22.9.06

CODORNÍU


Na França eles são chamados de champanhes. Na Espanha utilizam a denominação cava. E a CODORNÍU, especialista na elaboração de cavas de alta qualidade, é a marca espanhola mundialmente conhecida por seus espumantes borbulhantes de sabores únicos através da seleção cuidadosa de uvas procedentes de vinhedos da região da Catalunha. 

A história 
A história começou no ano de 1551, segundo o documento mais antigo da empresa, que relata as atividades vinicultoras de Don Juame Codorníu em Sant Sadurní d’Anoia, um vilarejo situado no Alto Penedès na região da Catalunha, a 40 km de Barcelona. Proprietário de terras com vinhedos, ele começou a produzir os vinhos doces que eram populares na época. Mais de um século depois, em 1659, Dona Maria Anna De Codorníu, última a carregar o sobrenome que se tornaria famoso, se casou com o jovem vinicultor Don Miquel Raventós. Foi somente no ano de 1872 que surgiu a primeira garrafa de um vinho espumante de qualidade e com identidade própria com a marca CODORNÍU, uma grande inovação implantada por Josep Raventós Fatjó, herdeiro de uma longa tradição familiar de cultivo de videiras para produção de vinho, depois de uma viagem a região francesa de Champagne. A partir deste momento, ele aplicou o método tradicional francês (a formação das borbulhas é realizada pelo método clássico desenvolvido na região francesa de Champagne, em que a segunda fermentação acontece na garrafa) na produção de espumantes combinando as variedades de uvas Macabeo, Xarel•lo e Parellada. A marca CODORNÍU foi pioneira no mercado espanhol na produção de espumantes.


Em 1885, Don Manuel Raventós expandiu o grande trabalho feito até então por seu pai além das fronteiras espanholas, elevando a marca CODORNÍU e seus espumantes, produzidos utilizando o método tradicional francês, a um reconhecimento internacional. Recebendo conselhos de vários produtores de vinhos franceses decidiu que a empresa deveria dedicar-se apenas a produção de vinhos espumantes. Com isso, ele viajou para a França e aprofundou seus conhecimentos sobre o champanhe francês. A partir de 1888, a CODORNÍU começou a ganhar várias medalhas e prêmios em importantes exposições ao redor do mundo. Mas foi somente, em 1894, quando os espumantes da marca começaram a serem exportados para Cuba e Argentina, que a marca CODORNÍU conquistou grande reconhecimento internacional. No ano seguinte, a empresa iniciou a construção de uma nova cava, que elevou, não somente a quantidade de garrafas produzidas, na época 100 mil unidades, como também a qualidade dos espumantes. Foi Josep Puig i Cadafalch, um renomado arquiteto do modernismo catalão e associado de Gaudí, que criou o que viria a ser conhecida como a Catedral de Cava, somente concluída em 1915. Essa cava possui 35 km de túneis (que acomodam aproximadamente 100 milhões de garrafas atualmente), onde o vinho é envelhecido, e uma vila familiar de estilo mediterrâneo.


Pouco depois, em 1897, a rainha regente, María Cristina, outorgou à marca CODORNÍU o título de Provedor da Casa Real Espanhola, e, desde então, a empresa elabora reservas especiais e exclusivas para o Palácio de La Zarzuela. Em 1904, a CODORNÍU já era umas das principais exportadoras agrícolas da Espanha, apesar de comercializar mais da metade de sua produção no mercado interno. Uma década mais tarde, em 1914, uma nova geração da família começou a comandar os negócios, e com uma visão ousada, permitiu que a produção alcançasse 300.000 garrafas anualmente, aplicando as tecnologias mais modernas disponíveis da época.


Nos anos de 1920 e 1930, a empresa se consolidou definitivamente no mercado espanhol, e a marca CODORNÍU viveu momentos de esplendor e expansão. A partir de 1949, para suprir a demanda, a empresa passou a produzir cavas mais populares, mas manteve consolidada sua posição de produtor de cavas premium. Uma década mais tarde a marca veiculou seu primeiro anúncio de TV na Espanha. Em 1972, a CODORNÍU comemorou o centenário do surgimento da primeira garrafa de espumante produzido pela empresa. No ano de 1975, a empresa iniciou outra fase de expansão, comprando vinhedos em outras partes da Espanha, incluindo Rioja. Pouco depois, em 1976, as cavas CODORNÍU receberam o reconhecimento máximo ao serem declaradas “Monumento Histórico Artístico Nacional” pelo Rei Don Juan Carlos I. No ano de 1984 a marca lançou no mercado a Anna de Codorníu Reserva Brut, em que predominava pela primeira vez as uvas Chardonnay (85%). Até então apenas as variedades locais eram utilizadas. Em 1986, muito em virtude da CODORNÍU, os espumantes que repousam na escuridão e silêncio das “cavas” subterrâneas nesta região espanhola receberam oficialmente a denominação Cava (a famosa “denominação de origem controlada”). A empresa passou a estabelecer uma presença internacional maior com a compra de vinhedos: primeiro, no ano de 1998, em Napa Valley, na Califórnia; e depois em 1999 em Mendoza, na Argentina.


No ano de 2001, em comemoração aos 450 anos de tradição da marca, o Rei Don Juan Carlos I visitou as cavas CODORNÍU e, em um ato simbólico, fixou o rótulo na maior garrafa de champanhe do mundo produzido até então, a GRAN CAVIT PRIMATO, de impressionantes 26 litros. Também neste ano foi lançado a Magnum Jaume Codorníu (garrafa de 1.5 litros). Pouco depois, em 2002, introduziu o primeiro espumante rose feito exclusivamente com uvas Pinot Noir da Espanha. Entre 2004 e 2005, a marca voltou a revolucionar o mercado com o lançamento de dois novos produtos: Vinya Codorníu, um espumante brut natural e moderno indicado para acompanhar as novas tendências gastronômicas; e o Gran Reserva Gran Codorníu, primeiro espumante com denominação de Grande Reserva da empresa.


Em 2008, a marca lançou o primeiro Blanc de Noirs (espumante branco feito a partir de uvas tintas), usando Pinot Noir. Em 2014, a marca lançou o Cuveé 1872 de Codorníu, um espumante que homenageava a história da cava, inspirando-se no modernismo e no método tradicional. E pouco depois, em 2015, a marca resolveu conquistar uma nova geração de paladares com o lançamento da linha Codornew, composta pela Codornew Frizz 5.5, um vinho branco espumante com baixo teor alcoólico e aromas florais. Além disso, a marca vem lançando nos últimos anos edições limitadas de seus espumantes, como por exemplo, em 2016 com o caríssimo 456, um espumante de alto prestígio da coleção Ars Collecta, que utiliza seleção de uvas Chardonnay (45%), Pinot Noir (45%) e Xarel•lo (10%) de seus melhores vinhedos.


Atualmente também compõe a linha de cava CODORNÍU: Codorníu Clásico Brut, que tem em sua composição Macabeo (45%), Xarel•lo (45%) e Chardonnay (10%), e depois da segunda fermentação, envelhece por 18 meses na garrafa; Codorníu Rose, feito exclusivamente com uvas Pinot Noir, é um rose de grande personalidade; Cuvée Raventós, um espumante macio com aromas delicados de cítricos e frutos secos, moldado com uvas Chardonnay (50%), Xarel•lo (25%) e Macabeo (25%), que envelhece na garrafa por dois longos anos; e o Rondel Brut, um espumante de qualidade com bastante frescor e um leve amargor final, elaborado pelo método tradicional, produzido nas adegas de Rondel com as castas Parellada (40%), Macabeo (40%) e Xarel•lo (20%), e um campeão de vendas da marca na Europa, especialmente na Alemanha.


O método tradicional de elaboração dos espumantes da marca usa três variedades de uva da região de Penedès: Macabeo (que contribui com um sabor doce e perfume), Xarel•lo (finura, frescor e aroma) e Parellada (corpo e estrutura). Mais tarde, o espumante passou a ser elaborado utilizando também variedades de uva francesa como a Pinot Noir e a Chardonnay. A CODORNÍU detém os mais antigos vinhedos de uvas Pinot Noir e Chardonnay, utilizadas para a produção de cava com as videiras com idades entre 30 anos ou mais. Isso os torna especialistas em vinicultura e enologia usando essas variedades. A empresa cria seu próprio estilo para os espumantes que produz, combinando uvas locais e internacionais, para fazer um espumante elegante, muito expressivo, refrescante e aromático, com o máximo respeito para as uvas utilizadas e terras das quais elas vêem. Uma gama completa de cavas, de diferentes estilos, para satisfazer as necessidades e paladares de todos.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo do tempo. Há poucos anos atrás a marca modernizou seu logotipo, que adotou uma nova tipografia de letra, um símbolo oval com a letra C (nas cores vermelha e dourada) e a expressão “Desde 1551”.


Os slogans 
We are Codorníu, since 1551. (2014) 
Somos Codorníu. Desde 1551. (2014) 
Codorníu. The Culture of Pleasure.


Dados corporativos 
● Origem: Espanha 
● Fundação: 1551 (empresa) e 1872 (lançamento da marca) 
● Fundador: Don Juame Codorníu e Don Josep Raventós 
● Sede mundial: Haro, Espanha 
● Proprietário da marca: Codorníu S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Xavier Pagés 
● Presidente: Mar Raventós 
● Faturamento: €250 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 800 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Espumantes e vinhos 
● Concorrentes diretos: Freixenet, Vilarnau, Racaredo, Francesc Ricart e Castell D’Olerdola 
● Slogan: Somos Codorníu. Desde 1551. 
● Website: www.codorniu.com.br 

A marca no mundo 
O grupo catalão CODORNÍU tem quase 500 anos de história na elaboração de vinhos e espumantes, que são comercializados em mais de 120 países ao redor do mundo. A CORDONÍU tem hoje 3 mil hectares de terras cultivadas e 9 vinhedos espalhados pelas principais regiões da Espanha, Argentina e Estados Unidos. CODORNÍU é a marca número um do mercado espanhol com massiva distribuição, tendo 95% de presença em importantes redes de supermercado. Seus mercados mais importantes, além da Espanha, são Estados Unidos, Reino Unido, Suíça e Japão. A produção anual supera 60 milhões de garrafas. 

Você sabia? 
A CODORNÍU é a empresa familiar mais antiga da Espanha e décima-sétima mais antiga do mundo. 
Embora seu nome esteja intimamente ligado aos espumantes, a CODORNÍU também produz vinhos de mesa brancos e tintos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 14/5/2018

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