24.5.10

SBARRO


A típica cozinha italiana, com deliciosas pizzas em pedaços, saborosas massas repletas de molho invariavelmente acompanhadas das tradicionais porpetas, pratos à parmeggiana e pães sempre quentinhos, servidos em um ambiente aconchegante e acolhedor com a mais pura hospitalidade italiana. Foi assim que a SBARRO se tornou uma das mais conceituadas e maiores redes de alimentação rápida dos Estados Unidos. 

A história
Tudo começou em 1956 quando Gennaro e Carmela Sbarro, um casal que emigrou juntamente com seus três filhos da cidade italiana Nápoles para Nova York, em busca de uma vida melhor na promissora América. Ainda neste ano, a família Sbarro, que havia crescido na Itália tendo a gastronomia como um estilo de vida, abriu sua primeira Salumeria (uma espécie de mercearia italiana) no tradicional bairro do Brooklyn, para comercializar entre a comunidade ítalo-americana da cidade típicos produtos italianos. Rapidamente os produtos italianos vendidos no estabelecimento da família Sbarro se tornaram populares entre os descendentes do país da bota, especialmente a famosa mussarela feita artesanalmente no local, queijos importados, deliciosos molhos, pães e o tradicional salame. O sucesso desta primeira loja, muito bem aceita pela comunidade local, levou-lhes a abrir mais três outras unidades na área metropolitana de Nova York em 1964, onde foram acomodadas pequenas mesas para que os clientes pudessem consumir comidas quentes como pizzas e deliciosas lasanhas. Em 1967, a família inaugurou o primeiro restaurante SBARRO dentro do centro de compras Kings Plaza, dando início ao conceito moderno da rede: comida italiana fresca, serviço hospitaleiro, cozinha aberta onde o público podia ver o preparo dos alimentos e um atendimento rápido e eficiente.


Mais uma vez, rapidamente, o negócio da família SBARRO se tornou um verdadeiro sucesso, especialmente por suas pizzas ao estilo nova-iorquino servidas em pedaços e suculentas massas caseiras. Em poucos anos, outros quatro restaurantes foram inaugurados na cidade, e toda comida servida neles era feita na mercearia da família, chegando aos estabelecimentos, sempre fresca. Nas décadas de 1970 e 1980, com a proliferação dos shopping centers pelo país, a família vislumbrou a oportunidade de oferecer uma alimentação rápida e saborosa, inaugurando várias outras unidades da rede. Esses restaurantes, localizados nas praças de alimentação, eram pequenos, tendo espaço somente para a cozinha e área de atendimento; decorados com as cores da Itália e réplicas de salames, queijos e presuntos cru, penduradas por barbantes; e com um cardápio mais reduzido que continha pizzas, massas, pratos à parmeggiana e as famosas porpetas (chamadas pelos americanos de “Meatballs”).


Com a morte de Gennaro Sbarro em 1984, seus filhos Mario, Tony e Joe passaram a ocupar cargos diretivos na empresa, que faturava na época US$ 20 milhões e possuía 97 restaurantes espalhados pelo país. Com os jovens no comando, a SBARRO cresceu rapidamente, inaugurando, no ano seguinte, 85 novas unidades pelo país e abrindo seu capital na Bolsa de Valores, o que possibilitou arrecadar dinheiro para a montagem do sistema de franquia e expandir ainda mais a rede, inclusive com inaugurações de unidades fora do país. O resultado pode ser sentido em 1987 quando a rede SBARRO possuía 223 restaurantes (dos quais 63 franqueados) localizados nos Estados Unidos, Porto Rico e Canadá.


Em 1990, o primeiro restaurante da SBARRO foi inaugurado na Europa, localizado em um subúrbio de Londres. Nesta década, devido ao grande crescimento da rede, a empresa precisou informatizar todas as lojas para um atendimento melhor (mais rápido) e um controle de qualidade mais rígido. O cardápio também foi ampliado com o acréscimo de novas massas, mais opções de entradas e uma deliciosa linha de sobremesas, além dos suculentos cheesecakes, ainda preparados artesanalmente por Carmela. Em 1995, a rede inaugurou novas unidades em Israel, no Líbano e na Arábia Saudita. No final desta década, em 1999, a família recomprou as ações da empresa e retomou o controle total da SBARRO. Com a chegada do novo milênio, a rede voltou a concentrar suas forças na expansão internacional, inaugurando mais de 30 restaurantes na Rússia e em outros países emergentes. Em 2007 a rede SBARRO foi adquirida pelo fundo de investimento MidOcean Partners, que nos anos seguintes iniciou um forte plano de expansão internacional da marca. Também neste ano, em comemoração aos 50 anos da marca, a SBARRO lançou no mercado uma linha de seus tradicionais molhos prontos vendidos em potes nos sabores Vodka, Marinara, Tomato e Bolognese. Apesar do crescimento internacional da empresa, a SBARRO, quinta maior rede de pizzas do mercado americano, ingressou ainda em 2011 com pedido de concordata para se reorganizar devido às dificuldades financeiras. Depois de fechar inúmeras unidades deficitárias, sair de alguns mercados globais e equilibrar as finanças, a SBARRO saiu da concordata em 2014.


E iniciou a modernização de muitas de suas lojas, que ganharam um ambiente muito mais moderno, mas sem perder a atmosfera aconchegante. Aconteceu também uma reformulação de seu cardápio, com novas receitas de pizzas e ingredientes naturais foram adicionados. Além disso, ingressou em novos mercados ao inaugurar suas primeiras unidades no Brasil (2013), Colômbia e Bolívia, iniciando assim uma expansão pela América do Sul. O carro-chefe da rede são os generosos pedaços de pizza de 45 centímetros de diâmetro, cujas opções de sabor variam da tradicional Mussarela a incrementada Supreme, feita com peperoni, queijo, cogumelo-de-Paris, cebola, pimentão e azeitona. Mas o cardápio da SBARRO também tem outras opções deliciosas, como o stromboli, uma espécie de pão recheado com recheios de peperoni, espinafre, entre outros itens deliciosos, e claro, as tradicionais massas repletas de molhos invariavelmente acompanhados pelas tradicionais bolas de carne.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos, mas sempre manteve as tradicionais cores da bandeira italiana. Isto até 2015, quando a marca remodelou radicalmente sua indenidade visual. O novo logotipo ganhou o formato de um pedaço de pizza, adotou uma nova tipografia de letra, além da inserção da frase NYC. 1956, clara alusão as origens da marca no tradicional bairro do Brooklyn, na cidade de Nova York.


Os slogans 
Handmade Fresh All Day. 
Fresh Italian Cooking...Guaranteed!


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1956 
● Fundador: Gennaro e Carmela Sbarro 
● Sede mundial: Columbus, Ohio, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Sbarro, LLC 
● Capital aberto: Não 
● CEO & Presidente: David Karam 
● Faturamento: US$ 300 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 800 
● Presença global: 40 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 12.000 (incluindo franqueados) 
● Segmento: Alimentação rápida 
● Principais produtos: Pizzas, massas, entradas e saladas 
● Concorrentes diretos: Pizza Hut, Domino’s Pizza, Papa John’s Pizza, Little Caesars, CiCi’s Pizza, Papa Murphy’s e Godfather’s Pizza 
● Ícones: As pizzas em pedaços 
● Slogan: Handmade Fresh All Day. 
● Website: www.sbarro.com 

A marca no mundo 
Atualmente a rede de alimentação rápida de comida italiana SBARRO possui mais de 800 unidades espalhadas por 40 países ao redor do mundo, tendo como mercados principais Estados Unidos, Rússia, Filipinas, Turquia, México, Canadá, Israel e Índia. A rede, que possui a maioria de seus restaurantes localizados em shopping centers, aeroportos, centros comerciais, cinemas e campus universitários, fatura anualmente mais de US$ 300 milhões. A SBARRO é famosa por ter unidades dentro de bases militares americanas e até no Pentágono. 

Você sabia? 
O cardápio da rede oferece mais de 100 combinações originais de pratos e molhos com sabores tradicionais. 
No dia 9 de agosto de 2001, um palestino realizou um ataque terrorista em uma unidade da SBARRO no centro de Jerusalém em Israel, que resultou em 15 mortos (entre os quais o turista brasileiro Giora Balash, de 60 anos) e 130 feridos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 30/6/2015

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