Você pode até não conhecer a GERDAU, mas saiba que seus produtos estão presentes no dia a dia de milhões pessoas nas mais diversas formas: integram a estrutura de residências, shopping centers, hospitais, pontes e hidrelétricas, fazem parte de torres de transmissão de energia e telefonia, servem de matéria-prima de peças de automóveis e participam do trabalho no campo. Com ramificações em vários países, a GERDAU é umas das maiores e mais poderosas empresas do segmento e orgulho do Brasil.
A história
O grupo GERDAU nasceu da visão empresarial e da capacidade de trabalho de Johann Heinrich Kaspar Gerdau, mais conhecido apenas como João Gerdau. Natural de Altona, atualmente um bairro da cidade de Hamburgo, no então Reino da Prússia, ele imigrou para o sul do Brasil no ano de 1869, em busca de melhores condições de vida e de novos empreendimentos, desembarcando no Porto de Rio Grande ainda muito jovem. Instalou-se na Colônia Santo Ângelo, território que, atualmente, pertence à cidade de Agudo, no Rio Grande do Sul. Foi lá que, inicialmente, ele investiu no comércio, transporte e no loteamento de terras. Mais tarde, em 1884, fundou uma casa comercial de secos e molhados em Cachoeira do Sul. Em busca de novas oportunidades, João Gerdau se mudou com a esposa e os três filhos, Hugo, Walter e Bertha, para a capital do estado. Já em Porto Alegre, comprou a fábrica de pregos Pontas de Paris, exatamente no dia 16 de janeiro de 1901, que passou a se chamar João Gerdau & Filho, marcando assim a origem da GERDAU.
Em 1908, ele adquiriu a pequena Fábrica de Móveis Navegantes, que existia desde 1893 na capital gaúcha, onde passou a fabricar os móveis vergados ao estilo vienense. A administração da fábrica de móveis coube ao segundo filho, Walter. Pouco antes da sua morte, em 24 de novembro de 1917, o negócio passou a ser administrado pelo filho Hugo. Com a abundante produção de pregos, o Rio Grande do Sul deixava de depender da importação. Em 1933, a fábrica de pregos expandiu a produção com a construção de uma nova unidade em Passo Fundo, no interior do estado.
Em decorrência da morte de Hugo Gerdau em 2 de outubro de 1946, seu genro, Curt Johannpeter, casado com a sua filha Helda, assumiu a direção da GERDAU e comandou uma fase decisiva de expansão dos negócios. Dois anos após a sua entrada, em virtude das dificuldades em encontrar matéria-prima no período do pós-guerra, a fábrica de pregos comprou a Siderúrgica Riograndense, em Sapucaia do Sul (RS), e a GERDAU iniciou sua bem sucedida trajetória na siderurgia, já antecipando o modelo baseado no uso de sucata e na comercialização regional, que permite ter custos operacionais mais competitivos. Pouco mais de uma década depois, em 1957, a GERDAU inaugurou sua segunda unidade siderúrgica. Em 1967, a Indústria de Arames São Judas Tadeu, fundada na década de 1940 em São Paulo e que produzia trefilados, arames galvanizados e outros produtos de arame, foi integrada à GERDAU, tendo seus equipamentos transferidos para as outras unidades do grupo, passando a atuar na área comercial através da venda de produtos siderúrgicos.
Dois anos mais tarde, a empresa comprou a usina produtora de aço Açonorte em Pernambuco, aumentando ainda mais sua capacidade de produção. No início da próxima década, em 1971, a empresa ingressou no mercado de distribuição de aço com a inauguração da primeira unidade Comercial Gerdau em São Paulo. O processo de internacionalização da empresa se iniciou em 1980 com a compra de uma pequena companhia do outro lado da fronteira com o Uruguai, tendo se acelerado com as aquisições de usinas em Cambridge no ano de 1989 e Winnipeg em 1995, ambas no Canadá. Ainda na década de 1980, a GERDAU venceu o seu primeiro leilão de privatização no Brasil e adquiriu a usina Barão de Cocais (MG) em 1988. Ao longo dos anos de 1990, a GERDAU também estabeleceu bases de operação na Argentina e no Chile adquirindo produtores locais, além de lançar no mercado, em 1992, o vergalhão GG 50, com o conceito de commodities com qualidade garantida - uma iniciativa pioneira no país e no mundo.
Mas, sua mais importante iniciativa ocorreu em 1999, quando ingressou com força no mercado americano, adquirindo por US$ 272 milhões aproximadamente 75% a AmeriSteel, segunda maior produtora de barras de aço reforçado dos Estados Unidos. Essa transação aumentou os resultados totais da GERDAU em mais de 50%, triplicou sua produção fora do Brasil e elevou a empresa à vigésima quinta posição no mercado mundial. Em 2001, a GERDAU comemorou seu centenário em grande estilo: lançou um logotipo comemorativo com a assinatura “GERDAU 100 anos” baseada na caligrafia de João Gerdau, retirada do contrato social da fábrica de pregos assinado em 1901. Além disso, a GERDAU atingia a capacidade instalada de 8.4 milhões de toneladas de aço por ano.
A partir de 2004, o ímpeto internacional da GERDAU voltou à tona com aquisições de empresas na Colômbia e nos Estados Unidos; o ingresso no continente europeu, em 2005, através da aquisição de 40% da espanhola Sidenor; e novas aquisições, em 2006, de empresas no Peru, Estados Unidos e Espanha. Pouco depois, em 2007, a GERDAU comprou a americana Chaparral Steel, uma das maiores produtoras de perfis estruturais do país, marcando assim a maior aquisição na história da empresa brasileira. Além disso, a empresa passou a atuar no México, República Dominicana e Venezuela. Em 2008, a GERDAU ingressou definitivamente na América Central com a aquisição do controle acionário de uma empresa na Guatemala. No ano seguinte a empresa iniciou a produção própria de minério de ferro. A partir de 2013 a GERDAU começou uma nova expansão em sua linha de produtos com o início da produção de aços planos no Brasil e depois com a produção de chapas grossas na usina de Ouro Branco em 2016.
Em 2020, com uma visão de longo prazo, a empresa anunciou a criação da Gerdau Next, focada no desenvolvimento de novos produtos e negócios adjacentes à produção de aço e alinhada às diretrizes de inovação e disrupção da GERDAU. O futuro da empresa também passa pela manutenção de uma forte geração de caixa, um rígido controle do endividamento, foco em iniciativas que busquem a rentabilidade de seus ativos e o compartilhamento de valor para seus investidores e acionistas, fatores que garantiram a saúde financeira da GERDAU desde a sua fundação. Em janeiro de 2021, a GERDAU completou 120 anos de uma história de solidez, contribuição para o desenvolvimento e legado para uma sociedade em evolução constante.
Um dos principais produtos da empresa é a linha de Arames Farpados Gerdau, que apresenta itens de qualidade superior e resistência elevada, para uso em áreas urbanas, rurais e úmidas. As propriedades de cada arame farpado garantem um cercamento facilitado e com maior durabilidade. Por exemplo, o Arame Elefante Gerdau é o primeiro arame farpado fabricado com 400 KGF, a maior carga mínima de ruptura do mercado. Com fios grossos (2,2 mm) e torção contínua, o produto possui maior durabilidade ao tempo e alta resistência ao impacto de animais, garantindo também a firmeza das cordoalhas. Os outros produtos da linha são: Arame Gir Gerdau, um produto econômico, versátil e maleável, fácil de trabalhar e transportar, indicado para uso em áreas urbanas e rurais; Arame Touro Gerdau, que possui fios finos e conta com uma tripla camada de galvanização, tornando o produto altamente resistente, com maior durabilidade ao tempo, sendo indicado para uso em áreas alagadiças e/ou litorâneas; e Arame Urso Gerdau, que possui fios finos e oferece alta resistência ao impacto de animais, além de uma excelente relação custo-benefício, sendo indicado para uso em regiões menos úmidas.
Atualmente a GERDAU se tornou uma das empresas mais globalizadas do país com uma enorme estrutura industrial que incluí unidades siderúrgicas, unidades de transformação, unidades de corte e dobra de aço, centros de serviços de aços planos, unidades comerciais, unidades de coleta e processamento de sucata, áreas de extração de minério de ferro, unidades de produção de ferro-gusa sólido, terminais portuários privativos e centrais geradoras de energia. Por tudo isso, a definição da GERDAU seria: carros, aviões e pontes que conectam pessoas. Casas que registram histórias. Grandes obras que transformam lugares em grandes lugares.
A COMERCIAL GERDAU entrou em operação em 1971, alinhada ao espírito empreendedor e inovador da empresa, com o objetivo de criar uma nova experiência de compra, aproximando-se de clientes de diferentes setores para proporcionar e oferecer um alto nível de excelência nos serviços. E começou com a inauguração de apenas uma unidade (loja) na cidade de São Paulo. Era um canal próprio de distribuição de toda a linha de aços da GERDAU com foco nas demandas da construção civil, agropecuária, indústria, máquinas e lojas de materiais de construção. No decorrer dos anos outras unidades foram inauguradas pelo país.
Em uma atitude inédita no segmento, no final de 2017 a empresa inaugurou sua primeira loja conceito no Brasil. A revenda permite uma experiência de compra e interatividade inédita no setor de aço. O grande diferencial é a apresentação dos produtos, dispostos em showroom com QR Code, permitindo a visualização detalhada das especificações técnicas. A loja oferece ainda totens interativos, que dão acesso ao catálogo de produtos, e óculos 360°, que possibilita uma imersão no processo produtivo com a visualização de um vídeo da produção de aço. Atualmente, a COMERCIAL GERDAU possui 75 lojas espalhadas por quase todos os estados do país. Para atender todo esse mercado, a COMERCIAL GERDAU oferece a linha completa, entre aços longos, planos e semi-acabados, adaptada a cada região do país.
Ao longo dos anos o logotipo da GERDAU passou por inúmeras modificações, sempre acompanhando a fase de crescimento e diversificação de produtos da empresa. Na década de 1940, a combinação do selo com um prego (então principal produto da empresa) foi a primeira expressão gráfica da marca GERDAU associada com a palavra “Garantia”, utilizada até o final da década de 1960, aplicada em pacotes de pregos, notas fiscais e catálogos. Em 1970 surgiu o primeiro logotipo institucional do Grupo GERDAU, representado pelo desenho de duas letras G. Poucos anos depois, em 1976, o logotipo que continha a palavra Grupo Gerdau, passou a utilizar apenas GERDAU. Em 1986 ocorreu uma nova mudança: o logotipo ganhou um caixa na cor azul, adquirindo um visual mais moderno. Depois de uma pequena atualização em 1997, o atual logotipo da GERDAU foi introduzido em 2007 e perdeu as listras brancas na letra G da direita.
O logotipo da GERDAU pode ser aplicado nas versões: vertical (para uso exclusivo em torres, fachadas e capacetes) e a horizontal. Como as cores amarelo e azul são padrão da marca GERDAU, o logotipo também pode ser aplicado sob um fundo amarelo. Outra forma de aplicação é dentro de um fundo azul-escuro, com o logotipo em branco.
Em 2021, para comemorar 120 anos de uma rica história, a GERDAU apresentou um logotipo comemorativo (utilizado por um determinado período).
O futuro se molda. (2019)
Gerdau. Há 110 anos produzindo muito mais que aço. (2011)
Nosso produto é aço. Nosso forte é você. (1997)
● Origem: Brasil
● Fundação: 16 de janeiro de 1901
● Fundador: João e Hugo Gerdau
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Gerdau S.A.
● Capital aberto: Sim (1947)
● Chairman: Guilherme Chagas Gerdau Johannpeter
● CEO: Gustavo Werneck
● Faturamento: R$ 43.8 bilhões (2020)
● Lucro: R$ 2.4 bilhões (2020)
● Valor de mercado: US$ 43.6 bilhões (março/2021)
● Presença global: + 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 31.000
● Segmento: Siderurgia
● Principais produtos: Aços, pregos, arames e vergalhões
● Concorrentes diretos: Aperam, ArcelorMittal, CSN, Sinobras, ThyssenKrupp, Usiminas e Villares Metals
● Slogan: O futuro se molda.
● Website: www.gerdau.com.br
A marca no mundo
Atualmente a GERDAU, líder no segmento de aços longos nas Américas e um dos maiores fornecedores de aços longos especiais do mundo, opera 31 unidades produtoras de aço em 10 países (como Brasil, Canadá, Chile, Colômbia e Estados Unidos), além de duas minas de minério de ferro, e emprega mais de 31.000 pessoas. No Brasil, possui operações em quase todos os Estados, que produzem aços longos comuns, especiais e planos. Seus produtos (arame farpado, pregos, rebites, vergalhões, perfis para construção, aços especiais, e variedades de aço de diversas características e bitolas), comercializados em mais de 100 países nos cinco continentes, atendem os setores da construção civil, indústria, agropecuário, automotivo, energia eólica, óleo e gás, açúcar e álcool, rodoviário e naval. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, 11 milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 100 mil clientes, a GERDAU tem capacidade instalada superior a 20 milhões de toneladas de aço longo por ano.
Você sabia?
● Após entrar para o seleto grupo das empresas centenárias, o Instituto Gerdau nasceu em 2005, braço de responsabilidade social da empresa.
● Com ações listadas nas Bolsas de Valores de São Paulo, Nova York e Madri, somando 120 mil acionistas no mundo, a GERDAU busca eficiência e crescimento com rentabilidade, sempre comprometida com o desenvolvimento sustentável.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Estadão e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 9/3/2021
Amei o blog!
ResponderExcluirAgora me conta... por que raios as pessoas nao entendem que o teu blog tem nada a ver com as marcas que nele estao? haaaha Só imagino a quantidade de nonsense que recebe nos comments... Pedidos de orçamento, peças de reposicao, reclamacoes e elogios sobre produtos... :)
Parabens e obrigada!
Este blog é muito inspirados, meus parabéns pelas abordagens dos artigos.
ResponderExcluirAs imagens enriquecem muito as marcas apresentadas e as informações são muito relevantes.
Muito bom o seu blog - ótimos artigos. Só para constar, caso você não saiba (nem sempre se consegue levantar a autoria das marcas...), a marca da Gerdau (1986/96) foi projetada pela PVDI Design.
ResponderExcluirUma notícia de 1933 cita o uso de raquetes de tênis Gerdau, em S. Maria. Podes confirmar se a empresa Gerdau fabricava esse produto?
ResponderExcluirÉ verdade que vocês foram um dos responsáveis pela demissão do jogador Maurício do time MINAS??
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