30.6.10

TECNISA


Com o slogan “Mais construtora por m²”, a TECNISA em mais de quatro décadas uniu qualidade e tecnologia para erguer uma história de sucesso no mercado imobiliário brasileiro, reforçando assim sua filosofia de negócio, voltada à busca de soluções construtivas inovadoras e sustentáveis e de práticas baseadas em eficiência, transparência e qualidade. Empreendimentos inovadores e milhões de clientes totalmente satisfeitos fizeram da TECNISA muito mais que uma construtora e incorporadora, a transformaram em uma grife do setor. 

A história 
Tudo começou no dia 22 de setembro de 1977, quando o então estudante de engenharia civil da Politécnica da USP, Meyer Joseph Nigri, criou a TECNISA ENGENHARIA com o sonho de se transformá-la em uma grande construtora e incorporadora no segmento da construção residencial brasileira. Neste mesmo ano lançou seu primeiro empreendimento: um edifício residencial na cidade de São Paulo. Na década de 1980, a empresa iniciou a adoção de inovações que marcariam a construção civil brasileira, como por exemplo, o programa de redução e otimização de insumos em obras, reduzindo significativamente o desperdício de materiais e impactando na redução de custos em relação à média do mercado das demais empresas do setor imobiliário. Além disso, a empresa sempre foi especializada em gestão financeira, o que lhe garantiu uma vantagem competitiva, produzindo resultados que a tornou uma empresa sólida e de credibilidade reconhecida junto a milhares de clientes. Nesta década a TECNISA lançou no mercado 17 empreendimentos, incluindo seu primeiro condomínio de casas na badalada praia de Juquehy, litoral norte de São Paulo.


A partir de 1990, a TECNISA começou a ofertar ao mercado não apenas imóveis residenciais, mas também flats, apartamentos de quatro dormitórios e edifícios comerciais. Nesta década a TECNISA apresentou ao mercado o conceito de grand space, onde edifícios eram construídos em regiões nobres de São Paulo, oferecendo uma área maior que a oferecida geralmente pelos demais incorporadores, sem acréscimo proporcional de preço. O conceito era simples e tinha como base a ideia de que quanto mais compacto o apartamento, mais caro tornava-se o metro quadrado. Também nesta década, pioneiramente, a empresa criou o conceito de roof top, que basicamente era o lazer na cobertura dos edifícios e não no térreo, como a maioria dos empreendimentos. Foi também a primeira empresa a entregar os empreendimentos com as áreas comuns equipadas e decoradas. Nos anos seguintes a TECNISA deu um grande salto em inovação, compreendendo as áreas de marketing, relacionamento com cliente, internet e responsabilidade social.


Em 2000, ganhou os holofotes da mídia ao se tornar a primeira empresa do setor a realizar a venda de um empreendimento pela internet e hoje, é uma referência nacional na internet para venda de apartamentos, desenvolvendo grandes estratégias inovadoras de reconhecimento nacional e internacional: primeira a possuir uma equipe de corretores online, exclusiva para venda de apartamentos; primeira empresa brasileira a ter um blog corporativo, uma atitude corajosa e inovadora em termos de governança corporativa; primeira a proporcionar vídeo-atendimento na internet para seus futuros compradores; e primeira empresa do segmento a operar 24 horas ininterruptas para o atendimento a possíveis compradores. Exatos 30 anos após a sua fundação, em 1º de fevereiro de 2007, a TECNISA passou a ser listada na Bovespa como empresa de capital aberto e se inserindo entre as maiores e, sobretudo, melhores construtoras e incorporadoras do Brasil.


Uma das maiores novidades da empresa ocorreu em 2010 quando iniciou a comercialização de sua linha de imóveis econômicos, batizada de TECNISA FLEX, com lançamentos nas cidades de Cotia e Carapicuíba. Em 2014 a TECNISA continuou inovando com a utilização do aplicativo para o Google Glass, focado em vendas, o uso de drones para monitoramento de obras, além de ser a primeira empresa do mercado imobiliário a aceitar bitcoins como forma de pagamento. Depois da grave crise que atingiu o setor no Brasil, até então a TECNISA tinha conseguido aumentar o valor de seus lançamentos surfando a onda de aumento da classe média alta e de crédito farto nos banco, somente em 2016 a empresa retomou o ciclo de lançamentos, com novos empreendimentos em São Paulo, além de programas de redução de despesas que geram mais de 30% em economia. Além disso, ainda em 2016, a história da TECNISA passou a contar com mais uma tecnologia: o Construct App. Através do aplicativo a construtora passou a realizar a gestão de informações e demandas dentro e fora do canteiro de obras, tudo com a garantia de alto nível na entrega dos serviços executados.


A TECNISA possui um departamento de projetos que acumula mais de 40 anos de experiência em desenvolvimento de produtos imobiliários residenciais e comerciais. Estes projetos sempre estão em parceria com renomados arquitetos, paisagistas e decoradores, como Itamar Berezin, Marta Gavião e Andréia Marques. Além disso, ao longo de quatro décadas, imprime como diferencial da marca a disposição de inovar continuamente em todas as áreas: seja na maneira de construir, respeitando o meio ambiente, de lançar novidade e facilidades nos empreendimentos, de antecipar tendências e de relacionar-se com os clientes. A empresa tem como principais diferenciais a forte reputação, a qualidade de seus produtos e a consistente rentabilidade.


A linha do tempo 
1998 
Primeira construtora a utilizar a internet para fazer o lançamento de um edifício. 
2001 
Implantação do Departamento de Relacionamento com o Cliente. 
Compra de um terreno em Moema, zona sul de São Paulo, com mais de 7.000 m² para o ambicioso projeto Le Quartier Moema, com 4 torres residenciais. 
2002 
Início de sua estratégia de vendas de imóveis pela internet, pioneiro no mercado imobiliário. 
Entrega da obra do primeiro condomínio de casas da empresa na cidade de São Paulo, na Chácara Santo Antônio. 
2003 
A TECNISA se torna uma empresa gay friendly, uma das pioneiras do país. 
2004 
Entregue o Le Quartier Moema, seu maior empreendimento de apartamentos residenciais até então, com 368 unidades e quase 60.000 m² construídos. 
2005 
Em dezembro foi lançado o Well, no bairro da Pompéia, zona oeste de São Paulo. Foi o primeiro condomínio do Brasil com o conceito “wellness” de viver (composto por sauna com duchas, sala de descanso com ofurô e salas destinadas a ioga e massagem, que complementavam os exercícios na sala de ginástica e um inédito clube de experiência), pet care e rock center para atender às novas necessidades de moradia. O empreendimento seria entregue em 2008. 
2006 
Aquisição do maior terreno em sua história em São Paulo, com 250.000 m², localizado na Barra Funda, zona oeste da cidade, a região que mais se valorizava na cidade. 
2007 
A cidade de Goiânia é a primeira fora do estado de São Paulo a receber um lançamento da empresa. 
Lançamento de empreendimentos na cidade de Manaus (AM). 
2008 
Lançamento de empreendimentos nas cidades de Águas Claras (DF), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). 
Lançamento do maior empreendimento do ano da cidade de Santos, com 25.200 m² de terreno. 
2009 
Realiza venda do primeiro apartamento pelo Twitter
Lançamento de um empreendimento na cidade de Curitiba (PR). 
2010 
Venda do primeiro apartamento com contato originado pelo iPhone. 
Fecha parceria com a Redecard para aceitar cartões de crédito Mastercard no pagamento da entrada na compra de imóveis. 
2011 
Lançamento do primeiro empreendimento com tomada para carro híbrido e elétrico do Brasil. 
Lançamento de um empreendimento com monitor digital acoplado a caixa de luz, que permitia ao morador conferir o consumo dos eletrodomésticos em tempo real. 
2013 
Lançamento dos primeiros edifícios do bairro planejado Jardim das Perdizes, em São Paulo. É um projeto que reúne qualidade de vida, bem-estar, modernidade, segurança, preocupação com o meio ambiente e consumo racional de recursos, em uma das regiões menos adensadas de São Paulo. 
Lançamento, na cidade de Curitiba, do primeiro empreendimento mixed-use 5 em 1, com salas comerciais, lajes corporativas, mall, hotel e unidades residenciais.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 22 de setembro de 1977 
● Fundador: Meyer Joseph Nigri 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Tecnisa S.A. 
● Capital aberto: Sim (2007) 
● Presidente do conselho: Ricardo Barbosa Leonardos 
● Diretor presidente: Meyer Joseph Nigri 
● Faturamento: R$ 329 milhões (2016) 
● Lucro: - R$ 449 milhões (2016) 
● Valor de mercado: R$ 712 milhões (janeiro/2018) 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 1.800 
● Segmento: Construção 
● Principais produtos: Apartamentos, unidades comerciais, flats e casas 
● Concorrentes diretos: Gafisa, Cyrela, MRV, Even, Rossi, Brookfield, PDG e Eztec 
● Slogan: Mais construtora por m². 
● Website: www.tecnisa.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a TECNISA está presente na construção e incorporação de imóveis como apartamentos, casas, flats e unidades comerciais, principalmente na cidade de São Paulo, além de Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, São José dos Campos, Salvador e Santos. A empresa é especializada em empreendimentos residenciais com foco orientado para clientes de alta e média renda, especialmente na região metropolitana de São Paulo. A TECNISA participa de todas as fases de uma incorporação imobiliária, incluindo a aquisição do terreno, o desenvolvimento do projeto, a realização das obras, as vendas das unidades e o atendimento aos seus clientes. Em 2016, as entregas somaram R$ 2.23 bilhões, em 28 empreendimentos, um recorde histórico da empresa. Foram 6.557 unidades entregues, quase 40% acima do ano anterior. Ao longo de mais de quatro décadas, os números expressam a grandeza da TECNISA: 206 lançamentos; mais de 44.000 unidades entregues; mais de 7.2 milhões de metros quadrados lançados; e mais de 15.000 clientes felizes, residindo e investindo em imóveis com a marca da empresa. Somente de apartamentos a empresa já entregou 38.200 unidades, além de 3.700 unidades comerciais, mil casas, 436 flats, 496 lotes e 180 unidades hoteleiras. 

Você sabia? 
Em toda a sua história, apenas dois empreendimentos ultrapassaram o prazo de carência previsto em contrato. A pontualidade dá a medida exata do respeito da TECNISA em relação aos seus clientes, sempre ansiosos para receber as chaves do seu imóvel. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 16/1/2018

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