19.9.06

THAI AIRWAYS

Aeronaves novas e modernas, poltronas confortáveis, um dos melhores programas de milhagem do mundo, serviço de bordo impecável, além de belas e exóticas aeromoças trajando roupas tipicamente coloridas das praias tailandesas. Tudo isso é oferecido pela THAI AIRWAYS, considerada uma das melhores companhias aéreas do mundo.
-
A história
A história começou em 1951 quando o governo tailandês comprou três pequenas empresas aéreas particulares e fundiu-as para formar a Thai Airways Company (TAC), companhia aérea nacional do Reino da Tailândia. O rápido desenvolvimento da empresa levou o transporte aéreo para as regiões inóspitas do país. No final desta década, em 1959, com a malha doméstica estabelecida, o governo decidiu então ampliar a área de atuação da empresa e associou-se com a Scandinavian Air System (conhecida como SAS) dando origem a THAI AIRWAYS INTERNATIONAL. A nova companhia aérea foi inaugurada exatamente no dia 1 de maio de 1960 com um que transportou 60 passageiros da cidade de Bangkok para Hong Kong, Taipei e Tóquio. Este primeiro vôo inaugurou os serviços internacionais, que no primeiro ano ligavam a cidade de Bangkok a onze destinos na Ásia, transportando 83.000 passageiros.
-
-
A TAC permaneceu responsável pelo tráfego doméstico, de maneira independente. Em 1961, os serviços Royal Orchid começaram a criar a excelente reputação da companhia aérea em hospitalidade, atenção da equipe de comissários de bordo e serviço de bar complementar. Os belos e exóticos uniformes das aeromoças da THAI, criado pelo Príncipe Kraisingh Vudhijaya, começavam a se tornar conhecidos e um símbolo da companhia aérea.
-
-
Nos primeiros seis anos de operação, a THAI utilizou-se de aviões a pistão Douglas DC-6B, arrendados da SAS, e em 1967 se tornou uma das primeiras empresas da região a operar aviões a jato, com o arrendamento de dois Convair 990A, também da SAS. Os primeiros vôos nessas aeronaves foram para a paradisíaca Bali, em dezembro desse mesmo ano. Com o enorme sucesso dessa rota, nos ano seguinte, outros destinos exóticos foram acrescentados em sua malha como Kathmandu, além de Seul e Nova Déli. Pouco depois, no final de 1970, a THAI já era a terceira maior companhia aérea asiática. A partir daquele ano, a empresa expandiu mais ainda sua participação no mercado internacional. Destinos como Sydney e Copenhagen (primeiro destino Europeu) foram sendo incluídos na sua malha. Com o aumento da demanda, surgiu a necessidade de aviões maiores.
-
-
Em meados da década de 70 foram arrendados Douglas DC10-30 da SAS e da UTA, até a entrega, em 1977, das primeiras unidades próprias: aeronaves Airbus A300. Gradualmente a influência e a participação da SAS na empresa foi diminuindo, e no final dessa década, o controle da THAI AIRWAYS estava totalmente nas mãos do governo tailandês novamente. Em 1979 chegariam os primeiros Boeing 747. Os anos 80 foram um dos períodos mais importantes para a empresa: além do início de vôos trans-Pacíficos para destinos na América do Norte, a THAI se consolidou como uma das principais empresas asiática do segmento, atuando no setor de hotelaria e de assistência aeroportuária.
-
-
Ainda nesta década, em 1988, a empresa se fundiu com a Thai Airways Company, tornando-se também responsável pelos vôos domésticos no país. Com essa fusão a THAI passou a ter uma frota de 41 aeronaves que serviam 48 cidades em 35 países, além de 23 cidades na Tailândia. Nos anos 90 a THAI ampliou consideravelmente sua participação no mercado internacional, se transformando em uma das mais conceituadas empresas aéreas do Sudeste Asiático. Em 1992, parte de suas ações passou a ser negociada na Bolsa de Valores de Bangkok como parte de um processo de privatização, ainda por ser completado. Em 1995, a THAI adotou uma nova filosofia e posicionamento de mercado: The First Choice Carrier. Smooth as Silk. First time. Every time.
-
-
Pouco depois, em 1997, a empresa foi uma das fundadoras, juntamente com a Lufthansa e a United Airlines, da Star Alliance, uma das principais alianças globais de empresas aéreas. Apesar dos problemas financeiros que abalaram a Ásia nos finais da década de 90 e começo do novo milênio, a THAI atingiu a marca histórica de 40 anos consecutivos dando lucro. Recentemente, mostrando sua clara intenção de crescimento, a THAI encomendou seis Airbus A380 que serão utilizados nas rotas para Frankfurt, Paris e Londres. Atualmente a THAI oferece aos seus passageiros um serviço excepcional de bordo, composto por quatro classes: Royal First, Royal Silk (Business), Premium Economy e Economy.
-
-
A chave para o êxito da THAI é o seu serviço impecável, tanto em vôo como em terra, horários cômodos e desempenho pontual, objeto dos principais prêmios atribuídos à companhia aérea nos últimos anos. Para onde quer que a THAI voe, as tradições e a cultura tailandesas voam com ela. Todos os dias, mais de 10.000 passageiros do sexo feminino são presenteados com um pequeno ramo de orquídeas antes de desembarcarem. A especialidade das suas refeições asiáticas e dos bons vinhos é praticamente insuperável, e a tradicional saudação tailandesa “wai” se tornou lendária e um ícone da empresa.
-
-
A linha do tempo
1970

Lançamento do Royal Orchid Holidays, um inovador programa de viagens que proporcionava aos passageiros enorme flexibilidade individual e conveniência e descontos para grupos.
1971
Inauguração da primeira rota intercontinental para a cidade de Sydney na Austrália via Cingapura.
1972
Inauguração do primeiro destino na Europa para a cidade de Copenhagen na Dinamarca.
1973
Lançamento das rotas longas entre Bangkok e Frankfurt e Londres, desenvolvendo a cidade como principal hub de ligação entre a Ásia e a Europa.
1974
Inauguração da rota para Roma na Itália.
Lançamento do sistema computadorizado de reservas.
1976
Inauguração dos vôos para Amsterdã, Paris e Atenas, que rapidamente se tornaram extremamente populares.
1980
Inauguração da primeira rota para os Estados Unidos com destino a cidade de Los Angeles.
Incrementos de suas operações e rotas para o Oriente Médio.
1981
Inauguração de forma pioneira da rota Norte-Pacífico (Bangkok-Seattle).
1983
Introdução da classe executiva nas rotas regionais, proporcionando aos seus passageiros mais conforto e conveniência.
1984
Inauguração da rota para Estocolmo na Suécia.
1985
Inauguração de duas novas rotas: Madrid (Espanha) e Auckland (Nova Zelândia).
1993
Atingiu a marca de 10 milhões de passageiros transportados desde sua fundação.
Lançamento do programa de milhagem para passageiros freqüentes, chamado Royal Orchid Plus. Somente em seu primeiro anos, mais de 200.000 de 115 países tinham se registrado no programa.
1996
Incorporação em sua frota do primeiro Boeing 777-200, aeronave com capacidade para 358 passageiros.
2002
Novos destinos são incorporados em sua malha: Mumbai, Chengdu, Busan e Kuwait.
2007
Inauguração dos vôos diretos de Bangkok para a cidade de Johannesburgo na África do Sul.
-
-
A evolução visual
Ao longo dos anos a identidade visual da THAI passou por algumas mudanças. A primeira ocorreu em 1975, quando o tradicional logotipo que possuía uma figura dançante foi substituído por um símbolo (roxo, cor-de-rosa e amarelo). Em 2005, esse famoso logotipo foi modernizado, adquirindo um visual mais moderno.
-
-
Além disso, a pintura de seus aviões também foi modernizada e passou a conter predominância da cor roxa, principalmente na cauda.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Tailândia
● Fundação: 1 de maio de 1960
● Fundador:
Governo tailandês
● Sede mundial: Bangkok, Tailândia
● Proprietário da marca: Thai Airways International Public Company Limited
● Capital aberto: Sim (1992)
● Chairman & CEO:
Piyasvasti Amranand
● Faturamento: US$ 4.89 bilhões (2009)
● Lucro: US$ 219.5 milhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 1 bilhão (junho/2010)
● Frota:
89 aeronaves
● Destinos:
+ 75
● Hub principal:
Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi
● Programa de milhagem:
Royal Orchid Plus
● Passageiros transportados: 18.477.000 (2009)
● Presença global: 45 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários:
28.000
● Segmento: Aviação
● Principais produtos:
Aviação comercial e cargueira
● Ícones: As belas aeromoças
● Slogan:
Smooth as silk.
● Website:
www.thaiair.com
-
A marca no mundo
Atualmente a THAI AIRWAYS opera vôos domésticos, regionais e intercontinentais, voando para mais de 75 destinos em 45 países da Europa, Oriente Médio, subcontinente Indiano, Oceania, Estados Unidos e África, empregando mais de 28 mil trabalhadores e tendo uma frota de 89 modernos aviões, que realizam em média 1230 pousos e decolagens todos os dias. Em 2009, a companhia aérea transportou mais de 18.4 milhões de passageiros, 545 mil toneladas de carga e realizou mais de 7.7 mil pousos e decolagens mensalmente.
-
-

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 5/6/2010

Um comentário:

  1. Anônimo5:17 PM

    Gostaria de saber o valor de mercado e o proprietario desta empresa...

    ResponderExcluir