23.8.10

ALPINO®


ALPINO® é um bombom clássico com o mais puro sabor dos Alpes Suíços. Faz parte da vida de quem tem entre 30 e 55 anos e consome o chocolate desde criança. O sabor inconfundível, o tradicional formato e o ritual de degustar os pequenos bombons com deliciosas ranhuras, transformaram ALPINO® em um verdadeiro ícone do segmento no Brasil. O sucesso construído em mais de seis décadas ancorado no famoso bombom se estendeu a outros produtos que carregam não somente a tradição da marca, mas também seu sabor mágico. 

A história

A história de uma das marcas mais tradicionais da empresa suíça no Brasil começou em 1959 quando o bombom ALPINO® estreou no mercado com a chancela da marca Nestlé (conheça essa outra história aqui). Isto somente se tornou possível porque a empresa suíça havia adquirido em 1957 a Chocolate Gardano, empresa fundada em 1921 no bairro paulistano do Brás e que fabricava o Chocolate em Pó Solúvel (que seria registrado pela Nestlé com o nome Chocolate dos Dois Frades, em 1975), as balas Mentex e os bombons de chocolate chamados ALPINOS (escrito com S no final). O pequeno bombom do mais puro chocolate Nestlé com um toque especial de sabor típico dos Alpes Suíços, daí a origem do nome, vinha dentro de uma forminha de papel metal dourado, tinha um gosto diferente de qualquer outro chocolate e uma personalidade muito peculiar. Só mesmo a gianduia (pasta de chocolate com avelã) tinha um gosto tão diferenciado naquela época.
   

Na década de 1980, o bombom ALPINO® já era um enorme sucesso entre os consumidores brasileiros. Esse sucesso era resultado de vários fatores: a característica essencial do produto era a pureza e simplicidade de seu chocolate, sem adições; seu sabor marcante era identificado como um tipo de chocolate específico, ao lado das versões ao leite, branco e amargo; e o fato de ser vendido como bombom.
   

Após a chegada do novo milênio, a tradicional marca reconhecida por seus inconfundíveis bombons, foi estendida a outras categorias de produtos com o lançamento de sorvetes em potes (sorvete de chocolate deliciosamente cremoso com pedaços do único e inconfundível chocolate ALPINO®), picolés (casquinha sabor chocolate com dois recheios deliciosos, sorvete cremoso sabor ALPINO® e um centro com sabor do tradicional chocolate), ovos e bolos de Páscoa, e até tradicionais panetones.




Além disso, ALPINO® ganhou novas opções de embalagens, como caixas de presente (contendo 20 bombons), bags (uma combinação perfeita do clássico bombom ALPINO® e uma embalagem diferenciada com 15 unidades, ideal para presente), multipack (com três bombons do clássico chocolate) e até uma embalagem em formato de latinha com quatro bombons (dois bombons do clássico ALPINO®, um bombom ALPINO® DARK e um bombom ALPINO® MILKY); formatos como tabletes (introduzidos em 2005), formado por uma sequência com três bombons unidos e a versão familiar (barra tamanho família do mais puro chocolate Nestlé com aquele típico sabor dos Alpes Suíços) e até mesmo uma versão Diet em tablete de 30 gramas (introduzida em 2007), com 0% de adição de açúcar em sua composição, voltada para os apreciadores do chocolate ALPINO® que necessitam de uma ingestão controlada de açúcar, mantendo o mesmo sabor da versão original.
   

Somente em 2010, o tradicional bombom ganhou duas novas versões, consolidando a marca definitivamente no segmento premium: ALPINO® MILKY, sabor mais acentuado de leite e textura cremosa (a versão tablete também estreou no mercado); e ALPINO® DARK, feito com 60% de cacau, rico em polifenóis e com ação antioxidante (a versão tablete também estreou no mercado).
  


Ainda em 2010, a Nestlé se envolveu em uma enorme polêmica ao lançar no mercado ALPINO® FAST, uma bebida láctea com sabor do tradicional chocolate, pronta para beber em uma garrafa com tampa de rosca. O grande problema é que o produto não utilizava ALPINO® em sua formulação. Era apenas feito com ingredientes que lhe conferiam “sabor similar” ao do tradicional chocolate. Isto porque, não foi possível criar uma bebida que fosse exatamente uma versão derretida do ALPINO®, em razão dos produtos terem processos de fabricação diferentes. Apesar da inscrição, em letras pequenas, “Este produto não contém Alpino®”, muitos consumidores acreditaram se tratar de um produto que continha o chocolate ALPINO® derretido, gerando enorme controvérsia.
  

Em 2013, a Nestlé resolveu iniciar a internacionalização da marca ALPINO® com sua introdução no mercado indiano. Só que o tradicional bombom foi introduzido com um posicionamento diferente, para brigar com duas fortes marcas italianas: apesar de manter a típica embalagem dourada, a forma do bombom se assemelha ao Ferrero Rocher (conheça essa história aqui), incluindo recheio cremoso de mousse de chocolate recoberto com chocolate crocante. Além disso, cada bombom vinha com uma mensagem de amor, semelhante ao conceito da italiana Baci (conheça essa outra história aqui). A marca estreou no mercado indiano com o slogan “Nestlé Alpino®, To Love is to Share”.
  

Nos últimos anos, a Nestlé tem adotado um posicionamento mais premium e sofisticado para os bombons e chocolates ALPINO®. Por exemplo, em 2018 a marca apresentou novas versões para sua linha de chocolates em barra como o ALPINO® Extra Cremoso (conta com o mais puro chocolate Nestlé e uma receita inédita que deixa o chocolate ainda mais cremoso) e ALPINO® Gianduia (possui a combinação perfeita do irresistível chocolate ALPINO® misturado com um creme de avelã exclusivo da Nestlé). Essas novidades da marca representavam um novo passo em direção a uma linha ainda mais completa e que prometia agradar aos paladares mais refinados. A chegada dessas novas versões ampliou a linha de barras da marca, que já contava com ALPINO® tradicional, ALPINO® Black Top e ALPINO® White Top.
   

Ainda em 2018, o irresistível sabor de ALPINO® foi parar no cardápio da rede McDonald’s (conheça essa outra história aqui), que apresentou o McShake Alpino® (uma combinação de leite, chocolate em pó ALPINO® e o delicioso mix de baunilha) e McFlurry Alpino® com Leite Moça (composto pelo mix de baunilha, pedaços do chocolate ALPINO® e uma generosa calda de Leite Moça). Vale ressaltar que a marca já havia feito este tipo de parceria com grandes redes de alimentação rápida, como por exemplo, em 2014 com o Burger King (conheça essa história aqui), que desenvolveu uma sobremesa gelada com o delicioso chocolate ALPINO®. E mais recentemente, em 2019, com uma parceria com a rede Giraffas (conheça essa outra história aqui), que lançou três sobremesas com o sabor irresistível de ALPINO®.
  

Em meados de 2021, dando continuidade ao posicionamento premium da marca, foram lançadas novas receitas através da linha ALPINO® DARK MILK, que possui 3 diferentes intensidades de cacau e surpreendente cremosidade: Smooth (41% cacau), Rich (51% cacau) e Intense (61% cacau), além da versão Gold, um chocolate branco com toque caramelizado.
  

A linha do tempo  
2005  
Lançamento da edição especial SUFLAIR ALPINO®, um tablete que combinava o melhor dos dois famosos chocolates: a textura aerada do Suflair (conheça essa história aqui) com o gostinho inconfundível dos Alpes Suíços.  
2006  
Lançamento do ovo de Páscoa ALPINO® com sorvete Nestlé, produto que combinava uma casca do tradicional chocolate recheada de sorvete de chocolate ALPINO®.  
2007  
Lançamento do tradicional bombom em tabletes de 35 gramas.  
Lançamento do ovo ALPINO® TRIPLA CAMADA, que continha três camadas de chocolate ao leite e creme ALPINO® acoplado em caixa dourada e recheado com mini ovos ALPINO®.  
Lançamento do PICOLÉ ALPINO®, uma deliciosa casquinha sabor chocolate que surpreende a boca com dois recheios divinos: sorvete cremoso sabor ALPINO® e um centro com sabor de chocolate ALPINO®.  
2008  
Lançamento da caixa de bombons com 12 unidades.  
Lançamento do PANETTONE ALPINO®, com gotas e recheio do exclusivo chocolate, fabricado com ingredientes selecionados.  
Lançamento do SORVETE ALPINO® em potes de 1 litro para consumo em casa.  
2009  
Lançamento do Bolo de Páscoa ALPINO®, com gotas e recheio do exclusivo chocolate. Livre de gordura trans, essa versão tem massa suave e levemente umedecida, cobertura de açúcar com farinha de castanha de caju e cacau.  
2010
Lançamento da embalagem com três bombons no sabor tradicional de ALPINO®.  
Lançamento da caixa de ALPINO®, em embalagem com 20 unidades do tradicional bombom.  
Lançamento do NESCAFÉ CAPPUCCINO ALPINO®, que trazia para os apaixonados pelo sabor dos Alpes uma novidade: mini bombons ALPINO® para acompanhar cada dose de cappuccino.  
2011  
Lançamento do primeiro achocolatado em pó desenvolvido para o público adulto, com o sabor único e inconfundível do chocolate ALPINO®.  
Os bombons ALPINO® DARK e ALPINO® MILK ganham a versão ovo de Páscoa.  
2012  
Lançamento de bombons ALPINO® em embalagens de acrílico transparente e bandejas douradas, em dois tamanhos: caixa de 280g para 16 bombons tradicionais, e caixa de 312g com 24 bombons em três versões (Tradicional, Milky e Dark).  
2013  
Lançamento do Ovo de Páscoa ALPINO® de Colher, com recheio cremoso para ser comido com colher.  
Lançamentos de ALPINO® GATEAU, o panetone que vira sobremesa. A ideia era que o produto fosse aquecido em microondas para que o recheio derretesse como em um petit gateau, e então pudesse ganhar a companhia de acompanhamentos como sorvete e caldas.  
2014  
Lançamento do sorvete MEGA ALPINO®, que combina o sabor de MEGA® com um toque do mais puro chocolate dos Alpes Suíços.  
2015  
Lançamento do sorvete ALPINO® em potes de 455 ml.  
Lançamento do ALPINO® NEVADO, barra mesclada com o sabor inconfundível do chocolate ALPINO® e um leve toque de sabor de chocolate branco. 
2016 
Lançamento do ALPINO® BlackTop, barra que traz o tradicional chocolate ALPINO® com a combinação do chocolate meio amargo. 
2019 
Lançamento do ALPINO® COOKIE, deliciosos cookies com gotas do tradicional chocolate ALPINO®. 
2020 
Relançamento da edição limitada do chocolate em pó ALPINO®. O produto, para ser misturado no leite, tem base de chocolate e segue o sabor característico do bombom da marca. 
2021 
Lançamento do Panettone de ALPINO® Doce de Leite.
  

A evolução visual  
A identidade visual da marca passou por grandes remodelações ao longo dos anos. A primeira remodelação apresentou, além de uma nova tipografia de letra, a cor dourada e os desenhos dos tradicionais Alpes Suíços. Em 2009, amparado em estudos que apontaram uma relação de carinho do público com a marca antiga, o logotipo passou por uma evolução, sem mudanças radicais em seu desenho. A fita vermelha foi substituída por um filete, representando a silhueta de uma fita de presente. O nome passou a ser grafado sobre um fundo dourado com degrade e o desenho dos Alpes foi diminuído, com o objetivo de diferenciar a marca de outras logomarcas representadas por montanhas. Depois de passar por um novo redesign (onde as montanhas voltaram a ganhar relevância e uma nova tipografia de letra foi adotada), a atual identidade visual da marca foi apresentada em 2021 e ganhou uma imagem mais sofisticada, um novo design para os Alpes Suíços (passou a contar com um conjunto de três montanhas) e posicionamento (agora abaixo do nome), além do logotipo da Nestlé que abandonou a cor vermelha e adotou um dourado mais escuro.
  

Já em relação à tradicional embalagem do bombom, o visual e design acompanharam a evolução da marca ALPINO®, se tornando mais premium, como pode ser observado na imagem abaixo.
  

O formato tablete também evoluiu em termos de design como mostra a imagem abaixo. A última remodelação ocorreu em 2021 e apresentou um visual mais premium e sofisticado.




Dados corporativos  
● Origem: Brasil  
● Lançamento: 1959  
● Criador: Nestlé Brasil  
● Sede mundial: Vevey, Suíça  
● Proprietário da marca: Nestlé S.A. 
● Capital aberto: Não  
● Presidente: Marcelo Melchior (Brasil)  
● Faturamento: Não divulgado  
● Lucro: Não divulgado  
● Presença global: 2 países  
● Presença no Brasil: Sim  
● Segmento: Chocolates 
● Principais produtos: Bombons e chocolates em barras  
● Concorrentes diretos: Milka, Cadbury, Hershey’s Kisses, Kinder, Baci, Ferrero Rocher, Sonho de Valsa, Serenata de Amor e Bon o Bom  
● Ícones: A cor dourada e o bombom com ranhuras  
● Slogan: Alpino® é chocolate do começo ao fim.  

A marca no mundo  
O ALPINO®, mais conhecido pelos icônicos bombons, está presente em todo território brasileiro oferecendo também barras de chocolate, sorvetes, picolés, cookies, ovos de Páscoa e até mesmo panettones, que compõem uma linha de 12 produtos da marca (incluindo itens sazonais). A marca também é vendida na Índia.  

Você sabia?  
O bombom ALPINO® é o mais procurado pelos consumidores ao abrir a caixa de bombons Especialidades Nestlé.  


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Exame, Embalagem Marca e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 14/8/2023 

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8 comentários:

  1. Fico looouca com um chocolatezinho, ainda mais se for Alpino!
    Amei o blog e adoraria se desse uma passada no meu tambem:
    http://enteddyada.blogspot.com
    Beijoos

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  2. É o chocolate mais duro, mas um dos mais gostosos. Desde pequeno, eu comparo o formato do bombom como sendo o formato de uma "mesa" com uma toalha por cima, mas pareço louco.
    Outro chocolate bom era o "Diplomata", que tinha um formato e sabor inconfundíveis, mas saiu de linha infelizmente

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  3. Antigamente, (digo até meados de 1995), existia uma variação chamada Alpino branco. Saiu de linha e é dificílimo até mesmo achar uma imagem na internet desse bombom que diferenciava sua embalagem do alpino ao leite pela cor prateada ao invés de dourada. Vcs conseguiriam encontrar material sobre ele?

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    1. Anônimo3:36 PM

      Também não consigo encontrar... se consegui achar por gentileza pode me enviar?

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  4. Este chocolate é o autentico chocolate de minha infância.É inconfundivel na consistência mais dura e sabor.Também lembro de umas moedas de chocolate revestidas de dourado.

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  5. O chocolate Alpino mudou e muito o sabor dos anos 70 e 80 para os dias de hoje, assim como o chocolate Nestlé também mudou. Quem se lembra do lançamento do Suflair e da barrinha de chocolate Surpresa que tinha um bicho em alto relevo sabe que o sabor era completamente diferente dos dias de hoje. O sabor piorou muito, o chocolate Nestlé não é mais o mesmo

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  6. Olha, mudou o sabor e foi muito viu. Não chega nem.de longe do Alpino produzido na década de 80... Uma pena. Hoje só tem nome, a meu ver.

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