Em um mundo cada vez mais interligado e conectado, a VODAFONE é um verdadeiro operador global de comunicações, capaz de responder a todas as necessidades de seus clientes, quer sejam de natureza móvel ou fixa, aproveitando toda sua experiência para desenvolver produtos e serviços que facilitem a comunicação onde quer que seja.
A história
A empresa começou a se formar no ano de 1982 quando os principais executivos do Grupo Racal Radio, Gerald Arthur Whent e Ernest Thomas Harrison, convenceram o conselho administrativo da divisão de eletrônicos, Racal Electronic, a tentar conseguir uma das duas licenças para telefonia móvel do setor privado que oferecia o governo inglês. Depois de conquistada a licença, no ano seguinte, a Racal Telcomms Division, divisão fundada para atuar no segmento de telefonia móvel, começou a desenvolver e implantar sua rede analógica. Com sede na cidade de Newbury, a empresa contava apenas com 50 funcionários. O nome escolhido pela nova empresa, VODAFONE, provinha de VOice DAta FONE (Telecomunicações de voz e de dados), pois refletia os serviços de transmissões de voz e dados para telefones móveis que seriam oferecidos por ela, demonstrando uma grande visão de futuro, e pensando, desde aquele momento, que os dados seriam um dos elementos-chave do futuro das telecomunicações.
Sua entrada no mercado aconteceu oficialmente no dia 1 de janeiro de 1985, com a primeira chamada feita das docas de St Katherine’s em Londres para Newbury, sendo a primeira rede de telefonia móvel do Reino Unido. Depois de seu lançamento a rede se desenvolveu com rapidez e atingiu no final de seu primeiro ano 19 mil clientes. Em 1987 lançou no mercado a VODATA, responsável pelo setor de vozes e dados, com o objetivo de desenvolver e comercializar a Vodafone Recall, um serviço de correio de voz. Rapidamente outros serviços foram incorporados, como por exemplo, o VODAPAGE, um serviço de busca que cobria 80% da população do Reino Unido.
Em setembro de 1991 a VODAFONE se separou da Racal Electronics convertendo-se em uma empresa independente, além de realizar a primeira chamada de roaming móvel internacional do mundo (atualmente o Vodafone Roaming Services assegura que mais de 550 milhões de clientes móveis possam se conectar com confiança no exterior e desfrutar de serviços de voz e dados). No ano seguinte, assinou o primeiro acordo de tecnologia GSM internacional com a Telecom Finland. Em 1993, novos acordos internacionais foram firmados na Alemanha, África do Sul, Grécia, Austrália e Ilhas Fiji, formando assim a VODAFONE GROUP INTERNATIONAL. No ano seguinte ingressou no enorme mercado indiano. Pouco depois, em 1995, a empresa foi a primeira a introduzir no mercado o sistema TACS Authentication para combater clonagens e fraudes na rede móvel, aumentando ainda mais a segurança dos serviços prestados. O serviço Pré-Pago (Pre-Pay) foi introduzido em 1996, aumentando e muito o número de clientes da empresa em um curto período de tempo. A fusão entre a VODAFONE e a americana AirTouch Communications em 1999, formou a maior companhia de telefonia móvel do mundo. Ao final de setembro deste ano a nova empresa já possuía mais de 31 milhões de clientes em 24 países ao redor do mundo. Outros dados significativos ocorridos este ano foram: a conexão do cliente número 5 milhões no Reino Unido e o lançamento do VODAFONE INTERCATIVE, o serviço de internet da empresa.
O novo milênio começou com importantes novidades: em 2000, a VODAFONE juntamente com a Verizon Communications, através de uma joint-venture, formou a Verizon Wireless, maior provedor de comunicações sem-fio dos Estados Unidos; e ao final de março de 2001, a base de clientes superava a marca de 82 milhões. A campanha “How are you?”, iniciada em 22 de outubro de 2001, foi a primeira campanha global da VODAFONE, que pretendia lançar a marca nas diversas operadoras do grupo em outros países. A campanha era um apelo a compartilhar emoções demonstrando um sinal de interesse e proximidade entre todos, que pretendia provocar reações e relações afetivas, originado assim um novo diálogo e uma nova forma de servir cada cliente. Ainda este ano introduziu o serviço de mensagens instantâneas, um modo mais rápido e eficiente de se comunicar utilizando mensagens de texto via SMS ou WAP; além de ser responsável pela realização da primeira chamada utilizando tecnologia 3G do mundo. Em 2002, com o Vodafone Live!, a empresa estabeleceu um novo padrão para comunicações móveis com acesso à internet em movimento.
Nos anos seguintes a VODAFONE introduziu no mercado inúmeros serviços como a tecnologia 3G para toda Europa; TV móvel (2005); transferência eletrônica de dinheiro via celular (2007), introduzida primeiramente no Quênia; chamadas, envios de SMS e MMS pelo computador (Vodafone web phone); placa 3G banda larga em formato Express Card (cartão); modem para acesso de internet móvel; conexão de banda larga fixa; guardar documentos e arquivos vitais, evitando o risco de perda, que podem ser acessados de qualquer computador; serviço de televisão pela plataforma IPTV, com aproximadamente 100 canais e que tinha a possibilidade de ver vídeos e fotos no decodificador; além do portal VODAFONE LIVE!, onde o consumidor podia assistir TV de alta definição, baixar músicas e toques, compartilhar fotografias, jogar games e ler notícias.
Em agosto de 2013 a empresa ingressou no mercado brasileiro oferecendo soluções inteligentes e rentáveis para o mercado corporativo através de um novo conceito de operadora móvel, com foco no tráfego de dados, ferramentas avançadas de gestão e atendimento personalizado, além de serviços como Machine-to-Machine (M2M), tecnologia que possibilita a transmissão de dados a um sistema através de um dispositivo remoto conectado a uma máquina. Em 2017, lançou no Reino Unido a marca Voxi, pensada para consumidores com menos de 25 anos que oferece dados ilimitados para redes sociais e chamadas e mensagens também sem limites. Além disso, a empresa investiu ainda mais em seus serviços de computação em nuvem.
Hoje em dia a VODAFONE oferece serviços e produtos dos quais seus clientes podem tirar melhor proveito na hora de se comunicar, se beneficiando cada vez mais da convergência digital entre o celular, o computador e o telefone fixo. Hoje em dia, a empresa aposta na criação de todas as condições para que seus clientes utilizem os serviços a que estão habituados, independentemente da forma de acesso, e com uma experiência de utilização simples e transparente.
Patrocínios
A partir da década de 1990 a VODAFONE começou investir maciçamente em patrocínios a equipes e competições esportivas, assim como grandes eventos de música e cultura, visando à construção de uma marca cada vez mais global. Os primeiros grandes contratos de patrocínios foram com as equipes de futebol do Benfica (Portugal) e Manchester United (Inglaterra); as escuderias de Fórmula 1 Ferrari e Benetton (agora conhecida como Renault) e McLaren (2005-2014); a seleção nacional de futebol do Egito; o time de rúgbi da Austrália; a Copa dos Campeões da Europa (UEFA Champions League); e clubes de futebol de alguns países europeus, entre outros eventos.
A evolução visual
O logotipo da VODAFONE passou por algumas modificações durante sua história. A primeira, e certamente mais significativa, ocorreu em 1997 quando foi introduzido o tradicional símbolo speechmark (uma espécie de balão utilizado em revistas em quadrinhos para designar a fala), que tinha como principal objetivo sugerir conversação. A partir deste momento a cor vermelha passou a ser predominante e um dos ícones de reconhecimento da marca. Em 2006 a identidade visual passou por uma pequena modernização onde o speechmark ganhou um pouco mais de destaque através de um efeito 3D. Em 2017 a marca apresentou sua nova identidade visual, com o símbolo passando de 3D para 2D e adotando uma nova tipografia de letra.
Os slogans
The future is exciting. Ready? (2017)
Live Life on 4G. (2015)
Power to you. (2009)
Make the Most of Now. (2007)
Make your move whilst you’re still on the move. (2002)
How are you? (2001)
The people you need are only a touch away. (2001)
The word is Vodafone. (1999)
Dados corporativos
● Origem: Inglaterra
● Lançamento: 1 de janeiro de 1985
● Criador: Gerald Arthur Whent e Ernest Thomas Harrison
● Sede mundial: Londres, Inglaterra
● Proprietário da marca: Vodafone Group plc.
● Capital aberto: Sim
● Chairman: Gerard Johannes Kleisterlee
● CEO: Vittorio Colao
● Faturamento: £47.7 bilhões (2016/2017)
● Lucro: - £6.2 bilhões (2016/2017)
● Valor de mercado: £61.3 bilhões (dezembro/2017)
● Clientes: 553.6 milhões
● Lojas: 480
● Presença global: 81 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 111.556
● Segmento: Telecomunicações
● Principais produtos: Telefonia fixa e móvel, internet e TV a cabo
● Concorrentes diretos: EE, China Mobile, Orange, Bharti Airtel, Virgin Mobile, Telefonica, AT&T, Verizon e Deutsche Telekom
● Ícones: O símbolo Speechmark
● Slogan: The future is exciting. Ready?
● Website: www.vodafone.com.br
A marca no mundo
A VODAFONE, segunda maior empresa de telecomunicações móveis do mundo (atrás somente da China Mobile), conta atualmente com uma base de 533.6 milhões de clientes em 31 países na Europa, Caribe, Ásia e regiões da África, além de estar presente em mais 50 países através de redes parceiras. Como uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo, oferece uma ampla gama de serviços, incluindo voz, mensagens, dados, banda larga fixa e TV. Anualmente a empresa transmite mais de 300 bilhões de mensagens de texto e realiza aproximadamente 1.5 trilhões de minutos de ligações. Seus principais mercados são Índia (mais de 210 milhões de clientes), Reino Unido (17.9 milhões de clientes), Alemanha, Espanha, Itália, Turquia e Egito. Somente no Reino Unido a VODAFONE tem 480 lojas que vendem aparelhos celulares e outros serviços.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 23/12/2017
Se tivessemos essa qualidade de serviços por aqui...
ResponderExcluirO blog está muito bom... completo!
este muito bom era mesmo isto que andava a procura
ResponderExcluirpostem mais