12.7.10

LIZA®


Na panela, no prato, no lanche, na salada, na cozinha. Liza® sabe como ninguém dar um toque de sabor e praticidade a vida de milhões de brasileiros. Óleos, maioneses e molhos para saladas estão presentes nos mais variados pratos e receitas há quase cinco décadas. Durante esse tempo a marca Liza® conquistou milhões de consumidores transmitindo a confiança e o carinho que toda família merece. Afinal, Liza® tem tradição, tem qualidade e é garantia de sabor e praticidade em qualquer cozinha. 


A história 
A história de uma das marcas mais tradicionais na mesa dos brasileiros começou em 1972 quando a empresa americana Cargill (conheça essa outra história aqui) inaugurou sua primeira fábrica para a produção de óleo de soja em Ponta Grossa, no estado do Paraná, onde começaram os estudos para o desenvolvimento de um produto diferenciado, mais puro e leve, em relação aos óleos de soja que começavam a surgir no mercado brasileiro. O resultado foi a criação de um novo óleo de soja que possuía um ponto de queima mais alto, consequentemente, menos fumaça e um sabor mais puro. Dois anos mais tarde, a avaliação do futuro produto em relação à concorrência indicou que a empresa estava no caminho certo em termos de qualidade. O passo seguinte foi a procura de um nome e a criação de uma embalagem para o novo produto. O nome escolhido foi Liza®. Em relação à embalagem, a empresa realizou 18 testes antes do lançamento do produto: uma lata dourada com gotas amarelas foi a escolhida por 85% das consumidoras pesquisadas.
  

No dia 17 de outubro de 1975, nos aparelhos de televisão de Curitiba, cidade escolhida como praça piloto para o novo produto estrear no mercado, uma dona de casa munida de uma máscara contra gases fritava batatas, enquanto uma coluna de fumaça saía da frigideira. Essas foram as primeiras imagens do comercial de lançamento do óleo Liza® - primeiro sem cheiro do mercado - que tinha como slogan “O óleo puro, não cheira e não faz fumaça”. Já no ano seguinte, a grande aceitação do óleo Liza® fez a produção e a distribuição para outras cidades se ampliarem gradativamente. Outra unidade de refino precisou ser inaugurada devido à grande demanda pelo produto. O sucesso instantâneo, assim como a conquista da preferência das consumidoras brasileiras, fez com que sua imagem de óleo de soja de primeiríssima qualidade se consolidasse de forma definitiva em 1977.
  

Dois anos depois, dando continuidade a comunicação dos anos anteriores, a marca exibiu outro comercial em que uma família apreciava o sabor e o aroma de uma refeição preparada com óleo Liza®. A partir deste momento começou um enorme reconhecimento da marca com o popular comercial batizado de “Snif-Snif”. Em 1980, o óleo de soja Liza® se tornou marca líder de mercado. Quando o maior jornal do Brasil fez uma matéria sobre os melhores produtos para consumo, os produtos Liza® venceram na categoria de óleo de cozinha. A linha de comunicação adotada pela marca no início desta década fez tanto sucesso que, no ano de 1986, a empresa precisou inaugurar mais uma nova unidade de refino para atender as demanda das consumidoras pelo produto. No início da próxima década, em 1991, a empresa criou o Centro de Atendimento ao Consumidor, com o objetivo de manter um contato personalizado com os consumidores da marca Liza®. No ano seguinte, um novo comercial com Fernanda Montenegro e Fernanda Torres (assista aqui) utilizando o óleo Liza® para preparar alimentos, mostrava a cumplicidade entre mãe e filha, assim como a marca e suas consumidoras.
   

Para ajudar os consumidores a entenderem que a Cargill era a produtora por trás da marca de óleo de soja, a Liza® adicionou o logotipo da Cargill em sua s embalagens no ano de 1993. Pouco depois, em 1996, a marca trocou as tradicionais latas douradas de seus óleos por embalagens transparentes de plástico (PET). Em 1998 a marca lançou no mercado uma linha de óleos especiais, feitos de milho, canola e girassol, atendendo a uma necessidade dos consumidores brasileiros que estavam mais conscientes e iniciavam a mudança de seu comportamento em busca de uma alimentação mais saudável e nutritiva. No ano seguinte ocorreu o lançamento da nova embalagem PET com tampa dosadora. A novidade foi anunciada na televisão com o slogan “A qualidade que você já conhece agora em nova embalagem”.
   

Em 2003, já estabelecida no segmento de óleos no mercado brasileiro, a marca transferiu os valores de qualidade e confiança para o lançamento de uma linha de molhos para saladas Liza®. Era o início de uma bem sucedida extensão de marca no mercado brasileiro, que atualmente oferece seis deliciosas opções. Dois anos mais tarde, a marca ampliou sua linha de produtos com o lançamento da maionese Liza®. As grandes novidades no ano de 2009 foram os lançamentos de uma linha de maioneses com sabores (atum e queijos e ervas finas), ideais para a preparação rápida de patês em ocasiões especiais; a maionese Liza® Receita Caseira, que trazia de volta o sabor e a consistência da maionese preparada em casa, pois era feita com a receita original; e dois novos sabores para a linha de molhos para saladas, iogurte e mostrada e mel, ideais para quem desejava incrementar suas saladas. Além disso, a marca expandiu sua linha de maioneses com o lançamento das embalagens sachês, que reduzia o custo de produção em 30%.
  

Em 2010 a marca lançou Liza® Equilíbrio, uma combinação de óleos de canola, milho e girassol em uma única embalagem. A novidade continha os nutrientes Ômega 3, Ômega 6 e Vitamina. Além disso, introduziu em 2011 uma nova embalagem, mais prática, para sua linha de maioneses, que passaram a estar disponíveis também em saches. Outra inovação foi Liza® Nutriplus, um óleo de soja enriquecido com vitaminas A e D e naturalmente rico em vitamina E. Pioneiro e grande inovação neste segmento, este óleo não interfere no sabor natural dos alimentos e é uma excelente fonte de complementação vitamínica, o que contribui para uma alimentação dia a dia mais saudável.
  

Já em 2012, com o objetivo de manter a liderança no mercado de molhos para salada, aumentar a penetração nos lares brasileiros e fortalecer a marca na categoria, Liza® lançou o molho para salada Ervas Finas, ampliando assim ainda mais seu portfólio neste segmento. Neste mesmo ano introduziu para o segmento de Food Service, a maionese Liza® Chef, comercializada em embalagens de 2.7kg e que mantinha o brilho e consistência firme das receitas por mais tempo, mesmo em aplicações com alimentos ainda quentes, sendo ideal para preparações como saladas de legumes. Em 2016, lançou inicialmente para o segmento de Food Service (para estabelecimentos comerciais) e, posteriormente para o consumidor comum, o óleo de algodão Liza®, em baldes quadrados com duas pesagens (14,5 kg e 15,8 litros). Extraído da semente, também conhecido como caroço de algodão, sua performance apresenta maior rendimento e economia na hora da fritura, já que aguenta altas temperaturas sem perder a qualidade.
  

Em 2020, a marca lançou para o segmento de Food Service o Liza® Molho Barbecue pronto para consumo, é na tradicional receita americana de sabor adocicado e levemente picante. Pouco depois, em 2022, ampliou o portfólio da marca com o novo óleo de palma, voltado somente para o Food Service. Recentemente a marca apresentou dois novos produtos para sua linha de óleos: Liza® Bolos e Doces, primeiro óleo doce do mercado (uma mistura de óleo de Milho e óleo de Canola, com aroma de baunilha), desenvolvido para dar um toque especial na preparação de doces como bolos, brownies, cookies, biscoitos, entre outros; e Liza® Fritura, uma mistura dos óleos de Milho e óleo de Algodão - rico em Ômega 6 e Vitamina E - para uma melhor experiência em preparação de frituras.
  

As tradicionais embalagens 
São tantos anos nas cozinhas brasileiras que as embalagens dos óleos Liza® já mudaram de visual diversas vezes. Essas mudanças são resultados da recorrente busca para diminuir o impacto ao meio ambiente. Por isso, Liza® é pioneira quando o assunto é embalagem sustentável. Foi a primeira a migrar da lata para a embalagem PET, material que é 100% reciclável e preserva o produto até o fim de seu consumo. No ano de 2008, a nova garrafa com menos plástico passou a ostentar em destaque a gota, que é característica da marca, e área de “pegada” mais inteligente, com ranhuras. Em 2010, introduziu embalagens com baixo consumo de energia, que utilizavam 10% menos plástico do que as anteriores, além de apresentar um nova tampa, mais fácil de abrir. Já em 2020, a marca reduziu em 1.000 toneladas o uso de plástico para embalagem em um ano. Isso representa quantidade de plástico suficiente para produzir mais de 70 milhões de garrafas novinhas de óleo Liza®. Além disso, Liza® apoia diversas iniciativas para aumento da reciclagem das embalagens. Só no ano de 2022, a marca reciclou o equivalente a 127 milhões de unidades de embalagens Liza®.
  

Liza® sabe que seus consumidores entendem a importância da preservação dos recursos naturais. Por isso, as embalagens passaram por diversas modificações - incluindo o design - ao longo dos anos, como mostra a imagem abaixo.
   

Liza® responsável 
Em 2010, a marca criou o programa Ação Renove o Meio Ambiente, que oferece aos consumidores uma alternativa prática para o descarte do óleo de cozinha usado de forma ambientalmente correta. Todo óleo é coletado e transformado em produtos mais sustentáveis como o biodiesel, combustível de fonte limpa e renovável. Um dos maiores programas de logística reversa do Brasil oferece mais de 6.500 pontos de coleta (considerando também os de recolhimento porta a porta) localizados em 17 estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná, Amazona, Ceará, Maranhão, Santa Catarina, Pernambuco, Rio Grande do Sul, entre outros, que já coletaram 11 milhões de litros de óleo de cozinha usado. O programa conta com 23 parceiros de coleta, entre os quais diversas redes de supermercados.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por modernizações ao longo dos anos, mas sempre manteve a mesma tipografia de letra e a característica cor verde-escuro.
  

O tradicional logotipo de Liza® também pode ser aplicado, dependendo da situação (como rótulos e ambientes digitais), de duas outras formas, como mostra a imagem abaixo.
  

Os slogans 
Liza®. Na cozinha de quem cozinha. (2021) 
Liza® e você. Isso sempre dá certo. (2007) 
Para quem sabe a receita de viver bem. (2003) 
Vida saudável se faz com Liza®. (2000) 
É saudável viver com Liza®. (2000) 
Liza®, o xodó do Brasil. (1997) 
Com Liza® sua família só sente o cheirinho gostoso da comida. (1988) 
O óleo puro, não cheira e não faz fumaça. (1975) 
Ingrediente obrigatório em sua receita.
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1975 
● Criador: Cargill do Brasil 
● Sede nacional: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Cargill Agrícola S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Paulo Sousa (Brasil) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Óleos, maioneses e molhos para salada 
● Concorrentes diretos: Soya, Mazola, Salada, Coamo, Sinhá, Hellmann’s, Heinz, Arisco, Quero, Hemmer, MasterFoods, Castelo e Predilecta 
● Slogan: Liza®. Na cozinha de quem cozinha. 
● Website: www.liza.com.br

A marca no Brasil 
Atualmente o óleo Liza® é a marca mais importante do portfólio da Cargill no mercado brasileiro, com aproximadamente 30% de participação no segmento de óleos de soja e presente na mesa de mais de 30 milhões de lares brasileiros, oferecendo ainda uma completa linha de óleos especiais - que atende aos mais diversos estilos e gostos, especialmente para o cozinheiro de todos os dias - maioneses e molhos para salada. A marca também atua fortemente no setor de Food Service (produtos para restaurantes, bares, hotéis, etc.). 

Você sabia? 
Liza® está comprometida com uma cadeia produtiva mais transparente, no Brasil 96% de toda soja é comprada de áreas livre de desmatamento e conversão, e, apenas 4% são de origem de áreas abertas legalmente, de acordo com a legislação brasileira vigente. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Embalagem Marca e Exame), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 1/4/2024 

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Um comentário:

  1. Realmente, mais uma marca presente no dia a dia

    Parabens, blog completo!

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