5.9.06

AIR CANADA


Com voos diários partindo de Toronto para Honolulu, Londres, Los Angeles, Paris, Munique, Frankfurt, Amsterdã, Tel Aviv, Barbados, México, Taipei, Hong Kong, Beijing, Nagóia, Tóquio, Osaka, Seul, entre outros destinos, a AIR CANADA se tornou uma das maiores e mais respeitadas companhias aéreas do mundo, sempre preocupada com o atendimento, serviços e principalmente a segurança de seus milhões de passageiros. 

A história 
Tudo começou no dia 11 de abril de 1937 com a fundação da TCA (abreviação de Trans-Canada Airlines), depois que o governo canadense determinou a criação de uma empresa aérea, subsidiária da companhia ferroviária estatal Canadian National Railway. Isto porque, o recém-inaugurado Departamento de Transporte do Governo Canadense, sob o comando do ministro C.D. Howe, achou necessário criar uma companhia aérea estatal para ligar as cidades entre a costa leste e oeste do país. Com investimento de US$ 5 milhões, o governo comprou três aeronaves e contratou executivos experientes com passagens pelas americanas United Airlines e American Airlines para administrar a TCA. A nova companhia aérea, com sede na cidade de Winnipeg, iniciou suas atividades no dia 1 de setembro de 1937 realizando um voo de 50 minutos entre as cidades de Vancouver e Seattle nos Estados Unidos, transportando dois passageiros e malotes de correio dentro de uma aeronave Lockheed Electra (imagem abaixo). Uma curiosidade: a passagem somente de ida custou US$ 7.90.


Somente em julho do ano seguinte, a companhia aérea contratou seus primeiros comissários de bordo. Ainda em 1938, a TCA foi a primeira companhia aérea a equipar sua frota com bicos de degelo de álcool para remover o gelo que se acumula no pára-brisa em alta altitude. Pouco depois, em 1939, foi realizado o primeiro voo transcontinental, entre Vancouver e Montreal e, em 1943, o primeiro voo através do Atlântico Norte, como parte dos esforços de guerra canadense, entre as cidades de Montreal e Prestwick na Escócia. No final desta década, em 1949, a sede da companhia aérea foi transferida para a cidade de Montreal. Em julho do ano seguinte a TCA comemorou o embarque de seu passageiro de número 3 milhões. No dia 1 de abril de 1955, a TCA se tornou a primeira operadora na América do Norte de uma aeronave turbo-hélice, com a introdução dos aviões Vickers Viscount 700 na rota entre a cidade de Montreal e Winnipeg. Ainda em 1955, a equipe de operações técnicas mudou os padrões da indústria novamente ao instalar freios antideslizantes em várias aeronaves Viscount. A partir de então os pilotos podiam finalmente posar em pista cheias de água ou gelo. Cinco anos depois, a empresa aérea ingressou na era do jato, com a integração em sua frota das primeiras aeronaves Douglas DC-8-40.


A década de 1960 foi repleta de novidades: primeiro, no dia 1 de janeiro de 1965, a empresa aérea assumiu oficialmente o nome de AIR CANADA, época em que se tornou a maior companhia aérea do Canadá; e no ano seguinte, se transformou na primeira empresa do continente a realizar voos para a União Soviética. A companhia aérea se tornou independente da Canadian National Railway em 1978, iniciando suas atividades como uma empresa estatal independente. Ainda este ano, Judy Cameron se tornou a primeira mulher piloto da companhia. Nos anos de 1980, a AIR CANADA cresceu através de aquisições de pequenas companhias aéreas canadenses, ampliou suas rotas e comprou novos e modernos aviões. Foi nesta década que a marca lançou uma campanha publicitária de enorme sucesso com o lema: “And since Canada is our home, We can show you a Canada you’ve never known Yes we can, Air Canada, yes - we - can!” (algo como “E como o Canadá é nosso lar, nós podemos lhe mostrar um Canadá que você nunca conheceu. Sim, nós podemos. Air Canada, sim nós podemos!”).


Além disso, em 1984, a companhia introduziu no mercado o Aeroplan®, reconhecido como um dos melhores programas de fidelidade da indústria aérea por muitos anos. No final desta década, em 1988, foi concluído o processo de privatização da AIR CANADA e a consolidação como principal empresa aérea canadense. Em 1995, quando foi assinado o acordo de Open-Skies com os Estados Unidos, a AIR CANADA aproveitou para aumentar consideravelmente o número de voos entre os dois países, ganhando ainda mais mercado. No dia 14 de maio de 1997, a AIR CANADA, juntamente com a Lufthansa, a Scandinavian Airlines, Thai Airways e United Airlines, fundou a aliança global Star Alliance™. Com isso, sua participação no mercado internacional, no qual era especialmente forte no Atlântico Norte foi substancialmente aumentada.


Em 1999, por iniciativa do governo canadense, a aviação foi parcialmente desregulamentada, permitindo a consolidação de algumas empresas. Com isso, a AIR CANADA não demorou muito para apresentar uma proposta de compra da Canadian Airlines, que há anos acumulava resultados negativos. Os controladores da Canadian Airlines, sem alternativa, tiveram de vender a empresa para a AIR CANADA no mês de janeiro de 2000. Esta aquisição foi fundamental para a sobrevivência da própria AIR CANADA, pois aumentou sensivelmente sua presença no mercado asiático, historicamente melhor servido pela ex-rival, e no front doméstico, onde a companhia aérea se tornou um gigante de proporções quase monopolísticas. A AIR CANADA passou por severas dificuldades financeiras após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, entrou em concordata e se recuperou somente a partir de 2004. No ano seguinte lançou sistemas de entretenimento de assentos pessoais, que significavam horas de filmes, programas de TV, programação de áudio e jogos para cada passageiro. Para celebrar a nova fase, a companhia aérea contratou a cantora Celine Dion para ser garota-propaganda da marca. Ao comemorar 70 anos de atividades em 2006, a AIR CANADA transportou 34 milhões de passageiros.


Em 2010 a AIR CANADA começou a desenvolver seu programa de investimentos com um capital de US$ 10 bilhões, que foi direcionado para melhorar ainda mais a experiência de viagem de seus clientes. As iniciativas focadas no cliente incluíram: expansão da rede global, que conecta seus hubs canadenses a 95 cidades da Europa, Oriente Médio, África, Ásia, Austrália, Caribe, México, América Central e América do Sul; um programa de renovação da frota que introduziu o Boeing 777s e o Boeing 787 Dreamliner de última geração, além das novas aeronaves Boeing 737MAX em 2017; renovação do interior das cabines da frota de longo alcance, incluindo a introdução do primeiro assento da Business Class que reclina totalmente e a primeira cabine Premium Economy da América do Norte; novos Maple Leaf Lounges internacionais, domésticos e nos Estados Unidos; e comodidades a bordo, como os pratos assinados pelo célebre chef canadense David Hawksworth, juntamente com os vinhos indicados pela sommelier Veronique Rivest, complementam as facilidades, que incluem ainda conexão Wi-Fi em voos por toda a América do Norte e o Sistema de Entretenimento de Bordo individual, que disponibiliza centenas de horas de conteúdo audiovisual digital gratuito.


No mês de dezembro de 2012 a empresa criou a AIR CANADA ROUGE, uma companhia aérea low-cost (de baixo custo), depois de duas tentativas de pouco sucesso no passado (com a Tango e a Zip), que entrou em operação no dia 1 de julho de 2013 inicialmente realizando voos de Toronto e Montreal para Cuba, República Dominicana, Costa Rica e Jamaica, além de Veneza, na Itália, e Edimburgo, na Escócia, e ligações sazonais para a Grécia. Em 2016 a AIR CANADA incrementou significativamente a sua presença global com o lançamento de 28 novas rotas, incluindo 15 novas rotas internacionais e 12 entre a fronteira com os Estados Unidos. Com novos serviços para o Marrocos, a companhia aérea ingressou para o seleto grupo das transportadoras globais que atendem os seis continentes. Em 2017, a AIR CANADA foi eleita como a Melhor Companhia Aérea da América do Norte pelo Skytrax World Airline Awards, que aconteceu durante o International Air Show de Paris. Em oito anos esta é a sexta vez que a empresa canadense foi escolhida como a melhor companhia aérea da América do Norte. Além disso, anunciou a decisão de lançar seu próprio programa de milhagens em 2020, logo após expirar o seu acordo comercial com a Aimia, operadora do Aeroplan.


O pioneirismo 
1958 
A AIR CANADA foi a primeira companhia aérea do mundo a instalar um sistema de gravação na cabine da aeronave, que mais tarde viria a ser batizado pela indústria de “Caixa Preta”. 
Introdução da tecnologia de rastreamento de radar, o que significou que os pilotos podiam evitar distúrbios climáticos, como fortes turbulências e ventos. 
1963 
Primeira empresa aérea do mundo a instalar o sistema automatizado de reservas, batizado de ReserVec
1965 
Primeira companhia aérea a instalar passagens cobertas que ligavam terminais e aeronaves. 
1990 
Primeira empresa aérea do mundo a instituir em seus aviões a política de proibição de fumar nos voos da América do Norte para a Europa. A AIR CANADA já havia sido pioneira em 1971 ao instalar seções não fumantes. 
Primeira empresa aérea do mundo a operar o Airbus A320. Foi a primeira aeronave civil equipada com um sistema de controle digital de piloto automático. 
1995 
O bilhete eletrônico faz sua estréia no Canadá em 7 de dezembro, quando a companhia aérea começa a testar o serviço em rotas selecionadas. 
1997 
Em 22 de fevereiro foi a primeira companhia aérea no Canadá a oferecer descontos por email com o lançamento do webSaver. 
1999 
Primeira empresa aérea canadense a instituir o Chek-In Express através de quiosques instalados em aeroportos. 
2000 
Primeira empresa aérea comercial do mundo a oferecer a seus passageiros em voo a possibilidade de mandar e receber emails, além de navegar na internet. 
2006 
Em outubro, a AIR CANADA faz história tornando-se a primeira companhia aérea da América do Norte a introduzir poltronas-cama em toda classe executiva. 
2009 
A companhia aérea se tornou a primeira na América do Norte a lançar aplicativos para obter informações sobre voos, acompanhar as mudanças do itinerário e, o melhor de tudo, armazenar o cartão de embarque eletrônico.


