5.9.06

DROGARIA ONOFRE


Descontos agressivos, investimentos em internet, diversidade de produtos, que vão desde uma simples aspirina, passando por vitaminas e produtos de beleza, a luxuosas marcas de cosméticos, lojas modernas com ambientes aconchegantes e serviços diferenciados e gratuitos nas chamadas megastores, garantem aos clientes da DROGARIA ONOFRE uma experiência de compra agradável e relaxante. 

A história 
A história da tradicional drogaria começou em uma esquina de Nilópolis na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, quando o imigrante português e farmacêutico Arlindo Arede, abriu no ano de 1925 a PHARMACIA ONOFRE, escrita com “ph” na época. Em 1934 a empresa adotou o nome de DROGA ONOFRE. No início da década de 1950 a farmácia mudou novamente de nome, passando a chamar DROGARIA ONOFRE. Sua história em São Paulo teve início com a inauguração da primeira farmácia somente no ano de 1957. Foi também neste mesmo ano que a ONOFRE se tornou a primeira rede de farmácia a instituir a prática de descontos em medicamentos. Por isso, enfrentou e ganhou processos judiciais exaustivos contra o Ministério Público, que acusava a rede de incentivar a automedicação.


Com o passar dos anos, a rede foi investindo em inovações que criaram vários diferenciais e possibilitaram seu crescimento e expansão. Em 1970, a DROGARIA ONOFRE também inovou no setor ao utilizar o sistema de check out, que até então só era utilizado nos supermercados, agilizando assim o atendimento aos clientes. Depois de quase três décadas, em 1999, a ONOFRE foi a primeira a vender medicamentos pela internet, oferecendo preços mais baixos que nas lojas físicas e conseguindo aumentar significativamente seu faturamento com mais este canal de vendas.


Mas a grande revolução aconteceu em 2002. Isto porque, no início do novo milênio a empresa constatou um panorama preocupante no segmento: há anos que a venda de medicamentos era a principal (para não dizer única) fonte de renda das farmácias e drogarias. A chegada dos genéricos aumentou a competição no setor, transformando os remédios em uma espécie de “commodities”. Isso colocou os grandes varejistas diante de um dilema: como crescer em um mercado onde imperava a mesmice? Foi então, que Marcos Arede, diretor comercial e integrante do clã que controlava a DROGARIA ONOFRE, optou pela diversificação. Só que em vez de apenas empilhar artigos de perfumaria, barras de cereais e pastilhas nas prateleiras, o empresário criou um novo modelo de loja que misturava drogaria e centro de bem-estar: era o surgimento da ONOFRE MEGASTORE. Nessas unidades seria possível comprar perfumes sofisticados de renomadas marcas mundiais, como por exemplo, Dior e Azzaro; degustar um quente café espresso; fazer massagens e limpeza de pele; realizar testes de osteoporose, colesterol e diabetes; medir pressão arterial; e até se maquiar para experimentar as últimas novidades e tendências do mercado. Tudo de graça, e sempre em lojas com uma ambientação especial - todas concebidas pelo renomado arquiteto João Armentano.


A primeira unidade da ONOFRE MEGASTORE foi inaugurada no ano de 2003 em plena Avenida Paulista e oferecia até um espaço onde eram servidos café espresso e água mineral. Até então único case de mercado de empresa que vende remédios e cosméticos de luxo no mesmo espaço, a DROGARIA ONOFRE fez um profundo trabalho de ambientação para conquistar as marcas internacionais, que inundaram suas prateleiras com grandes novidades. Foram criados os Beauty Lounges, espaços especiais de beleza e bem-estar, que ajudaram a trazer resultados rápidos. Hoje, a rede é a maior vendedora de produtos Biotherm no país e as vendas de produtos Lancôme superaram as expectativas iniciais.


Já a estratégia da rede para atingir crescimento vertiginoso em algumas regiões específicas do país foi utilizar seu canal de vendas pela internet e telefone, conhecido como Onofre em Casa. Nesses casos, a empresa apostou em uma única loja com um centro de distribuição integrado e serviço de entrega a domicílio, capaz de atender a todo o perímetro urbano da região eleita. Esta foi a fórmula adotada em Belo Horizonte e que foi replicada para o crescimento da rede em outros estados. Os planos para 2008 foram ambiciosos: o ano começou com a inauguração de uma megastore em Porto Alegre (Rio Grande do Sul). Nos anos seguintes a rede concentrou sua expansão na cidade de São Paulo e inovou mais uma vez, em 2011, ao oferecer um espaço de venda dos produtos da francesa L’Occitane. Ainda este ano a marca, como forma de aprimorar os serviços oferecidos em sua loja online e estreitar o relacionamento com o consumidor, criou um novo canal de comunicação na internet para levar conteúdo diversificado aos seus clientes: o BeOnofre, um blog que oferece dicas de beleza, saúde e bem-estar.


