3.9.06

TANQUERAY


O gim inconfundível. Líder na categoria há quase 200 anos, com uma atenção inabalável à qualidade. A melhor companhia do Martini. Assim é Tanqueray, com sua imagem de sofisticação, elegância e qualidade. Um gim com estilo moderno, mas que não perde o sabor de suas tradições centenárias. Por isso Tanqueray é uma das escolhas favoritas em qualquer drinque que leve ao menos uma pequena gota de gim da mais alta qualidade. 

A história 
A famosa marca surgiu em 1830 quando Charles Tanqueray, com apenas 20 anos de idade e descendente de David Tanqueray, membro da família real inglesa, resolveu criar um gim de altíssima qualidade e fundou uma pequena destilaria em Bloomsbury, um distrito próximo a cidade de Londres. Como um grande empreendedor, Charles resolveu ingressar nesse ramo quando olhou para outros destiladores de gim de sucesso, como Felix Booth e Alexander Gordon, e decidiu criar um gim com ainda mais qualidade. Charles experimentou muitos ingredientes, testando os melhores botânicos do mundo e depois de 300 receitas, enfim descobriu uma receita perfeitamente equilibrada entre seus botânicos preferidos - como o zimbro, semente de coentro, raiz de angélica e alcaçuz - o que resultou em um gim com sabor inconfundível. Nascia assim o lendário Tanqueray London Dry Gin. Além disso, ele utilizou as águas do Finsbury Spa, perto da cidade de Londres, o que resultou em um excepcional gim.
  

Foi um momento fortuito para iniciar a produção de gim graças à recente invenção do alambique de coluna, que permitiu a produção de uma bebida de melhor qualidade. Com destilação contínua e um processo de dupla destilação recém-descoberto, Charles foi um dos primeiros a produzir um novo estilo refinado de gim: o London Dry. A combinação complexa de Charles dos melhores botânicos e especiarias foi mais que aprovada e o sucesso chegou de forma instantânea. Em 1847 Tanqueray já estava sendo exportado para as colônias britânicas, tornando-se o favorito de fazendeiros jamaicanos. Quando Charles faleceu em 1868, seu filho - Charles Waugh Tanqueray - assumiu o comando da destilaria. Com tino para os negócios, o empresário abriu desbravou mercados para seu gim com a exportação de Tanqueray para outras colônias britânicas e, em 1898, levou o rótulo a outro patamar ao arquitetar a fusão da empresa com a Alexander Gordon & Co., produtora do gim Gordon’s (conheça essa outra história aqui). A união resultou na maior empresa especializada em gim que o mundo conhecera até então.
  

Um fato iria aumentar a popularidade da marca. Em meados de 1920, a bebida Martini (conheça essa outra história aqui) tornou-se extremamente popular nos Estados Unidos, fazendo com que houvesse uma explosão de consumo do gim Tanqueray, que misturado ao Martini formava o tradicional drinque Dry Martini. A primeira ampliação da linha de produtos ocorreu em 1937 com a introdução do gim de laranja. Porém a trajetória de sucesso da marca seria interrompida com a Segunda Guerra Mundial, quando a destilaria foi completamente destruída em virtude dos inúmeros bombardeios promovidos pelas tropas alemãs. O único alambique de destilação que ficou intacto - chamado “Old Town” - ainda hoje é utilizado na produção do gim Tanqueray.
  

Superado o período da guerra, a partir de 1948 o tradicional Tanqueray passou a ser vendido em uma icônica garrafa verde. Na década de 1950, com a explosão dos coquetéis nos Estados Unidos, a marca se tornou ainda mais famosa por fazer parte do ingrediente de muitos deles. A década também foi marcada pelo lançamento de Tanqueray com limão em 1957. Nos anos de 1960, Tanqueray foi um hit nas mãos – ou melhor, nas taças, – de vários artistas americanos. O chamado “Rat Pack”, alcunha dada à turma que reunia Frank Sinatra, Sammy Davies Jr. e Bob Hope, era constantemente flagrado bebendo Martinis feitos com o gim Tanqueray no Buena Vista Social Club, em San Francisco. A publicidade gratuita surtiu efeito em grande escala. Isto porque, em 1964 o volume das vendas de Tanqueray dobrou nos Estados Unidos sem que a marca desembolsasse um tostão sequer em propagandas.
  

O ano de 1964 também marcou a entrada de John Tanqueray nos negócios da empresa. O tataraneto de Charles tinha como missão promover o rótulo de seus antepassados - empreitada que conduziu até 1989, quando, ao se aposentar, colocou um ponto final no envolvimento direto da família Tanqueray na companhia que leva o seu sobrenome. No final da década de 1970, Tanqueray já vendia mais de um milhão de caixas no mundo inteiro. Nesta época o sucesso da marca estava garantido. Em 1989 a marca resolveu ingressar em outro segmento de bebidas alcoólicas com o lançamento de Tanqueray Sterling, uma vodca disponível em duas versões (original e cítrica), especialmente desenvolvida para o mercado americano.
  

Em 1997 a marca ampliou sua linha de produtos com o lançamento do Tanqueray Malacca Gin como alternativa ao London Dry, com menos ênfase no zimbro e mais presença de sabores cítricos, resultando assim em um gim mais suave, doce e frutado. A vida deste gim foi curta, acabou sendo descontinuado em 2001, mas deixou uma marca, sendo extremamente popular especialmente entre os barmans. Este gim seria relançado em 2013 como edição limitada. Foi ainda em 1997 que o conglomerado de bebidas Diageo (conheça essa outra história aqui) assumiu as operações de Tanqueray e transferiu a destilaria e toda a produção da Inglaterra para Cameron Bridge, na Escócia.
  

No ano de 2000 a marca invocou ao lançar com sucesso no mercado americano o Tanqueray No. Ten, um gim com qualidade superior e sabor mais suave, resultante de uma mistura de ervas botânicas e que passa por um rigoroso processo de quatro destilações (onde na última é utilizada flor de camomila). Laranja fresca, limão e toranja são destilados juntos para criar o chamado “coração cítrico” de Tanqueray No. Ten, oferecendo uma explosão cítrica suave e requintada nas criações de drinques. Nos anos seguintes, esse gim iria conquistar muitos prêmios internacionais, devido não somente ao seu excepcional sabor, como também por sua distintiva e moderna garrafa, que utilizou como inspiração a silhueta clássica das coqueteleiras dos anos de 1920, auge do movimento Art Deco e da era de ouro dos coquetéis.
  

No verão de 2006 a marca introduziu exclusivamente para o mercado americano (inicialmente limitado aos estados de Maryland, Delaware e a capital Washington), o Tanqueray Rangpur, um gim com acentuado sabor cítrico que leva em sua receita limas de Rangpur, gengibre e louro. A receptividade do produto foi tão boa, que hoje ele pode ser encontrado em todo território americano. Em 2015 a marca lançou o Tanqueray Bloomsbury, um gim inspirado em uma receita que remonta à década de 1880, e caracterizado por “notas proeminentes de zimbro toscano” misturadas com outros vegetais, incluindo coentro, angélica, cássia e salgados. Tanqueray se tornou o gim mais vendido no mundo pela primeira vez em 2016.
   

O ano de 2018 foi marcado por grandes e inovadores lançamentos da marca: Tanqueray Flor de Sevilla (variante infundida com as renomadas laranjas sevilhanas), Tanqueray Lovage (variante infundida com uma planta herbácea chamada lovage - ou aipo da montanha - e desenvolvida em colaboração com o famoso bartender Jason Crowley como edição limitada) e Gin & Tonic Tanqueray London Dry (mistura pronta para beber do tradicional drinque gim e água tônica, em práticas garrafas de 275 ml). Pouco depois, em 2021, a marca surpreendeu o mercado com o lançamento do Tanqueray 0,0%, variedade não alcoólica do gim original. Outra novidade foi o Tanqueray Blackcurrant Royale, um gim com rico sabor frutado de groselha negra francesa, baunilha e notas florais exóticas, e caracterizado por uma cor roxa brilhante.
  

Em 2024 a marca, reconhecida por sua sofisticação e por ter liderado o desenvolvimento do gim no mercado brasileiro, lançou o Tanqueray Bossa Nova, que convida para uma nova forma de apreciar gim, ideal para quem busca uma experiência leve e refrescante. Com menor teor alcoólico e um toque de goiaba brasileira e capim-limão, esse gim foi desenvolvido para ser misturado com água com gás e se adapta facilmente a qualquer ocasião, seja em bares sofisticados, casuais, ao ar livre, ou ao receber amigos em casa.
  

A receita secular 
Uma das características distintivas de Tanqueray é sua receita secular, que permanece praticamente inalterada desde os primórdios da destilaria. Além disso, o uso de apenas quatro botânicos selecionados cuidadosamente é sua marca registrada: zimbro, coentro, raiz de angélica e alcaçuz. Essa combinação equilibrada e precisa confere ao gim um perfil de sabor único, distinto e sofisticado, apreciado, por conseguinte, por fãs do mundo todo. A receita de Tanqueray é guardada “a sete chaves” e atualmente somente quatro pessoas no mundo conhecem a fórmula secreta.
  

Os cuidados na fabricação 
O gim Tanqueray é produzido na famosa destilaria Cameron Bridge, localizada nas margens do rio Leven na cidade de Fife, na Escócia. A equipe liderada pelo Master Distiller - Terry Fraser - continua o legado de Charles Tanqueray, garantindo que o sabor inconfundível e a qualidade de Tanqueray se destaquem contra todos os concorrentes. Na destilaria existem 3 grandes alambiques de cobre usados para produzir Tanqueray London Dry. Um deles, data da época do reinado de King George III e está em uso contínuo há 250 anos. É o famoso Old Town (imagem abaixo). Uma curiosidade: apenas 1 em cada 10 de todos os botânicos recebidos na destilaria tem a qualidade necessária para ser usado na fabricação de Tanqueray.
   

Tanqueray é destilado quatro vezes a partir de grãos, ervas e especiarias selecionadas manualmente, com água puríssima, enorme atenção ao processo de produção e controle de qualidade. A grande diferença é utilizar ingredientes frescos na destilação e não secos como é usual em outros gins, conseguindo assim, obter um sabor mais fresco e natural. Depois, amadurece por 18 meses na Escócia, antes de ser engarrafado na Inglaterra, de onde segue para todos os mercados onde a marca está presente. Tanqueray é vendido em várias graduações alcoólicas, dependendo do país: 47.3% (Estados Unidos, Alemanha e lojas europeias do Duty Free), 43.1% (Inglaterra, Noruega e Suécia) e 40% (Austrália, Canadá e Nova Zelândia).
  

A icônica garrafa 
A garrafa original de Tanqueray (na cor âmbar) foi inspirada em hidrantes ingleses do século 18, criando assim um símbolo de distinção da marca na época. Mas a icônica garrafa verde - principal símbolo de reconhecimento da marca - só surgiria em 1948, com design inspirado na forma de uma coqueteleira clássica. O rótulo apresenta o famoso brasão da família Tanqueray, representado por um abacaxi, um símbolo histórico de hospitalidade e recepção calorosa. A imagem abaixo mostra a evolução (da esquerda para a direita) em termos de design da inconfundível garrafa verde bojuda.
   

A evolução visual 
A identidade visual da marca Tanqueray passou por algumas remodelações ao longo dos anos, como mostra a imagem abaixo. A última remodelação foi bem sútil, com uma quase imperceptível nova tipografia de letra (perceba o formato da letra Y).
  

Os slogans 
Let’s Live Magnificently. (2023) 
Damn Fancy. (2021) 
Unmistakably Tanqueray. (2018) 
Tonight We Tanqueray. (2011) 
Resist Simple. (2009) 
A taste of intensity. (2008) 
Ready to Tanqueray? Always in moderation. (2007) 
The bartenders choice. (2006) 
Ready to Tanqueray? (2005) 
Truly Distinctive. (2002) 
Distinctive since 1830. (2002) 
Distinctively crisp. (2000) 
How refreshingly distinctive. (1995) 
A singular experience. (1993) 
Have at least one thing in life that’s absolutely perfect. (1977) 
O Gin Inconfundível. (Brasil)
  

Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Lançamento: 1830 
● Criador: Charles Tanqueray 
● Sede mundial: Fife, Escócia 
● Proprietário da marca: Charles Tanqueray & Co. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Diageo plc) 
● CEO: Debra Crew 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Espanha 
● Funcionários: 300 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Gins 
● Concorrentes diretos: Gordon’s, Gilbey’s, Beefeater, Bombay Sapphire, Larios, Seagram’s, Plymouth, Hendrick’s e New Amsterdam Gin 
● Ícones: A distinta garrafa verde 
● Slogan: Let’s Live Magnificently. 
● Website: www.tanqueray.com 

A marca no mundo 
A linha de gins Tanqueray é comercializada em mais de 120 países ao redor do mundo, tendo como maiores mercados, além do Reino Unido, os Estados Unidos, o Canadá, a Espanha, as lojas do Free Shop e o Japão. Em 2023 a marca comercializou mais de 4.7 milhões de caixas (9 litros). 

Você sabia? 
O britânico Angus Winchester, conhecido como o “Guru do Martini Perfeito”, já foi o embaixador global do gim Tanqueray. 
A falecida cantora Amy Winehouse, uma apreciadora da bebida, chegou a citar a marca em uma de suas canções (“You know that i’m no good”). 
Uma lenda conta que o gim Tanqueray foi a primeira bebida alcoólica a entrar na Casa Branca após o fim da Lei Seca.  
Perfeito para o preparo de drinques, Tanqueray é preferido entre os bartenders dos 50 melhores bares do mundo para fazer o tradicional e premiadíssimo gim tônica, uma bebida símbolo de sofisticação e refrescância. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 27/8/2024 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

3 comentários:

  1. Muito interessante! Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber um porquinho da história. Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5:00 PM

    Uau sem palavras amei conhecer a história do gin tanqueray

    ResponderExcluir