26.9.06

GULLIVER


Muitos de seus brinquedos como o tradicional Forte Apache, marcaram a infância de milhões de crianças brasileiras e se tornaram verdadeiros clássicos que continuam, mesmo depois de anos e anos, encantando gerações de pequenos. 

A história 
A história da marca GULLIVER começou na Espanha com Mariano Lavin Ortiz, que já mantinha forte relação com o universo dos brinquedos, sendo proprietário de uma pequena fábrica na cidade de Madri no começo dos anos de 1950. Sua convicção democrática, no entanto, era incompatível com a política do general Francisco Franco e, no ano de 1959, ele imigrou para o Brasil com sua família. Assim como no célebre romance de Jonathan Swift chamado “As Viagens de Gulliver”, onde o herói da história saía de seu país indo parar em Lilliput, uma terra habitada por homens pequeninos, na chegada ao Brasil encontraram também uma porção de seres pequeninos: as crianças.



E foi pensando nelas e para dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo pai na Espanha e aqui (ele foi sócio na empresa Casablanca, que lançou o Forte Apache no mercado brasileiro) que, no mês de outubro 1969, em São Caetano do Sul, o filho Mariano Lavin Cebada e sua esposa Ana Exposito Cantero fundaram a Gulliver Manufatura de Brinquedos. O nome foi escolhido por eles, que quando crianças, eram fascinados pelas viagens narradas no romance do escritor irlandês Jonathan Swift. No começo eram produzidos brinquedos de PVC, que evoluíram depois para diversos processos de transformação de plásticos. No início produzindo miniaturas pintadas artesanalmente baseadas em seriados de TV de temas do velho oeste americano, que faziam enorme sucesso, entre os quais Bonanza e Rin Tin Tin, surgiram no mercado Forte Apache (que havia sido lançado nos Estados Unidos em 1952), Acampamento Apache, Caravana, Chaparral, e figuras de plástico rígido pintadas à mão de Super-Heróis (Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Batman, Robin, Hulk, Surfista Prateado, Duende Verde, Mulher Maravilha, Super-Homem, Aquaman, Batgirl, Gavião Negro e os vilões Coringa e Pinguim), além do tradicional Zoológico (miniaturas de animais feitas em plástico e pintadas a mão). 




Na década de 1970 a GULLIVER lançou os tradicionais jogos de futebol de botão, que se tornaram um ícone da marca. Em 1975, entram em cena os personagens de pelúcia da Família Peposo (Papai e Mamãe Ursos e seus dois filhotes Peposinho e Peposinha), com 2 milhões de unidades comercializadas, juntamente com os Agarradinhos - mascotes de pelúcia que com 8 milhões de unidades vendidas em 4 anos alcançaram recorde de vendas do setor de brinquedos no país. Alguns casos de sucesso vividos pela empresa ao longo dos próximos anos chamam a atenção como do Xadrez Mequinho, com 150.000 jogos vendidos no primeiro ano e torneios promovidos em clubes como Esperia e Juventus, na capital paulista, com 7.500 e 10.000 participantes, basicamente crianças. Em 1977, a empresa lançou a primeira coleção de figuras articuladas do mercado brasileiro, baseadas em Super-Heróis como Batman e Robin, Falcão, Fantasma, Capitão América, Zorro, sem falar no inesquecível Batmóvel clássico. Nos anos seguintes destacaram-se inúmeros sucessos de vendas como Big Frota, Pino Gol, Caneta-Maluca, Linha Náutica, incorporando uma grande parte de mão-de-obra artesanal, além do Futebol Club (réplicas de jogadores de futebol com perna articulada, que formam um time em um campo, com traves e gol).


Em 2001 a GULLIVER lançou no mercado brasileiro as charmosas bonequinhas fashion BRATZ que se tornaram uma verdadeira febre entre as meninas. No ano de 2006, a GULLIVER introduziu no mercado o que as crianças queriam cada vez mais: brinquedos tecnológicos. O primeiro a chegar foi o pequeno iDog, um simpático cãozinho eletrônico que se alimentava de músicas. O pet eletrônico podia ser levado no bolso e interagia com seu dono e com a música que ele escutava. Ao ser conectado a um MP3 player (ou qualquer outro dispositivo portátil), se tornava um auto-falante e, além de emitir o som, se movimentava no ritmo da música. Foi um enorme sucesso de venda. Nos anos seguintes a empresa lançou brinquedos que se tornaram um grande sucesso entre as crianças: Homem-Aranha, X-Men, Quarteto Fantástico, Shrek, Piratas no Caribe, Chaves, Senhor dos Anéis, Spice Girls, Spawn, SOS Comandos e Meninas Super Poderosas.


Recentemente, em 2012, a GULLIVER mais uma vez conseguiu antever as tendências de mercado e lançou a linha de brinquedos Neymar Jr Futebol Clube (incluindo futebol de botão), que em apenas quatro dias atingiu a marca de 150 mil unidades comercializadas. Além disso, a empresa apostou em linha próprias como GULLIVER BABY (brinquedos para bebês maiores de 1 ano), GULLIVER ACTIVITY (linha de brinquedos de montar semelhante ao Lego), GULLIVER PRAIA & JARDIM (brinquedos como baldes, pás, regadores, rastelos, cadeiras de plástico, moldes para areia, caminhões), GULLIVER GARDEN (kits para brincar no jardim com regador, pá, rastelo, balde e até sementes) e SUPER BLOCOS (blocos de encaixe para montar em tamanho grande). Outras linhas populares da empresa são FAZENDINHA e ZOOLÓGICO (kits com animais e cenários de plástico), além da COLLECTA (réplicas em miniaturas de diversos animais das mais variadas espécies).


Funcionando hoje em novas e modernas instalações, em São Caetano do Sul, a GULLIVER continua evoluindo e procurando oferecer sempre o melhor em seu segmento, incluindo os brinquedos de tendência de moda e as licenças, que geralmente estão relacionados com os personagens de televisão e filmes de cinema de enorme sucesso. Por isso a GULLIVER está há quase 50 anos presente nas primeiras aventuras da infância de milhões de brasileiros.



Dados corporativos 
● Origem: Brasil

● Fundação: Outubro de 1969

● Fundador: Mariano Lavin Cebada e Ana Exposito Cantero

● Sede mundial: São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil

● Proprietário da marca: Gulliver S.A. Manufatura de Brinquedos

● Capital aberto: Não
● Diretor: Rodrigo Lavin Gamboa e Andres Luis Lavin

● Faturamento: R$ 100 milhões (estimado)

● Lucro: Não divulgado

● Presença global: Não (presente somente no Brasil)

● Funcionários: 400

● Segmento: Brinquedos

● Principais produtos: Bonecas, bonecos, jogos e brinquedos educativos 
● Concorrentes diretos: Estrela, Grow, Hasbro, Mattel e Playmobil

● Ícones: O Forte Apache

● Website: www.gulliver.com.br 

A marca no Brasil

Líder no mercado de bonecos articulados de ação e em brinquedos inspirados no futebol, a GULLIVER possui uma área fabril de 15 mil m², vendendo seus produtos em milhares de pontos de vendas espalhados pelo país. Atualmente a empresa produz e importa uma grande linha de produtos, desde brinquedos de primeira infância, pré-escolares até os inspirados em séries de TV, personagens de cinema e personagens para colecionar.



Você sabia?

● Em 2015, os produtos licenciados corresponderam a 25% do faturamento da empresa. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 3/8/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário