26.9.06

LOJAS CEM


Imagine uma rede varejista que não vende pela internet, nunca fecha loja, só abre, não tem presidente e possui 70% da clientela parcelando a compra com uso dos velhos e bons carnês. Bem-vindo a LOJAS CEM, umas das redes varejistas mais sólidas do mercado brasileiro, que através de lojas sempre limpas e climatizadas, preços baixos, entrega rápida, crédito facilitado e atendimento excelente, fideliza milhões de consumidores há mais de 70 anos. 

A história 
A história começou na pacata cidade de Salto, localizada a 100 quilômetros da capital paulista. No dia 1 de julho de 1952, o descendente de imigrantes italianos Remígio Dalla Vecchia - conhecido carinhosamente como “Seu Gino” - inaugurou uma pequena loja de conserto e venda de peças, acessórios e bicicletas. O novo negócio - batizado de Casa de Bicicletas Zanni & Dalla Vecchia - só pode ser inaugurado porque parte do capital inicial foi proveniente de uma indenização recebida pela esposa do fundador, Nair Zanni Dalla Vecchia, então operária de uma indústria têxtil. Apesar de constituir a empresa, o Sr. Remígio continuou trabalhando como funcionário na Light, antiga empresa de eletricidade de São Paulo, até se aposentar, em meados da década seguinte. Somente 1959 os rumos da empresa começariam a mudar quando os filhos do Sr. Remígio, além de seu genro, resolveram apostar na ampliação dos negócios: a seção de peças e consertos cedeu espaço à venda dos primeiros eletrodomésticos e, em 1966, também a uma linha de móveis. Nesta época a empresa se mudou para um prédio próprio e maior para atender a crescente demanda do mercado.
  

Em 1968 o Sr. Remígio resolveu se aposentar e seus filhos assumiram o comando total da empresa com o claro objetivo de ir muito além da loja que possuíam na época. Neste mesmo ano a empresa iniciou seu processo de expansão ao inaugurar sua primeira filial na cidade de Indaiatuba, também no interior de São Paulo. Pouco depois, em 1971, com lojas amplas, grande variedade de produtos e exposição diferenciada, formando ambientes, a empresa ganhou mercado e inaugurou mais uma filial na cidade de Itu. Em 1976 a empresa - então com quatro lojas e querendo crescer ainda mais - promoveu um concurso para a escolha de um nome que fosse curto, de fácil pronúncia e memorização: o vitorioso foi LOJAS CEM (abreviação de Centro dos Eletrodomésticos e Móveis, que eram os principais produtos da empresa na época). A partir deste momento a LOJAS CEM cresceu rapidamente, inaugurando várias outras unidades pelas cidades do interior paulista e também na grande São Paulo.
  

Com essa onda de crescimento, em 1981 a pequena rede que já somava oito lojas, inaugurou uma nova unidade na cidade de Rio Claro. Em apenas cinco anos, a empresa dobrou de tamanho. Em 1989, já com 33 lojas em funcionamento, teve início a expansão para outros estados com a inauguração da primeira loja em Minas Gerais, localizada na cidade de Pouso Alegre. Uma década mais tarde, em 1999, a rede, então com 88 lojas, se expandiu para o estado do Rio de Janeiro com a inauguração de sua primeira unidade em Barra do Piraí e, no ano seguinte, ingressou no estado do Paraná com a abertura de uma loja em São José dos Pinhais, além de inaugurar sua centésima loja na cidade de São José do Rio Preto no interior de São Paulo. Neste período a rede expandiu sua linha de produtos passando a comercializar microcomputadores, celulares e até louças de cozinha.
   

No início do novo milênio, em 2002, a sede da empresa foi transferida para seu novo Centro Administrativo e de Distribuição. Em 2005 a rede foi eleita “A melhor e a mais admirada empresa de varejo do Brasil” pelo Prêmio “Valor 1000” (Jornal Valor Econômico e Fundação Getúlio Vargas). No ano seguinte a empresa passou a integrar o seleto grupo de varejistas com faturamento superior a R$ 1 bilhão e adotou um novo padrão visual, iniciando a remodelação completa de todas as suas lojas. Em 2016, na contramão da economia brasileira, que enfrentava uma das piores crises de sua história, a rede inaugurou novas filiais e atingiu 245 lojas em funcionamento.
  

No ano de 2018, considerada a melhor empresa do varejo do Brasil, a rede encerrou o ano como a terceira maior revendedora de móveis e eletrodomésticos do país. Com a pandemia de COVID-19, o varejo foi fortemente impactado pelos novos hábitos de consumo da população e desacelerando diversos mercados. Mesmo nesse cenário delicado, a LOJAS CEM, que não fechou nenhum de seus estabelecimentos, decidiu manter os projetos de expansão. Em 2022 a LOJAS CEM completou 70 anos de história e atingiu a marca de 300 lojas, inaugurada em São José do Rio Preto.
  

Atualmente cada unidade da rede, que possui em média área de 1.400 m², oferece quase 4.000 itens, entre os quais, uma completa linha de móveis, eletrodomésticos, produtos de informática, celulares e muitos outros produtos. À moda antiga, a LOJAS CEM continua utilizando carnês para a venda de seus produtos, financiando-os com recursos próprios, sem recorrer a bancos ou financeiras. A empresa ainda coloca à disposição de seus clientes listas de casamentos e serviços como entregas gratuitas nas cidades com lojas e montagem grátis de móveis.
  

