Você não precisará mais cozinhar ou assar carnes, frangos ou peixes em uma poça de gordura. Além de prático, de fácil manuseio e limpeza, os grills com a marca GEORGE FOREMAN® garantem uma alimentação saudável livre de gordura. Com esses argumentos a marca que leva o nome do boxeador campeão mundial conseguiu tornar os pequenos grills portáteis em equipamentos indispensáveis em qualquer cozinha moderna. Por isso hoje, quando se pensa em grill, o nome GEORGE FOREMAN® é o primeiro que vem a cabeça.
A história
George Edward Foreman (imagem abaixo) é reconhecido como medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de 1968 e pelos grandes feitos no boxe profissional, como a histórica vitória sobre Joe Frazier em 1973, que o fez campeão mundial dos pesos-pesados. A história da marca começou quando o texano, uma lenda viva do boxe profissional, voltou aos ringues no início da década de 1990. O lutador estava 11 quilos acima do peso ideal e ninguém acreditaria que ele pudesse recuperar sua antiga forma. Como precisava fazer uma dieta rigorosa ingerindo muita proteína no período da manhã, Leon Dreimann, então presidente da Salton, uma pequena produtora de eletrodomésticos portáteis do estado da Flórida, que em 1983 havia lançado um grill para assar carnes em casa, inventado por Michael Boehm e que não fazia sucesso, lhe mandou um deles de presente. Como a grelha eliminava a gordura das carnes, George espalhava à imprensa que “podia comer 5 hambúrgueres sem engordar”, e por isso ficou conhecido nos Estados Unidos como “cheeseburger guy”. Vale ressaltar que hambúrguer era seu alimento favorito. Em 1994, aos 45, George conquistou um novo título de campeão do mundo, desta vez contra Michael Moore, nocauteando o pugilista de 26 anos no 10º round.
Depois das propagandas gratuitas, a Salton propôs um contrato milionário, para que o nome do lutador fosse utilizado na linha de grils, como sinal de sua aprovação. Nesta época, George Foreman, na esteira de seu espetacular retorno ao boxe, ganhava a vida como garoto-propaganda de marcas consagradas como McDonald’s (conheça essa outra história aqui), Pepsi-Cola (saiba mais aqui) e Doritos (clique aqui e conheça essa história), topou o desafio por um simples motivo: seria também sócio da empresa. Ainda em 1994, tendo o boxeador como garoto-propaganda de sua principal linha de produto, foi lançado oficialmente no mercado americano o GEORGE FOREMAN® GRILL, grelhas elétricas portáteis para assar carnes dentro de casa.
Os grills elétricos tinham visual moderno, eram simples de operar e possuíam revestimento antiaderente, dispensando o uso de óleo ou manteiga. Carnes, frangos, peixes e legumes eram grelhados dos dois lados simultaneamente em poucos minutos graças às suas duas placas aquecidas com ajuste para diferentes espessuras de alimentos. A superfície das grelhas era levemente inclinada com canais especialmente desenhados para escoar a gordura do alimento enquanto este era grelhado. A gordura era coletada em uma bandeja removível. Com uma comunicação baseada em “infomerciais” (nada mais que comerciais de televisão informativos, com demonstração do funcionamento do produto, incluindo a presença do boxeador), somada ao carisma e à visão empreendedora de George Foreman e um posicionamento centrado em uma alimentação saudável, o resultado não poderia ser outro: um sucesso estrondoso.
Além de retirar a gordura das carnes, o grill portátil GEORGE FOREMAN® aposentou as frigideiras e as queimaduras de óleo quente nas mãos e braços - além de não deixar a cozinha toda engordurada. E tudo isso agradou em cheio os consumidores americanos. Em em 1996, as vendas do GEORGE FOREMAN® GRILL geraram US$ 5 milhões em receitas. Pouco depois, em 1998, George, uma montanha de músculos mal encarada cuja missão era conversar de igual para igual com as donas de casa, foi popularmente chamado de “Rei dos grills” após serem vendidas mais de 10 milhões de unidades do GEORGE FOREMAN® GRILL, isso somente nos Estados Unidos. Nessa época as vendas dispararam, atingindo surpreendentes US$ 200 milhões. O sucesso sem precedentes dos grills ficou evidente em suas vendas, representando quase 37% das vendas totais da empresa. Até o ano de 2002, George recebia os royalties dos produtos com o seu nome. A Salton então comprou os direitos da marca por um valor de US$ 50 milhões e também o uso vitalício do nome por um valor de US$ 137.5 milhões.
Novos modelos foram lançados no mercado nos anos seguintes, oferecendo vários formatos, novas cores, diversos tamanhos - como pequenos, médios e grandes -, com estufa de pães na parte de cima, com seletor de temperatura, e até um com chapa externa. O sucesso em território americano despertou o desejo de milhões de consumidores em outros países do mundo e os produtos com a marca GEORGE FOREMAN® GRILL começaram a serem exportados. No início do novo milênio o produto foi lançado no mercado brasileiro, com sete modelos, preços que variavam entre R$ 100 e R$ 200, e design e cores que lembravam os descolados computadores Macintosh da Apple (conheça essa outra história aqui). O resultado, novamente, não poderia ser outro: um enorme sucesso de vendas.
A marca continuou lançando novidades, como por exemplo, o The Next Grilleration (2006), um grill que incorpora não somente o conceito de saúde já característicos da marca, mas garantia também uma limpeza rápida, pois suas grelhas (superior e inferior) eram facilmente removidas e podiam ser lavadas na torneira ou na lavadora de louça; o iGrill, com capacidade para 14 hambúrgueres e um sistema de tripla camada antiaderente, denominado “George Touch”, e que ainda permitia o acoplamento de aparelhos tocadores de MP3, por meio de caixas de som integradas, além de oferecer o controle de temperatura com diversos tipos de cozimento; e a Fritadeira Lean Mean George Foreman®, que utiliza a tecnologia “Smart Spin”, onde 55% da gordura absorvida durante a fritura era descartada utilizando a força centrífuga.
Em 2010, a Spectrum Brands finalizou a fusão com a Russell Hobbs Inc. (então proprietária da marca GEORGE FOREMAN®). Pouco depois, a marca lançou no mercado o revolucionário GEORGE FOREMAN® EVOLVE GRILL SYSTEM, cuja flexibilidade e a conveniência do sistema de placas removíveis permitiam criar uma infinidade de deliciosas refeições, assadas, cozidas ou grelhadas como churrasco, lasanha, sanduíches, tortas, bolos e até crepes. A marca GEORGE FOREMAN® entendia melhor do que ninguém como desenvolver tecnologias inovadoras para que milhões de pessoas ao redor do mundo pudessem cozinhar de forma prática e saudável comidas deliciosas. E com isso em mente, nos anos seguintes, em alguns mercados mundiais, a marca foi estendida para outros eletrodomésticos portáteis.
Mas o “reino” de George Foreman passou a ser ameaçado por outra novidade surgida em meados de 2010 na feira de tecnologia em Berlim: a air fryer. Diferente do grill, o novo aparelho ampliou a variedade de alimentos que podem ser preparados sem o uso de gordura, por ter um compartimento maior e utilizar ar quente em alta rotatividade para cozinha-los. Com a diminuição nas vendas dos grills, a marca resolver lançar em 2018 a GEORGE FOREMAN® AIR FRYER para concorrer neste novo mercado. O aparelho chegou às lojas norte-americanas com diversos acessórios como cesta para sanduíches, assadeira, espeto e pinças.
Mais recentemente, a marca continuou ampliando sua linha de produtos através de lançamentos inovadores, como a linha GEORGE FOREMAN® CONTACT SMOKELESS, grills com tecnologia que elimina odores gordurosos e fumaça, para que se possa levar sem esforço a experiência de cozinhar ao ar livre para dentro de casa. A linha ainda conta com painel de controle digital sensível ao toque para orientar no processo de seleção do tempo e da temperatura para cada tarefa de grelhar. Outra novidade é a série GEORGE FOREMAN® SUBMERSIBLE™ GRILL, que elimina o incômodo de limpezas complicadas, permitindo remover o painel de controle e colocar todos os componentes restantes na máquina de lavar louça ou pia para uma limpeza completa. A marca também oferece uma linha de Indoor/Outdoor Electric Grill, com suporte removível que permite utilizar o grill tanto dentro de casa (em bancadas) como em áreas externas (com suporte se transforma em uma espécie de churrasqueira).
O ex-atleta é um caso raro de celebridade esportiva que conseguiu colocar seu nome em uma série de produtos não esportivos. Outros atletas também lançaram suas linhas de grill, como por exemplo, Evander Hollyfield Real Deal Grill e Carl Lewis Health Grill. Mas nenhum deles fez tanto sucesso como o GEORGE FOREMAN® GRILL. George Foreman, chamado carinhosamente de “Big George” por ser um peso-pesado do empreendedorismo, tem um contrato vitalício para rodar o mundo divulgando o produto com seu famoso bordão: “Nocauteie a gordura com George” (em inglês “Knock out the fat with George”).
A identidade visual da marca passou por pequenas remodelações ao longo dos anos. Há anos atrás o logotipo apresentou uma nova tipografia de letra e a palavra “grill” foi removida da marca GEORGE FOREMAN®, que em alguns mercados passou a comercializar outros eletrodomésticos portáteis além dos populares grills.
Let’s meal for real. (2020)
Lose the fat! Not the taste™. (2014)
Healthy cooking. (2010)
The lean mean fat reducing grilling machine. (2008)
Great tasting healthier food in minutes. (2006)
I’m so proud of it I put my name on it. (2004)
Knock Out the Fat with George. (1995)
It’s so good I put my name on it! (1995)
The World’s Nº1 is all you need.
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1994
● Criador: George Foreman e Leon Dreimann
● Sede mundial: Middleton, Wisconsin, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Spectrum Brands Holdings Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO: David Maura
● Faturamento: US$ 450 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Eletrodomésticos portáteis
● Principais produtos: Grills, chapas e panelas elétricas
● Concorrentes diretos: Hamilton Beach, Presto, Ninja, West Bend, PowerXL, De’Longhi, Black & Decker, Oster, Breville e Cuisinart
● Ícones: O boxeador George Foreman
● Slogan: Lose the fat! Not the taste™.
● Website: www.georgeforemancooking.com
A marca no mundo
Atualmente a extensa linha de grills, chapas, sanduicheiras e panelas elétricas (Air Fry) que levam a assinatura GEORGE FOREMAN® é comercializada em mais de 100 países ao redor do mundo, com faturamento estimado em mais de US$ 450 milhões anuais. Desde o lançamento da linha GEORGE FOREMAN® GRILL, foram vendidos 130 milhões de grills de mais de 250 modelos diferentes em todo o mundo.
Você sabia?
● George Foreman ganhou mais dinheiro vendendo grill do que com sua carreira no boxe profissional: estimados US$ 250 milhões.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem, The New York Times e O Globo), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 2/5/2024
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