26.9.06

NICK@NITE


Se você é fã dos nostálgicos seriados cômicos americanos de décadas atrás, certamente o NICK@NITE é o lugar certo para rever e matar saudades de personagens que fizeram muito sucesso. O bloco noturno do canal infantil Nickelodeon é uma verdadeira diversão para qualquer marmanjo. 

A história 
O NICK at NITE (inicialmente escrito assim) estreou oficialmente no dia 1 de julho de 1985 às 8 horas da noite nos Estados Unidos como um bloco televisivo noturno do canal infantil Nickelodeon. A ideia surgiu quando o então presidente da MTV Networks, Bob Pittman, pediu que o gerente geral do Nickelodeon, Gerry Laybourne, desenvolvesse um bloco noturno voltado para um público adulto para ocupar o lugar vago deixado pelo bloco channel (conhecido atualmente como o canal A&E Network). O nome do novo bloco foi composto pelas palavras Nick, proveniente de Nickelodeon, e Nite, gíria em inglês para designar a palavra “noite”. Era algo como “Nickelodeon à Noite”. O bloco, que inicialmente ia ao ar entre as 8 horas da noite e 6 horas da manhã, horário onde a audiência infantil era praticamente nula, exibia séries cômicas (conhecidas popularmente como sitcoms) clássicas dos anos de 1950 e 1960 como The Donna Reed Show, Dennis the Menace e Route 66.


O NICK@NITE foi pioneiro nas chamadas “Maratonas”, onde para promover suas séries, fazia a apresentação de diversos episódios seguidos de um mesmo sitcom. Com o crescimento da audiência do bloco, novas séries foram acrescentadas em sua programação. Em 1994, quando a famosa série cômica I Love Lucy passou a fazer parte de sua programação, a maratona do sitcom incluía todas as séries feitas pela atriz Lucille Ball (como I Love Lucy, The Lucy-Desi Comedy Hour, The Lucy Show, Here’s Lucy e Life With Lucy). Em 1995, para comemorar os 10 anos de vida do NICK@NITE, um grande evento foi programado: a exibição de todas as séries que o bloco já havia transmitido. Durante uma semana, a programação apresentava a história de cada série, o episódio número um e quanto tempo ela havia ficado na grade de programação do bloco. O bloco tentou, na década de 1990, produzir suas próprias séries sem muito sucesso. NICK@NITE demorou mais de 20 anos para chagar na América Latina. 




No Brasil, estreou no início de 2005 com apenas quatro atrações (dubladas em português), devido a problemas técnicos: Alf, o ETeimoso; Os Monstros; A Feiticeira; e a famosa Jeannie é um Gênio. Pouco depois, em 1° de maio, estrearam novas séries como A Família Addams, Primo Cruzado, Vivendo e Aprendendo e a inédita Mork & Mindy. Em 3 de junho foi adicionado à programação do bloco a série Minha Família É uma Bagunça. No dia 1º de fevereiro de 2008, o NICK@NITE, após quase 2 anos sem novidades, estreou dois novos seriados: Kenan e Kel (dos anos de 1990) e Clarissa. Pouco depois, no dia 5 de maio, entram no ar as séries Um Maluco no Pedaço e Agente 86. No Brasil o canal adotou o slogan “Comédias e Comédias”, se referindo ao conteúdo de séries cômicas, ou seja, sitcoms. 




Em 1 de janeiro de 2015 o bloco NICK@NITE foi extinto da América Latina, permanecendo somente na Nickelodeon brasileira, cuja programação é recheada de seriados voltados para adolescentes como See Dad Run. Atualmente o bloco, que é considerado uma espécie de “canal separado do Nickelodeon”, tem em sua programação (das 21:00 as 6:30) americana tradicionais séries dos anos de 1980 a 2000, como por exemplo, Instant Mom, George Lopez (com audiência de 800.000 telespectadores), Friends, The Fresh Prince of Bel-Air e Full House. Em alguns países, o NICK@NITE transmite programas e séries do Nickelodeon que foram descontinuadas. 




A evolução visual 

O logotipo do NICK@NITE passou por inúmeras modificações durante os anos. Os primeiros logotipos tinham formatos diferentes, como por exemplo, uma lua amarela (em alusão ao horário noturno da programação) ou até mesmo um triângulo. Em 1992 apresentou um novo logotipo, que continha um losango no fundo. Apesar disso, até 2002, outra variações foram utilizadas.


Finalmente em 2002, o logotipo ganhou um fundo redondo, uma coloração azul e o símbolo @ em substituição a palavra “at”. De janeiro de 2006 a setembro de 2007 esse logotipo adotou a cor laranja, para ter uma associação mais direta com o canal Nickelodeon. Pouco depois, o NICK@NITE lançou seu novo logotipo, composto pelo formato de uma lua crescente na cor laranja, com a volta da palavra “at”. 



Porém, no dia 28 de setembro de 2009, como parte do alinhamento de todas as marcas do Nickelodeon, o NICK@NITE (com a volta da @) ganhou um novo e moderno logotipo. Esse logotipo se tornou totalmente laranja a partir de 2013.


Os slogans 
The All New Nick at Nite. 
What Adults Want. (2013) 
Tonite’s the Right Nite for Nick at Nite. (2013) 
It’s Here All Nite on Nick at Nite. (2009)

It’s not just nite, it’s Nick at Nite. (2007) 

We play favorites. (2003) 
All Sitcoms, All Night Long. (2001) 
The Place for TV Hits. (1997) 
Classic TV. (1992) 
Hello, Out There From TV Land. (1985)

Comédias e Comédias. (Brasil) 



Dados corporativos 

● Origem: Estados Unidos 

● Lançamento: 1 de julho de 1985 

● Criador: Gerry Laybourne e o canal Nickelodeon
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Viacom Media Networks
● Capital aberto: Não 

● Presidente: Cyma Zarghami 

● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado 

● Presença global: 35 países 

● Presença no Brasil: Sim 

● Funcionários: 1.000 

● Segmento: Comunicação 

● Principais produtos: Séries de comédia antigas 
● Concorrentes diretos: Comedy Central e Adult Swin 

● Slogan: The All New Nick at Nite. 

● Website: www.nickatnite.com 

A marca no mundo 

Transmitido para 35 países ao redor do mundo, o NICK@NITE possui uma audiência média diária superior a 3 milhões de telespectadores. Entre os países que possuem a programação do NICK@NITE, que se tornou uma valiosa marca para o canal Nickelodeon, estão Estados Unidos (presente em aproximadamente 98 milhões de lares), Canadá, Índia, Reino Unido, Irlanda, Japão, Rússia e algumas nações da Ásia. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 22/6/2016

8 comentários:

  1. Anônimo8:15 PM

    Eu adoro o NICK A NITE. Estou ligada nesse canal todas as noitessss!!!!
    Amo o Alf, Adoro este programa.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7:04 PM

    Eu amo esse bloco pena que eu nao tenho tv por assinatura pois moro no interior e so assisto nas férias pois eu vou para maceió porque eu moro com minha vó e minha mãe quem mora na capital e passo as féria lá

    bjussss

    mas eu amo a feiticera,e a Jennie é um Gênio.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8:14 PM

    Gostaria de ver o seriado Hecules neste canal.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5:01 PM

    Eu adoro este bloco,mas confesso que inha preferencia é por "A Feiticeira" e "Jennie é um Gênio",mas infelizmente são exibidos muito tarde (a partir de 00:00h) e muitas vezes não consigo assistir e durmo pois trabalho muito cedo. Gostaria muito que fosse exibido mais cedo.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo10:23 AM

    POXA EU ACHO UMA FALTA DE RESPEITO A QUEM AMA DEMAIS A SÉRIE VIVENDO E APRENDENDO VIVO POR CAUSA DESSA SÉRIE EU PEÇO QUE POR FAVOR VOLTE POIS EU TODO DIA CHORO SINTO MUITA FALTA NÃO IMPORTA O HORÁRIO COM TANTO QUE VOLTE VIVENDO E APRENDENDO 4 EVER.....

    ResponderExcluir
  6. POR FAVOR VIVENDO E APRENDENDO VOLTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA EU SINTO MUITO A SUA FALTA POR FAVOR VOLTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.....

    ResponderExcluir
  7. Anônimo2:23 PM

    eu acho uma falta de respeito colocarem uns desenho horrorosos e que tem em todos os canai mas cedo e colocar os seriados ALF,A FEITICEIRA,JEANNE É UM GENIO E AGENTE 86 tão tarde que nós que trabalhamos e é danossa epoca e queremos muito que nossos filhos assistam não da para assistir,fica impossivel,peço por favor que reconsidere os horarios.obrigadooo.

    ResponderExcluir
  8. Eu estou muito triste, adorava a Familia Monstro e a Familia Addams, e do nada tiraram! Tem que voltar, por que são uma das series mais divertidas..
    VOLTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAPOR FAVORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR

    Pessoal vamos fazer um abaixo assinado para voltar!

    Deixe o seu.....

    Obrigada.

    ResponderExcluir