23.9.06

KOREAN AIR

Outrora conhecida como uma companhia aérea não confiável, com padrões duvidosos de segurança e manutenção de aeronaves, hoje em dia, a KOREAN AIR se tornou uma prestigiosa marca sul-coreana, com serviços excepcionais e confortáveis, além de níveis de seguranças dos mais rigorosos do mercado da aviação.
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A história
Tudo começou em 1948, quando a companhia aérea privada Korean National Airlines (KAN) foi fundada pelo primeiro piloto registrado no país, o comandante Yong Wook Shinn, depois que o governo coreano expediu autorização para as primeiras linhas domésticas, operadas com aeronaves do tipo Stinson. Com a chegada dos primeiros aviões Douglas DC-3 em 1950, a companhia aérea iniciou seus primeiros vôos internacionais para Tóquio (1952) e Hong Kong (1954). Em 1962, como resultado da fraca demanda e a incapacidade de concorrer com empresas estrangeiras, a companhia aérea privada foi a falência e o governo sul-coreano se viu obrigado a criar a KOREAN AIR LINES. A nova empresa receberia ainda este ano os primeiros aviões Fokker 27. O primeiro jato só foi adicionado a sua frota em 1967, um Douglas DC-9-32, seguido pouco tempo depois por dois aviões Boeing 720 usados, comprados junto a companhia aérea Eastern Airlines. Nesta época, os vôos internacionais para Hong Kong, Taiwan e Seattle eram realizados em aviões Boeing 707. No dia 1 de março de 1969 a companhia aérea foi privatização e adquirida pelo grupo Hanjin.
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A KOREAN AIR LINES seguiu os passos do país, e cresceu espetacularmente nas décadas seguintes, aumentando o número de rotas e adquirindo mais aviões. Iniciou também, em 1971, o lucrativo serviço de carga para os Estados Unidos, segmento no qual a KOREAN AIR se tornaria uma das melhores do mundo. No dia 19 de abril de 1972, inaugurou a rota para Los Angeles, na qual ficaria extremamente famosa. A partir de 1973 começou a voar com aviões Boeing 747 em suas rotas para o Pacífico, utilizando seus antigos Boeing 707 nas conexões para a cidade de Paris, iniciando assim serviços para o continente europeu. No restante da década a KOREAN AIR inaugurou várias importantes rotas como Seul-Bahrain e Seul-Nagóia (1977), Seul-Amsterdã via Pólo Norte para transportes de carga (1978) e Seul-Los Angeles com vôos diretos (1979). No início da década seguinte inaugurou vôos diretos partindo de Seul com destino à Nova York; além de Cingapura e até Bagdá.
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Em 1984 a frota da empresa foi remanejada e seu nome mudou oficialmente para KOREAN AIR. Na década de 90, a companhia aérea coreana se viu em sérias dificuldades financeiras, agravadas pela crise asiática que assolou os países da região na época. Porém, o mais grave é que a KOREAN AIR sofreu um grande número de acidentes, muitos dos quais fatais. Empresas estrangeiras foram contratadas para aumentar os padrões de segurança da companhia aérea coreana, mas não lograram êxito.
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O rebaixamento da Coréia do Sul ao nível 2 de segurança aérea, imposto pelo governo norte-americano ao país após a catastrófica série de acidentes sofridos pela KOREAN AIR foi um caso raro na aviação. A KOREAN AIR e sua concorrente Asiana ficaram proibidas de inaugurar novos serviços aos Estados Unidos como conseqüência pelo rebaixamento ao nível 2. Mesmo assim, a companhia aérea coreana foi uma das fundadoras, juntamente com a Air France, Aeromexico e Delta Airlines da aliança global SkyTeam no dia 22 de junho de 2000.
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Nos últimos anos a KOREAN AIR investiu maciçamente para reverter sua péssima imagem de uma companhia aérea não confiável. Adotando rigorosos padrões de segurança, novas aeronaves e modernizando seus serviços, a KOREAN AIR se tornou mais prestigiosa e elegante, com serviços de alto nível, sendo extremamente competitiva no mercado internacional. Um exemplo disso são as novíssimas poltronas da primeira classe, chamadas “Kosmo Suite”, extremamente espaçosas e confortáveis. Em meados de 2008, a companhia aérea sul-coreana criou uma subsidiária, batizada de Jin Air, para operar vôos domésticos com tarifas baixas. Ainda nesse mesmo ano, a KOREAN AIR LINES retornou a fazer a rota São Paulo - Los Angeles – Seul.
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A evolução visual
O atual logotipo da empresa foi introduzido oficialmente no dia 1 de março de 1984 quando a companhia aérea mudou seu nome para KOREAN AIR. Diferentemente do anterior, o novo logotipo adotou a cor azul-clara com o tradicional Taeguk, símbolo estilizado do “yin and yang”.
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A identidade visual dos aviões também acompanhou a mudança, ganhando a tradicional cor azul-clara em sua parte superior.
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Os slogans
Excellence in Flight (2009)
Beyond your imagination. (anos 90)
The art of joyful flying.
The spirit of Korea is in the air.

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Dados corporativos
● Origem:
Coréia do Sul
● Fundação: 1962
● Fundador:
Governo sul-coreano
● Sede mundial: Seul, Coréia do Sul
● Proprietário da marca: Korean Air Lines Co., Ltd.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman & CEO: Yang-Ho Cho
● Faturamento: US$ 8 bilhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Hubs principais:
Aeroporto Internacional de Incheon e Aeroporto de Gimpo
● Destinos: 120
● Frota:
131
● Passageiros transportados: 20.4 milhões (2009)
● Programa de milhagem: Skypass
● Presença global: 40 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários:
19.178
● Segmento:
Aviação
● Principais produtos:
Aviação comercial e cargueira
● Ícones: A cor azul-clara
● Slogan: Excellence in Flight.
● Website:
www.koreanair.com
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A marca no mundo
Atualmente a KOREAN AIR, maior companhia aérea da Coréia do Sul, opera uma malha de vôos domésticos e internacionais, cobrindo 120 destinos (incluindo 13 domésticos) em 40 países com seus 131 modernos aviões. É uma das maiores companhias aéreas da Ásia, operando uma rede com conexões na Europa, África, Ásia, Austrália e América do Norte. A companhia aérea tem ainda 13 modernas salas Vips em aeroportos das cidades de Seul, Nova York, Los Angeles e Tóquio.
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Você sabia?
A divisão cargueira da KOREAN AIR LINES é considerada uma das maiores do mundo, e, desde 2004, líder global neste segmento, transportando mais de 1.42 milhões de toneladas anualmente.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 31/5/2010

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