Você imaginaria uma rede de alimentação rápida que faz deliciosos pratos à base de frango frito e que nasceu na Guatemala, fazer enorme sucesso nos Estados Unidos e se transformar em um case de marketing do setor? Se a resposta for negativa, você provavelmente não conheça a rede POLLO CAMPERO, que nos últimos anos tem ameaçado a gigante KFC em alguns mercados do mundo.
A história
Tudo começou no dia 27 de abril de 1971 quando um grupo de ousados empreendedores guatemaltecos, liderados por Dionisio Gutiérrez Gutiérrez, resolveu inaugurar a primeira unidade da rede POLLO CAMPERO (em tradução livre “Frango do Campo”) no pequeno país da América Central. Os empresários se uniram para criar um novo conceito de sabor: pratos à base de frango frito, tenro, saboroso e crocante, com típicos temperos latinos próprios, servidos em um ambiente aconchegante com atendimento repleto de cortesia. O sucesso do novo restaurante foi tamanho, que no ano seguinte mais uma unidade da rede foi inaugurada em El Salvador, dando início ao tímido processo de expansão internacional da marca POLLO CAMPERO. Na década seguinte, a rede concentrou seus esforços na abertura de inúmeras unidades em todo território guatemalteco, utilizando a campanha publicitária “Tan guatemalteco cómo tú”, com forte cunho nacionalista, para conquistar ainda mais a população local.
Os anos de 1990 foram marcados por um forte crescimento internacional, especialmente nos países latino-americanos. Isso se intensificou com a implantação do sistema de franquias em 1994. Somente no mês de abril de 2002 a rede inaugurou sua primeira unidade nos Estados Unidos. Localizada na cidade californiana de Los Angeles, onde uma enorme parcela da população tem origem latina, a primeira unidade americana rapidamente bateu recordes históricos de vendas no segmento de alimentação rápida, atendendo mais de 30.000 clientes em sua primeira semana de funcionamento. Para o ingresso no mercado americano, a rede adaptou e redefiniu seu conceito, incluindo em seu cardápio frango grelhado, feijão, saladas e até sanduíches. Mas tudo com um toque latino.
Com a aprovação dos americanos ao seu frango frito saboroso, rapidamente outras unidades foram inauguradas no país em cidades como Houston, Washington e finalmente em Nova York, no ano de 2004. Depois de sua expansão para os Estados Unidos, a rede POLLO CAMPERO resolveu ingressar em outros mercados, inaugurando restaurantes na Espanha (2006), Indonésia (2007), China (2008), Andorra (2009) e Índia (2010).
Nos últimos anos a rede chamou a atenção por suas novas e ousadas estratégias no competitivo mercado americano como as inaugurações de um ponto dentro de uma loja do varejista Walmart e de dois restaurantes dentro dos parques temáticos da Disney (Califórnia e Orlando), oferecendo ao público um novo conceito de alimentação rápida com sabor genuinamente latino. Em Orlando, a rede POLLO CAMPERO substituiu o tradicional McDonald’s no Dowtown Disney, provando assim a aposta dos americanos nos saborosos pratos e atendimento de uma das vedetes atuais do segmento de alimentação rápida dos Estados Unidos. Porém, a unidade de Orlando foi fechada recentemente como parte de revitalização dessa área pela Disney. Ao mesmo tempo, o cardápio da rede passou por algumas alterações com a inclusão de várias opções de saladas frescas e pratos com baixa quantidade de calorias, além de café da manhã, disponível em algumas unidades da rede.
O enorme sucesso da rede guatemalteca nos dias de hoje é creditado ao incrível sabor de seus frangos fritos, preparados com receitas e ingredientes secretos, com toques latinos, tanto que a gigante KFC não conseguiu superar a rede nos países da América Central, onde a POLLO CAMPERO tem vasta e sólida presença. Mais recentemente, a ousada rede guatemalteca colocou em prática grandes e ambiciosos planos de expansão, inaugurando novos restaurantes em países como a Itália. Em 2014, a marca passou por um reposicionamento global, adotando um novo logotipo, apresentando uma nova e aconchegante decoração para seus restaurantes, incluindo uma moderna arquitetura de fachada, novos uniformes dos funcionários e lançando um novo cardápio com mais opções de pratos e comidas saudáveis.
A evolução visual
Ao longo dos anos a identidade visual da rede POLLO CAMPERO passou por algumas modificações (em 1996 e 2006), mas sempre mantendo como elemento central a mascote da marca, um simpático franguinho com jeitão caipira chamado “Pollito Campero”. Isto até 2014, quando a marca apresentou uma nova identidade visual com tipografia de letra moderna e cores mais sóbrias. Apesar do personagem continuar como garoto-propaganda da marca, ele não faz mais parte da identidade visual. Foi a mudança mais radical na identidade visual da marca em toda sua história.
A mascote da marca não faz mais parte do logotipo, mas aparece (agora completamente revitalizada) nas fachadas da nova arquitetura dos restaurantes. A simpática mascote da marca também evoluiu ao longo dos tempos, como mostra a imagem abaixo.
Os slogans
Más tuyo que nunca.
Tierno, Jugoso y Crujiente.
Flavor you can’t Compero.
Dados corporativos
● Origem: Guatemala
● Fundação: 27 de abril de 1971
● Fundador: Dionisio Gutiérrez Gutiérrez
● Sede mundial: Cidade de Guatemala, Guatemala
● Proprietário da marca: Pollo Campero International S.A.
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: Tim Pulido
● Faturamento: US$ 600 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 350
● Presença global: 12 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 10.000
● Segmento: Alimentação rápida
● Principais produtos: Sanduíches, frangos frito, pratos latinos e saladas
● Concorrentes diretos: KFC, Chick-fil-A, El Pollo Loco, Popeyes, Church’s Chicken e Chester’s
● Mascote: Pollito Campero
● Slogan: Más tuyo que nunca.
● Website: www.campero.com
A marca no mundo
Hoje em dia a rede POLLO CAMPERO possui mais de 350 restaurantes espalhados por 12 países ao redor do mundo, incluindo Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Honduras, Nicarágua, Espanha, Itália, Indonésia, Índia e Estados Unidos, onde existem mais de 60 unidades localizadas em grandes cidades. A rede guatemalteca serve mais de 85 milhões de clientes anualmente em suas lojas.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 10/11/2015
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