A evolução visual 
O logotipo da AIR CANADA passou por inúmeras modificações ao longo dos anos. Inicialmente batizada de TCA, o logotipo original da marca era representado por uma Maple Leaf (Folha de Plátano), um dos principais símbolos do país desde 1700. A primeira modificação ocorreria em 1945 com a apresentação de um novo design da tradicional folha. Em 1965, com a adoção oficial do nome AIR CANADA, um novo logotipo foi apresentado: a folha ganhou novo visual com um círculo vermelho em volta e o nome da marca acima. Em 1987 esse logotipo foi remodelado e o nome AIR CANADA ganhou novo posicionamento (abaixo do símbolo).


Em 1994 o logotipo se tornou totalmente vermelho com o nome da marca posicionado ao lado esquerdo da folha vermelha de três pontas. Já em 2005 a mudança ocorreu em relação à tipografia de letra. No início de 2017, como comemoração dos 80 anos da companhia aérea, foi apresentado um novo logotipo: o nome passou a ser escrito em preto e posicionado do lado direito da folha.


A marca também apresentou em 2017 uma nova pintura para seus aviões e novos uniformes da tripulação (criados pelo designer canadense Christopher Bates), além de melhorar o padrão das cabines e os produtos oferecidos a bordo. O novo esquema de cores das aeronaves é futurista e ao mesmo tempo remete ao projeto anterior, de 1992. O novo visual destaca a icônica folha de maple em um círculo, ou “rondelle”, que retorna à cauda após uma ausência de 24 anos. Os aviões abandonaram o tom azul claro e detalhes vermelhos. Agora, todas as aeronaves passam a contar com branco e preto, além de um novo logotipo e a tradicional folha reestilizada.


Confira abaixo a evolução da pintura da cauda de suas aeronaves, desde 1937.


Os slogans 
Your World Awaits. (2014) 
Tout Un Monde Vous Attend. (2014, francês) 
Go Far. (2009) 
The freedom to fly your own way. (2008) 
Air Canada. Defy obstacles. (2005) 
Enjoy the ride. (2004) 
More flights. More choice. More Canada. (2000) 
World class, worldwide. (1985) 
Yes, we can. (anos de 1980)


Dados corporativos 
● Origem: Canadá 
● Lançamento: 1 de setembro de 1937 
● Fundador: Governo canadense 
● Sede mundial: Montreal, Canadá 
● Proprietário da marca: ACE Aviation Holdings Inc. 
● Capital aberto: Sim 
● Chairman: Vagn Sørensen 
● CEO & Presidente: Calin Rovinescu 
● Faturamento: US$ 14.6 bilhões (2016) 
● Lucro: US$ 876 milhões (2016) 
● Valor de mercado: US$ 5.57 bilhões (outubro/2017) 
● Frota: 350 aviões 
● Destinos: 200 
● Passageiros transportados: 45 milhões (2016) 
● Presença global: 70 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 30.000 
● Segmento: Aviação 
● Principais produtos: Aviação comercial, regional e cargueira 
● Slogan: Your World Awaits. 
● Website: www.aircanada.com.br 

A marca no mundo 
A AIR CANADA é a maior companhia aérea nacional e internacional do Canadá, que atende a mais de 200 aeroportos em seis continentes. A empresa está entre as 20 maiores companhias aéreas do mundo e, em 2016, transportou aproximadamente 45 milhões de clientes, juntamente com as parceiras regionais. A companhia aérea oferece serviços regulares de passageiros diretamente para 64 aeroportos no Canadá, 57 nos Estados Unidos e 91 na Europa, Oriente Médio, África, Ásia, Austrália, Caribe, México, América Central e América do Sul. No Brasil, a companhia mantém a conexão diária entre Toronto e São Paulo (Aeroporto de Guarulhos), realizada com um Boeing 787. Juntamente com suas subsidiárias regionais, a Air Canada Rouge e a Air Canada Express, são realizados 1.580 voos diariamente. Somente a AIR CANADA tem uma moderna frota de 170 aeronaves. Juntamente com suas subsidiárias, a frota é superior a 350 aviões. A empresa ainda é proprietária da agência AIR CANADA VACATIONS, que comercializa pacotes das férias para 90 destinos do mundo através da companhia aérea; da AIR CANADA CARGO (criada em 1948 para o transporte de cargas); e da AIR CANADA JETZ (criada em 2001), uma empresa aérea de voos charter especializada em transportar executivos, equipes esportivas e celebridades. 

Você sabia? 
O principal centro de operações (chamado em inglês de HUB) da AIR CANADA é o Aeroporto Internacional Pearson Toronto, em Mississauga, Ontário, enquanto a sede da empresa está localizada em Montreal, Quebec. 
A AIR CANADA é a única operadora de rede internacional na América do Norte a receber quatro estrelas, de acordo com a empresa de pesquisa independente Skytrax, do Reino Unido. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 27/10/2017

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