17.10.06

WET'N WILD

Em dias escaldantes de verão, os parques WET’N WILD se transformam em verdadeiros oásis para quem mora longe da praia e ou não é muito fã de areia e mar. O equilíbrio entre as atrações passivas, como uma piscina de ondas, e brinquedos radicais, como os escorregadores altos e íngremes (que atingem velocidades espantosas), garante diversão e relaxamento para milhões de famílias e turistas. Dos mais novos aos mais velhos. Não é sequer preciso saber nadar para se divertir no parque.
-
A história
A história começou quando o visionário George Millay, criador do parque Sea World no início da década de 70, se desentendeu com seus sócios e resolveu fundar outro parque temático. Depois de três anos de desenvolvimento, ele inaugurou no ano de 1977 em uma ampla área da International Drive, a avenida mais turística da cidade de Orlando, estado americano da Flórida, o Wet n' Wild FunPark, um divertido e animado parque temático. Essa nova modalidade de parque de diversão, e considerado o primeiro grande parque exclusivamente aquático do mundo, lhe rendeu o paelido de “Pai dos Parques Aquáticos” (Father of the Waterpark). O novo conceito de parque propiciava aos visitantes uma enorme diversão em tobogãs, grandes paredes de água e piscinas exuberantes e divertidas com ondas artificiais, além de uma atmosfera descontraída e aconchegante que imitava o ambiente das praias.
-
-
Essa fórmula divertida rapidamente se tornou um enorme sucesso de público, e, em 1982, uma segunda unidade foi inaugurada na cidade de Arlington no Texas, que possuía três vezes o tamanho do parque de Orlando. Nos anos seguintes, com o enorme sucesso do WET’N WILD, a empresa construiu outras unidades em cidades como Las Vegas (1984). Esta década foi marcada pelo crescimento do parque aquático de Orlando, que ganhou novas atrações e mais espaço.
-
-
A primeira unidade internacional foi inaugurada em 1997 na bela e ensolarada cidade litorânea de Cancún no México. No ano seguinte, juntamente com parceiros locais, a empresa inaugurou uma unidade em Itupeva, no interior do estado de São Paulo. O senhor Millay vendeu seu império aquático para o Universal Studios neste mesmo ano. A grande concorrência no setor de parques aquáticos, principalmente de grandes grupos de entretenimento com a Disney, obrigou o WET’N WILD a fechar ou vender algumas unidades, como o parque do Texas, vendido para o Six Flags e agora chamado Hurricane Harbor; e o de Las Vegas, fechado em 2004 para dar lugar a um cassino.
-
-
O parque de Orlando
O parque, instalado em uma área de 240.000 m2 possui 17 atrações principais, como piscinas com ondas artificiais, tobogãs, escorregadores e tubos, que agradam visitantes de todas as idades. O parque conta ainda com inúmeras áreas de descanso onde é possível tomar sol, além de uma enorme loja (Beach Shop) que vende desde lembranças do WET’N WILD até roupas para banho, toalhas, protetores e bronzeadores, e várias opções de restaurantes.
Atrações
Brain Wash

Inaugurada em 2007, uma das atrações mais modernas do parque é composta por uma estrutura, cuja altura é semelhante à de um prédio de seis andares, e que engloba um enorme escorregador vertical de 16 metros de altura, que encaminha o visitante para um grande funil, onde após rodopiar sem parar ele cai na água. A partida é um dos pontos altos da atração, já que uma curva inclinada impulsiona o visitante a uma alta velocidade logo no início. Durante o trajeto, músicas, luzes e vídeos são exibidos para confundir e empolgar ainda mais o visitante.
The Blast
Toboágua que literalmente sopra o visitante ao longo de um canal de 188 metros com jatos e explosões de água que desliza por meio de um bote inflável.
The Bomb Bay
Uma das atrações mais populares e temidas do parque é um toboágua gigante, com uma enorme queda vertical (23 metros), que desliza em linha reta até a piscina.
The Storm
Atração impressionante onde o visitante desliza por dois toboáguas em círculos como se estivesse dentro de um furacão antes de cair na piscina.
Mach 5
Atração onde o visitante trafega, munido unicamente de um tapete de espuma, através por até três toboáguas cheios de curvas.
Der Stuka
Tobogã, que apesar de ser alto, é indicado para quem deseja relaxar.
The Black Hole
Trata-se de uma bóia para 2 pessoas que passa por um tobogã fechado cheios de cores e luzes.
Disco H2O
Ao som das típicas discotecas dos anos 70 e com uma belíssima iluminação colorida e som ambiente os visitantes são convidados a participar dessa atração por meio de enormes discos que comportam até 4 pessoas.
-
-
The Surge
Tobogã de 5 andares pelo qual o visitante desliza a bordo de um bote que comporta até 4 pessoas.
Bubba Tub
Bóia com capacidade para 4 pessoas que desliza por um toboágua de seis andares.
The Flyer
Tobogãs pelos quais os visitantes deslizam por uma queda de aproximadamente 12 metros de altura e posteriormente atravessam um trajeto repleto de curvas.
Lazy River
Atração onde o visitante pode relaxar enquanto navega em uma bóia por um rio passando por um lindo cenário que recria a velha Flórida.
Bubble Up
Atração em formato de uma enorme bola inflável com um esguicho de água no seu topo que faz com que as crianças deslizem por ela.
Wave Pool
Enorme e clássica piscina com ondas artificiais e cascatas.
Kids Park
Área que oferece várias atrações aquáticas para crianças que na sua grande maioria são versões mais amenas das atrações existentes no parque para os adultos.
Wake Zone
Espaço aberto somente entre os meses de maio e setembro utilizado para a prática de Wakeboard.
Volleyball
Espaço para a prática do vôlei de praia.
-
-
O parque do Brasil
Localizado na cidade de Itupeva, no interior do estado de São Paulo, região que possui temperatura anual média de 24ºC, fator decisivo para abrigar o parque, o WET’N WILD, instalado em uma área de 160.000 m2, conta, além das 12 atrações (desde piscinas até tobogãs estonteantemente altos e inclinados e trechos com correnteza suave para relaxamento), com uma total infra-estrutura para receber anualmente aproximadamente 380 mil pessoas, que se deleitaram nas atrações aquáticas que, juntas, utilizam 7 milhões de litros de água. O parque possui ainda 11 espaços gastronômicos com opções de cardápio bastante variadas, que vão de lanches como pizza, sanduíches e frituras, a refeições como espetinhos e lasanhas. O parque tem capacidade para receber até 7.000 visitantes por dia e fica aberto de setembro a maio, sendo que os meses de pico são dezembro e janeiro, época de férias e de muito calor. Nos meses mais frios, em que fica fechado ao público, o parque é utilizado por empresas para treinamentos motivacionais de funcionários e outros eventos corporativos.
Atrações
Crazy Drop
Estrutura em forma de U, que lembra uma pista de skate, com 13 metros de altura (equivalente a um prédio de 4 andares). Duas pessoas saem de uma das extremidades dentro de uma bóia (que é empurrada pelos monitores para ganhar velocidade) e escorregam de uma ponta à outra pela superfície irrigada, até perderem a velocidade.
Bubba Tub
Tobogã de 15 metros de altura (equivalente a um prédio de 6 andares) cheio de curvas pelo percurso, para descer em bóias em grupos de duas pessoas. Desemboca em uma piscina rasa de 45 centímetros, que serve apenas para amparar a bóia.
Twister
Dois tobogãs de 15,5 metros de altura (equivalente a um prédio de 6 andares), 60 metros de comprimento e 43 graus de inclinação, com curvas por todo o percurso.
Space Bowl
Em forma de funil (de 8,5 metros de diâmetro), é uma combinação de tobogã com “redemoinho”. O visitante desce sem bóia, deitado com o corpo esticado, roda pela superfície do funil e passa pelo buraco de 2,25 metros de diâmetro, caindo em uma piscina de 2,55 metros de profundidade. Uma das atrações mais populares do parque, o Space Bowl foi apelidado pelo público de “descarga” devido ao movimento em espiral que o corpo faz durante a queda.
Kamikaze
Uma das atrações mais emocionantes: dois tobogãs de 18 metros de altura e 70 graus de inclinação sem curvas, com um “tombo” no meio que, combinado à velocidade da queda, chega a fazer o corpo desgrudar do brinquedo por alguns segundos.
Lazy River
Piscina em formato de rio, com 4,5 metros de largura, 320 metros de comprimento e 1,05 metro de profundidade. A suave correnteza simulada não passa de 1,08 quilômetros por hora. Bóias são permitidas, mas não obrigatórias. É uma opção para quem não é fã de adrenalina e para os que quiserem relaxar um pouco depois de brincar nas outras atrações.
Wave Lagoon
A maior piscina do parque tem um volume de água de 2,4 mil metros cúbicos e imita as ondas do mar. Turbinas propulsoras produzem cinco tipos de ondas de duração e tamanhos diferentes – as maiores podem chegar a 1,2 metros de altura.
Surge
Bóias com capacidade para até 3 pessoas que passam por muitas curvas e alguns tombos em um percurso de 168 metros de comprimento que começa a uma altura de 15 metros. A sensação chega a ser comparada à de fazer rafting.
Bubble Up
Pula-pula inflável abobadado de 3,5 metros de altura exclusivo para crianças. Fica inserido em uma piscina de 1 metro de profundidade. A superfície macia e alaranjada de vinil é irrigada por um chafariz localizado no topo da estrutura. A diversão está em escalar o pula-pula e escorregar lá de cima.
Suntan
Piscina rasa, com 40 centímetros de profundidade ideal para famílias com crianças pequenas (e também para quem quer apenas tomar um pouco de sol). A atração tem um bate-bate aquático. Cada carrinho comporta até 3 pessoas por vez, entre crianças e pais.
Kids Lagoon
Área dedicada a crianças pequenas com quatro mini-toboáguas e piscina de 45 centímetros de profundidade. Os pais podem entrar com as crianças ou ficar nas mesas ao lado, observando e descansando.
Water Wars
­Área para guerras de bexiga. Na quadra de 6 metros de largura por 12 metros de comprimento, os visitantes se posicionam em lados opostos embaixo de “trincheiras”, estruturas com grades na frente e um grande estilingue no topo. O objetivo é atirar bexigas d’água nos adversários e fugir das investidas deles. As grades das trincheiras fazem com que a maioria das bexigas estourem, deixando a brincadeira mais divertida e refrescante - inclusive para quem assiste.
-
-
Os slogans
The Recognized Name in Family Water Fun!
Todo mundo nessa onda!
(Brasil)
A onda é essa. (Brasil)
A marca da emoção. (Brasil)
-
-
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação:
1977
● Fundador: George Millay
● Sede mundial:
Orlando, Flórida
● Proprietário da marca: NBC Universal
● Capital aberto: Não
● Presidente:
William Davis
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Parques:
2
● Visitantes: 2 milhões
● Presença global:
2 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários: 2.000
● Segmento:
Entretenimento
● Principais produtos:
Parques aquáticos
● Ícones:
Os enormes tobogãs
● Slogan: The Recognized Name in Family Water Fun!
● Website:
www.wetnwild.com.br
-
A marca no mundo
Atualmente o WET’N WILD, que pertence a empresa NBC Universal, possui apenas dois parques aquáticos no mundo: em Orlando, que recebeu 1.3 milhões de visitantes em 2008; e na cidade de Itupeva no Brasil, parque que recebe anualmente 380 mil visitantes.
-
Você sabia?
Apesar de existir um WET’N WILD na cidade de Greensboro, estado americano da Carolina do Norte, ele não faz mais parte da empresa.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 30/12/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário