A marca australiana BREVILLE, em mais de oito décadas de história, sempre teve como principal motivação desenvolver e criar eletrodomésticos portáteis que enriqueçam a vida de milhares de pessoas pelo mundo afora. Durante sua trajetória, a marca presenciou mudanças ocorridas em todos os cenários, desde estilos de vida até mudanças tecnológicas. Por essa razão, cresceu cada vez mais forte e acabou se tornando um ícone no segmento, fabricando produtos que prezam pela qualidade, eficiência e design, além de serem fáceis de desmontar e lavar.
A história
A história da empresa começou no dia 1 de novembro de 1932 na cidade de Sydney na Austrália, quando dois jovens australianos, o vendedor de rádios W.J. (Bill) O’Brien e o engenheiro Harry Norville, cuja mistura dos sobrenomes deram origem ao nome BREVILLE, tiveram a ideia de unir suas forças e talentos para começar a produzir rádios. Em uma época em que o rádio era o centro de entretenimento e diversão das famílias, o primeiro produto da empresa foi um sucesso imediato. Durante a Segunda Guerra Mundial, a BREVILLE direcionou seus esforços de produção para a fabricação de detectores de minas para as forças armadas australianas. Nesta difícil época, Bill O’Brien também fundou um centro de treinamento para os operadores de rádio do exército.
Terminado o conflito, a empresa rapidamente percebeu que um novo aparelho eletrônico, a televisão, estava surgindo como centro de entretenimento das famílias. Sentindo essa mudança, a BREVILLE tomou a decisão, visando à dificuldade que seria em concorrer com grandes empresas multinacionais, em vender sua marca de rádios para a Astor Radio no ano de 1951, concentrando seus esforços na produção e desenvolvimento de pequenos eletrodomésticos portáteis. Em 1968, John, filho de Bill O’Brien, assumiu o cargo de diretor da empresa. Rapidamente a empresa sentiu as mudanças, principalmente com a inauguração em 1972 de um centro de pesquisas e desenvolvimento de produtos (Breville Research and Development Centre), que seria um dos grandes responsáveis pela criação, nos anos seguintes, de muitos ícones utilizados em cozinhas pelo mundo afora.
O desenvolvimento de novos produtos se intensificou na década de 1970, principalmente com a criação e lançamento da tostadeira (conhecida como Snack’n’Sandwich Maker), em 1974, primeira capaz de tostar sanduíches domesticamente. O sucesso do produto foi imediato, vendendo mais de 400.000 unidades em um único ano e estando presente em 10% das casas australianas, se transformando em um dos produtos de maior sucesso na história do país. Devido a esse enorme sucesso, o nome BREVILLE acabou se tornando termo genérico utilizado para as tostadeiras. Pouco depois, em 1977, a BREVILLE introduziu no mercado outro produto que se tornaria ícone: o processador de comida (Kitchen Wizz). Até os dias de hoje, o processador de comida é um dos produtos mais vendidos na Austrália.
Em 1982 a empresa vendeu os direitos da marca BREVILLE na Europa, que hoje pertence à Jarden Corporation, empresa americana do grupo Newell Brands, proprietário de marcas como Paper Mate, Graco e Oster. Ainda nesta década, com o ingresso das mulheres no mercado de trabalho e o tempo cada vez mais precioso nas vidas das pessoas, a BREVILLE expandiu sua linha de produtos para outro nível de conveniência, lançando mixers, batedeiras, máquinas de fazer iogurte e waffle, entre outros itens. Nesta época, a empresa já havia estabelecido escritório em Hong Kong e exportava para 15 países ao redor do mundo.
Na década seguinte, com a mudança de atitude e estilo de vida das pessoas, que passaram a dar muita importância ao bem-estar e a uma alimentação saudável, a BREVILLE desenvolveu suas primeiras linhas de panelas elétricas, grills e as famosas e práticas chaleiras elétricas para ferver água, introduzidas no mercado em 1998. No fim desta década, a marca lançaria um de seus produtos mais famosos: Juice Fountain™ (uma centrífuga que virou sinônimo de facilidade e durabilidade, pois eliminava a necessidade de descascar e cortar as frutas em pedaços para fazer sucos, preservando assim as vitaminas contidas nas cascas).
O desenvolvimento de novos produtos se intensificou no início do novo milênio, principalmente com a criação e lançamento do primeiro Grill Panini para utilização doméstica; e da máquina de café espresso no ano 2000. O sucesso dessa linha foi tanto, que surgiram novos produtos, como o moedor de café (contendo exclusivo sistema com broca cônica em aço para cinco modos de moagem com espessura precisa de moedura), e novos modelos como a máquina BREVILLE Die Cast (que diferentemente das outras máquinas encontradas no mercado, possui maior espaço na bandeja para acomodar xícaras e canecas de até 12 cm de altura, além do Sistema Thermo Block que mantém a temperatura interna de 95ºC e evita gosto de queimado no café). O ano de 2003 foi de vital importância para a empresa, pois, oficialmente a BREVILLE lançou sua linha de eletrodomésticos portáteis no mercado americano e canadense.
Nos anos seguintes a BREVILLE desenvolveu produtos avançados tecnologicamente como o Liquidificador Ikon, único no mercado com sistema de tigela planetária, lâminas hemisphere™ e lâmina côncava larga, que abrange toda a base metálica em formato planetário, fazendo com que a base e lâmina trabalhem juntas, não deixando nenhuma área intocada, sempre picando os ingredientes em partículas pequenas e consistentes; e a torradeira Ikon, equipada com um sistema controlado por um chip interno inteligente, evitando assim que as torradas queimem ou você tenha que adivinhar se elas já estão prontas. Por todas essas inovações, a BREVILLE é prova de que saber ouvir os consumidores resulta na construção de uma marca de sucesso. Afinal, são eles que direcionam todas as inovações contidas em seus produtos.
No Brasil, após alguns anos sendo distribuída por importadores independentes, a tradicional Tramontina se associou com a empresa australiana para lançar uma linha de eletrodomésticos portáteis de alto padrão fabricados pela BREVILLE. Com isso, no ano de 2015, surgiu a Tramontina by Breville, que oferece 30 itens como batedeiras, liquidificador, sanduicheira, máquina de pão, máquina de café espresso, espremedor e multiprocessador.
A campanha Food Thinkers
A marca australiana lançou a campanha FOOD THINKERS, um site onde algumas das mentes mais brilhantes do mundo compartilham experiências, contam suas histórias e introduzem novas ideias no segmento de culinária e na arte de comer bem. A campanha dá dicas, através de especialistas, de como comer melhor, cozinhar melhor e se sentir melhor. São receitas e dicas dadas por especialistas, chefes de cozinha e nutricionistas. Afinal, a BREVILLE adora comida. Tudo o que cria é projetado para ajudar milhões de pessoas a cozinharem com mais amor.
A identidade visual
Como no mercado europeu a marca BREVILLE é de propriedade da Jarden Corporation, é utilizada uma identidade visual diferente (imagem à esquerda) do resto do mundo (cujo logotipo pode ser aplicado com três cores diferentes).
Os slogans
Thought for food.
That’s the Idea.
Enriching people’s lives.
Inspiration. Every day.
The ideas company bringing Australian innovation to the world.
A perfeição inspira a fazer bonito. (Tamontina by Breville)
Breville. Inspiração. Todo dia. (antigo, Brasil)
Dados corporativos
● Origem: Austrália
● Fundação: 1 de novembro de 1932
● Fundador: Bill O’Brien e Harry Norville
● Sede mundial: Sydney, Austrália
● Proprietário da marca: Breville Group Limited
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO: Jim Clayton
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 50 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.500
● Segmento: Eletrodomésticos portáteis
● Principais produtos: Máquinas de café, grills, sanduicheiras, liquidificadores e batedeiras
● Concorrentes diretos: KitchenAid, Cuisinart, De'Longhi, Electrolux, Russell Hobbs e Moulinex
● Ícones: A tostadeira
● Slogan: Thought for food.
● Website: www.brevilleusa.com
A marca no mundo
A marca está presente em mais de 50 países ao redor do mundo, inclusive no Brasil. A empresa colecionou mais de 70 prêmios internacionais de design e 100 patentes com aproximadamente 200 produtos, entre os quais estão torradeiras, tostadeiras, cafeteiras, processadores de alimento, liquidificadores, máquinas de café espresso, fritadeiras, panelas elétricas e de pressão, fornos microondas, máquinas de fazer pão, chaleiras e até ferros de passar.
Você sabia?
● A BREVILLE possui mais de 50 % do mercado mundial de tostadeiras.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 2/12/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário