Eles são coloridos, redondinhos e com aromas de frutas. Possuem um incrível sabor e seu agradável cheiro pode ser sentido a distância. São vistos em abundância, especialmente no café da manhã, dentro de tigelinhas cheias de leite. Os cereais matinais FROOT LOOPS, há décadas, tornam o café da manhã de milhões de crianças ainda mais divertido.
A história
Tudo começou no início da década de 1960 quando a Kellogg’s (saiba essa outra história aqui), tradicional empresa fabricante de cereais matinais, resolveu expandir sua linha de produtos. Foi então, que no ano de 1963, após alguns anos de pesquisas, a empresa lançou no mercado americano e canadense o FROOT LOOPS, rosquinhas de cereais coloridas à base de milho, aveia e trigo, enriquecidas com onze vitaminas, minerais e sabor de frutas. As cores originais do cereal eram: vermelho (sabor cereja), amarelo (sabor limão) e laranja (sabor laranja). O nome do novo cereal foi inspirado no seu formato (pequenas rodelas, em inglês “loops”) e no sabor de frutas (em inglês “fruits”). Como o cereal era direcionado para um público infantil (inicialmente para crianças com mais de 4 anos), pouco depois, em suas embalagens apareceria uma mascote chamada Sam®: um simpático tucano com um bico enorme, listrado e colorido (nas cores rosa, vermelha e amarela, com a ponta preta), que representava os sabores das frutas do novo produto.
Não demorou muito para que milhares de crianças americanas adorassem o perspicaz e carismático Tucano Sam® e a brincadeira de cores, sabores e aromas de FROOT LOOPS, tornando o café da manhã ainda mais divertido. O sucesso do produto fez com que a marca FROOT LOOPS fosse lançada na Austrália em 1965 e em outros países nas décadas seguintes, incluindo o Brasil. Na década de 1990, rosquinhas nas cores verde (introduzida em 1991), roxa (sabor uva, que surgiu em 1994) e azul (introduzida em 1996) foram adicionadas na mistura dos cereais, tornando o produto ainda mais atrativo para o público infantil. * Há alguns anos atrás, embora o marketing da marca por anos tenha enganosamente vendido a ideia de que cada cor do cereal representasse um sabor diferente, a Kellogg’s reconheceu que todos compartilham o mesmo sabor de mistura de frutas.
O FROOT LOOPS também ganhou na década de 1990 novas opções de embalagens, como por exemplo, para viagem, o que permitia o consumo do cereal em qualquer lugar e a qualquer hora, bastando para isso acrescentar leite; e até uma versão maior das tradicionais rosquinhas coloridas (chamada FROOT LOOPS JUMBO). Outra novidade foi o lançamento em 1997 do FROOT LOOPS com pequenos e deliciosos pedaços de marshmallows, que se tornou um grande sucesso entre a garotada. Em 2002, a cor rosa foi introduzida na mistura do cereal.
Pouco depois, em 2004, a marca lançou no mercado americano uma versão do tradicional cereal com um terço menos de açúcar, sem adição de adoçantes, demonstrando a preocupação da marca com a questão da saúde de seus pequenos consumidores. A marca chegou até chegou a se aventurar em outras categorias de produtos com o lançamento de barrinhas de cereais e canudinhos de waffles coloridos (batizados de FROOT LOOPS STRAWS). Dois anos depois, em 2006, os coloridos cereais ganharam mais uma cor: a dourada. No ano seguinte, em 2007, a marca lançou uma nova versão: FROOT LOOPS SMOOTHIE, que incluía cereais cobertos com iogurte, além dos cereais coloridos normais.
Em 2009, a Kellogg’s aumentou a quantidade de fibra nos cereais FROOT LOOPS, devido à descoberta de que os americanos não pareciam estar recebendo fibra suficiente em sua dieta diária. Em 2013, a marca introduziu no mercado o FROOT LOOPS TREASURES, uma versão que continha, além dos tradicionais cereais redondos e coloridos, pequenos retângulos crocantes com recheio líquido de morango. Em 2018, a marca anunciou um novo produto: WILD BERRY FROOT LOOPS, que continha as tradicionais rodelinhas vermelhas, verdes e azuis, além de pedaços de cereais em forma de estrela roxa.
A partir de 2018, a marca iniciou o lançamento mais constante de edições limitadas, como por exemplo, UNICORN FROOT LOOPS (cereais coloridos naturalmente em rosa, amarelo e lilás, todos em tons pastéis), MERMAID FROOT LOOPS (cereais roxo, amarelo e verde), BIRTHDAY CAKE FROOT LOOPS (cereais com sabor de morango nas cores vivas e granuladas de um bolo de aniversário, como amarela, vermelha e roxa) e BABY SHARK FROOT LOOPS (cereais coloridos e cuja embalagem trazia personagens do desenho Baby Sharks para recortar e brincar).
Em 2020, a marca lançou as novas barras de cereais FROOT LOOPS, extremamente convenientes para o consumo fora de casa e lanche das crianças. Também lançou o FROOT LOOPS TROPICAL (os tradicionais cereais nas cores laranja, verde e amarelo, aromatizados com sabores de frutas tropicais como abacaxi, banana, laranja e manga). Em 2021, através de uma parceria com a Nestlé (saiba mais aqui), foi lançada no mercado uma bebida láctea com os tradicionais sabores de FROOT LOOPS. Nesse mesmo ano a marca foi introduzida no enorme mercado indiano.
Combinando cor e sabor, FROOT LOOPS é uma opção nutritiva para um café da manhã muito mais divertido. Feito com três cereais (milho, trigo e aveia) e aroma de frutas, também é fonte de 5 vitaminas e 2 minerais, contribuindo com 33% da recomendação diária de vitamina C. Sem falar que uma porção de 30 gramas possui apenas 113 calorias. Atualmente, dentro das embalagens de FROOT LOOPS é possível encontrar oito diferentes tipos de cores das pequeninas rosquinhas.
A colorida ave tropical foi criada em 1963 por Manuel R. Vega e batizada de TUCANO SAM® (em inglês Toucan Sam®). Inicialmente o perspicaz tucano aparecia em toda a comunicação da nova marca, inclusive em comerciais de televisão, originalmente dublado por Mel Blanc (que deu vida às vozes famosas do Pernalonga e Patolino). Nos comerciais o personagem falava uma língua própria, referindo-se ao cereal com a frase “OVE-LAY for OOT-FRAY OOPS-LAY!”, e aparecia com um apurado olfato capaz de sentir os deliciosos aromas de frutas dos cereais a enormes distâncias na floresta. Ao encontrar a famosa tigela do cereal, o tucano sempre dizia a frase: “Follow my nose! It always knows!” (algo como “Siga meu nariz! Ele sempre está certo!”).
Em 1994, as aventuras e peripécias do Tucano Sam® se tornaram ainda mais divertidas com a companhia de três sapecas sobrinhos: Puey, Susey e Louis. Sam® também já teve um primo chamado Arty Artin, que apareceu em alguns comerciais. O simpático tucano azul com seu bico colorido é o principal responsável pelo enorme sucesso da marca e dos coloridos cereais ao longo dos anos. Praticamente onipresente em toda comunicação da marca há décadas, o Tucano Sam® encoraja crianças de todas as idades a explorar o lado mais colorido da vida através de uma tigela irresistivelmente deliciosa de FROOT LOOPS. Por isso, ele se tornou um dos personagens publicitários mais populares e reconhecidos entre os americanos.
O personagem, que também atua como mascote e porta-voz da marca, passou por algumas modificações visuais ao longo dos anos: o bico ficou menor (na década de 1970) e perdeu a cesta de fruta na cabeça (uma clara referência e homenagem à atriz Carmem Miranda), depois ganhou mais cores (fortes e brilhantes) e seu corpo foi se tornando cada vez mais azul. Além disso, o personagem passou a ser feito em computação gráfica. Em 2020, Tucano Sam® foi totalmente redesenhado (última imagem abaixo e à direita) para um design mais contemporâneo visto como uma reminiscência do “Estilo CalArts”. Por alguma razão, o tucano ganhou um olho desproporcional, um bico psicodélico (multicolorido, com padrões de cores meio fluorescentes) e formas mais humanas, (dentes visíveis, pernas mais longas, pés menores, e asas em formato que se assemelham a braços). Além disso, o design 3D foi substituído por um desenho 2D rudimentar.
Mas o público literalmente detestou o novo visual do Tucano Sam® com milhares de comentários nas redes sociais, como por exemplo, “NOPE”, “NÃO”, “POR FAVOR” e “STOP”. As críticas foram tamanhas, que o personagem foi redesenhado novamente em 2021 (como mostra a imagem abaixo), e apesar de voltar ao seu visual anterior, ganhou um azul mais brilhante, mais listras coloridas no bico (vermelha, laranja, verde e roxa), enquanto apresenta uma aparência mais sólida em vez de uma textura de penas.
A identidade visual da marca passou por diversas remodelações ao longo dos anos. No logotipo original da marca as duas letras O da palavra FROOT eram representadas por frutas reais (laranja e limão). Além disso, a perna da letra R era representada por um cabinho com uma cereja na ponta. Depois de passar por uma remodelação em 1965, no ano de 1967 o logotipo adotou um visual mais simples, sem as frutas. Somente em 1984, as duas letras O das palavras FROOT e LOOPS foram substituídas pelos redondos cereais coloridos. Depois de passar por mais cinco remodelações, a atual identidade visual da marca foi adotada em 2021.
Whatever Froots Your Loops. (2017)
Follow Your Nose. (2016)
Just follow your nose for the fruity taste that shows! (2007)
A fruity delight in every bite! (2007)
Follow my nose! It always knows! (1963)
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1963
● Criador: Kellogg Company
● Sede mundial: Battle Creek, Michigan, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Kellogg Company
● Capital aberto: Não
● CEO: Steven Cahillane
● Faturamento: US$ 400 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 55 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Cereais matinais e barras de cereais
● Concorrentes diretos: Lucky Charms, Cheerios, Post Fruity Pebbles, Trix e Cap’n Crunch
● Mascote: Tucano Sam®
● Slogan: Follow Your Nose.
● Website: www.frootloops.com
A marca no mundo
Atualmente o famoso e divertido cereal é comercializado em mais de 55 países ao redor do mundo, como por exemplo, Estados unidos, Canadá, Índia, Austrália, Nova Zelândia e Alemanha, além de boa parte da América Latina, incluindo o Brasil. A marca tem vendas anuais estimadas em US$ 400 milhões.
Você sabia?
● De 1986 a 2020 a voz do famoso Tucano Sam® era dublada pelo ator canadense Maurice LaMarche. Em 2020 foi feita por Matthew Curtis e atualmente é dublada pelo ator Colin Cassidy.
● Em 2017, no mercado americano, o Burger King (saiba a história dessa marca aqui) chegou a lançar o FROOT LOOPS SHAKE, que trazia um sorvete com base de baunilha batido com os cereais coloridos FROOT LOOPS e um molho doce.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, Exame e BusinessWeek), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 15/9/2021
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/
Bom Dia!
ResponderExcluirGostaria de saber do interesse em publicar artigos em outro blog, sem a necessidade de ser tão completo, porém de umas 250 a 300 palavras.
Claro valor a combinar.
grato
Rodrigo
contato: rodteb@gmail.com
Froot Loops I love you , the best matnal cereal :)
ResponderExcluiralguém sabe pq aqui no brasil não tem a rosquinha azul?
ResponderExcluirfui num cruzeiro e lá eles tinham aquelas embalagens pequenininhas de diversos cereais, inclusive os inéditos no br, e o frootloops dele tem o azullllll eu quero o azullll!
Claro que tem o azul!!! Vc é cego??
ExcluirNão tem não ! No Brasil
ExcluirNão tem
Mis cereales preferidos!!! Me encantan desde que era pequeña y llegan muy pocas veces a España! Menos mal que ahora con los bares de cereales y las páginas de productos americanos se pueden adquirir.
ResponderExcluirum dia eu fui em um cruzeiro tinha esse cereal
ResponderExcluir