Por mais de 170 anos os produtos da tradicional marca francesa LU são sinônimo de biscoitos refinados, elegantes e saborosos. As deliciosas guloseimas, que acompanham gerações de famílias, são companhias indispensáveis nos chás, cafés da manhã e lanches escolares na Europa e em muitas outras partes do mundo.
A história
A tradicional marca francesa LU foi fundada em 1846 por um padeiro, Jean-Romain Lefèvre, e sua mulher, Pauline-Isabelle Utile, como um pequeno estabelecimento alimentício que inicialmente embalava biscoitos para a britânica Huntley & Palmers, na charmosa cidade de Nantes. Foi somente em 1885 que a primeira grande fábrica da empresa foi construída. O primeiro produto fabricado exclusivamente pela empresa foi a “Petit Beurre”, deliciosos biscoitinhos a base de manteiga, açúcar, farinha e leite, lançados no mercado em 1886. O design do biscoito se tornaria ícone da marca: quadrado (7cm x 7cm) e com exatos 52 dentes nas bordas (que representam a 52 semanas do ano). Esses deliciosos biscoitos rapidamente se transformaram em um enorme sucesso, sinônimo de nutrição e equilíbrio. O nome LU foi formado pelas duas letras iniciais de Lefèvre-Utile, razão social adotada pela empresa em 1860, e utilizado nas embalagens dos produtos somente em 1897. Foi nesta época que a empresa contratou o famoso artista Firmin Bouisset para criar uma série de cartazes para os biscoitos que fabricava, surgindo assim o famoso símbolo da marca conhecido como “Little Schoolboy” ou “Le Petit Écolier” (um pequeno menino vestido com uniforme escolar segurando uma cesta de biscoitos).
Em 1905 a LU lançou outra novidade: Paille d’Or, pequenos biscoitos crocantes inspirados em um fardo de palha e recheados com geleia de framboesa. Os deliciosos e sempre fresquinhos biscoitos não demoraram muito para fazer sucesso, ganhando fama de finas iguarias pelos ingredientes de alta qualidade utilizados em sua fabricação, fazendo com que em 1913 a LU já fosse a maior processadora de alimentos da região de Nantes. Depois de períodos difíceis em virtude da Segunda Guerra Mundial, em 1948 a empresa lançou no mercado os biscoitos redondos de trigo integral e recheados com chocolate PRINCE, que rapidamente se tornaram os preferidos das crianças. Além disso, a marca também inovou ao substituir as tradicionais latas por embalagens mais modernas que mostravam a fotografia de seus biscoitos. Depois de um período de expansão pelo continente europeu, os biscoitos da marca foram introduzidos no mercado americano em 1954. A renovação da embalagem e a criação do logotipo com as letras LU alongadas como conhecemos hoje aconteceu pouco depois pelas mãos de Raymond Loewy, considerado por muitos o pai do desenho industrial.
Em 1978 a marca LU se tornou a terceira maior em seu segmento no mundo. Na década seguinte, em 1986, a empresa foi adquirida pela poderosa Danone, ganhando força em todos os mercados que o gigante francês operava. Em 1994 ocorreu o lançamento da Petit Beurre de bolso, uma embalagem que continha 12 pacotes com três biscoitos cada um, tornando o produto ideal para ser consumido a qualquer hora, em qualquer lugar. Nos anos seguintes a linha de produto foi ampliada com os lançamentos da LU Taillefine (agora conhecida como LU BelVita), uma linha de bolachas ricas em ômega 3 que surgiu em 1998; LU Petit Déjeuner (1998), bolachas ricas em cereais, ideais para o café da manhã; LU Lulu L’Ourson (1999), pequenos biscoitos amanteigados no formato de ursinhos direcionados às crianças; e a Petit Beurre ao Leite (2001), incluindo os sabores chocolate e coco (2004).
