19.9.06

HANES®


Uma camiseta básica, confortável e versátil, que combina com inúmeras variações de roupas, é a peça têxtil mais vendida dos Estados Unidos. E leva em sua etiqueta uma marca que se tornou ícone no segmento de vestuário básico: HANES®. Mas, não é somente as camisetas da marca que fazem sucesso, roupas íntimas e meias também são extremamente populares entre os americanos. 

A história 
A história da marca começou em 1901 quando John Wesley Hanes, um nativo do estado americano da Carolina do Norte, fundou a empresa Shamrock Mills Company para produzir meias masculinas e infantis. No ano seguinte, seu irmão, Pleasant Henderson Hanes fundou a PH Hanes Knitting Company também para produzir meias e roupas íntimas masculinas. A PH Hanes inovou ao introduzir no mercado a roupa íntima masculina de duas peças, uma revolução para a época. No ano de 1910 a Shamrock, já sem seu fundador que havia morrido em 1903, trocou seu nome para Hanes Hosiey Mill e passou a produzir também roupas íntimas femininas, focando-se apenas neste tipo de produto a partir de 1920. Entre os quais, o Union Suit (introduzido em 1913), um tipo de roupa íntima longa de uma só peça, mais frequentemente associada à moda masculina no início do século XX. Nesta época a PH Hanes expandiu sua linha de produtos passando a fabricar camisetas, pijamas, camisolas e shorts íntimos.
   

Em 1932 a empresa lançou as cuecas masculinas “Sport”, confeccionadas em malha e protótipo das cuecas atuais. A ampla gama de cores, ainda rara na época, foi a base do sucesso de HANES® na época. A Segunda Guerra Mundial afetou ambas as empresas, que passaram a fornecer náilon e roupas íntimas para quase que exclusivamente abastecer as forças armadas americanas. Foi uma forma bem-vinda de sobreviver aos tempos difíceis. Na década de 1950, em virtude da alta qualidade de seus produtos, a HANES® se tornou popular e se consolidou no segmento de roupas íntimas masculinas nos Estados Unidos.
   

Somente no ano de 1965 as duas empresas se uniram para formar a HANES CORPORATION. Foi nesta década, que a HANES®, através de James Gordon Hanes, filho de Wesley, identificou o potencial do náilon, lançado em 1938 pela DuPont (conheça essa outra história aqui), em substituição a seda para a produção de meia-calças, introduzindo assim sua primeira coleção neste segmento, que faria enorme sucesso. Em 1969 a empresa lançou no mercado a Legg’s, que se tornaria uma das marcas de lingeries de maior sucesso mundial.
   

Foi ainda na década de 1960 que executivos da empresa perceberam que suas tradicionais camisetas brancas estavam sendo pintadas e usadas como roupas normais, permitindo uma enorme variação em sua utilização. Foi então que Keith Alms acreditou ser viável o lançamento de uma linha de camisetas para ser vendida diretamente aos consumidores e empresas que as pintavam. Este fato culminou em 1975, com o lançamento de uma camiseta mais grossa e resistente, batizada de HANES® BEEFY-T®, que se tornou o produto mais popular da marca. Inicialmente a camiseta era vendida somente para o segmento de customização, pessoas que queriam dar um toque original à peça, mas poucos meses depois, foi introduzida para a venda no varejo em embalagens simples. O sucesso foi instantâneo.
   

A importância dessa camiseta para a empresa é tamanha que, hoje em dia, existe o Hanes® Beefy-T® T-Shirt Hall of Fame, localizado na sede corporativa em Winston-Salem, Carolina do Norte, que reconhece as empresas que construíram seus negócios em torno da famosa camiseta, usando a criatividade, tino comercial e dedicação. Uma curiosidade: a HANES® atingiu a impressionante marca de 1 bilhão de camisetas Beefy-T® comercializadas desde seu lançamento em 2001. Ainda em 1975, a marca lançou a camiseta confeccionada em algodão canelado, que proporcionava flexibilidade e um ajuste seguro.
  

No final desta década, em 1979, após anos de forte crescimento, a HANES® foi comprada pela gigante Sara Lee (conheça essa outra história aqui), que estava ingressando no segmento têxtil. Em 1980, a HANES® PRINTABLES se tornou uma divisão separada e dedicada a fabricação e distribuição de camisetas estampadas. Ainda nesta década, a marca rapidamente se tornou popular adotando uma estratégia de venda agressiva que incluía parcerias com grandes varejistas e redes de supermercados populares como Walmart (saiba mais aqui) e Target (conheça essa história aqui).
   

As vendas explodiram. A marca HANES® HER WAY foi introduzida em 1986, exclusivamente para mulheres e garotas (adolescentes), inicialmente vendendo apenas lingeries e depois ampliando sua linha com a introdução de acessórios íntimos, meias e moda casual. A marca logo se tornou um enorme sucesso nos Estados Unidos. Nesta década, a HANES promoveu grandes campanhas publicitárias, se tornando ainda mais popular entre os americanos. Na década de 1990 a empresa investiu muito forte em publicidade, tendo comerciais estrelados por grandes estrelas do esporte, como por exemplo, o jogador de basquete Michael Jordan (durante anos o principal porta-voz da marca no mundo) e dos jogadores de futebol americano Joe Montana, Boomer Esiason e Steve Largent. Essa linha de comunicação tentava atrair um público mais jovem e ativo.
   

No ano de 2000 a marca alcançou a liderança no mercado americano em sua categoria, especialmente no segmento de camisetas básicas. Pouco depois, em 2002, a marca revolucionou o mercado com o lançamento da HANES® TAGLESS, camiseta sem costuras e etiquetas, proporcionando um conforto muito maior. O processo utilizado era um transfer a quente que aplicava as etiquetas de tamanho, composição e instruções de lavagem diretamente no tecido. Em 2006 a divisão têxtil da Sara Lee Corporation (incluindo a marca HANES®) se tornou uma empresa completamente independente e passou a se chamar Hanesbrands, proprietária de marcas populares como Champion (conheça essa outra história aqui), Playtex e Wonderbra (saiba mais aqui).
  

Depois do sucesso em vendas com as meias HANES® em 2007 no Brasil, a empresa ingressou, em 2008, com suas tradicionais camisetas, em cores básicas, como branco, preto e mescla, e sem costuras laterais. O produto, feito em 100% algodão pré-encolhido, ou seja, não encolhe ao ser lavado, e com costuras reforçadas de ombro a ombro, podia ser encontrado nas lojas do Walmart e Carrefour (conheça essa outra história aqui), além de grandes varejistas como Lojas Americanas (saiba essa história aqui). Nos anos seguintes a HANES® continuou lançando produtos que seguiam as principais tendências da moda e iam de encontro com o desejo dos consumidores de usarem roupas básicas e confortáveis, mas que seguissem as tendências da moda mundial.
  

Em 2020, como forma de enfrentar a pandemia de COVID-19 e contribuir de alguma forma com a sociedade, a HANES® lançou uma linha de máscaras faciais - laváveis, reutilizáveis ​​e respiráveis - ao consumidor. A marca também contribuiu com o Governo Americano e, em poucos meses, mais de 450 milhões de máscaras faciais de tecido e mais de 20 milhões de aventais médicos já tinham sido entregues para o governo.
  

Apesar de suas camisetas básicas fazerem um enorme sucesso no mundo, a HANES® também é extremamente conhecida por sua enorme linha de lingeries, como por exemplo, Hanes® Seamless (traz um novo conceito de moda aliada à tecnologia através de produtos sem costuras nas laterais que proporcionam total conforto, com peças que não marcam sob a roupa e cujo design se ajusta perfeitamente ao corpo), Hanes® Soutiens (sutiãs que oferecem design super anatômico e se ajustam perfeitamente ao corpo, sendo ideais para o dia-a-dia, pois proporcionam conforto, sustentação e segurança), Push Up Hanes® (sutiãs com conforto e sensualidade, que aumentam o volume e valorizam os seios), Hanes® Amamentação (sutiãs confortáveis que proporcionam sustentação e praticidade para esse momento tão especial na vida de uma mulher), Calcinhas Hanes® (perfeitas para o dia-a-dia, a grande variedade de modelos possui toque suave e agradável, sendo extremamente confortáveis) e Shapewear (para mulheres que se preocupam com sua imagem corporal, essa linha produz efeito firmador, modelando e realçando as curvas femininas).
  

A linha do tempo 
1947 
Lançamento da HANES® PACK T-SHIRTS, inovadora embalagem que oferecia várias camisetas a um preço acessível. 
1983

Lançamento de uma linha de camisetas esportivas e moletons, em adição a tradicional linha de camisetas básicas nas versões mangas curtas e longas. 
1994 
Lançamento da HANES® THERMAL TOP, camisa térmica que fornecia alta retenção de calor. 
1995
Lançamento de uma linha de camisetas com gola em T, além da versão pólo. 
Lançamento de uma linha de lingeries sem costura. 
1996 
Lançamento da HANES® POCKET-T, camiseta básica com bolsos disponível em uma grande variedade de cores. 
1999

Lançamento da camiseta SOFT L’INK, feita 100% de micro-poliéster do lado de fora e 100% algodão do lado interno. A camiseta era ideal para impressão de estampas. 
2002

Lançamento da camiseta masculina BEEFY SILVER, feita com uma mistura de algodão e Nativa (fibra extraída do eucalipto). O produto era uma alternativa para quem procurava uma camiseta mais fina e macia que as tradicionais. 
2003

Lançamento da HANES® SILVER FOR HER, uma linha de camisetas versáteis e com design extremamente moderno, especificamente direcionada para segmentos como hotéis, varejo e setor corporativo. 
2004 
Lançamento da camiseta esportiva StayClean, feita com um tecido que não retém o suor. 
2007

Lançamento, em parceria com o Walmart, de uma linha de têxteis ecológicos, composta por calcinhas confeccionadas em fibra de bambu e cuecas de algodão orgânico. 
2008

Lançamento de uma nova linha de calcinhas que prometia acabar com um eterno e indiscreto problema feminino: calcinhas que “sobem”, conhecidas em inglês com “wedgies”. 
Lançamento da camiseta NANO-T, extremamente leve e feita 100% com algodão. 
2010 
Lançamento da HANES® GARMENT DYED T-SHIRT, camiseta clássica de manga curta feita de algodão proveniente de fazendas americanas, e tingida para proporcionar uma aparência retrô. 
2011 
Lançamento da ComfortBlend® EcoSmart®, uma linha de produtos feitos com até 5% de poliéster reciclado a partir de garrafas de plástico. 
2019 
Lançamento da Active Comfort Tank, camisa sem mangas de alto desempenho que incorpora fios leves e respiráveis ​​e uma técnica de tricô inovadora que se combinam para fornecer compressão de conforto bidirecional e elasticidade total para combater a fadiga. 
2023 
Lançamento da HANES® ORIGINALS, coleção que combina padrões e cores marcantes com o máximo conforto, incluindo camisetas, regatas, sutiãs e roupas íntimas, além de uma grande variedade de roupas esportivas (moletons, leggings, shorts, vestidos e meias). Qualquer item da linha custa menos de US$ 30.
  

A comunicação 
A HANES® sempre foi agressiva e ousada em suas campanhas publicitárias. Durante a década de 1970 e 1980, para promover sua linha de meias-calça utilizou o provocativo slogan “Gentlemen Prefer Hanes®” (algo como “Cavalheiros preferem Hanes®”). Em 1989 o slogan foi trocado para outro, não menos provocativo: “The lady prefers Hanes®” (em português “Mulheres preferem Hanes®”) e pouco depois para “Just wait’ll we get our Hanes® on you” (algo como “Espere até ter Hanes® em você”). Mas o que resultou na grande popularidade da marca no mercado americano foi a utilização de grandes celebridades em suas campanhas começando com o astro do basquete Michael Jordan em 1989 (em 2021 o contrato foi encerrado, colocando fim em um dos mais longevos relacionamentos entre atletas e marcas). Assista aqui Jordan em ação em um dos inúmeros comerciais que o astro estrelou.
  

Em 2000, para o lançamento da camiseta GO TAGLESS, se juntaram ao astro do basquete nomes como Jackie Chan e Brian Regan. Em 2005 a campanha que utilizou o slogan “Look who we’ve got our Hanes on now”, estrelou celebridades como Jennifer Love Hewitt e Matthew Perry, além de Kevin Bacon e Christina Applegate (2006), Cuba Gooding, Jr. (2007) e Sarah Chalke (2008). Em julho de 2008, o ator Charlie Sheen, então astro do seriado Two and a Half Men, se juntou a Michael Jordan como porta-voz oficial da marca. No final de 2010, depois de Charlie Sheen ser detido sob a acusação de ter ameaçado sua mulher com uma faca, a marca rompeu contrato com o polêmico ator.
  

Em 2019 a marca lançou a campanha “Every Bod”, que apresentava homens de todos os tipos - desde esculpidos na academia até surfistas de sofá - felizes em suas cuecas boxer HANES® em uma variedade de novas cores e celebrando quem eles são. A campanha, cujo slogan era “Every Bod is Happy in Hanes®” (algo como “Todo corpo é feliz em Hanes®”), celebrava a inclusão e a autenticidade, demonstrando como a marca se mantém fiel à sua promessa de fornecer itens essenciais confortáveis ​​que ajudam as pessoas a se sentirem melhor todos os dias. Como parte da missão global da HANES®, “Comfort for All”, a icônica marca de vestuário resolveu abordar a ansiedade corporal culturalmente motivada, frequentemente associada às mulheres, mas também enfrentada pelos homens.

   

A evolução visual 
A identidade visual da marca HANES® passou por diversas alterações ao longo dos anos. Apesar de sempre manter a cor vermelha, tão associada à marca, o logotipo (popularmente conhecido como Red Label) foi sendo modernizado, incluindo novas tipografias de letras e formatos.
  

Os slogans 
Surrender to softness. (2024) 
Make Yourself Comfortable. (2023) 
When You’re Cool, You’re Comfortable. (2014) 
America’s First Name in Comfort Since 1901. (2013) 
Go Tagless. (2012) 
All you need. (2009) 
Look who we’ve got our Hanes® on now. (2005) 
Hanes® comfort. It’s a beautiful thing. (2002) 
Hanes® be you. (2001) 
The legendary American casual wear. (1996) 
Just wait’ll we get our Hanes® on you. (1992) 
Nothing else feels so right. (1989) 
The lady prefers Hanes®. (1989) 
They don’t say Hanes® until i say they say Hanes®. (1982) 
Sensuosly smooth. Luxuriously sheer. Undeniably silky. Unmistakbly Hanes®. (1981) 
So comfortable you forget you have it on. (1977) 
Gentlemen prefer Hanes®. (1974)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1901 
● Fundador: John Wesley Hanes 
● Sede mundial: Winston-Salem, Carolina do Norte, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Hanesbrands Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Stephen Bratspies 
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 200 
● Presença global: 75 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Vestuário 
● Principais produtos: Roupas íntimas, meias, camisetas e moletons 
● Concorrentes diretos: Jockey, Fruit of the Loom, Gildan, Jerzees, Russell Athletic, Triumph, American Apparel, GAP, Lupo e Hering 
● Ícones: A camiseta Hanes® Beefy-T® 
● Slogan: Make Yourself Comfortable. 

A marca no mundo 
A marca HANES® está presente em 90% dos lares americanos, comercializando sua ampla linha de produtos têxteis em mais de 75 países ao redor do mundo. Além dos produtos serem vendidos em grande varejistas, a HANES® possui mais de 200 lojas próprias. A marca é líder na produção e venda de vestuário básico para uso diário para homens, mulheres e crianças, incluindo em sua linha meias, lingeries e roupas casuais como moletons e as tradicionais camisetas básicas. O faturamento anual da marca é estimado em mais de US$ 2 bilhões. A HANES® pertence à empresa Hanesbrands, proprietária no Brasil da Zorba (conheça essa história aqui), Tensor e Kendall (saiba mais aqui).

Você sabia? 
Anualmente a HANES® vende mais de 680 milhões de camisetas básicas e 750 milhões de pares de meias. 
Seus produtos são utilizados por 8 entre 10 americanos. 
As camisetas básicas são também conhecidas como T-shirts (palavra em inglês que vem com o T na frente devido à camiseta quando com as mangas abertas se parecer com a letra T). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 15/6/2024 

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4 comentários:

  1. Anônimo5:27 AM

    adoro as meias hanes como faço para compra-las aqui no brasil?

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  2. Anônimo10:19 AM

    Olá
    Você pode consultar no site www.hanes.com.br e escolher a opção ONDE COMPRAR.

    Qualquer dúvida entre em contato através do formulário do site.

    obrigado.

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  3. Carmena Maria Carvalho Bonfim9:04 PM

    Quando estava na Faculdade de Enfermagem, e meu uniforme era saia e blusa, usei muito as Meias Hanes que uma amiga trouxe para mim dos Estados Unidos. Depois nunca mais. Gostaria de saber se aqui no Rio de Janeiro elas são vendidas em algum lugar.


    Obrigado.

    Carmena.

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  4. Anônimo6:06 AM

    Carmena,nas lojas Americanas tem de todos os tipos.

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