8.10.06

InterContinental®


Quer você esteja em busca de um destino rico em cultura e tradições, um fim de semana inesperado de compras e spa ou um resort paradisíaco para seu casamento, lua de mel ou alguma comemoração especial, a rede InterContinental® Hotels & Resorts pode lhe oferecer um mundo de destinos e possibilidades variados. Das praias exóticas de Bora Bora e Fiji às ruas vibrantes de Paris, Hong Kong e Nova York, as oportunidades de hospedagem com luxo e sofisticação são fantásticas. Por isso InterContinental® Hotels & Resorts se tornou sinônimo de exploração ousada, viagens inesquecíveis, serviços excepcionais e descobertas culturais incríveis. 


A história 
Tudo começou logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, período em que aconteceu um boom de turistas e viajantes de avião pelo mundo. Juan Trippe, que estava no comando da tradicional Pan American World Airways (conheça essa outra história aqui) - mais conhecida como PanAm - empresa aérea fundada em 1927, percebeu uma grande oportunidade: construir hotéis nas rotas servidas pela companhia aérea que pudessem ser uma opção de hospedagem aos viajantes da PanAm. Era uma visão ousada de levar acomodações luxuosas para todos os cantos do globo. Foi então que, como parte do plano de expansão da companhia na América Latina e posteriormente no resto do mundo, exatamente no dia 4 de abril de 1946, a empresa foi fundada, adotando o nome de InterContinental Hotels Corporation. A primeira unidade da rede abriu suas portas em 1 de maio de 1949 com o nome de Grande Hotel, localizado na cidade de Belém, no estado do Pará, quando poucos conheciam o conceito de hotel cinco estrelas. O hotel estava instalado em um edifício histórico construído no início de 1900 e oferecia 85 quartos em quatro andares.
   

Rapidamente outros hotéis foram sendo construídos ao longo de suas rotas, principalmente na América Latina, como por exemplo, o Tamanaco InterContinental®, em Caracas na Venezuela, e o Hotel Tequendama InterContinental® em Bogotá na Colômbia, sendo este o primeiro a ser desenvolvido, projetado e construído totalmente sob supervisão da rede InterContinental®. Os hotéis serviam não somente milhares de turistas, mas também como base de hospedagem de seus 40 mil funcionários, incluindo comissários de bordo e pilotos. Como uma das primeiras redes internacional de hotéis, cada unidade eram planejada para oferecer uma experiência agradável e única, principalmente aos viajantes à negócios. Ainda na década de 1950 a rede inaugurou sua primeira unidade hoteleira na paradisíaca região do Caribe. Ao final de 1958, a rede já possuía 16 hotéis em operação na América Latina e no Caribe.
  

A década seguinte foi marcada por uma grande expansão internacional, com a inauguração de suas primeiras unidades fora da América Latina, sendo uma das primeiras a estabelecer hotéis na região do Oriente Médio (na cidade de Beirute no Líbano, em 1961), África (cuja primeira unidade foi inaugurada em 1962 na cidade de Monróvia, na Libéria) e Ásia (onde desembarcou em Jacarta na Indonésia). Em 1963, em um período curto de duas semanas, a rede inaugurou simultaneamente três unidades no continente europeu, localizadas em Dublin, Cork e Limerick, na Irlanda. No ano seguinte, além de se tornar a primeira rede hoteleira americana a operar na Europa Oriental, quando assumiu a gestão do Hotel Esplanade em Zagreb, na antiga Iugoslávia, inaugurou o InterContinental® Vienna, na Áustria, o hotel mais antigo da rede em operação contínua até os dias atuais.
   

A década de 1960 também foi marcada pelo lançamento do Six Continents Club, primeiro programa de fidelidade de hóspedes da indústria hoteleira mundial. Hoje em dia esse programa de fidelidade é conhecido como Club InterContinental® e combina atendimento personalizado com privilégios exclusivos para elevar a experiência de qualquer hóspede. Na década de 1970, várias outras unidades foram inauguradas em cidades importantes dos Estados Unidos como San Francisco e Nova York, e o InterContinental® se tornou uma rede de hotéis sofisticada hospedando nomes famosos que incluíam George V e a Rainha Mary, o príncipe Rainier e a princesa Grace, Ava Gardner, Josephine Baker, Martin Luther King Jr. (que escreveu seu mais icônico discurso - “I Have A Dream” - no ano de 1963 em um quarto do hotel InterContinental® The Willard na capital Washington), Nat King Cole, Imelda Marcos, Margaret Thatcher, Louis Armstrong, e os ex-presidentes Ronald Reagan e Jacques Chirac.
   

No início da década de 1980, com a crise financeira vivida pela companhia aérea PanAm, a rede InterContinental®, então com 83 hotéis localizados em 47 países, foi vendida no dia 10 de setembro de 1981. Os novos proprietários deram prosseguimento ao plano de expansão da rede com a inauguração de unidades em cidades como Nova Orleans, Miami e Washington, além de uma suntuosa unidade na cidade do Cairo, nas margens do Rio Nilo. Na década de 1990, a rede reingressou no mercado mexicano com a inauguração de hotéis em importantes cidades turísticas como Cancun, Cozumel, Cidade do México, Los Cabos, Puerto Vallarta e Ixtapa.
  

Em 1998 a rede foi adquirida pelo Grupo Bass (uma tradicional cervejaria britânica que estava investindo no segmento de hotelaria) por aproximadamente US$ 500 milhões. Nos anos seguintes a rede continuou seu desenvolvimento com inauguração de hotéis e resorts, especialmente nos Estados Unidos. Até 2003, a marca pertencia a Six Continents, uma subsidiária da tradicional cervejaria Bass. Com a separação das unidades de negócios, foi criada a InterContinental Hotels Group, que hoje administra 19 marcas internacionais de hotéis e resorts - incluindo a InterContinental® Hotels & Resorts - que englobam mais de 6.300 unidades e quase 1 milhão de quartos em mais de 100 países ao redor do mundo.
    

Em 2006 a rede inaugurou dois importantes hotéis: em Londres e na cidade de Boston. No ano seguinte o InterContinental® inaugurou seu hotel de número 150 em Dubai e, em 2008, mais duas novas unidades na China, que se tornaria um mercado extremamente importante para a empresa nos anos seguintes. Pouco depois, em 2010, os icônicos hotéis The Venetian e The Palazzo em Las Vegas, foram integrados a rede InterContinental®. Além disso, em 2012, a rede inaugurou um luxuoso e sofisticado hotel na cidade de Doha no Catar. E no ano seguinte, a rede InterContinental® Hotels & Resorts foi considerada a marca líder de hotel no mundo pelo quarto ano consecutivo, assim como também o melhor hotel para negócios do mundo pelo segundo ano consecutivo, pela World Travel Awards. O InterContinental® Shanghai Wonderland recebeu o título de maravilha arquitetônica e o primeiro hotel no mundo a ser construído dentro de uma pedreira abandonada em 2018.
  

A marca InterContinental® Hotels & Resorts transforma cada viagem em uma experiência fascinante. E para isso, também oferece serviços exclusivíssimos como o programa InterContinental® Ambassadors, que oferece serviços VIP com benefícios excepcionais para deixar uma lembrança eterna de cada estadia; e o InterContinental® Residences, para aqueles que desejam estadias de algumas semanas, vários meses ou uma vida inteira, fazendo do InterContinental® sua casa fora de casa em destinos como Beirute, Saigon, Varsóvia, Cairo, Jacarta, Boston, Dubai e Doha.
  

Ao longo de mais de 75 anos, o InterContinental® Hotels & Resorts tem encantado milhões de viajantes, servindo de ponto de encontro para chefes de estado, cenário para discursos que mudam o mundo e ímpeto para algumas das histórias de amor mais famosas de todos os tempos. Sinônimo de exploração ousada e descoberta cultural, além do conhecimento do mundo que as viagens trazem, cada estadia é capaz de levar a imaginação a lugares jamais esperados. De reuniões íntimas a grandes celebrações, o cenário está sempre pronto para o próximo evento ou comemoração.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A primeira grande remodelação ocorreu em 2005, quando o tradicional mapa mundi foi substituído por um símbolo oval dourado com um grande “I” no centro. Além disso, foi apresentada uma nova tipografia de letra e o nome da marca escrito Inter•Continental desde 1966 ganhou a frase “Hotels and Resorts” abaixo. Em 2002, mais uma remodelação: ocorreu a junção do nome (antes escrito Inter•Continental), a apresentação de uma nova topografia de letra, muito mais sofisticada e a nova frase “Hotels & Resorts”. Anos depois, o tradicional símbolo da marca, a letra “i” dentro de um ícone ovalado, foi remodelado e adquiriu uma imagem 3D com discreta moldura castanha e o nome da marca passou a ser escrito em cinza.
  

A identidade visual da marca InterContinental® Hotels & Resorts também pode ser aplicada como mostra a imagem abaixo.
  

Os slogans 
A celebration of travel. (2021) 
Live the InterContinental® life. (2016) 
An InterContinental® life. (2006) 
Do you live an InterContinental® Life? (2005) 
Vida a Vida InterContinental®. (Brasil)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 4 de abril de 1946 
● Fundador: Juan Trippe 
● Sede mundial: Windsor, Inglaterra 
● Proprietário da marca: InterContinental Hotels Group plc 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Elie Maalouf 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Hotéis: 222 
● Presença global: 67 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Hotelaria 
● Principais produtos: Hotéis e resorts de luxo 
● Concorrentes diretos: The Ritz-Carlton, Four Seasons, St. Regis, W Hotels, Mandarin Oriental, Hilton, Hyatt, Sheraton e Belmond 
● Slogan: Live the InterContinental life. 
● Website: www.intercontinental.com

A marca no mundo 
Atualmente a rede InterContinental® Hotels & Resorts é composta por 222 hotéis e resorts, disponibilizando mais de 73 mil quartos em 67 países ao redor do mundo. A China é o país que possui mais hotéis da rede com 59 unidades, seguida pelos Estados Unidos com 27 unidades. A rede possui apenas um hotel no Brasil, localizado em São Paulo. A rede possuía outra unidade no Brasil, localizada em São Conrado no Rio de Janeiro, mas após a invasão de traficantes no mês de agosto de 2010, a empresa vendeu o hotel para a BHG, que o renomeou para Golden Tulip. Atualmente mais de 100 hotéis (com 25.200 quartos) da rede InterContinental® estão em fase de desenvolvimento e construção ao redor do mundo, com inauguração prevista para os próximos anos. 

Você sabia? 
A InterContinental® foi a primeira marca de hotel a oferecer informação de concierge específica para os destinos globais através de sites e vídeos, de forma que os hóspedes possam desfrutar de experiências de viagem mais enriquecedoras aproveitando os profundos conhecimentos das equipes de concierge. 
A suíte presidencial do hotel InterContinental® em Miami é extremamente famosa por acomodar com conforto alguns hóspedes ilustres. É onde o ex-presidente Barack Obama se hospedava com frequência quando em visita á cidade. A diária desta suíte custa mais de US$ 2.500, dependendo da época do ano.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Estadão e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 4/4/2024 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

Nenhum comentário:

Postar um comentário