Em algumas gôndolas salgadinhos, sucos, chocolates e biscoitos. Em outras, remédios, com ou sem prescrição, vitaminas e produtos para primeiros socorros. Em um canto câmeras fotográficas e filmadoras, além de inúmeros produtos eletrônicos. Perfumes, cosméticos e uma enorme variedade de produtos de maquiagem. Tudo em um ambiente moderno, espaçoso e com muitas conveniências. Isto tudo pode ser encontrado em qualquer loja da CVS Pharmacy®, maior rede de farmácias dos Estados Unidos, que oferece soluções inovadoras e baseadas na comunidade para tornar os cuidados de saúde mais simples, mais acessíveis e mais baratos.
A história
A história da CVS Pharmacy® começou no dia 8 de março de 1963, quando a primeira loja, que vendia cosméticos e uma grande variedade de produtos voltados para a saúde, foi inaugurada na pequena cidade de Lowell, estado americano de Massachusetts, pelos irmãos Stanley e Sidney Goldstein, com a ajuda de um sócio, Ralph Hoagland. Inicialmente a loja se chamava Consumer Value Stores. Em 1964, o logotipo original da rede, que já contava com 17 lojas, foi desenvolvido e apareceu nos exteriores das lojas pela primeira vez utilizando a abreviação CVS. Somente em 1967, a empresa começou a operar lojas que tinham o departamento de farmácias, vendendo remédios com prescrição médica, inaugurando unidades em Warwick e Cumberland, localizadas em Rhode Island.
Dois anos depois a rede foi vendida para a varejista Melville Corporation, o que aceleraria sua expansão nessa década. No ano seguinte, a CVS Pharmacy® já contava com mais de 100 lojas, rompendo a marca de US$ 100 milhões em vendas no ano de 1974, especialmente depois da aquisição das 84 unidades da rede Clinton Drug and Discount Stores. Em 1978, a rede deu início à inaugurações de pequenas lojas, com ênfase em produtos de beleza, cosméticos e saúde, localizadas no interior de movimentados centros de compra. Tornou-se a décima quinta maior rede de farmácia dos Estados Unidos em 1980, quando possuía 408 lojas e vendas superiores a US$ 400 milhões. No final desta década, em 1988, a CVS Pharmacy® comemorou seu 25º aniversário, encerrando o ano com cerca de 750 lojas e vendas de US$ 1.6 bilhões.
As aquisições de outras redes de farmácias ganharam força na década de 1990, começando com a compra de 500 lojas da People’s Drug (todas convertidas em CVS Pharmacy® em apenas quatro anos) permitindo o ingresso em importantes mercados como a capital Washington, Pensilvânia, Maryland e Virginia; prosseguindo com a aquisição, em 1997, das 2.500 lojas da rede Revco, então maior negócio na história do setor farmacêutico de varejo nos Estados Unidos; com o ingresso na cidade de Chicago, dominada pela sua maior concorrente, a rede Walgreens (conheça essa outra história aqui); e culminando, em 2004, com a compra da rede Eckerd Stores e suas 1.260 lojas, que tornaram a CVS Pharmacy® a maior rede americana de drogarias em quantidade de lojas. Além disso, em 1999, a rede lançou a CVS.com, a primeira farmácia online totalmente integrada nos Estados Unidos.
Em 2007, fruto de uma fusão bilionária entre a CVS Pharmacy® e a empresa de benefícios farmacêuticos Caremark, foi formada a principal fornecedora americana de serviços integrados na área de medicamentos: CVS CAREMARK. Entre os serviços de valor agregado, destacavam-se: administração de Programas de Benefícios em Medicamentos (PBM), entregas via correio, atuação diferenciada para medicamentos de alta complexidade, farmácia online (CVS.com) e MinuteClinic (consultórios médicos em farmácias para atendimentos de menor gravidade). A nova empresa (renomeada em 2014 para CVS HEALTH) responde, entre abastecimento e gestão, por aproximadamente 2.5 bilhões de prescrições por ano, superando as marcas de todos os demais concorrentes.
No ano seguinte, a empresa adquiriu a rede Longs Drugs e suas 529 lojas, aumentando ainda mais sua atuação no mercado americano. Em 2009, a rede comemorou a inauguração de sua loja de número sete mil na cidade de Little Canada, estado de Minnesota. No dia 3 de setembro de 2014, a CVS Pharmacy® se tornou a primeira rede de farmácias do mercado americano a parar de vender cigarros e produtos relacionados ao tabaco em todas as suas lojas. A decisão custou aproximadamente US$ 2 bilhões em vendas perdidas, mas fez a varejista do setor farmacêutico reforçar o posicionamento de marca. Para anunciar essa importante decisão, a CVS Pharmacy® lançou uma enorme campanha que utilizava o slogan “CVS Quits for Good”. A rede também criou o seu próprio programa de incentivo à interrupção do hábito de fumar.
