalia. Nove delas vivem em Orlando: Katina, Kalina, Tilikum, Taima, Takara, Kayla, Trua, Nalani e Malia. E outras cinco orcas vivem em San Antonio: Kyuquot, Keet, Unna, Tuar e Halyn. O parque SEAWORLD detém as marcas comerciais sobre os nomes Shamu, Namu, Ramu e Kandu.
-

-
No dia 25 de fevereiro de 2010, a experiente treinadora Dawn Brancheau, de 40 anos, morreu durante um show aparentemente atacada pela orca Tilikum, que ironicamente significa “amigo” na língua dos índios Chinook. O acidente ocorreu quando o espetáculo noturno estava acabando e parte do público havia ficado para ver os animais e os treinadores. Segundo relatos de testemunhas, a treinadora estava em uma plataforma, massageando a orca, quando de repente o animal se lançou no tanque e começou a nadar com a treinadora no tanque. O animal envolvido no ataque era um enorme macho, que já havia se envolido em outros dois incidentes antes: a morte de uma treinadora que perdeu o equilíbrio e caiu em seu tanque, em 1991, no aquário Sealand of the Pacific, no Canadá; e na morte de um homem, em 1999, que supostamente burlou a segurança do SEA WORLD para ficar após o fechamento do local e apareceu morto no tanque do cetáceo.
-
-

Os espetáculos
O show da SHAMU é o mais popular dos parques. A orça símbolo do SEAWORLD se apresenta cerca de 6 vezes ao dia, em apresentações de 20 minutos cada. Os pontos máximos de sua apresentação são suas manobras e seu relacionamento com os treinadores. Antes dos espetáculos, as pessoas sentadas nas primeiras 14 fileiras do estádio onde é realizado o show são avisadas do perigo de se molharem, com uma água nada quente (o tanque é mantido em uma temperatura de 13 ºC). O show estrelado por Shamu foi recentemente alterado nos parques do SEAWORLD em Orlando e San Diego. O novo show, chamado Believe (Acredite), é mais espiritual, envolvendo a participação da platéia e uma trilha sonora mais emocional. O show tem como tema um vídeo, apresentado no início, de um garoto que sonha em se tornar um treinador de orcas, inspirado por Shamu. O espetáculo envolve múltiplas câmeras espalhadas por todo o estádio, e videoclipes que misturam as imagens de Shamu àquelas dos próprios espectadores. No parque de San Antonio, há duas versões para o show de Shamu.
-

-
O primeiro, apresentado durante o dia, é similar ao espetáculo Believe dos outros parques. A última apresentação do dia é chamada Shamu Rocks Texas, mais suave, começando com um concurso de dança, incentivando a platéia a participar do show. O vencedor, freqüentemente uma criança ou um idoso, é presenteado com um boneco de pelúcia da famosa mascote. Os treinadores dão o toque ao espetáculo, alimentando, nadando e montando sobre as orcas. O show acaba com um vídeo-tributo ao estado do Texas e às Forças Armadas dos Estados Unidos, muito provavelmente pela proximidade do parque a três bases da Força Aérea.
-

SHAMU STADIUM

-
O lado sério
O parque oferece uma plataforma para realização de programas de educação, pesquisa e preservação. Através do HUBBS-SEAWORLD RESEARCH INSTITUTE, sem fins lucrativos, o parque é responsável por pesquisas, resgates e reabilitações de animais marinhos. A equipe de resgate de animais do SEAWORLD fica disponível 24 horas por dia e já ajudou milhares de golfinhos, manatis, baleias e tartarugas doentes ou machucadas. O programa de resgate do parque é o maior do mundo. Os animais são cuidados e, se preciso, operados no moderno centro de reabilitação. Os que se recuperam são devolvidos a natureza. Além disso, o SEAWORLD realiza diversos passeios educativos como o “Saving a Species”, que permite ao visitante ter um vislumbre de seus programas de preservação.
-

--
Outros negócios
O SEAWORLD é proprietário também do parque Discovery Cove, um lindo refúgio tropical com parias de águas cristalinas, muita tranquiliade e uma natureza exuberante ao seu redor, onde o visitante pode interagir com os animais, nadar com o golfinho, dar comida na boca dos pássaros, explorar cavernas e muito mais. Outro empreendimento, inaugurado no dia 1 de março de 2008, é o parque AQUATICA by SEAWORLD. Localizado no coração de Orlando em frente ao próprio SEAWORLD, será ambientado seguindo o estilo de construções e inspirado na natureza encontrada nas ilhas dos mares do Sul, combinando a possibilidade de se estar perto dos animais, águas tranqüilas e turbulentas, brinquedos e tobo-águas, e áreas de relaxamento com piscinas moldadas como "praias". Animais excêntricos inspirados pela cultura maori, da Nova Zelândia, serão os ícones do parque e vão enfeitar totens, fontes interativas e as estruturas coloridas do parque. Uma combinação de mais de 2.500 tipos diferentes de árvores, incluindo espécies de vegetação encontradas no Chile, no Brasil e na Austrália, e animais como golfinhos de Commerson, araras e peixes coloridos, tamanduás e iguanas, criaram um ambiente único.
-

-
A evolução visual
O tradicional logotipo do SEAWORLD passou por uma enorme reformulação visual em 1998, tornando-o mais moderno e atraente aos olhos do público.
-

-
Os slogans
Where Worlds Connect. (corporativo)
As real as it gets. (Sea World Orlando)
See the Shamu. (Sea World San Antonio)
Below The Surface, Above The Waves. (Sea World San Diego)

Make contact with another world.
Taking you where you've never been before.
-
-
Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação: 21 de março de 1964
● Fundador:
George Millay, Milton C. Shedd, Ken Norris e David Demont
● Sede mundial: Orlando, Flórida
● Proprietário da marca: SeaWorld Parks & Entertainment
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: Jim Atchison
● Gerente-geral: Dan Brown (Orlando)
● Faturamento: US$ 1.1 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Visitantes:
12 milhões/ano (2009)
● Parques temáticos: 3
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos)
● Funcionários: 26.000
● Segmento:
Entretenimento
● Principais produtos: Parques temáticos com shows com animais aquáticos e montanhas-russas
● Outros negócios:
Os parques Discovery Cove e Aquatica
● Ícones: A orca Shamu e seus shows com animais aquáticos
● Slogan: Where Worlds Connect.
● Website:
www.seaworld.com
-
A marca no mundo
O SEAWORLD possui hoje em dia três parques localizados em San Diego (Califórnia), Orlando (Flórida) e San Antonio (Texas). Os três parques recebem anualmente mais de 12 milhões de visitantes. Somente o parque de Orlando recebeu 5.8 milhões de visitantes em 2009. É considerado o maior zoológico de répteis, peixes e mamíferos do mundo. Sua atuação é baseada em quatro propostas básicas: preservação das espécies, pesquisa, educação e entretenimento.
-
Você sabia?
A Southwest Airlines, companhia aérea oficial do SEAWORLD, possui três aviões Boeing 737 pintados com um visual de baleia-assassina para divulgar o parque temático.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e o site Viajando para Orlando.
-
Última atualização em 23/8/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário