De Hong Kong a Florença, Paris a São Petersburgo, das Maldivas ao Havaí, a rede de hotéis e resorts FOUR SEASONS tem um legado conquistado por seu savoir-faire. O prazer de servir com um atendimento impecável e a atenção aos mínimos detalhes conquista o público exigente que se hospeda em uma centena de exclusivos hotéis e resorts da rede espalhados pelo mundo. Por tudo isso, a empresa canadense é hoje uma das redes hoteleiras de maior prestígio internacional, responsável por redefinir o luxo para quem está viajando, quer seja a passeio ou a negócios.
A história
A história começou quando o jovem arquiteto e construtor Isadore (Issy) Sharp, filho de poloneses que imigraram para Toronto antes de seu nascimento, e que trabalhava, juntamente com seu pai, em um projeto de um motel para amigos da família, resolveu ingressar no mercado hoteleiro criando sua própria rede. Em 1960 ele fundou uma empresa com o apoio do pai, Max Sharp, e no ano seguinte, no primeiro dia da primavera, inaugurou o primeiro hotel FOUR SEASONS MOTOR HOTEL tendo como investidores iniciais Murray Koffler, Eddie Creed e Fred Eisen. O hotel de 125 quartos, localizado no centro da cidade de Toronto, se transformou em um oásis por os viajantes de negócios, especialmente pelo maravilhoso jardim interno. Ele inaugurou seu primeiro hotel baseado em um simples princípio: tratar cada cliente como um convidado especial. Começava então uma revolução na indústria hoteleira com atendimento e serviços pessoais impecáveis.
Em 1963 uma segunda unidade foi inaugurada, localizada no subúrbio de Toronto que abrigou a primeira discoteca do Canadá. Sharp novamente contratou o arquiteto Peter Dickinson, responsável pelo revolucionário e moderno projeto do primeiro hotel. O sofisticado hotel resort de dois andares em estilo urbano rapidamente se tornou um enorme sucesso. Até o final desta década, um terceiro hotel seria inaugurado. O conceito de super luxo não fez parte da marca FOUR SEASONS até a construção de um hotel na cidade de Londres em 1972. Isto porque Sharp achou que o novo hotel londrino deveria competir com os melhores e mais tradicionais da cidade, como por exemplo, o Claridge’s e o The Connaught. Pequeno, central e bem equipado, com serviço amigável e personalizado 24 horas, o hotel se tornou um enorme sucesso. Esse hotel foi pioneiro em muitos dos serviços exclusivos da rede agora entregues em todo o mundo como padrão. A partir de 1974, devido aos estratosféricos custos na construção de um novo hotel na cidade de Vancouver que quase levou a empresa à falência, o FOUR SEASONS passaria nos anos seguintes por uma transformação em seu conceito, deixando de ser proprietário para transformar-se em gerenciador.
No final desta década, em 1979, a rede inaugurou seu primeiro hotel em solo americano, localizado na tradicional Avenida Pensilvânia na pomposa capital Washington. No ano de 1985 a rede introduziu um novo conceito: residências privadas (FOUR SEASONS PRIVATE RESIDENCES), onde hóspedes através de uma sociedade fracionária podiam literalmente morar no hotel pelo período que desejassem. Esse conceito estreou no hotel da rede na cidade de Boston. Em 1986, mesmo ano em que abriu seu capital na Bolsa de Valores, o FOUR SEASONS inaugurou o primeiro hotel da rede com serviço completo de SPA e campos de golfe na cidade de Dallas, estado do Texas. Esse ano também foi marcado pela adoção do “Custom Mattress” (colchão personalizado) - um dos fundamentos da aclamada experiência de sono que a rede oferece. Ao final desta década, doze cidades americanas já possuíam um hotel FOUR SEASONS, incluindo Filadélfia, Boston, Los Angeles e Chicago.
No início da década de 1990 a rede inaugurou seus primeiros resorts em regiões tropicais, localizados em Maui no Havaí e na idílica ilha caribenha de Nevis. Ao final de 1992, ano em que a rede inaugurou sua primeira unidade na Ásia, localizada em Tóquio, o FOUR SEASONS excedeu o número de 10.000 quartos. No ano seguinte inaugurou seu primeiro hotel em uma propriedade histórica, um belo convento renascentista na cidade de Milão. Ainda em 1993 a rede inaugurou um hotel modelo na cidade de Nova York, que na época foi considerado o mais caro já construído nos Estados Unidos, com custo aproximado de US$ 360 milhões. Com a inauguração de seu primeiro resort nas paradisíacas Maldivas, em 1998, a rede começou a adicionar luxuosos hotéis nos principais destinos de mergulho do mundo. No ano seguinte o FOUR SEASONS começou a oferecer a possibilidade de fazer reservas via internet.
Além disso, no final de 1999 a rede assumiu a administração de um dos hotéis mais emblemáticos do mundo: o FOUR SEASONS GEORGE V, em Paris, localizado em um prédio histórico de oito andares construído em 1928 e cuja coleção de arte requintada e tapeçarias do século XVIII encanta todos os hóspedes no momento da chegada. Os 244 quartos e suítes, muitos deles com terraços com vista para a cidade de Paris, encantam por sua arquitetura e pelos seus detalhes que remetem aos anos da realeza francesa. Foi nesta década que a rede entrou em competição direta com o The Ritz-Carlton, e dando ênfase na arquitetura local e serviços padronizados impecáveis, ganhou grande participação de mercado no segmento de luxo.
A chegada do novo milênio trouxe também várias novidades, como por exemplo, o primeiro hotel no Cairo (2000), o primeiro resort no Oriente Médio em Sharm El Sheikh (2002), o primeiro hotel na China (2002) e o primeiro resort nas montanhas, localizado em Jackson Hole, estado americano do Wyoming, inaugurado em 2003. Pouco depois, em 2007, a empresa teve seu capital fechado em uma operação no valor de US$ 3.8 bilhões comandada pelos fundos de investimento de Bill Gates e do príncipe saudita Alwaleed bin Talal. O ano de 2008 marcou o ingresso da rede no mercado indiano com a inauguração de um hotel contemporâneo no distrito Worli na cidade de Mumbai.
E a aclamada rede não parou de adicionar ao seu portfólio propriedades exclusivas para cada vez mais atender as exigências de seus hóspedes, como por exemplo, o resort da paradisíaca Bora Bora, com seus luxuosos bangalôs construídos sobre palafitas; o resort das ilhas Maurício, inaugurado no final de 2008; o resort localizado nas espetaculares Ilhas Seychelles, inaugurado em 2009; o hotel de Beirute, na capital do Líbano, instalado em uma torre às margens do Mediterrâneo com um terraço e piscina no topo; e o Istanbul at the Bosphorus, segunda unidade da rede na Turquia, instalada em um palácio otomano no lado europeu da cidade.
Em 2012 o FOUR SEASONS marcou sua entrada na África Subsaariana com a inauguração de um luxuoso lodge (alojamento) de safári em pleno Serengeti, na Tanzânia. No ano seguinte inaugurou seu primeiro hotel na Rússia, transformando um prédio palaciano do século XIX em São Petersburgo em uma propriedade de luxo. Em junho de 2014 a empresa começou a oferecer aluguel de residências (RESIDENTIAL RENTALS), todas com a chancela da rede que é uma das grandes referências no mundo da hospitalidade de luxo. Basicamente são como se fossem casas em condomínios de luxo com serviços de hotel cinco estrelas, como chef para cozinhar todas as refeições, housekeeping, concierge e amenities especiais.
Sinônimo de qualidade e luxo em todo o mundo, a rede canadense de hotéis desembarcou na América do Sul há quase trinta anos. A escolha dos lugares para seus dois primeiros empreendimentos no continente foi feita na medida certa para que, combinados, os hotéis formassem o roteiro perfeito para uma viagem dos sonhos: Buenos Aires (bairro da Recoleta), inaugurado em 1992; e Carmelo (cidade uruguaia situada às margens do Rio da Plata em um cenário cinematográfico, cercado de campos de golfe, praias desertas e florestas de eucaliptos e pinheiros), inaugurado em 2002 (não é mais hotel da rede desde 2015). Anos depois, em 2015 e 2016, inaugurou dois hotéis em Bogotá, na Colômbia. Finalmente em outubro de 2018 a rede canadense inaugurou seu primeiro hotel no Brasil. A propriedade de 258 quartos, localizada em meio ao verde da zona sul de São Paulo, oferece restaurante, lounge, um spa que é um verdadeiro oásis, além de uma grande variedade de espaços para eventos que podem comportar desde uma pequena reunião de negócios até conferências múltiplas, bailes de gala e casamentos para até 400 convidados. O hotel representa a oportunidade de experimentar os serviços da rede pela primeira vez no país, possibilitando, ainda, que clientes chamem o endereço de seu, com uma das 84 residências privadas.
O FOUR SEASONS HOTELS AND RESORTS, empresa líder mundial em hotelaria de luxo, firmou um contrato de consultoria com a conceituada Johns Hopkins Medicine International, divisão global de cuidados com a saúde, e adotou, devido à pandemia de COVID-19, todos os princípios de cuidado, confiança e serviços através do programa Lead With Care, implementado por equipes dedicadas nas propriedades FOUR SEASONS em todo o mundo. Há quase seis décadas o FOUR SEASONS vem transformando o setor de hospitalidade, combinando simpatia e eficiência com as melhores tradições de hotelaria internacional. Nesse longo processo, a rede canadense redefiniu o luxo do viajante moderno.
Os oásis de luxo
Em quase seis décadas a FOUR SEASONS se transformou em sinônimo de alto padrão de serviços e exclusividade, uma rede verdadeiramente inovadora na hotelaria mundial. Entre muitas novidades, foi a FOUR SEASONS que introduziu os secadores e roupões nos quartos dos hotéis. Além disso, cada unidade da rede oferece “mimos” que encantam até os mais exigentes hóspedes, como por exemplo, serviço de quarto e concierge 24 horas, limpeza dos apartamentos duas vezes ao dia e jornais entregues diária e gratuitamente ao hóspede. Atualmente a rede FOUR SEASONS possui hotéis localizados em cidades cosmopolitas, históricas e pedacinhos paradisíacos de belezas naturais em todos os continentes, exceto a Antártida.
Somente o FOUR SEASONS cria experiências exclusivas nos lugares e culturas mais fascinantes do planeta: aventuras inspiradoras e luxuosas tão únicas quanto os destinos onde elas acontecem. E entre os destaques estão propriedades localizadas dentro de uma reserva ecológica, rodeada de plantas e árvores exóticas na Tailândia; incrustada no topo da baía de Lazare nas Ilhas Seychelles, que se voltam, como um anfiteatro, para assistir a espetacular praia Petite Anse e mar com diversos tons de azul; na ilha de Kuda Huraa (Maldivas), em um pequeno refúgio tropical banhado por águas azul-turquesa; imersa em uma vinícola em Napa Valley, na Califórnia; ou dentro do Parque Nacional Serengeti, na Tanzânia.
Luxo no ar
A rede de hotéis literalmente mandou o luxo para os ares. Isto porque em 2015 a empresa ampliou seu portfólio de serviços de luxo ao lançar o FOUR SEASONS PRIVATE JET, elevando as experiências de viagens de luxo a um patamar novo e inédito. É a extensão do conforto e estilo dos hotéis FOUR SEASONS no céu. Com padrões de design, equipes e serviços da marca, o jato particular (um Boeing 757) oferece roteiros e viagens de volta ao mundo para hotéis e resorts da rede, criando uma experiência de viagem completa com os altos padrões FOUR SEASONS. O primeiro jato privado da indústria hoteleira mundial tem como objetivo proporcionar viagens para fascinantes destinos a bordo de experiências exclusivas. A ideia é oferecer experiências únicas: por exemplo, há um chef de cozinha exclusivo a bordo, uma equipe para atender todas as necessidades dos passageiros e fazer com que a viagem seja mais divertida e sossegada. Os roteiros custam a partir de US$ 150 mil e incluem voos a bordo do jato, que tem capacidade para 52 pessoas, além de transporte terrestre, passeios, bebidas, refeições e acomodações. A partir de 2021 os voos serão operados em uma aeronave Airbus 321neo LR, adaptada exclusivamente para o FOUR SEASONS. O novo jato (com capacidade para 48 passageiros) terá assentos de couro italiano, personalizados e desenhados pela rede; espaço pessoal de 2 metros com amplo descanso para as pernas; lounge com bar; espaço para jantar, socializar e relaxar; e utilizará materiais premium e artesanais.
A evolução visual
A identidade visual da marca canadense passou apenas por uma pequena modernização ao longo dos anos. A tradicional árvore que é o principal símbolo do logotipo está lá por uma razão: o primeiro hotel da rede foi inaugurado em 1961 no primeiro dia da primavera. Mais recentemente, em 2016, o logotipo foi modernizado e adotou uma nova tipografia de letra (mais fina e leve) e um novo design para a árvore (o número de folhas foi levemente diminuído ou aumentado em alguns galhos).
Os slogans
When life feels perfect. (2015)
Live Here.
Experience Four Seasons.
Dados corporativos
● Origem: Canadá
● Fundação: 21 de março de 1961
● Fundador: Isadore Sharp
● Sede mundial: Toronto, Ontário, Canadá
● Proprietário da marca: Four Seasons Hotels Limited
● Capital aberto: Não
● Chairman: Isadore Sharp
● CEO: John Davison
● Faturamento: US$ 4.8 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Hotéis: 117
● Presença global: 47 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 45.000
● Segmento: Hotelaria
● Principais produtos: Hotéis de luxo
● Concorrentes diretos: The Ritz-Carlton, St. Regis, W Hotels, Mandarin Oriental, Hilton, Belmond e Trump International
● Ícones: O atendimento e serviços impecáveis
● Slogan: When life feels perfect.
● Website: www.fourseasons.com
A marca no mundo
Atualmente a rede FOUR SEASONS, especializada somente em hotéis de luxo, possui 117 unidades espalhadas por 47 países ao redor do mundo. Aproximadamente 45% de seus hotéis concentram-se na América do Norte. Em território latino-americano, sua presença limita-se a oito unidades – três no México, duas em Bogotá, uma em Buenos Aires, uma em São Paulo e outra na Costa Rica. Além disso, a rede possui 45 unidades do FOUR SEASONS PRIVATE RESIDENCES (residências privadas) em 19 países.
Você sabia?
● Em 2018, o Four Seasons Resort Bali at Sayan foi escolhido como o melhor hotel do mundo pela revista de viagens norte-americana Travel + Leisure. Além disso, em 2019 a empresa recebeu do Forbes Travel Guide, sistema de avaliação de hotéis, spas e restaurantes, a sua mais elevada classificação. Ao todo, 36 hotéis da rede ao redor do mundo receberam as Cinco Estrelas. Esse foi o maior número de estrelas já conquistado por uma marca em 61 anos de história do guia.
● Em 2020 a empresa manteve sua posição de destaque como uma das redes hoteleiras com mais estrelas Michelin, agora com 29 premiações em 20 restaurantes em todo o mundo.
● A rede FOUR SEASONS trabalha com apenas uma marca e posiciona-se no segmento de hotéis de luxo de médio porte. Oitenta por cento de seus empreendimentos têm entre 150 e 250 quartos. Essa exclusividade conquistou clientes importantes como os ex-presidentes George Bush e Barack Obama, a lendária banda Rolling Stones e a cantora Madonna.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 27/7/2020
Dei com este blog, porque andava na net a procuar marcas antigas portuguesas para o meu blog. Fiquei estupfacto com a existência deste blog, que adorei. Parabéns aos seus autores. É claro que já coloquei este blog com link directo do meu, nos meus favoritos...
ResponderExcluir