Em 2015, a CVS Health gastou US$ 14 bilhões comprando a Omnicare, fornecedora de serviços farmacêuticos (aumentando assim sua participação em comodidades voltadas a terceira idade), e a rede de farmácias da varejista Target (conheça essa história aqui), com 1.600 lojas em 47 estados e 79 clínicas de diagnósticos de doenças simples. Essa aquisição levou a empresa a operar em novos mercados, como Seattle, Denver e Portland. Durante a pandemia de COVID-19, as lojas da CVS Pharmacy® tiveram um papel fundamental e, somente em 2021, realizaram mais de 32 milhões de testes e aplicaram mais de 59 milhões de vacinas. Além disso, a empresa tem avaliado mudanças na população, padrões de compra do consumidor e necessidades futuras de saúde para garantir que tenha os tipos certos de lojas nos locais certos para os consumidores e para os negócios. Como parte dessa iniciativa, a empresa reduzirá a densidade de lojas em alguns locais e fechará aproximadamente 300 lojas nos próximos três anos.
A CVS Pharmacy® é considerada uma das marcas mais inovadoras do mercado americano. O que a diferencia de outras redes de farmácia em todo o mundo é o fato de ter o seu próprio laboratório de inovação digital, aonde cria dispositivos inteligentes e aplicativos que promovem e melhoram os cuidados com a saúde. Hoje em dia a CVS Pharmacy® está reinventando o formato de farmácia para fornecer uma experiência de cuidados de saúde acessíveis, solidário e personalizado, tanto em suas lojas quanto online (através do CVS.com, um dos principais sites de saúde do mercado americano, com mais de 2 bilhões de visitas em 2021). Seus farmacêuticos estão completamente aptos a indicar medicamentos, aplicar vacinas e oferecer conselhos sobre prescrição de medicamentos e suplementos.
1993
● Término da instalação de leitores óticos em todas as suas lojas.
1994
● Lançamento do PharmaCare, um programa de gerenciamento de serviços farmacêuticos para empregados, organizações assistenciais, seguradoras e agências governamentais.
1995
● Lançamento da GOLD EMBLEM, marca própria composta por biscoitos, amêndoas, amendoins e água mineral.
1997
● Estabelecimento da CVS ProCare (atualmente renomeada para CVS Specialty), uma farmácia especializada em pacientes com doenças de alto risco, oferecendo os mais avançados medicamentos, informações detalhadas, serviços especiais e atendimento superior.
2000
● Lançamento da ESSENCE of BEAUTY, marca própria de produtos para o banho, mais tarde estendida para a área de cosméticos.
2001
● Lançamento do cartão ExtraCare, tornando-se a primeira varejista farmacêutica nacional a lançar um programa de cartão fidelidade. Atualmente possui mais de 75 milhões de membros, tornando-o o maior programa de fidelidade dos Estados Unidos no setor de varejo.
2004
● Todas as lojas CVS Pharmacy® passaram a receber prescrições eletrônicas de medicamentos.
2005
● Instalação, em três de suas lojas, das primeiras MinuteClinic, clínicas para pequenos diagnósticos, aplicação de vacinas, atendimentos de lesões e acidentes (como pequenas queimaduras, cortes e até picadas de insetos) e tratamentos de pequenas enfermidades como gripe, dor de cabeça, dor de garganta, irritação dos olhos, bronquite, infecção nos ouvidos e sinusite. Atualmente, mais de 1.200 lojas da CVS Pharmacy® em 35 estados contam com esse atendimento, que já orientou mais de 50 milhões de pacientes através de uma dedicada equipe de enfermeiros e médicos assistentes.
2008
● Inauguração no dia 3 de novembro em Washington da primeira loja 360 BEAUTY, especializada em produtos para pele, cosméticos e fragrâncias de marcas famosas e luxuosas. A rede abandonou este conceito em 2012.
2013
● Aquisição da rede Drogaria Onofre (conheça essa outra história aqui) no Brasil. Em 2019, após não conseguir ganhar escala e ainda se envolver numa disputa com os antigos controladores da Onofre, a família Arede, a CVS vendeu a rede para o grupo Raia Drogasil.
2014
● Inauguração na cidade de Miami das doze primeiras lojas da CVS Pharmacy® y más, drogarias especificamente voltadas para o público hispânico com produtos exclusivos, incluindo rótulos bilingue. Atualmente existem mais de 200 lojas nesse conceito em mais de 90 cidades americanas nos estados da Califórnia, Flórida, Nevada, Oklahoma, Texas e Porto Rico.
● Lançamento da Radiance® Platinum, uma completa linha de vitaminas e suplementos premium sem preservativos.
2017
● A CVS Pharmacy® continua a expandir o acesso ao medicamento de reversão de overdose de opioides - Naloxona - em mais de 40 estados como parte da abordagem multifacetada da rede para combater a crescente epidemia de abuso de medicamentos prescritos no país.
2020
● Lançamento, em virtude da pandemia, do E-Clinic, uma nova solução de telessaúde para suas MinuteClinic, que realizou quase 20.000 consultas online.