No mês de fevereiro de 2013, a DROGARIA ONOFRE se tornou parte da maior rede de farmácias e serviços de saúde dos Estados Unidos, a CVS Caremark (atual CVS Health). A empresa americana comprou as 44 lojas da rede brasileira atraída por alguns fatores: a rede com maior venda por metro quadrado do país e o único comércio eletrônico que entrega em 4h nas principais capitais. Ainda neste ano a rede inaugurou sua primeira loja sob gestão da empresa americana na cidade de Santos. Mais recentemente, em fevereiro de 2016, a DROGARIA ONOFRE inaugurou sua primeira loja com a nova identidade visual e posicionamento da marca: foco em saúde para proporcionar a melhor experiência em farmácia e ajudar as pessoas no seu caminho para uma vida melhor. A nova unidade, localizada em Alphaville (São Paulo), é a primeira desenvolvida com novo layout: maior balcão de medicamentos que facilita a compra, além de espaços dedicados para Beleza e Produtos Infantis. Uma inovação para comodidade do cliente é o caixa de pagamento direto no balcão da farmácia, desta forma, o projeto da loja atende a compra rápida do medicamento, mas também aqueles clientes que querem fazer suas compras com tranquilidade, visitando os espaços especiais e testando as novidades e lançamentos das marcas de beleza. Hoje em dia a DROGARIA ONOFRE oferece uma grande variedade de medicamentos, vitaminas, produtos de beleza, produtos infantis, geriátricos, higiene, cuidados pessoais e serviços diferenciado, como o exclusivo atendimento farmacêutico multicanal em suas lojas, pelo telefone ou aplicativo (lançado em 2013, possibilita também a realização de compras por meio de aparelhos portáteis).


A evolução visual 
Até 1995 a DROGARIA ONOFRE mudou de nome algumas vezes, e consequentemente sua identidade visual acompanhou essas mudanças. Há poucos anos atrás, a rede apresentava o conceito megastores, que dissociava o ambiente das farmácias de doenças e apresentava o conceito de bem-estar. Não demorou muito para a DROGARIA ONOFRE reformular toda sua identidade visual. O novo logotipo, apresentado oficialmente em 2007, apostava em movimento, em tons de azul esverdeado e azul e cantos arredondados, na tentativa de trazer uma imagem contemporânea e dinâmica. A cruz, que remete à doença cedeu espaço às ondas, aludindo à cura, bem-estar, paz e tranquilidade.


No mês de fevereiro de 2016 a marca apresentou sua nova identidade visual, que traz a cruz vermelha em formato arredondado, remetendo ao coração estilizado usado pela CVS Health, sua proprietária. O nome da marca está em destaque, também com letras mais modernas reforçando a palavra “Drogaria”. O azul continua presente na comunicação da marca e recebe diferentes tons nas fachadas e comunicação visual interna.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1925 
● Fundador: Arlindo Arede 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Drogaria Onofre Ltda. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da CVS Health Corporation) 
● Presidente: Mário Ramos 
● Faturamento: R$ 700 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 48 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 2.600 
● Segmento: Varejo (farmácia e drogaria) 
● Principais produtos: Medicamentos, cosméticos e produtos de higiene 
● Concorrentes diretos: Droga Raia, Drogasil, Drogaria Iguatemi e Drogaria São Paulo 
● Ícones: Suas Megastores 
● Website: www.onofre.com.br 

A marca no Brasil 
A DROGARIA ONOFRE conta com uma sólida rede de farmácias composta por 48 unidades em São Paulo (com 38 lojas localizadas nos principais bairros da cidade), Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Santos, comercializando mais de 30 mil itens diferentes e empregando indiretamente mais de 2.600 pessoas. Atualmente a rede possui unidades no conceito megastores em São Paulo e Porto Alegre. O serviço de entrega em domicílio (batizado de Onofre em Casa) é líder no segmento e vende todos os medicamentos com descontos de no mínimo 30%. A rede realiza em média mais de 170 mil entregas por mês em todo o Brasil. Desse total, 60% são oriundas de pedidos por televendas e 40%, pela internet. A empresa tem mais de 1 milhão de clientes cadastrados em seu sistema. Atualmente nas lojas comuns da rede o faturamento com itens não medicamentos representa 35% das vendas, enquanto nas megastores esse percentual chega a 60%. 

Você sabia? 
A DROGARIA ONOFRE tem mais de 200 farmacêuticos altamente qualificados a disposição 13 horas por email ou telefone e mais de 15 horas nas lojas. 
A partir de 2015 a rede passou a oferecer serviço de atendimento bilíngue em inglês e japonês por meio do atendimento telefônico. O serviço foi implantado devido à crescente procura pelos produtos e serviços da ONOFRE por parte de clientes estrangeiros. 
Como forma de alavancar suas vendas pela internet, a empresa realiza ações como a Preço Azul, que oferece produtos de higiene pessoal com descontos de até 40% às quartas-feiras. Já a ação Free Shop Onofre, contempla a linha de perfumes importados a preços reduzidos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Folha e O Globo), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 29/6/2016

4 comentários:

  1. Anônimo8:15 AM

    desculpa , mas essa reportagem esta cheia de mentiras

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:57 AM

    concordo com você, os preços deles são muito mais caros, e sua estoria e de mentiras e compra de favores e vivem da inocência do povo, como todas as empresas que estão no topo.
    Um dia isso vai mudar....

    ResponderExcluir
  3. voces dois estaum muito enganados pois nao é mentira meu avô é honesto e lutou muito pelo seu sonho
    respeitem a memória dele !!!
    bando de desocupados nao tem o q fazer e ficam falando da familia e da vida dos outros
    olhem a familia e a vida de vcs antes de falar da dos outros
    TOMOU???
    aaa e isso nao vai mudar!!!
    isso é pura inveja pq o pobre coitado do senhor ARMINDO que é o nome dele, conseguiu construir um imperio e vcs vivem nessa vida de bosta!

    ResponderExcluir