22.5.06

HILTON HOTELS & RESORTS


Experimente ao menos uma vez na vida entrar por um de seus suntuosos lobbys, ser mimado por seus serviços únicos, tomar um banho relaxante e deitar em suas acolhedoras camas, e verá que o Hilton Hotels & Resorts é muito mais do que um simples lugar para se hospedar. Qualquer viajante experiente sabe que lá é o lugar certo para relaxar, ter experiências únicas, fechar grandes negócios ou curtir momentos inesquecíveis. 

A história 
A história do que viria a se tornar um império no ramo hoteleiro começou no dia 31 de maio de 1919 quando Conrad Nicholson Hilton comprou seu primeiro hotel - chamado The Mobley - na pequena cidade de Cisco, localizada no árido estado do Texas. O hotel de apenas 40 quartos custou cerca de US$ 40 mil e cobrava diárias entre US$ 1 e US$ 2.50. Os quartos eram alugados por períodos de oito horas para coincidir com os turnos de trabalho nos poços de petróleo da região. Nos anos seguintes, Conrad comprou outros hotéis no estado do Texas. Embora os negócios andassem bem, o Sr. Hilton tinha ambições maiores. Foi quando o primeiro hotel a levar seu sobrenome, então com 325 quartos, foi inaugurado no dia 2 de agosto de 1925 na cidade de Dallas com o nome de Dallas Hilton, que marcou o começo de uma das redes hoteleiras mais famosas e poderosas do mundo. Como o ar-condicionado ainda não tinha sido inventado, elevadores, rampas para a lavanderia, dutos de ventilação e outras instalações operacionais foram posicionadas na ala oeste do edifício, de modo que nenhum quarto ficasse voltado para o sol do oeste. Afinal, o pôr do sol podia ser brutal no verão de Dallas, especialmente antes de existir o ar-condicionado.
   

Pouco depois, em 1927, o hotel Waco Hilton foi o primeiro a oferecer água fria corrente e ar-condicionado nas áreas comuns. Em 1929 a rede já contava com sete hotéis em funcionamento. O primeiro hotel operado pelo grupo fora do estado do Texas foi o The Sir Frabcis Drake, na cidade californiana de San Francisco no ano de 1938. Pouco depois, em 1943, Hilton transformou-se na primeira rede hoteleira com presença de costa a costa nos Estados Unidos com a aquisição de dois hotéis na cidade de Nova York: The Roosevelt (que em 1947 se tornaria o primeiro a instalar televisões nos quartos) e The Plaza. Nesta época, a diária dos hotéis da rede custava míseros US$ 20 em média.
   

Logo após o término da Segunda Guerra Mundial a rede começou uma forte expansão. Por exemplo, em 1946 adquiriu aquele que era o maior hotel da sua época, o Stevens, que passou a chamar-se Chicago Hilton and Tower. Vale ressaltar que o Stevens foi inaugurado em 1927 como o maior hotel do mundo com 3.000 quartos, 27 cadeiras de barbeiro, uma farmácia, uma loja de doces, uma pista de boliche, cinema de 1.200 lugares e um campo de minigolfe de 18 buracos no topo. No dia 15 de agosto 1948 se tornou a primeira empresa hoteleira a introduzir um sistema de reservas multi-hotéis - o Inter-Hilton Hotel Reservation System. Pouco depois, no dia 12 de outubro de 1949, a rede arrendou um dos mais famosos hotéis de todos os tempos, o Waldorf-Astoria, fundado pelo lendário William Waldorf Astor na cidade de Nova York.
   

Ainda em 1949 a rede inaugurou seu primeiro hotel fora dos Estados Unidos, o Caribe Hilton Hotel na cidade de San Juan em Porto Rico. Seria nesse hotel que o lendário barman Ramon “Monchito” Marrero criaria a Pina Colada no final de 1954. A década seguinte começou com a inauguração em 1953 do primeiro Hilton no continente europeu - localizado na cidade de Madri - com o nome de The Castellana Hilton e a abertura do The Nile Hilton na cidade do Cairo, primeiro hotel da rede localizado no continente africano. Pouco depois, em 1955, a rede criou seu primeiro escritório central de reservas, chamado Hilcron. As reservas podiam ser feitas em qualquer Hilton por telefone, telegrama ou Teletype. Ainda esse ano a empresa lançou um programa para levar o ar-condicionado a todos os hotéis da rede.
   

Na década seguinte a rede acelerou ainda mais sua expansão ao implementar em 1965 o sistema de franquias dentro dos Estados Unidos e ao inaugurar o primeiro hotel da rede na Austrália (The Perth Parmelia Hilton). No final desta década, em 1969, Hilton se tornou a primeira rede hoteleira a ingressar na então fechada indústria dos cassinos com os hotéis Las Vegas Hilton e Flamingo Hilton, ambos localizados em Las Vegas. O ano de 1970 foi marcado pela inauguração do primeiro hotel da rede na Ásia (The Hilton Singapore) e a abertura da primeira unidade na América Latina (The Hilton Caracas) localizado na Venezuela. Referência em diversos países, a rede chegou ao Brasil em 1971 quando inaugurou no mês de outubro o Hotel Hilton em São Paulo - 32 andares e 399 acomodações - cujo objetivo era ser o primeiro hotel de luxo da cidade.
   

O lendário Conrad Hilton morreu no dia 3 de janeiro de 1979 aos 91 anos de idade, deixando para seus familiares uma rede de hotéis que se transformou em um ícone da indústria de hospedagem. Nos anos seguintes a marca continuou sua expansão internacional e padronizou seus serviços, sempre com alta exigência e eficiência na hospedagem. Em 1995 a empresa lançou seu site na internet, proporcionando assim aos usuários efetuar reservas, cotações e outras facilidades de forma simples e rápida. Pouco depois, em 1999, a empresa adquiriu a Promus Hotel Corporation, proprietária das redes Doubletree, Red Lion (que não faz mais parte do grupo), Embassy Suites, Homewood Suites e Hampton Inn (conheça essa outra história aqui).
   

Nos anos seguintes, de forma criteriosa e extremamente selecionada, a rede inaugurou hotéis nas principais cidades e destinos turísticos do mundo. Em 2006 a Hilton Hotels Corporation readquiriu a divisão Hilton International e voltou a administrar todos os hotéis da rede. Em 2009 a empresa se expandiu para 76 países, tornando-se assim a maior marca de hotéis de serviço completo do planeta. A empresa também lançou o LightStay™, um sistema de medição que serve como um padrão da marca em todo o portfólio de hotéis para calcular o desempenho de sustentabilidade em todo o mundo. Além disso, introduziu um programa de reformas de seus hotéis, que faziam parte de uma iniciativa global contínua da rede para modernizar suas instalações e acomodações sempre tendo como objetivo superar as expectativas dos hóspedes em estilo, opções, conveniência e conforto.
  

Aliás, a satisfação do cliente é uma prioridade para a marca Hilton, e esse revigoramento contínuo ajuda a garantir experiências uniformes e excepcionais para seus milhões de hóspedes. Hoje em dia, uma das vedetes de seus hotéis é o Hilton Serenity Bed & Bath Collection™, que possui cama com colchão pillowtop, mantas acolchoadas de plumas, roupas de cama refinadas (que incluem os exclusivos lençóis Suite Dreams®) e travesseiros hipoalergênicos de penas/plumas com fronhas de 250 fios. A empresa também criou o Hilton Worldwide Performance Advantage, um sistema integrado de soluções inovadoras e tecnologias avançadas que trabalham juntas para impulsionar cada vez mais negócios e manter os preços baixos, sem comprometer a qualidade. Juntos, estes serviços proporcionam acesso às ferramentas e tecnologias mais recentes aos profissionais mais capacitados do setor para criar uma vantagem competitiva insuperável.
  

Em julho de 2020, a rede lançou o Hilton CleanStay, um programa abrangente de limpeza e desinfecção implementado em resposta à pandemia de COVID-19, em colaboração com a marca Lysol® (conheça essa outra história aqui), Dettol® e Mayo Clinic. Com protocolos rigorosos de limpeza e higienização, o programa garantia a segurança e o bem-estar dos hóspedes e funcionários em todos os hotéis Hilton ao redor do mundo em um período de incertezas sanitárias.
   

Hilton Hotels & Resorts oferece hospitalidade incomparável a viajantes e comunidades em todo o mundo. Cada hotel da rede dá as boas-vindas ao mundo e reúne pessoas para se conhecerem e se conectarem, concretizando a visão de Conrad Hilton de “encher a terra com a luz e o calor da hospitalidade”. Essa filosofia é transformada em serviços exclusivos como o Hilton Residences, que permite aos clientes desfrutarem de uma experiência de moradia de luxo em hotéis selecionados, incluindo unidades residenciais totalmente mobiliadas e serviços de hotelaria para quem busca uma estadia prolongada com conforto e estilo; o Hilton Digital Key, que permite aos hóspedes abrir as portas de seus quartos usando seus smartphones; e o Hilton Meetings, criado para atender às necessidades de eventos corporativos e reuniões de negócios com espaços modernos e equipados, tecnologia de ponta e equipe dedicada.
  

Além disso, os spas Hilton são conhecidos por oferecerem tratamentos de luxo e experiências relaxantes com uma variedade de opções de massagens, terapias faciais e corporais. Já os restaurantes de seus hotéis são conhecidos por oferecerem experiências gastronômicas excepcionais com uma variedade de opções culinárias, desde pratos locais até cozinha internacional. Por isso, Hilton Hotels & Resorts é o líder global mais confiável em hospitalidade e continua a definir o padrão ao servir a próxima geração de viajantes.
   

A linha do tempo 
1955 
Inauguração do HILTON ISTANBUL, o primeiro hotel moderno construído inteiramente na Europa após a Segunda Guerra Mundial. A propriedade histórica ganhou seu próprio código postal e selo. 
1958 
Lançamento do HILTON CARTE BLANCHE, o cartão de crédito, viagens e entretenimento pertencente à rede. 
1964

Criação do HILTON INTERNATIONAL uma divisão para administrar seus hotéis fora dos Estados Unidos. 
1965

Lançamento de uma categoria de hotel mais barata chamada HILTON INN, na tentativa de ingressar em um novo segmento para hospedar pessoas de poder aquisitivo mais baixo. 
Lançamento do LADY HILTON, primeiro conceito de hotel planejado exclusivamente para viajantes do sexo feminino. Nesta época, alguns hotéis da rede já dispunham de quartos e andares só para mulheres, e ofereciam amenidades especiais sob medida para elas. 
1973

Introdução do HILTRON, o mais sofisticado sistema computadorizado de reservas da época. Seu desenvolvimento através dos anos culminou com o lançamento em 1999 do HILSTAR, a nova geração desse sistema. 
1981

Lançamento da rede CONRAD HILTON, hotéis e resorts de luxo do grupo, com a inauguração do sofisticado hotel-cassino de 609 quartos na cidade de Queensland, localizada na bela região da Costa Dourada australiana. Hoje em dia 23 hotéis estão localizados em destino exóticos da África, Ásia, Europa e Américas. Atualmente esta exclusiva rede se chama CONRAD HOTELS & RESORTS e possui 49 hotéis em 24 países. 
1987

Lançamento do Hilton HHonors™ (hoje chamado Hilton Honors™), um programa de vantagens e fidelidade para hóspedes frequentes que acumula pontos em hotéis da rede e milhagem em companhias aéreas afiliadas. Atualmente o programa tem aproximadamente 190 milhões de membros. 
1989

Inauguração da primeira unidade do HOMEWOOD SUITES by HILTON, localizada na cidade de Omaha, estado do Oklahoma. Os hotéis da rede só oferecem suítes, de estilo residencial, para viajantes que procuram uma experiência de casa longe de casa, com espaçosa sala de estar, cozinha com geladeira de tamanho normal e várias comodidades gratuitas como acesso à internet, café da manhã diário e jantar quase todos os dias da semana. Atualmente esta rede possui 540 hotéis nos Estados Unidos, Canadá e México. 
1990

Inauguração da primeira unidade do HILTON GARDEN INN, um hotel de categoria média, na verdade um 4 estrelas com preço de 3. Este conceito de hotel havia sido introduzido pela rede na década de 1980 com o nome de CrestHil by Hilton. Hoje em dia são 1.016 hotéis em 64 países ao redor do mundo. 
1991

Criação da HILTON GRAND VACATIONS COMPANY, empresa que administra e vende cotas em resorts próprios da empresa. Atualmente administra mais de 94 resorts em 8 países. 
2002

O grupo ingressou no segmento All-Inclusive (serviço com tudo incluído) através do lançamento do HILTON WORLDWIDE RESORTS, firmando parceria com um hotel da República Dominicana para lançar a rede Coral by Hilton. 
2011

Inauguração da primeira unidade do HOME 2 SUITES by HILTON, especificamente desenvolvido para longas estadias. A primeira unidade foi inaugurada em Fayetteville, estado da Carolina do Norte. Atualmente são 669 hotéis em 3 países.
  

O pioneirismo

O pioneirismo do sobrenome Hilton na hotelaria é indiscutível. Conrad Hilton foi um dos primeiros a introduzir um sistema de classificação por estrelas para sinalizar a qualidade do hotel e também popularizou a ideia de combinar hotéis, restaurantes e cassinos. A rede foi a primeira a operar Gift Shop (loja de presentes) dentro de seus hotéis. Esta atitude refletia a grande determinação de Conrad Hilton em utilizar ao máximo o espaço dentro dos hotéis para colocar a disposição inúmeros serviços aos seus hóspedes. Outras ações pioneiras da rede foram oferecer televisão no quarto na década de 1940; inaugurar, em 1959, o primeiro hotel dentro de um aeroporto (com 380 quartos), localizado na cidade de San Francisco na Califórnia; e o lançamento, em 1995, do primeiro cartão de crédito corporativo do segmento de hotelaria em associação com a American Express (conheça essa outra história aqui).
   

Além disso foi a primeira empresa hoteleira a introduzir o serviço de quarto 24 horas, a oferecer um programa de fidelidade para seus clientes e a oferecer um serviço de concierge em todos os seus hotéis. Por isso a Hilton Hotels & Resorts moldou as viagens como as conhecemos, como uma marca pioneira. Quase um século após o check-in do seu primeiro hóspede, a marca continua a revolucionar o segmento de hospitalidade para atender às crescentes necessidades dos viajantes.
  

Ao longo de sua rica trajetória o Hilton Hotels and Resorts serviu de cenário para reuniões e eventos lendários ao longo da história, desde conferências de líderes mundiais até premiações. Hotéis inovadores em locais privilegiados em todo o mundo, recursos de última geração, tecnologia intuitiva e alimentos e bebidas perfeitamente integrados fazem do Hilton Hotels and Resorts o lugar perfeito para sediar eventos de todos os tamanhos e tipos.
  

A evolução visual 
A identidade da marca de hotéis Hilton evoluiu ao longo dos anos. Em 1967 a identidade visual apresentou uma nova tipografia de letra e um símbolo estilizado da letra H. No ano de 1978 ocorreu nova mudança: a adoção da cor azul, uma nova tipografia de letra e um novo design da letra H (agora em vermelho). Após apresentar um logotipo totalmente remodelado em 1998, no dia 16 de agosto de 2010, o Hilton Hotels & Resorts, que passou a adotar oficialmente esse nome, modificou levemente sua identidade visual, adotando uma nova coloração de azul (mais escura) e modificou levemente a tipografia de letra.
  

Como a empresa (Hilton Worldwide) utiliza o mesmo nome de sua principal marca, a identidade corporativa é completamente diferente, como mostra imagem abaixo.
  

Os slogans 
Hilton. For the Stay. (2022) 
To New Memories. (2020) 
The World Is Right Here. (2017) 
Stop clicking around. (2016) 
Stay Hilton. Go Everywhere. (2012) 
Travel should take you places. (2007) 
Be hospitable. (2006) 
Take Me to the Hilton. (1990) 
It Happens at the Hilton. (1988) 
America’s Business Address. (1981) 
There’s No Place Like Hilton. (1979) 
There’s something new at every Hilton. (1950) 
Hilton guests pay minimum rates for maximum service. (1936) 
Hilton Hotels are as refreshing as the breath of pine. (1936)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 2 de agosto de 1925 
● Fundador: Conrad Hilton 
● Sede mundial: McLean, Virgínia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Hilton Worldwide Holdings Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Chris Nassetta 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Hotéis: 610 
● Presença global: 97 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 150.000 
● Segmento: Hotelaria 
● Principais produtos: Hotéis e resorts de luxo 
● Concorrentes diretos: Sheraton, St. Regis, Marriot, Radisson, Wyndham, InterContinental, Hyatt, Crowne Plaza, Sofitel, Renaissance e Four Seasons 
● Ícones: Os serviços exclusivos 
● Slogan: Hilton. For the Stay. 

A marca no mundo 
Atualmente a Hilton Hotels & Resorts possui mais de 610 hotéis em 97 países ao redor do mundo, disponibilizando mais de 226.000 quartos. No Brasil, são 4 hotéis Hilton, localizados no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Hilton alcança 98% de conhecimento da marca no mundo inteiro. O maior e mais emblemático hotel da rede no mundo é o Las Vegas Hilton at Resorts World, com 2.956 quartos e 305 suítes. A Hilton Hotels & Resorts pertence a Hilton Worldwide, uma das maiores empresas de hospitalidade do mundo e proprietária de diversas marcas mundialmente conhecidas - como Waldorf Astoria Hotels & Resorts, Conrad Hotels & Resorts, DoubleTree, Embassy Suites, Hilton Garden Inn, Hampton, Homewood Suites e Hilton Grand Vacations -, que possui mais de 7.620 hotéis, resorts e propriedades de timeshare (imóveis de tempo compartilhado), com aproximadamente 1.2 milhões de quartos em 126 países, que recebem mais de 150 milhões de hóspedes anualmente. 


Você sabia? 
Desde 2005 a marca Hilton é uma das patrocinadoras da equipe McLaren. 
A foto em que John Lennon e Yoko Ono aparecem em um quarto protestando contra a Guerra do Vietnã foi tirada no apartamento 702 do Amsterdam Hilton Hotel, em 31 de março de 1969. Este quarto acabou virando atração turística da cidade holandesa. 
A polêmica e tresloucada Paris Hilton, bisneta do fundador Conrad Hilton, era uma das ex-herdeiras da empresa. Considerada um símbolo da elite fútil norte-americana, ela ficou famosa em 2003 quando vazou na internet um vídeo caseiro em que fazia sexo um ex-namorado chamado Rick Salomon, sendo constantemente acusada por membros da família de manchar e denegrir o sobrenome Hilton. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 22/6/2024 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá, vim deixar o meu muito obrigado a quem elaborou a matéria. Precisava de dados históricos sobre a rede de hotéis e encontrei aqui. Parabéns.

Anônimo disse...

oi, eu tb precisava de dados.
Obrigada!

Juliana Neres disse...

Graças a Deus sempre me hospedei em hoteis maravilhosos e 5 estrelas e com toda certeza o hilton foi o melhor de todos.
Sua atmosfera e a cortesia dos funcionários, o tratamento VIP e as irresistíveis camas king size fazem do hilton um poço dos prazeres .
Não deixem de visitar o Hilton Buenos Aires , excelencia em tudo !

Unknown disse...

Meus sinceros parabéns pela pesquisa e elaboração da matéria! Realmente isso me ajudou muito!

noni disse...

Parabéns pela matéria!!Tenho assistido uma série na HBO que tem o OCnrad como personagem, e adorei saber mais sobre ele.Obrigada!

Unknown disse...

Adorei a materia, parabéns! Tava msmo precisando d dados como esses pra um trabalho da faculdad...^^

Paula Alves. disse...

Parabéns pela matéria! muito interessante, e, também estava precisando dos dados para a faculdade. Rsrs
Obrigado!