10.4.10

TICKETMASTER


Quer comprar os melhores lugares para grandes espetáculos e eventos musicais, culturais e esportivos de forma rápida, segura e sem fila? Procure então a TICKETMASTER, que ajuda a conectar milhões de fãs com as performances ao vivo mais incríveis do mundo, proporcionando assim experiências e entretenimento inesquecíveis. 

A história 
Tudo começou no dia 2 de outubro de 1976 quando dois jovens estudantes da Universidade do Arizona, Albert Leffler e Peter Gadwa, juntamente com Gordon Gunn, um experiente homem de negócios, e Charles H. Hamby Jr., fundaram na cidade de Phoenix a TICKETMASTER (em português algo como “Mestre dos Ingressos”) com o objetivo de comercializar ingressos para eventos esportivos, musicais e culturais utilizando um eficiente sistema de computador. Os dois estudantes idealizaram a nova empresa depois de estarem descontentes com a enorme dificuldade em comprar ingressos para espetáculos e shows. A nova empresa estabeleceu sua primeira operação na cidade de Albuquerque no estado do Novo México. Os primeiros ingressos vendidos pela TICKETMASTER foram para a apresentação da Electric Light Orchestra na Universidade do Novo México em 1977.
  

No ano seguinte a empresa fechou seu primeiro contrato internacional com clientes na cidade de Oslo na Noruega, além de garantir dois grandes contratos para comercialização de ingressos com o estádio Louisiana Superdome em Nova Orleans e o time de basquete profissional da NBA New Orleans Jazz (conhecido atualmente como Utah Jazz). No início da década de 1980, a TICKETMASTER assinou contrato com o primeiro cliente canadense, o Centro Nacional de Artes (National Arts Centre) da cidade de Ottawa; além de estabelecer sua primeira operação internacional na Inglaterra em 1981. Pouco depois, em 1983, a empresa conseguiu assinar importantes contratos na cidade de Los Angeles, um dos epicentros do entretenimento americano, para a comercialização de ingressos de grandes eventos como as apresentações da Orquestra Filarmônica de Los Angeles e os jogos de basquete da equipe do L.A. Lakers e de hóquei no gelo do L.A. Kings.
  

Nos anos seguintes a empresa cresceu rapidamente, especialmente pelo fato de grandes promotores terem dado a exclusividade de vendas de ingressos para a TICKETMASTER. No final desta década, a empresa estabeleceu oficialmente operações no Canadá (1987) e na Austrália (1988). A década seguinte começou com a aquisição da rival Ticketron, fato que deu a empresa um amplo domínio de mercado. Em 1994 códigos de barras foram introduzidos nos ingressos da equipe de beisebol do Cleveland Indians nos jogos realizados no estádio Jacobs Field. Pouco depois, a empresa foi uma das responsáveis pela comercialização dos ingressos para a Copa do Mundo de Futebol nos Estados Unidos, evento que foi um verdadeiro sucesso de público.
  

Em 1995 a empresa lançou sua página na internet, que no ano seguinte realizou a primeira venda de ingressos para jogos da equipe de beisebol do Seattle Mariners. O enorme sucesso da empresa levou a abertura de capital na Bolsa de Valores em 1996. Nos anos seguintes, com a preocupação de facilitar a vida de seus clientes e do público, a TICKETMASTER introduziu, em 1998, o primeiro leitor de ingressos sem fio no estádio de Reunion Arena na cidade de Dallas, Estado do Texas. Nesta época, a empresa estabeleceu uma nova operação internacional com o lançamento de seus serviços no México.
   

Com a chegada do novo milênio, a empresa colocou a disposição de seus clientes mais um serviço que visava maior comodidade na hora de adquirir um ingresso: TicketFast®, um serviço de entrega a domicílio, que estreou na cidade de Los Angeles para jogos e espetáculos no ginásio Staples Center. Pouco depois, em 2001, a TICKETMASTER estabeleceu operações na América do Sul com o lançamento de seus serviços no Chile, Argentina e Brasil. Nos anos seguintes a TICKETMASTER ingressou em novos mercados lançando seus serviços na Alemanha, Espanha, China e Turquia. Além disso, introduziu novos serviços como o TicketmasterArts, especificamente desenvolvido e criado para o mercado das artes. A empresa também foi responsável pela venda de ingressos dos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004. Além disso, a TICKETMASTER iniciou a venda de ingressos através de dispositivos móveis.
  

Em 2010 a TICKETMASTER, maior vendedora online de ingressos do mundo, e a Live Nation, maior promotora de shows do planeta - e responsável por uma venda de 45 milhões de ingressos por ano -, anunciaram uma gigantesca fusão. A operação, avaliada em US$ 2.5 bilhões, foi recebida com grande preocupação pela imprensa e profissionais do ramo, pois, para muitos, isso representaria um verdadeiro monopólio destas empresas na venda de ingressos e promoção de artistas, eventos e shows em todo o mundo.
   

Nos anos seguintes a empresa lançou novos serviços e adquiriu concorrentes, alguns com nichos específicos na comercialização de ingressos. Por exemplo, em 2015, quando adquiriu o Front Gate Tickets, um serviço de bilheteria para festivais de música, incluindo Lollapalooza e Austin City Limits. Ou em 2018 quando comprou a UPGRADED, empresa que converte tíquetes físicos em digitais, utilizando blockchain. Ainda em 2018, a empresa lançou a plataforma Ticket Exchange by Ticketmaster™, para permitir a venda e validação de ingressos em sites de terceiros e que se tornou um mercado de revenda de ingressos de fã para fã de ligas profissionais como NHL, NBA, NFL, WNBA, US Open e esportes universitários, incluindo os Playoffs do College Football. Esses ingressos são verificados e garantem uma experiência de evento ao vivo segura e mais agradável.
   

Em 2020, a pandemia de COVID-19 afetou brutalmente os negócios da TICKETMASTER com a proibição de shows e eventos, além da restrição de presença de público. Era preciso achar uma solução. E a TICKETMASTER encontrou essa solução nos inúmeros eventos virtuais que começaram a surgir. Com isso, a empresa lançou sua plataforma de transmissão com vendas de ingressos, que rapidamente experimentou uma explosão nas vendas em virtude da alta demanda por parte dos fãs em relação a eventos virtuais. Um exemplo desse sucesso foi que a plataforma vendeu mais de 125 mil ingressos para uma apresentação virtual de Niall Horan no Reino Unido, com fãs em mais de 150 países assistindo.
   

Com isso, em fevereiro de 2021, a empresa anunciou o lançamento global do seu serviço de transmissão ao vivo com ingressos, batizado de Ticketmaster Livestream. O serviço pretende fornecer uma oferta verdadeiramente global e coesa aos artistas para seus eventos virtuais, maximizando a experiência, o marketing e o alcance da TICKETMASTER em escala mundial. Operando em mais de dez idiomas e 135 moedas, esta plataforma de transmissão de ingressos dedicada já vendeu ingressos para eventos virtuais para fãs em mais de 180 países. Oferecendo aos artistas a capacidade de continuar a se conectar com seus fãs sem limitações geográficas, de fuso horário ou de capacidade, o serviço também é independente de plataforma, permitindo que ele seja conectado a qualquer plataforma de streaming que um artista escolher.
  

A evolução visual 
O logotipo da marca TICKETMASTER passou por pequenas modificações ao longo dos anos. A mais significativa ocorreu em 1999 quando o logotipo ganhou um visual mais dinâmico e moderno, com nova tipografia de letra, cor azul e um traço amarelo embaixo do nome da marca. Em 2010, a identidade visual da marca perdeu o traço amarelo e adotou uma cor azul clara. O logotipo também pode ser aplicado na cor preta.
   

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 2 de outubro de 1976 
● Fundador: Albert Leffler, Peter Gadwa, Gordon Gunn e Charles H. Hamby Jr. 
● Sede mundial: Beverly Hills, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Ticketmaster Entertainment Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Live Nation Entertainment Inc.) 
● Chairman: Jared Smith 
● Presidente: Mark Yovich 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 32 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 6.000 
● Segmento: Entretenimento ao vivo 
● Principais produtos: Venda e distribuição de ingressos 
● Concorrentes diretos: TicketTailor, Eventbrite, StubHub, Etix e Vendini 
● Website: www.ticketmaster.com 

A marca no mundo 
Maior empresa de distribuição e vendas de ingressos do mundo, a TICKETMASTER opera em mais de 30 grandes mercados mundiais (incluindo Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França, Itália, Austrália e Canadá), vende anualmente mais de 500 milhões de ingressos para mais de 420 mil eventos e espetáculos musicais, esportivos e culturais através da internet, telefone e mais de 9.200 pontos de venda credenciados. A empresa possui uma infraestrutura invejável que inclui 16 call-centers e mais de 6.000 funcionários. Calcula-se que a TICKETMASTER venda mais de 75% dos ingressos nas maiores casas de shows, estádios e arenas dos Estados Unidos. 

Você sabia? 
A TICKETMASTER serve mais de 12.000 clientes em vários segmentos de eventos, como arenas, estádios esportivos, museus, cinemas, teatros e ligas esportivas no mundo inteiro. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 7/3/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário