19.9.06

CORREIOS


Num mundo em que a intensidade das relações entre os países adquire velocidade vertiginosa, os CORREIOS passam a ser um dos principais meios pelo qual o Brasil está conectado ao mundo. Afinal, quem nunca enviou ou recebeu uma carta? Mandou um telegrama? Ou recebeu alguma encomenda por SEDEX? Todo brasileiro já utilizou, pelo menos uma vez na vida, algum dos produtos e serviços dos CORREIOS, que diariamente entrega milhões de cartas, encomendas, boas notícias e sonhos, provenientes de todas as partes do Brasil e do mundo em milhares de residências espalhadas pelo país. 

A história 
Os CORREIOS tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663 com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, então capital da Colônia, e, desde então, vêm se modernizando, criando e disponibilizando serviços de qualidade que correspondam às expectativas de seus clientes. A história da empresa como conhecemos hoje começou quando com o desenvolvimento dos setores produtivos do Brasil tornou-se necessária uma reorganização do serviço postal em torno de um modelo mais moderno que o do DCT (Departamento de Correios e Telégrafos), constituído em 26 de dezembro de 1931 e que não apresentava infraestrutura compatível com as necessidades dos usuários. Foi então que no dia 20 de março de 1969, através da Lei nº 509, ocorreu a criação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (conhecida pela sigla ECT), uma empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações, em substituição ao então Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). A mudança não representou apenas uma troca de sigla, foi seguida por uma transformação profunda no modelo de gestão do setor postal brasileiro, tornando-o mais competitivo. Dentre as medidas adotadas, destacam-se o Código de Endereçamento Postal (CEP), a criação de centros de triagem eletrônica e a instalação de uma rede postal noturna. O ciclo de desenvolvimento ocorrido na década de 1970 correspondeu a novas necessidades de uma clientela que, pouco a pouco, viu distâncias serem encurtadas e percorridas graças ao serviço postal, que se estruturou e passou a desenvolver e oferecer produtos e serviços de acordo com a realidade do mercado e as necessidades de milhões de brasileiros.


Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa, juntando-se aos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas. Em 1972 têm início as operações internacionais de Correspondência Agrupada por meio de um convênio com os Estados Unidos. Em 1974 foi instalado mais de 5.000 caixas de coleta nas capitais e nas cidades mais populosas do país, facilitando, desta forma, o acesso do usuário aos serviços postais. E no ano seguinte, a rede de atendimento se expandiu, com a inauguração de novas agências postais, postos de correios e postos de vendas de selos. Pouco depois, em 1976, ocorreu a instalação dos Centros de Triagem Automática, possibilitando maior rapidez no encaminhamento de objetos e correspondências nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A partir da adoção de novos modelos de gestão, a ECT se tornou auto-suficiente financeiramente em 1977, transformando os correios em atividade superavitária – e, agora, cada vez mais informatizada.


Em 1978, mesmo ano em que, pela primeira vez, os COOREIOS estavam presentes em todos os municípios brasileiros, era inaugurada a Escola Superior de Administração Postal (ESAP). O serviço de SEDEX (Serviço de Encomenda Expressa Nacional com prazo máximo de entrega de 24 horas) foi implantado em 1982, entre as principais capitais do país. Uma proposta inédita, até então no país, que no ano de lançamento distribuiu 72.165 unidades. No ano seguinte, novos produtos foram criados como o Serviço POST-GRAMA, conhecido como FAXPOST atualmente, a carta eletrônica e o Aerograma Internacional. O Serviço de Correio Rural foi criado em 1985. Quatro anos mais tarde, iniciou-se a implantação do sistema de franquia para as unidades de atendimento (agências) da ECT com a criação da marca CORREIOS. Neste ano ainda foram implantadas novas modalidades de SEDEX.


A ECT reformulou sua estrutura organizacional e tornou-se flexível e adaptável às necessidades dos brasileiros, enfatizando uma postura de marketing mais agressiva visando cumprir sua meta prioritária: a satisfação do cliente. Foi criado o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAL). O novo milênio teve início com a inauguração, em 19 de maio, do novo Centro de Operações Postais de São Paulo, o que aumentou a produtividade e a precisão nos serviços de triagem, assegurando maior agilidade, qualidade e segurança ao tratamento e manuseio de objetos postais. Neste ano também ocorreu a implantação do primeiro quiosque de acesso público à internet, constituindo assim mais um passo dos CORREIOS com vistas à universalização dos serviços postais.


Em janeiro de 2001, concretizou-se o ideal de cobertura de 100% dos 5.561 municípios brasileiros. Nenhuma outra instituição jamais registrou algo parecido em termos de capilaridade. No ano seguinte foi criada a Ouvidoria dos Correios, importante passo na consolidação do relacionamento com seus clientes. O serviço de Telegrama foi reestruturado em 2003, recebendo diferenciais tecnológicos significativos: as mensagens passaram a ser escritas a laser, sem palavras cortadas e com acentuação; o prazo de entrega é de no máximo duas horas; e o usuário também pode optar pelo telegrama agendado, com data e hora de entrega. Neste ano também foram introduzidos o CD-ROM e a cartilha Exporta Fácil. O material, distribuído gratuitamente, apresentava tudo o que o pequeno exportador precisava saber para fazer negócios no exterior.


Nos últimos anos os CORREIOS tem diversificado seu mercado de atuação com novos projetos como o CorreiosNet Shopping e Banco Postal para ampliar e fortalecer sua liderança no país. Possui ainda um forte cunho social mantendo presença em mais de 5.500 municípios e com isso levando serviços essenciais como comunicação e inclusão (financeira e bancária) aos mais remotos locais do Brasil. Impulsionados pelas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, os CORREIOS iniciaram em 2011 um profundo processo de modernização. Com a sanção da Lei 12.490/11, a empresa teve seu campo de atuação ampliado e foi dotada de ferramentas modernas de gestão corporativa para enfrentar a concorrência com a prestação de serviços mais ágeis e eficientes para toda a sociedade. Com a nova lei, os CORREIOS podem atuar no exterior e nos segmentos postais de serviços eletrônicos, financeiros e de logística integrada; constituir subsidiárias, adquirir controle ou participação acionária em empresas já estabelecidas e firmar parcerias comerciais que agreguem valor a sua marca e a sua rede de atendimento.


A linha do tempo 
1970 
Lançamento do SEED (Serviço Especial de Entrega de Documentos). 
Lançamento do Serviço de Correspondência Agrupada (SERCA). 
1971 
Lançamento do Guia Postal Brasileiro, com o Código de Endereçamento Postal (CEP). 
1973 
Instalação dos novos modelos de caixas de coleta, em fibra de vidro. 
1974 
Início, em outubro, da Rede Postal Aérea Noturna (RPN) visando atender aos padrões de qualidade estabelecidos para as cartas e outros objetos de correspondências urgentes. 
Lançamento de novos produtos como o Aerograma (carta que se envia por correio aéreo, sem necessidade de sobrescrito) e Mensagem de Natal
1982 
Lançamento do SEDEX, que se tornou um dos principais produtos da empresa e lidera o setor de encomendas expressas no Brasil. O sucesso do serviço foi tanto, que apenas cinco anos mais tarde, foram postados 18.5 milhões de encomendas pelo SEDEX, mostrando a grande receptividade dos usuários. A evolução e expansão do serviço eram notáveis, com a possibilidade da postagem de encomendas com até 20 kg, de qualquer localidade do país. Hoje em dia, o SEDEX entrega diversos tipos de encomendas, algumas, um tanto quanto, inusitadas. Como por exemplo, o transporte e a entrega de sêmen bovino a criadores de gado do Brasil. 
1984 
Criação do serviço de Correio Acelerado Internacional (EXPRESS POST), inaugurando uma linha de serviços expressos internacionais.  
1987 
Criação do telegrama pré-datado. 
1990 
Criação da Rede Postal Fluvial da Amazônia
1992
O CEP ganhou mais três dígitos, unidos aos cinco primeiros por um hífen. A mudança, que facilitou ainda mais a triagem das correspondências e o trabalho dos carteiros, também permitiu que grandes edifícios, shopping centers, promoções especiais e grandes usuários tivessem um CEP exclusivo. 
1993 
Implantação do Disque SEDEX para solicitar coleta das encomendas por telefone, inicialmente atendendo a região da Grande São Paulo. A partir de 1997 o serviço foi estendido a outras regiões do país. 
1997 
Criação da CorreiosNet, uma das maiores redes corporativas de dados da América Latina, abrangendo mais de 6.800 pontos e interligando todas as agências e unidades operacionais da empresa – em tempo real – em todos os municípios do país. 
Criação do Portal Internet dos Correios (www.correios.com.br), que recebe uma média de 30 milhões de visitas mensais, destacando-se como o terceiro site de correio público mais visitado no mundo, ficando atrás apenas dos correios dos Estados Unidos e do Reino Unido. 
1999 
Lançamento da agência virtual dos “Correios On Line”, um novo acesso aos principais serviços existentes em agências físicas como remessas de cartas e telegramas, tabela de preços e tarifas, além da busca automática do CEP. 
Implantação do sistema de telefonia digital, tornando o Serviço de Telegrama Fonado ainda mais eficiente, melhorando assim a cobertura e a qualidade do serviço. 
2000 
Lançamento do EXPORTA FÁCIL, serviço que auxilia as exportações de produtos. 
Lançamento do e-SEDEX, serviço destinado exclusivamente à remessa de encomendas originadas do comercio eletrônico. O serviço está disponível em mais de 250 cidades brasileiras e atende mais de 5 mil lojas. Hoje os CORREIOS transportam aproximadamente 35% de todo o comércio eletrônico brasileiro, no que se refere a encomendas de até 30 kg. 
Inauguração das agências do Banco Postal em Sooretama, no Espírito Santo, e Primavera e Tacaimbó, em Pernambuco. Foi o início da prestação de serviços bancários básicos a milhões de brasileiros que viviam à margem do sistema financeiro tradicional. 
2001 
Lançamento do SEDEX 10, serviço de encomendas expressas que garante a entrega do objeto ou documento até às 10 horas do dia útil seguinte à postagem. 
Lançamento de três projetos do e-Post: os “Quiosques de Acesso Público à Internet”, o “Endereço Eletrônico Permanente” (EEP) e o “Shopping Virtual dos Correios”. 
2002 
Lançamento do PAC, modalidade de serviço de encomenda econômica não expressa dos CORREIOS. O novo serviço foi criado para atender às empresas que não tinham urgência em suas remessas, mas exigiam economia, segurança, regularidade e confiabilidade. 
2004 
Lançamento do serviço Correios Entrega Direta, introduzindo assim um novo conceito em distribuição de publicações periódicas, tais como revistas, guias, anuários, catálogos, boletins, listas telefônicas e jornais. 
Lançamento do SEDEX MUNDI, serviço que expande a atuação internacional dos CORREIOS, garantindo prazo de entrega para as principais cidades do mundo. 
Lançamento do SEDEX HOJE, oferecendo entregas no mesmo dia da postagem. 
Criação do Correio Híbrido Postal (CHP), atendimento de última geração voltado ao mercado corporativo que movimentaria grandes volumes de postagens. 
2007 
Inauguração, no dia 5 de outubro, da Central Braille dos Correios, no prédio sede da empresa em Belo Horizonte, para o atendimento de pessoas com problemas visuais. 
2010 
Os carteiros trocaram as antigas bolsas por um novo modelo, com garantia de mais comodidade e conforto na entrega das correspondências. É a primeira bolsa ergonômica de carteiro, resultado de um estudo técnico cuidadoso da empresa em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (SP). 
Lançamento do CORREIO MOBILE (versão para celular). 
Início de testes com veículos elétricos. 
2012 
Lançamento do SEDEX 12, um serviço de remessa expressa de documentos e mercadorias com entrega garantida até ás 12 horas da manhã do dia útil seguinte ao da postagem. O novo serviço não está disponível em localidades que já fazem a entrega de SEDEX 10. 
2013 
Lançamento da parceria com a Apex-Brasil, para a abertura da primeira unidade internacional dos CORREIOS brasileiros. 
Início da utilização de smartphones pelos carteiros para aprimoramento dos serviços de distribuição domiciliária.


A evolução visual 
A primeira iniciativa que tratou do desenvolvimento de uma marca para a ECT ocorreu em 1970, quando foi lançado um concurso público para a criação de uma identidade visual para os CORREIOS. Entre milhares de propostas, a comissão julgadora elegeu, por unanimidade, no dia 4 de agosto, a criação do estudante de arquitetura e urbanismo Eduardo J. Rodrigues. Ele se baseou no envelope comum aéreo, com suas bordas de desenhos geométricos em verde e amarelo. Trabalhando os paralélogramas ali impressos, que remetem à ideia de correios, procurou transmitir uma mensagem de dinamismo, difusão e movimento. Esse logotipo, formado apenas pelas duas setas, foi utilizada por quase 20 anos. Somente em 1990 a empresa atualizou a logomarca e desenvolveu o manual de padronização, estabelecendo um padrão de identidade visual dos CORREIOS. Após mais de 20 anos de uso com grande reconhecimento pela população brasileira, a marca dos CORREIOS necessitou de uma modernização. Apresentada no dia 6 de maio de 2014, a marca apresentou um novo desenho, resultado de um estudo de branding realizado por consultoria especializada, nasceu preservando as características já reconhecidas pela população: as cores e as setas, que simbolizam a poderosa capacidade dos CORREIOS de conectar pessoas. A nova marca preserva e potencializa atributos como confiança e comprometimento, adquiridos pelo serviço postal brasileiro ao longo de mais de três séculos anos, ao mesmo tempo em que ressalta características da nova fase da empresa, como proximidade, flexibilidade e dinamismo.


O logotipo da marca também pode ser aplicado na vertical e cuja evolução visual também ficou mais limpa.


Com a adoção da nova identidade visual da marca, foram também apresentados os novos uniformes dos carteiros e as novas embalagens de envio.


Os slogans 
A marca de todos os brasileiros. (2014) 
Soluções que aproximam. (2011) 
Clicou, chegou. (eSEDEX) 
Mandou, chegou. (1998 - SEDEX) 
SEDEX vai até onde ninguém vai. (SEDEX)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 25 de janeiro de 1663 
● Fundador: Reino de Portugal 
● Sede mundial: Brasília, Distrito Federal, Brasil 
● Proprietário da marca: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos 
● Capital aberto: Não 
● Presidente do Conselho: Paulo Bernardo Silva 
● Presidente executivo: Wagner Pinheiro de Oliveira 
● Faturamento: R$ 16.55 bilhões (2012) 
● Lucro: R$ 1.04 bilhões (2012) 
● Agências: 12.000 
● Frota: 20.000 veículos 
● Presença global: 160 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 125.300 
● Segmento: Transporte de cargas e logística 
● Principais produtos: Entrega de cartas e encomendas 
● Concorrentes diretos: UPS, Fedex, TNT e DHL 
● Ícones: Os uniformes amarelo e azul dos carteiros 
● Slogan: A marca de todos os brasileiros. 
● Website: www.correios.com.br 

A marca no mundo 
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) é responsável pelo envio e recebimento de mensagens e mercadorias em todo o território nacional, onde 99,4% da população brasileira são servidos por agências dos CORREIOS, e quase todos os países do exterior também (somente para recebimento). Além disso, os CORREIOS atendem 48 milhões de domicílios; possui mais de 47 mil empresas como clientes; emprega mais de 125 mil pessoas (dentre as quais aproximadamente 63 mil carteiros); distribuí mais de 36.5 milhões de objetos por dia; está presente em 5.519 municípios brasileiros com mais de 12.000 agências (entre próprias, franqueadas e comunitárias, e que podem ser utilizadas como ponto de apoio para a coleta e para a entrega), mais de 18.500 caixas de coletas e uma frota de 20.000 veículos (incluindo caminhão e furgão), motos e bicicletas. A empresa alcançou em 2012 um faturamento superior a R$ 16.5 bilhões, recorde em sua história. Atualmente os CORREIOS já são responsáveis por megaoperações logísticas como a distribuição de urnas eletrônicas nas eleições, de livros didáticos para escolas de todo o país e a entrega e coleta das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 

Você sabia? 
Na composição do seu faturamento, 54.3% da receita é resultado dos serviços exclusivos (carta, telegrama e correspondência agrupada), de modo que a reserva de mercado desses três serviços é fator essencial para a sobrevivência e para a garantia da universalização dos serviços postais. 
A ECT fornece aos carteiros treinamento e equipamentos especiais, como bolsa, calçado, boné, óculos de sol, protetor solar e uniforme adaptado às condições climáticas de cada região do país. 
Os CORREIOS são patrocinadores oficiais da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) desde 1991 e da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) desde 2012. Os patrocínios proporcionam investimento para treinamento e aperfeiçoamento dos atletas e também garantem a manutenção de escolinhas das modalidades em diversas localidades do Brasil, frequentadas por milhares de crianças e adolescentes. 
No Brasil, os CORREIOS são uma das instituições de maior confiabilidade: reiteradas pesquisas demonstram que o brasileiro aponta a ECT como um das empresas mais sérias, à frente de instituições fortes como a Igreja e o Corpo de Bombeiro. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e Veja), jornais (Valor Econômico e Meio mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 17/5/2014

2 comentários:

  1. Anônimo11:02 AM

    Ótimo atendimento e trabalham com rapidez. Às vezes acho que não deveriam mudar coisas como cada um coloca seu selo porque não gosto de selos de ponta cabeça. No Natal passado senti dificuldades em comprar selos comemorativos. Será que vocês poderiam vendê-los em agências perto de escritórios e hospitais.

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  2. Anônimo11:06 AM

    PARABÉNS SEU SITE É BEM INTERESSANTE, AS INFORMAÇÕES SÃO BEM COLOCADAS E O CONTEUDO É BEM AMPLO.

    GRATA

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