O centro de distribuição 
O Centro Administrativo e de Distribuição (CDA) foi inaugurado em 2001 com 71.000 m² de área construída e capacidade para abastecer até 250 lojas e muito espaço para ampliações futuras. Localizado às margens da Rodovia Santos Dumont, no município paulista de Salto, o complexo era composto por um grande galpão de armazenamento, portaria de recebimento e triagem e por dois edifícios que abrigavam escritórios, auditório, salas de treinamento, vestiários, ambulatório e restaurante. O auditório com todos os recursos de áudio e vídeo, e capacidade para 250 pessoas, é utilizado para formação de pessoal e integração de novos funcionários. Já no restaurante são servidas mensalmente 11 mil refeições. E a área de descanso dos colaboradores é um imenso jardim. Em meio à alta tecnologia, milhares de árvores nativas da Mata Atlântica foram plantadas para preservação ambiental e conservação de um lago existente no local. Recentemente a empresa investiu na ampliação de seu CDA. Concluída em 2023 com um custo de R$ 150 milhões, a obra aumentou o espaço físico para 243.000 m² de área coberta, localizado em um imóvel próprio de 880.000 m², permitindo futuras expansões, conforme a demanda cresça.
  

A comunicação

A partir da década de 1990 a LOJAS CEM começou a utilizar em sua comunicação uma turma bastante divertida, liderada pela mascote da marca, um maquinista chamado MEC-NISTA, personagem que representava a presteza de atendimento da rede varejista. Essa turma era uma bem-humorada e caricaturada representação da missão e dos valores da empresa.
  

A turma era completada pelos personagens TRENZINHO DO CEM (que representa a entrega eficiente da rede), CENTAVO (representa os preços baixos e as melhores ofertas), CENTENA (responsável pela qualidade dos produtos e serviços) e VITÓRIA (que representa a exigência de seus clientes).
  

Essa divertida turma estrelou vários comerciais da marca que fixaram na cabeça de milhões de brasileiros o icônico slogan “Ainda bem que tem Lojas CEM” através do jingle (ouça aqui): 

Lojas CEM, onde você compra o máximo, 
em móveis e eletrodomésticos, 
com preço baixo atendimento cem. 

Lojas CEM, tranquilidade entrega rápida, 
facilidade no seu crédito, 
com tudo no consórcio cem. 

Lojas CEM, a estação das compras, 
Lojas CEM, a qualidade conta, 
Lojas CEM, felicidade conta também! 
Ainda bem que tem Lojas CEM.
  

Em 2022, para comemorar 70 anos, a LOJAS CEM lançou uma primorosa animação de 3 minutos intitulada “A Bike do Vovô” (assista abaixo), veiculada na íntegra na TV aberta, em cinemas e no meio digital. O emotivo e lúdico filme mostra um avô contando para sua neta a trajetória da empresa, fundada inicialmente como uma modesta bicicletaria.

   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por pequenos ajustes ao longo dos anos, com o logotipo ganhando formas mais arredondadas.
  

O popular logotipo da LOJAS CEM também pode ser aplicado em um fundo de cor laranja.
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1 de julho de 1952 
● Fundador: Remígio Dalla Vecchia 
● Sede mundial: Salto, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Lojas Cem S/A 
● Capital aberto: Não 
● Diretor geral: José Domingos Alves 
● Faturamento: R$ 7 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 306 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 14.000 
● Segmento: Varejo 
● Principais produtos: Móveis, eletrodomésticos e produtos eletrônicos 
● Concorrentes diretos: Casas Bahia, Magazine Luiza, Marabraz, Ponto Frio, Havan, Gazin, Lojas Colombo e Insinuante 
● Mascote: Mec-Nista 
● Slogan: Ainda bem que tem Lojas Cem. 
● Website: www.lojascem.com.br

A marca no Brasil 
Com 306 lojas em quatro estados - São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais -, a LOJAS CEM, uma das maiores revendedoras de móveis e eletrodomésticos do país, possui mais de 15 milhões de clientes cadastrados, dos quais 2.5 milhões estão ativos. Com faturamento anual estimado em R$ 7 bilhões e empregando 14 mil pessoas, a rede realiza 70% das vendas através de carnês com financiamento próprio. A LOJAS CEM, que está entre as 30 maiores varejistas do mercado brasileiro, tem como um de seus grandes orgulhos a satisfação dos clientes, refletida na fidelidade do público. Afinal, de acordo com a empresa, 95% das pessoas que compram retornam às lojas da rede. 

Você sabia? 
Com foco total na operação offline, a empresa cuida meticulosamente do visual de suas 306 lojas, sendo 302 em prédios próprios, e orgulha-se de nunca ter fechado uma unidade. 
Todas as lojas inauguradas sempre estão localizadas em um raio de até 600 quilômetros do Centro Administrativo e de Distribuição (CAD), em Salto, o que a torna ágil para viabilizar a entrega de mercadorias em até 48 horas para toda rede. 
Para evitar surpresas e variações nos custos, a empresa terceiriza os serviços de entrega desde 1976, algo que se deu ao menos uma década antes de seus principais concorrentes no varejo adotarem tal prática. 
O fundador da empresa Remígio Dalla Vecchia faleceu em 2 de junho de 2005, aos 91 anos, não sem antes promover uma verdadeira revolução no setor varejista brasileiro. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Época Negócios, Isto é Dinheiro e Pequenas Empresa Grandes Negócios), jornais (Meio Mensagem, Valor Econômico, Estadão e Diário do Comércio), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 23/6/2024 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

Nenhum comentário:

Postar um comentário