1.4.08

EXPEDIA


Livres de terem que ligar para centrais de atendimento com linhas sempre congestionadas, ou formarem filas nas portas de agências de turismo, uma multidão de consumidores está recorrendo à internet para encontrar voos, hotéis, cruzeiros marítimos, automóveis para alugar e outros serviços de viagens, o que está tornando o setor um dos mais bem-sucedidos no comércio eletrônico. E o EXPEDIA revolucionou o mercado turístico ajudando milhares de turistas a planejar e a fazer reserva de suas viagens, através de serviços personalizados, tecnologia avançada e uma ampla seleção de pacotes de férias, voos baratos, reservas de hotéis, aluguel de carros, atrações e atividades. 

A história 
A história do EXPEDIA é uma das mais interessantes, afinal, fazer o poderoso Bill Gates se interessar por um negócio exige inteligência, competência e persistência. Penetrar no seu escritório, iludindo o sistema de alarme e os seguranças, exige audácia. A brasileira Soraya Cuba Bittencourt, que havia trabalhado na Embratel e participado do lançamento do primeiro satélite brasileiro, entrou na sala de Gates em uma tarde de sábado, em março de 1994, e pôs na cadeira do fundador da Microsoft um CD acompanhado de seu cartão de visitas e um bilhetinho: “Prezado Sr. Gates, eu sei que se vir o conteúdo ficará interessado. Gostaria de expor-lhe minhas ideias sobre como a Microsoft poderá revolucionar a indústria do turismo”. Quando se preparava para sair, um segurança entrou na sala e interrogou-a rispidamente, levando o CD com ele. “Pensei que perderia meu emprego”, diz Soraya, que já era funcionária da empresa do senhor Gates. Durante semanas, não soube nada sobre o CD, até que uma das executivas da Microsoft convidou-a para uma reunião e lhe disse, displicentemente, que a empresa estava interessada no mercado de viagens. “Você não quer fazer parte desse time?”, perguntou. Soraya percebeu de imediato que a ordem vinha de Gates. “Claro”, respondeu. “Quando iniciamos?”.


Mas nem tudo foram flores, pelo menos nos primeiros momentos. A Microsoft não tinha o hábito de “comprar” ideias dos funcionários, pois acreditava que eles eram pagos para tê-las. Mas a empresa já pensava em desenvolver algum produto na área de turismo, e isso vinha a calhar com o produto desenvolvido por Soraya. Na época, Gates havia designado o engenheiro Richard Barton para liderar a parte de marketing e todo o planejamento de negócios do novo produto. Soraya faria, então, parte da equipe. A Microsoft então colocou dinheiro no projeto, que se estendeu por mais de dois anos. Nesse espaço de tempo, o CD-Rom foi desbancado pela internet e todo o trabalho foi transferido para a venda de passagens e reservas de hotéis online. Finalmente, em outubro de 1996, foi lançado a EXPEDIA, serviço de turismo online da Microsoft como parte do MSN. Era o primeiro serviço deste segmento oferecido por uma grande empresa de tecnologia. O novo serviço permitia ao internauta reservar e comprar passagens aéreas e hotéis, além de alugar carros, de uma maneira eficiente e muito mais prática, sem a ajuda de um agente de viagens. Inicialmente a EXPEDIA aceitava apenas reservas de consumidores e não de operadoras de viagens.


A Microsoft investiu na divulgação, veiculando uma propaganda de página inteira no tradicional jornal The Wall Street Journal, que convocava os consumidores a fazerem reservas de passagens aéreas e hotéis pelo mesmo sistema das operadoras de viagens. Já em maio de 1997, quando oficialmente ingressou no mercado canadense, o faturamento mensal atingiu US$ 12 milhões e 1 milhão de passagens eram vendidas por semana. O que começou apenas como um projeto se tornou um verdadeiro sucesso. Neste momento, novos serviços foram adicionados ao EXPEDIA como visualização e escolha dos assentos nas aeronaves, informações dos voos em tempo real e uma enorme expansão nas opções de hotéis. Pouco depois, em 1999, a empresa abriu capital na Bolsa de Valores e se tornou completamente independente da Microsoft. Nos próximos dois anos a empresa se expandiu oferecendo serviços em outros países como Reino Unido, Austrália e Alemanha.


Em 2001, a EXPEDIA foi vendido para Barry Diller, um ex-magnata de Hollywood que construiu um conglomerado formado principalmente por companhias da internet, em uma transação que envolveu, segundo especulações, US$ 1.5 bilhões. Nos anos seguintes a empresa diversificou seus serviços através de inúmeras aquisições, como por exemplo, em 2003 quando adquiriu a Hotels.com, e expandiu sua atuação em diversos países com o lançamento de sites locais na Itália, França e Holanda. Além disso, a empresa lançou seus aplicativos para aparelhos móveis. Mais recentemente, no final de 2012, a empresa anunciou a aquisição por €477 milhões do site alemão de buscas e comparação de preços de hotéis Trivago.


Atualmente, o grande sucesso da EXPEDIA deve-se ao fato de permitir aos usuários darem notas para os hotéis, escreverem críticas e lerem os comentários feitos por outros viajantes. Os serviços oferecidos pela EXPEDIA atualmente são: reservas e compras de passagens aéreas, hotéis, cruzeiros, pacotes de viagens e ingressos para várias atrações, além de aluguel de automóveis. Afinal, ainda que o turista saiba exatamente qual viagem deseja fazer, precisa de algumas ideias ou de ajuda para restringir a sua pesquisa, e a EXPEDIA é a maneira mais fácil para encontrar as férias perfeitas.


A linha do tempo 
1998 
A EXPEDIA começa a operar no Reino Unido através da página www.expedia.co.uk. Nos três primeiros meses de operação foram feitas reservas para mais de 15 mil clientes. 
Em fevereiro a EXPEDIA disponibiliza o serviço para operadores e agentes de viagens. 
1999 
A empresa começa a operar na Alemanha através da página www.expedia.de
2000 
Através de uma parceria com a editora Ziff-Davis Publishing é lançada a EXPEDIA TRAVEL, revista bimestral de turismo, inicialmente com circulação de 200 mil exemplares. 
2001 
Lançamento da página da EXPEDIA na França (www.expedia.fr). 
2002 
Lançamento da EXPEDIA CORPORATE TRAVEL, divisão de gerenciamento de viagens corporativas. Hoje em dia é conhecida como EGENCIA. 
2005 
Lançamento da página da EXPEDIA na Japão (www.expedia.co.jp). 
2006 
Lançamento da página da EXPEDIA na Austrália (www.expedia.au). 
Lançamento da página da EXPEDIA na Itália (www.expedia.it). 
Lançamento da página da EXPEDIA na Holanda (www.expedia.nl). 
2007 
Lançamento da página da EXPEDIA na Irlanda (www.expedia.ie). 
Lançamento em 17 de outubro da página da EXPEDIA na Nova Zelândia. 
2008 
Lançamento em 6 de março da página da EXPEDIA na Índia (www.expedia.co.in). 
2011 
Lançamento da página da EXPEDIA em Cingapura (www.expedia.com.sg). 
2012 
Lançamento da página da EXPEDIA no Brasil (www.expedia.com.br).


O gigante do turismo 
A empresa ainda é proprietária do Hotels.com (presente em 85 países oferecendo reservas em aproximadamente 290 mil hotéis ao redor do mundo), Hotwire® (site de descontos no segmento de turismo, oferecendo reservas de hotéis, passagens aéreas, pacotes de viagens e locação de automóvel em 12 países), Venere.com (site especializado em acomodações no continente europeu, que mantém relações com mais de 35.000 hotéis e propriedades de “bed & breakfast”), Trivago (um motor de busca de hotéis que compara preços de mais de 700.000 estabelecimentos em mais de 200 sites de reserva), CarRentals.com (site de aluguel de veículos através da oferta de mais de 33 grandes locadoras), Egencia (quinta maior agência de gerenciamento de viagens corporativas no mundo, presente em 39 países), Classic Vacations® (especializada em viagens de luxo); ExpediaLocalExpert® (agenciadora de atividades nos destinos); Expedia CruiseShipCenters (agência de turismo especializada em cruzeiros marítimos, que possui mais de 130 pontos físicos e vendas online nos Estados Unidos e Canadá, oferecendo aproximadamente 10.000 opções de pacotes); e eLong (segundo maior site de reservas da China, oferecendo opções em 17.000 hotéis em 600 cidades do país).


A empresa oferece valor aos consumidores em viagens de lazer e de negócios, gera demanda adicional e reservas diretas às fornecedoras de viagens e disponibiliza aos anunciantes uma grande oportunidade de atingir a audiência mais valiosa de consumidores de viagens no mercado, em qualquer lugar, através da Expedia Media Solutions. A empresa também potencializa a realização de reservas para algumas das principais companhias aéreas e hotéis do mundo, melhores marcas de consumo, websites de grande tráfego e milhares de afiliadas ativas, através da Expedia® Affiliate Network. Além disso, oferece o programa de comissionamento para agências de viagens, batizado de Expedia TAAP.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por uma grande e acentuada modificação ao longo de sua história. Aconteceu em 2010, quando a EXPEDIA reformulou completamente sua identidade visual com o lançamento de um novo logotipo mais moderno e com uma nova tipografia de letra, mas que manteve o tradicional aviãozinho amarelo como principal símbolo. Depois disso, a identidade visual recebeu pequenas atualizações, a última delas em 2012, quando adotou uma cor de azul mais escuro.


Para diferenciar da identidade visual de seus sites, a EXPEDIA utiliza um logotipo corporativo (empresa) completamente diferente.


Os slogans 
Travel Yourself Interesting. (2013) 
Find Yours. (2012) 
Where you book matters. (2010) 
Let yourself go. (2007) 
Enjoy your trip. (2006) 
Don’t just travel. Travel right. (2000) 
Everything for travel. 
Don’t just travel. Throw away your money.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1996 
● Criador: Richard Barton e Lloyd Frink 
● Sede mundial: Bellevue, Washington 
● Proprietário da marca: Expedia Inc. 
● Capital aberto: Sim (1999) 
● Chairman: Barry Diller 
● CEO & Presidente: Dara Khosrowshahi 
● Faturamento: US$ 4.77 bilhões (2013) 
● Lucro: US$ 232.9 milhões (2013) 
● Valor de mercado: US$ 11.1 bilhões (agosto/2014) 
● Sites internacionais: 31 
● Presença global: + 70 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 14.570 
● Segmento: Turismo 
● Principais produtos: Venda online de passagens áreas, reservas de hotéis e pacotes turísticos 
● Concorrentes diretos: Travelocity, Orbitz, Priceline, HomeWay, Decolar.com, Submarino Viagens e CVC (Brasil) 
● Ícones: A mala amarela 
● Slogan: Travel Yourself Interesting. 
● Website: www.expedia.com.br 

A marca no mundo 
EXPEDIA, considerada a maior agência de viagens online do mundo, possui atualmente 31 sites internacionais, atuando em mais de 70 países como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Austrália, Alemanha, França, Itália, Holanda, Índia, China, Japão, entre outros. Através da EXPEDIA o viajante tem acesso às ofertas de 40 grandes operadores e 500 companhias aéreas, além de um banco de dados com mais de 155.000 hotéis (mais de 5 milhões de quartos), o que permite oferecer viagens tipo “package” (pacote turístico) ou oferecer somente hotel ou passagem aérea. Mensalmente, suas páginas na internet recebem aproximadamente 60 milhões de visitantes. 

Você sabia? 
A EXPEDIA é responsável pela reserva de mais de 65 milhões de diárias de hotéis todos os anos. 
Na comunidade de tecnologia americana, a brasileira Soraya Cuba Bittencourt é reconhecida como uma das criadoras da EXPEDIA, o primeiro site de turismo da internet. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 24/8/2014

Um comentário:

  1. Anônimo12:28 PM

    Olá, gosto muito do seu blog. Sou estudante de publicidade. Só que senti falta de uma marca a ser descrita no seu blog. A Montevergine que é uma empresa de grande expansão no brasil nem ao menos aparece nele.
    você poderia fazer uma análize dela

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