9.6.10

LOTTO


Foco contínuo na inovação é uma das principais forças da marca esportiva LOTTO. Tecnologia, design inovador e estilo italiano, são características obrigatórias contidas nos artigos de alta performance para tênis e futebol, bem como para os produtos de lazer. É o “DNA” italiano no coração do esporte. 


A história 
Tudo começou no ano de 1973 na pequena cidade de Montebelluna, na província de Treviso, quando Giovanni Caberlotto, juntamente com seus irmãos Sergio e Albero, então proprietários do time de futebol profissional do Treviso F.C., resolveu ingressar no segmento de acessórios esportivos. Para isso, a tradicional família fundou a LOTTO (nome derivado das últimas cinco letras de seu sobrenome), estreando como fabricante de calçados esportivos no mês de junho daquele mesmo ano. Calçados para tênis sinalizavam o início da produção, seguida por modelos para a prática do basquete, vôlei, atletismo e futebol. Roupas esportivas e equipamentos para futebol como luvas, bolas e caneleiras começaram a ser produzidos posteriormente. Nos primeiros dez anos, a LOTTO se focou no mercado interno italiano, tornando-se uma marca de referência em artigos esportivos e líder no segmento de tênis. Somente em meados da década de 1980, a LOTTO começou a criar e fabricar os primeiros modelos de calçados para futebol (chuteiras) e assinou grandes contratos de parceria com renomados jogadores e times internacionais como John Newcombe, Andrei Gomes e José Luis Clerc, no tênis, Ruud Gullit, Dino Zoff, Carlo Ancelotti e a seleção nacional da Holanda, no futebol. Com isso, a marca italiana começou a ganhar visibilidade internacional.



Seu envolvimento em ambos os esportes, o design e a grande sintonia aplicada na elaboração de seus produtos, junto com sua imagem de liderança, fizeram da empresa líder nos segmentos de tênis e futebol. No mesmo período, a empresa expandiu suas operações para o mercado exterior, exportando seus produtos principalmente para outros países europeus. O crescimento internacional da marca ocorreu rapidamente e dez anos mais tarde a LOTTO já distribuía seus produtos em mais de 60 países ao redor do mundo. A década de 1990 foi importante para a marca italiana, divulgada no mundo inteiro por dois ícones do tênis: Boris Becker (1993-1999) e Martina Navratilova (1992-1995). Em junho de 1999, a empresa foi adquirida por um grupo de investidores locais que já possuía grande experiência no segmento esportivo. A empresa então foi rebatizada de LOTTO SPORT ITALIA S.p.A., com o objetivo de explorar os pontos fortes da marca – dinamismo, inovação, qualidade, design italiano e a verdadeira paixão por esportes – combinados com dedicação e efetividade no atendimento ao consumidor.



Em plena Copa do Mundo de Futebol de 2006 a marca italiana lançou um de seus produtos de maior sucesso: a chuteira Zhero Gravity, que tinha como principais diferenciais o fato de não ter cadarços (pioneirismo no segmento) e pesar apenas 225 gramas. A chuteira contava ainda com o sistema Pro-fit, que garantia o ajuste perfeito ao pé; não absorvia água e era anti-abrasiva devido ao material de microfibra especial utilizado em sua confecção. Além disso, as travas prendiam e desprendiam do gramado com facilidade, o que era fundamental para evitar lesões. Para a Euro 2012, a marca lançou a Stadio Potenza II 100, uma chutaria apelidada de “Lotto Tricolore” (em virtude das cores da bandeira da Itália) e um verdadeiro tributo à paixão dos italianos com o esporte e o futebol. Mais recentemente, a LOTTO criou a tecnologia PuntoFlex, aplicada na sola da chuteira para dar mais flexibilidade ao movimento do pé e, assim, garantir leveza e velocidade de reação ao jogador.


Nos últimos anos, a empresa criou duas novas linhas (na verdade, submarcas): LOTTO LEGGENDA, que oferece calçados casuais modernos com visual retrô e que usam materiais diferenciados baseados em modelos clássicos da marca italiana; e LOTTO WORKS, uma linha de calçados, tanto para o esporte quanto para o trabalho, que privilegia a segurança e o conforto.


Hoje em dia na Europa a LOTTO patrocina clubes tradicionais como Genoa (Itália), Hoffenheim e Mainz 05 (Alemanha), Sturm Graz (Áustria), Deportivo La Coruña (Espanha) e Sochaux (França). Já na América do Sul a marca italiana é parceira das equipes do Belgrano (Argentina), Quilmes (Argentina) e Cobreloa (Chile). Ao todo no mundo a LOTTO patrocina mais de 100 atletas, entre eles craques como o italiano Luca Toni, o espanhol Coke e o colombiano Cristian Zapata (Milan). Já no tênis patrocina torneios importantes como o Italian Open e jogadores renomados como David Ferrer, Kevin Anderson, Viktor Troicki, João Sousa, Leonardo Mayer e Agnieszka Radwanska.



Atualmente, o segmento de produtos para alto desempenho foi fortalecido, em sintonia com a missão da empresa. Uma atenção especial está sendo dada à tecnologia no desenvolvimento da linha de calçados e roupas para o futebol e o tênis, assegurando a liderança mundial da marca, com produtos que ultrapassam a barreira da inovação e do design. Ao mesmo tempo, os conhecimentos vindos da área profissional encorajaram a LOTTO a desenvolver uma completa linha, masculina e feminina, de produtos para o lazer, inspirada na imagem esportiva e na distinção de tecido, cores e estilos.



A evolução visual 
Os dois losangos presentes no logotipo da marca significam dois campos esportivos e sobrepostos, os quais sinalizam a filosofia da LOTTO comprometida desde o início com o futebol e o tênis, e depois com a vocação natural para a vida esportiva em geral. O logotipo original passou por sua primeira modificação em 1977. Duas décadas mais tarde, em 1999, o logotipo ganhou uma caixa preta no nome da marca e uma vermelha no tradicional símbolo. Recentemente o logotipo passou por uma pequena modernização, adotando uma nova tipografia de letra.



Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Fundação: Junho de 1973 
● Fundador: Giovanni, Sergio e Albero Caberlotto 
● Sede mundial: Trevignano, Itália 
● Proprietário da marca: Lotto Sport Italia S.p.A. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman & CEO: Andrea Tomat 
● Faturamento: €300 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 110 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 950 
● Segmento: Esportivo 
● Principais produtos: Vestuário, calçados e equipamentos esportivos 
● Concorrentes diretos: Kappa, Diadora, Fila, Ellesse, Wilson, Nike, Adidas, Puma e Umbro 
● Slogan: Italian Sport Design. 
● Website: www.lottosport.com

A marca no mundo 
Atualmente a LOTTO, líder na produção e distribuição de calçados, vestuários e acessórios esportivos na Itália, comercializa sua vasta linha de produtos, especialmente com ênfase no tênis e futebol, em mais de 110 países ao redor do mundo, estando presente nos principais mercados futebolísticos. Uma atenção especial é voltada para o desenvolvimento e implantação de lojas exclusivas (lojas próprias, corredores comerciais e outlets), e também em quiosques de grandes lojas, os quais hoje se proliferam rapidamente na Itália e em todo mundo. 


Você sabia? 
A LOTTO sempre marcou presença na mais importante competição futebolística do mundo. Isto inclui o capitão italiano Dino Zoff na Copa de Espanha em 1982; o goleiro brasileiro Claudio Taffarel na Copa dos Estados Unidos em 1994; o croata Davor Suker, artilheiro da Copa da França em 1998; o brasileiro Cafu capitão da seleção na Copa da Coréia-Japão em 2002; além do trio italiano Luca Toni, Perrotta, Camoranesi na Copa da Alemanha de 2006. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 11/8/2016

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