Em 2019, a rede começou a testar um novo conceito de loja, batizado de CVS HealthHUB, com a inauguração da primeira unidade na cidade de Houston, no Texas. O novo conceito dedica mais de 20% de seu espaço aos serviços de saúde e bem-estar, com foco em cuidados preventivos, atividades de bem-estar e educação e gerenciamento de condições crônicas como asma e diabetes. Com isso, a CVS HealthHUB oferece serviços de saúde para ajudar aos pacientes a gerenciar melhor as condições crônicas, auxiliando assim a obter melhores resultados de saúde e reduzir os custos médicos; aconselhamento educacional sobre diabetes liderado por farmacêuticos; planos de cessação do tabagismo para pacientes e cuidadores; programas comunitários (salas de bem-estar para eventos em grupo, como exames de saúde, orientação nutricional e de estilo de vida); maior seleção de produtos focados em saúde e bem-estar geral; e aconselhamento confiável e atendimento personalizado. Tudo com a facilidade de entrar em uma unidade CVS Pharmacy® local. Com a pandemia de COVID-19 em 2020, a empresa ampliou e acelerou este novo conceito ao inaugurar 650 unidades. Em 2021, a empresa expandiu o conceito nacionalmente e atualmente conta com 1.500 CVS HealthHUB em operação.
A CVS Pharmacy® possui inúmeras marcas próprias em vários segmentos vendidas exclusivamente em suas lojas, que representam 22% de seu faturamento anual: CVS Health (mais de 2.500 medicamentos que não precisam de prescrição médica), 360 Beauty (cosméticos e acessórios), Gold Emblem™ (bolachas, balas, chocolates, amêndoas e amendoins), Live Better™ (produtos de bem-estar), Total Home (produtos para limpeza doméstica), Radiance® Platinum (linha de vitaminas e suplementos sem preservativos), Goodline Grooming Co. (cuidados com a pele, cuidados com a barba e lâminas de barbear), Pet Center (produtos para animais de estimação) e Calibre® (produtos de papelaria). Além dessas marcas próprias, a rede possui contratos de exclusividade para vender produtos de marcas como Skin+Pharmacy (medicamentos dermatológicos), Nuance Salma Hayek (linha de produtos de beleza desenvolvidos pela atriz Salma Hayek), PreVentin-AT (produtos anti-idade) e Lumene (cosméticos).
A identidade visual da CVS Pharmacy® passou por algumas mudanças ao longo dos anos. O logotipo original da marca (todo em vermelho, cor tão associada à marca) era composto pelo nome por extenso “Consumer Value Stores” e um emblema com as iniciais CVS. Somente em 1969 a marca adotou um logotipo composto apenas pelas iniciais CVS em vermelho. Finalmente em 1996, a identidade visual da marca passou a ostentar a palavra “pharmacy”. Em 2016, a marca apresentou seu novo logotipo que ganhou um coração vermelho estilizado do lado esquerdo, alinhando sua comunicação com sua empresa proprietária, a CVS Health.
Health is Everything. (2014)
For All The Ways You Care. (2007)
Expect something extra. (2005)
Life to the fullest. (2002)
Care that touches everyone, one at a time. (2000)
Just what you’re looking for.
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 8 de maio de 1963
● Fundador: Stanley Goldstein, Sidney Goldstein e Ralph Hoagland
● Sede mundial: Woonsocket, Rhode Island, Estados Unidos
● Proprietário da marca: CVS Pharmacy Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária da CVS Health Corporation)
● Chairman: David Dorman
● CEO: Karen Lynch
● Faturamento: US$ 150 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 9.900
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos)
● Funcionários: 210.000
● Segmento: Varejo (farmácia e drogaria)
● Principais produtos: Medicamentos, vitaminas, alimentos e cosméticos
● Slogan: Health is Everything.
● Website: www.cvs.com
A marca nos Estados Unidos
A CVS Pharmacy®, maior rede de farmácias/drogarias do mercado americano com faturamento superior a US$ 150 bilhões (em 2021), tem mais de 9.900 lojas em 50 estados do país, 20 centros de distribuição e 31 mil farmacêuticos, além de vender mais de 2.5 bilhões de medicamentos com prescrição todos os anos. Diariamente a rede atende mais de 4.5 milhões de clientes. Aproximadamente 75% de suas lojas operam 24 horas por dia, 20% possuem o sistema de Drive-Thru e mais de 1.200 unidades contam com clínicas de diagnósticos de doenças simples. Suas lojas oferecem aos clientes conveniência e valor em uma ampla variedade de produtos de saúde, bem-estar, cuidados pessoais e beleza, bem como mercadorias em geral, lanches e mantimentos.
Você sabia?
● Aproximadamente 85% da população americana vivem a 10 milhas de uma loja da rede CVS Pharmacy®.
● Durante anos, os executivos da rede gostavam de afirmar que a abreviação CVS significava “Convenience, Value, and Service” (“Conveniência, Valor e Serviço”, em português).
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), jornais (Valor Econômico, O Globo e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 4/8/2022
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/
Parece uma boa estratégia :) Veremos como corre...
ResponderExcluirCarlos Ribeiro,
Organic Pharmacy
Sempre que posso peço pra algum amigo trazer TYLENOL 650mg. Pois aqui no Brasil não tem😥
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