Em novembro de 2007 a poderosa empresa americana Kraft Foods (agora Mondelēz International), então maior fabricante mundial de bolachas, pagou aproximadamente US$ 7.2 bilhões pela unidade de biscoitos da Danone, que incluía as marcas LU, Prince e Tuc, visando uma presença mais forte na Europa e em mercados emergentes, especialmente na China, Rússia, Polônia, Indonésia e Malásia. Para ter noção da força da marca LU (então com 36 fábricas em 20 países) e do tamanho do negócio que a americana Kraft Foods comprou na época, no ano anterior ela representou 16% das vendas totais da Danone. Em 2011, no mercado francês, a tradicional marca ganhou nova identidade visual, além de novas e modernas embalagens. Em 2016, a LU comemorou o seu 170º aniversário e lançou a linha LU GRANOLA, nas variedades Brownie e Large Bar (ambos cobertos com chocolate), que fizeram enorme sucesso.
Atualmente as bolachas LU são encontradas em mais de 20 variedades deliciosas, entre as quais: a clássica Petit Beurre (biscoito amanteigado); Le Petit Écolier (criado em 1983 é um biscoito de manteiga com um dos lados cobertos por chocolate, encontrado nas variedades Chocolate, Chocolate Branco, Chocolate Amargo e Extra Amargo); Langue de Chat (pequenas bolachas compridas de baunilha); Mikado (lançados na década de 1980, são palitinhos crocantes de biscoitos cobertos de chocolate); Pim’s (lançadas em 1970, são bolachas recheadas com laranja ou raspberry e cobertas com chocolate); Digestive (bolacha feita de manteiga recoberta com chocolate); Le Fondant (bolacha wafer recheada com chocolate); Noir Extrême (bolacha coberta com chocolate 70% cacau); Créme Oulée (bastões de massa folheada recheados de chocolate); Rich Tea (biscoitos com leve sabor de frutas, como morango, ideal para acompanhar chás); Cracotte (biscoitos de grãos crocantes e macios, ótimos para o café da manhã ou lanches) e Pepito (combinação perfeita, meio biscoito e meio chocolate ao leite).
A evolução visual
O primeiro logotipo da marca que continha as iniciais LU surgiu em 1897, criado por Alfons Mucha. Foi somente em 1957 que a marca ganhou o tradicional logotipo com as iniciais LU alongadas (em branco) sob um fundo vermelho, criado pelo designer americano Raymond Loewy. Em 1984 sofreu uma pequena alteração, ganhando um detalhe amarelo na parte inferior do fundo vermelho. Em 2011 a marca ganhou uma nova identidade visual: o fundo vermelho ganhou um formato irregular, as iniciais ganharam um discreto efeito de sombra e foi inserida a frase “créateur de biscuits depuis 1846”.
Os slogans
La Vie en LU. (2017)
Let’s open the field of possibilities. (2011)
A chic little biscuit.
What is better than one Petit Beurre LU?...Two Petit Beurre LU!
Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1846
● Fundador: Jean-Romain Lefèvre e Pauline-Isabelle Utile
● Sede mundial: Nantes, França
● Proprietário da marca: Mondelēz International Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO: Dirk van de Put
● Faturamento: €2 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Não
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Biscoitos e bolachas
● Ícones: O biscoito Le Petit Beurre
● Ícones: La Vie en LU.
● Website: www.lu.fr
A marca no mundo
Os produtos com a marca LU são vendidos em mais de 100 países ao redor do mundo, com faturamento anual de aproximadamente €2 bilhões. A marca possui forte presença na França, (seu maior mercado, onde está presente em mais de 420.000 pontos de venda), Itália, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Polônia e outros países europeus.
Você sabia?
● Diariamente, somente na França, são vendidos mais de 2 milhões de pacotes da marca LU. No mundo são 25 pacotes de biscoitos consumidos por segundo.
● A atriz francesa Sarah Bernhardt, conhecida como “The Divine Sarah”, foi a responsável por criar um dos mais famosos slogans da marca: “What is better than one Petit Beurre LU?...Two Petit Beurre LU!”.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 2/3/2018
E também andam a vender bolachas fora de prazo. A embalagem exterior menciona 02.2008 e as embalagens interiores mencionam 08.2007.
ResponderExcluirmuito bacana mesmo este artigo...
ResponderExcluirO biscoito Prince é muito bom, pena que ainda não tem no Brasil...
ResponderExcluirNunca tem nads que preste no Brasil
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