5.9.06

KYOCERA

A KYOCERA sempre perseguiu sonhos sem limites e aceitando com ousadia os desafios se tornou em pouco mais de meio século uma empresa global altamente diversificada, produzindo desde componentes eletrônicos, telefones celulares, impressoras, painéis solares até facas de cozinha feitas de cerâmica avançada.
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A história
A história começou exatamente no dia 1 de abril de 1959, quando 28 jovens amigos comandados por Kazuo Inamori, e decididos a ganhar dinheiro, fundaram uma pequena fábrica de componentes feitos de cerâmica, peças a serem usadas em parte de componentes eletrônicos, no subúrbio da cidade de Kyoto no Japão. Os jovens resolveram batizar o novo negócio de KYOCERA, acrônimo formado pelo nome completo da empresa: KYOTO CERAMIC. O primeiro produto da nova empresa foi um isolador de cerâmica em forma de U (conhecido como Kelcima) para utilização nos primeiros tubos de imagem de televisão. No ano seguinte, a empresa inaugurou um escritório na capital japonesa, deixando muito claro os planos de expansão por todo o país. E a empresa realmente começou fazendo sucesso e conseguindo bastante retorno comercial, incluindo exportações para alguns países do mundo. Isto culminou com a inauguração de um escritório de representação no estado da Califórnia nos Estados Unidos em 1968. No início da próxima década, a KYOCERA continuou sua expansão internacional com a instalação de uma subsidiária européia na Alemanha e o início da produção de cerâmica nos Estados Unidos.
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Nos anos seguintes, combinando a cerâmica avançada com metais e plásticos, e a integração deles com outras tecnologias, a KYOCERA se tornou um dos principais fornecedores de sistemas para a geração de energia solar, equipamentos de telecomunicações, componentes eletrônicos e para semicondutores, impressoras laser, copiadoras e produtos de cerâmica fina como facas de cozinha (que começaram a serem produzidas na década de 70). A partir da década de 80, a empresa começou a transformar o dinheiro que entrava em seu caixa devido a comercialização da cerâmica em capital para investir no então crescente segmento de produtos eletrônicos, introduzindo no mercado americano um notebook com tela LCD e modem telefônico. Essa estratégia foi tão acertada que em pouco tempo, a KYOCERA comprou uma de suas concorrentes, a tradicional fabricante de máquinas fotográficas Yashica, no ano de 1983.
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Nesta década a KYOCERA começou a produzir diversos aparelhos eletrônicos como tocadores de CD. Os anos 90 foram marcados pelo maciço investimento na aérea de painéis solares, segmento em que a empresa se tornou uma importante produtora. No ano de 2000, a empresa adquiriu a produtora de fotocopiadoras Mita, criando assim a subsidiária KYOCERA MITA, que iniciou uma reestruturação global acelerando a convergência dos sistemas de tratamento de documentos em rede. Desde 2004, a KYOCERA apóia a luta contra o câncer de mama, doando uma parcela dos lucros com a venda de facas de cerâmica com cabo cor-de-rosa nos Estados Unidos para a organização Susan G. Komen for the Cure, envolvida nessa luta.
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A partir de 1º de abril de 2008, com a integração entre os setores de telefonia móvel da KYOCERA e da tradicional marca Sanyo, os aparelhos celulares passaram a ser fabricados e vendidos somente com a marca KYOCERA, que passou a oferecer uma linha mais ampla de aparelhos e sistemas de comunicação, com uma estratégia mundial de desenvolvimento para as diversas infra-estruturas de comunicação. Recentemente a empresa lançou no mercado as impressoras ECOSYS e as multifuncionais TASKalfa, que representam um avanço no processamento de imagem de documentos e um aumento de produtividade nos escritórios, sempre respeitando o meio ambiente.
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Atualmente, uma das divisões mais importantes da empresa é a KYOCERA MITA, que oferece uma completa linha de produtos para soluções em documentos digitais, incluindo impressoras laser (impressoras compactas, impressoras para grupos de trabalho, impressoras para corporativo), impressoras laser coloridas e sistemas multifuncionais em cores, sistemas para cópias digitais, sistemas multifuncionais com recursos de cópias, impressões, digitalizações e faxes, e soluções em software (ferramentas de rede, soluções para gerenciamento de produção e armazenamento de documentos).
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Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 1 de abril de 1959
● Fundador:
Kazuo Inamori
● Sede mundial: Kioto, Japão
● Proprietário da marca:
Kyocera Corporation
● Capital aberto: Sim (1971)
● Chairman: Makoto Kawamura
● Presidente: Tetsuo Kuba
● Faturamento: US$ 10.7 bilhões (2009)
● Lucro: US$ 400 milhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 17.8 bilhões (maio/2010)
● Presença global: 110 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 59.500
● Segmento: Eletrônicos
● Principais produtos:
Impressoras, telefones celulares, condutores e painéis solares
● Slogan: The New Value Frontier.
● Website:
www.kyocera.com
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A marca no Brasil
A empresa está presente no Brasil desde 1975 através da Yashica. Em 1983, já como KYOCERA YASHICA, a empresa inaugurou instalações industriais na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, iniciando a transferência de tecnologia de produção de peças óticas e de micro-precisão inexistentes no país, tendo sido pioneira na fabricação de câmeras fotográficas de precisão. No ano de 2000, a KYOCERA iniciou a comercialização de ferramentas de corte Ceratip. Em 2007, como parte da sua estratégia global, alterou a razão social para “Kyocera do Brasil Componentes Industriais Ltda”, descontinuando a comercialização de câmaras fotográficas, focando-se nos negócios de ferramentas de corte e serviços de injeção plástica.
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A marca no mundo
Atualmente a KYOCERA, que emprega aproximadamente 60.000 pessoas em mais de 20 países e fatura US$ 9.8 bilhões, atua em diversas aéreas como cerâmica de alta tecnologia, componentes eletrônicos, células solares, celulares, equipamentos para impressão e até facas para cozinha.
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Você sabia?
O logotipo da KYOCERA é formado por um pequeno símbolo em vermelho, o qual representa a letra K envolvendo a letra C, iniciais do nome da empresa.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 29/5/2010

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