3.5.07

SENSODYNE


Se você está entre milhares de pessoas que ao ingerir alguma bebida gelada ou comer algo mais quente sente uma pequena dor nos dentes, mais conhecida como hipersensibilidade dentária, as pastas SENSODYNE foram desenvolvidas especificamente para você. Afinal, um em cada três adultos sofre com este problema, e SENSODYNE é a solução ideal, seja para aliviar a sensibilidade nos dentes ou ajudar a proteger o esmalte dos efeitos da erosão ácida. SENSODYNE é uma marca mundial dedicada a criar um futuro onde todas as pessoas estarão livres da sensibilidade. É uma marca especialista em sensibilidade orientada pela ciência de seus produtos. 

A história 
Tudo começou no final da década de 1950 quando a Block Drug Company, uma pequena empresa farmacêutica especializada em produtos para a higiene e saúde bucal de Nova York, fundada em 1907 por Alexander Block, iniciou pesquisas e desenvolvimento de um novo creme dental para dentes sensíveis, que causavam uma dor breve e aguda como resposta a estímulos frios, quentes, doces, ácidos e táteis. Finalmente em 1961, a empresa lançou no mercado americano a SENSODYNE ORIGINAL, primeira pasta de dente especificamente desenvolvida (cuja formulação continha cloreto de estrôncio) e indicada para prevenir e aliviar as dores causadas pela hipersensibilidade dentária. Um fator extremamente relevante para o sucesso da nova pasta de dente foi a total aprovação e recomendação dos dentistas, que com esse endosso seriam responsáveis por tornar SENSODYNE a marca líder do mercado americano em seu segmento pelos próximos 50 anos. O segundo grande lançamento da marca ocorreu em 1986 com a introdução da SENSODYNE F, o primeiro creme dental para dentes sensíveis com nitrato de potássio, que ajudava a acalmar os nervos dentro do dente.


Ao longo dos anos, sua fórmula original foi sendo aperfeiçoada e novos produtos foram introduzidos no mercado, como por exemplo, SENSODYNE PRÓ-ESMALTE, pasta de dente especialmente formulada para ajudar a prevenir a erosão ácida, remineralizando o esmalte dos dentes, e aumentando assim sua resistência contra os ataques ácidos; SENSODYNE EXTRA WHITENING, que além de eliminar as dores causadas pela sensibilidade, promovia o desaparecimento de manchas, deixando os dentes mais brancos; SENSODYNE ANTICAVITY with BAKING SODA, uma pasta que além de aliviar as dores da sensibilidade, balanceava o pH bucal, neutralizando os ataques ácidos que causam cáries, e limpava e clareava os dentes através de um ingrediente natural chamado bicarbonato de sódio; SENSODYNE TARTAR CONTROL, especificamente desenvolvida para dentes sensíveis e prevenção contra a formação de tártaro; SENSODYNE FRESH IMPACT, uma pasta para dentes sensíveis que deixava o hálito fresco por muitas horas; e SENSODYNE FULL PROTECTION, uma pasta completa que alivia as dores causadas por dentes sensíveis, e evita o aparecimento de cáries e a formação de tártaro.


Além das pastas de dente, a SENSODYNE estendeu sua marca para escovas de dente, fios dentais e antissépticos bucais (produto que reduz as cáries, ajuda a eliminar bactérias que causam a gengivite, a placa dental e o mau hálito e não possui álcool em sua fórmula, por isso é indicado para dentes e gengivas sensíveis). E também foi introduzida em vários mercados mundiais, conquistando a confiança de milhões de pessoas de vários países.


Em 2001, a britânica GlaxoSmithKline comprou por US$ 1.24 bilhões a Block Drug Company e passou a ser proprietária da marca SENSODYNE. Nos anos seguintes a marca deu continuidade às constantes inovações no segmento com o lançamento da SENSODYNE PRONAMEL, uma pasta especificamente formulada para proteger os dentes dos efeitos da erosão ácida, introduzida em 2006; SENSODYNE ISO-ACTIVE, um gel dental com tecnologia exclusiva que ao entrar em contato com a boca se transforma em uma espécie de líquido, penetrando nos lugares mais difíceis e promovendo uma total proteção contra a sensibilidade dos dentes; e SENSODYNE REPAIR & PROTECT (introduzida em 2012), cuja exclusiva tecnologia NovaMin® cria uma camada reparadora com os minerais do próprio dente que protege contra a dor da sensibilidade. Mais recentemente a marca apresentou o creme dental SENSODYNE TRUE WHITE, que proporciona alívio clinicamente comprovado da sensibilidade e proporciona um sorriso mais branco (remove suavemente as manchas e previne a formação de outras, além de branquear os dentes).


Já no mercado brasileiro, em 2013, a marca lançou uma campanha com o mote “Sensodyne cuida dos seus dentes sensíveis. Os experts colocam a sensibilidade no lugar certo”, mostrando que a sensibilidade pode estar em todos os lugares e em diversos momentos, menos nos dentes. Atualmente os cientistas da SENSODYNE identificam e formulam cremes dentais com uma série de tecnologias específicas, como nitrato de potássio e NovaMin® para aliviar a sensibilidade nos dentes. Essas tecnologias contidas nos cremes dentais para dentes sensíveis não só agem sobre as terminações nervosas dentro dos dentes, aliviando a dor da sensibilidade, mas formam uma camada protetora sobre a dentina exposta. Por toda inovação e pioneirismo, desde 1961, SENSODYNE se tornou o creme dental para sensibilidade favorito dos dentistas em todo o mundo. Sua eficácia é comprovada e seus produtos ajudam milhões de pessoas a aproveitarem todos os momentos de suas vidas sem se preocupar com a sensibilidade nos dentes. Atualmente, 9 entre 10 dentistas recomendam SENSODYNE para dentes sensíveis e Pro-esmalte é a marca especialista em erosão ácida.


A evolução visual 
Há alguns anos atrás a marca SENSODYNE remodelou completamente seu logotipo, que ganhou, além de uma nova tipografia de letra, um moderno símbolo. Dependendo da situação e da linha de produtos o logotipo da marca pode ser aplicado em duas cores, com o símbolo da marca em azul-claro, azul escuro, verde, vermelho ou cinza.


Os slogans 
World’s no. 1 sensitivity toothpaste. 
For sensitive teeth. 
Recommended by dentists for sensitive teeth. 
Most recommended toothpaste for sensitive teeth. 
Dentist recommended to stop the pain. (2006) 
Stop the pain, start the soothing. (2006) 
A sensible idea from the sensitivity experts. (2002) 
Total care for sensitive teeth. (2000) 
9 entre 10 dentistas, usam e recomendam Sensodyne. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1961 
● Criador: Block Drug Company 
● Sede mundial: Brentford, Inglaterra 
● Proprietário da marca: GlaxoSmithKline plc 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Emma Natasha Walmsley 
● Faturamento: US$ 700 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Higiene bucal 
● Principais produtos: Pastas de dente, antissépticos bucal e escovas 
● Concorrentes diretos: Colgate, Crest, Aquafresh, Close-Up, Pepsodent e Oral B 
● Slogan: World’s no. 1 sensitivity toothpaste. 
● Website: www.sensodyne.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a marca SENSODYNE, líder mundial em seu segmento (sensibilidade dentária e erosão ácida), comercializa uma completa gama de produtos para higiene e saúde bucal em mais de 100 países ao redor do mundo. Somente a pasta de dente SENSODYNE pode ser encontrada em mais de 10 versões diferentes. Os maiores mercados da marca são os Estados Unidos, a Europa e o Japão (onde é comercializada com a marca Shumitect). 

Você sabia? 
Mais de 90% das vendas globais da marca são provenientes da pasta de dente. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 12/9/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário