30.8.10

RECKITT BENCKISER


Marcas somente são líderes de mercado quando atendem, com produtos de qualidade, às reais necessidades dos consumidores. Essa é a razão da liderança das marcas da empresa RECKITT BENCKISER em diversos segmentos do mercado mundial de limpeza doméstica e cuidados com o corpo. Afinal, quem não conhece ou utiliza produtos como o limpador Veja, o polidor Poliflor, o inseticida SBP e os cremes e loções depilatórias Veet. 

A história 
As origens da empresa remontam ao ano de 1823 quando o holandês Johann A. Benckiser fundou uma pequena indústria de produtos químicos. Pouco depois, em 1840, na cidade de Hull na Inglaterra, Isaac Reckitt deu início a uma pequena empresa de produtos de limpeza, que, nos anos seguintes se tornaria famosa por seus alvejantes e polidores. Com a morte de Isaac em 1862, seus três filhos assumem o comando da empresa Reckitt & Sons. Mais de duas décadas depois, em 1886, a empresa iniciou sua expansão internacional com a abertura de vários escritórios e subsidiárias pelo mundo, começando pela Austrália. O crescimento da empresa culminou, em 1888, com a abertura de seu capital na Bolsa de Valores de Londres.


Em 1913, a empresa, visando fortalecer sua presença na América do Sul, se aliou a J&J Colman - Atlantis Ltd., fundada 1814 como uma fabricante de farinha e mostrada. O sucesso da aliança foi tamanho, que em 1921 foi estendida para o mundo todo. Com isso, a empresa ganhou em poder de distribuição e diversificação da linha de produtos. A próxima década foi marcada por muitos lançamento e aquisições, como por exemplo, em 1932 quando comprou a marca Harpic, fabricante de produtos para limpeza de banheiros; ou quando lançou no mercado, ainda nesse mesmo ano, o Dettol, um poderoso germicida e o desinfetante Sanpic em 1935. Pouco depois, em 1938, como resultado de uma parceria de enorme sucesso, a Reckitt & Sons se fundiu com a J&J Colman, empresa fabricante de produtos de limpeza, mas que também atuava no setor alimentício, especialmente com marcas tradicionais como as mostradas French’s, para formar a Reckitt & Colman Ltd.


No final da década de 1960, em 1969, a empresa adquiriu a marca de produtos depilatórios Veet, introduzida pela primeira vez no mercado em 1922. Em 1985 a Reckitt & Colman comprou a Air Wick, uma completa linha de purificadores de ar lançada no mercado americano em 1943. Enquanto isso, em 1987, a J.A. Benckiser adquiriu a divisão de produtos de consumo da Eco-Lab, incluindo a marca de detergentes para lava-louças Finish, introduzida no mercado em 1953. Com a compra mundial da Boyle-Midway, nos anos de 1990, a oferta de produtos se tornou ainda mais diversificada com a presença do inseticida Detefon, do lava roupas líquido Woolite e Easy-Off (produto muito eficaz na limpeza de fornos e grelhas). Pouco depois, 1994, com a compra da Lehn & Fink Products, a empresa adicionou ao seu portfólio o desinfetante Lysol, extremamente popular no mercado americano desde 1890.


No ano seguinte, a empresa vendeu sua divisão de alimentos, mantendo apenas algumas marcas tradicionais como as mostradas French’s e os molhos picantes Frank’s Red Hot. Finalmente em dezembro de 1999, ocorreu a fusão das empresas Reckitt & Colman e Benckiser, formando oficialmente a RECKITT BENCKISER, que rapidamente se tornou uma das líderes mundiais na categoria de produtos para limpeza doméstica. Nos anos seguintes a empresa se concentrou na aquisição de marcas regionais, fortalecendo sua presença em importantes mercados, especialmente em países em desenvolvimento. Além disso, através de pesquisas, desenvolveu novos produtos como o poderoso limpador multiuso Cillit Bang (lançado em 2005 simultaneamente em 68 países).


Também diversificou seu segmento de atuação com importantes aquisições como em 2005 quando comprou a divisão de medicamentos sem prescrição do grupo britânico Boots, incluindo o analgésico Norufen (lançado em 1983) e os produtos de tratamento para acne Clearasil; e mais recentemente, em 2008, com a aquisição da empresa farmacêutica Adams Respiratory Therapeutics, adicionando à sua linha de produtos marcas como Mucinex (descongestionante). Em 2010, a britânica RECKITT BENCKISER adquiriu por aproximadamente US$ 3.9 bilhões a SSL International, fabricante dos produtos Scholl, para cuidados com os pés, e da marca de preservativos Durex, líder mundial nesse segmento. Com esta aquisição a RB se fortaleceu no segmento de saúde e cuidados pessoais.


Os produtos e as marcas famosas 
No mundo todo, as pessoas podem não conhecer a RECKITT BENCKISER, porém conhecem muito bem suas marcas. O portfólio é composto de produtos de limpeza doméstica, cuidados pessoais e com a saúde. Conhecidas, confiáveis e procuradas, as marcas da RB não são apenas nomes famosos, são parte da vida de milhões pessoas no dia a dia. Das centenas de marca que possui a RB, aproximadamente 19 delas geram 2/3 de seu faturamento anual e são responsáveis por 85% de seu crescimento: 
● AIR WICK (purificadores de ar) 
● CALGON (amaciantes) 
● CILLIT BANG (limpadores multiuso) 
● CLEARASIL (tratamento anti-acne) 
● DETTOL (limpadores multiuso e germicidas) 
● DUREX (preservativos) 
● FINISH (linha de produtos formulada para funcionar em conjunto com a lava-louça) 
● FRENCH’S (mostradas e molhos) 
● GAVISCON (antiácidos) 
● HARPIC (limpadores sanitários) 
● LYSOL (desinfetantes) 
● MORTEIN (inseticidas) 
● MUCINEX (descongestionantes) 
● NUROFEN (analgésicos) 
● SCHOLL (cuidados com os pés) 
● STREPSILS (medicamentos contra tosse) 
● VANISH (marca líder mundial no tratamento de manchas) 
● VEET (produtos depilatórios) 
● WOOLITE (lava-roupa líquido)


No Brasil a RB atua com marcas que possuem forte presença, especialmente no segmento de limpeza: 
● ANIL (alvejantes) 
● BOM AR/AIR WICK (purificadores de ar) 
● BRASSO (limpador e polidor de metais cromados) 
● DESTAC (produtos para tratamento de móveis e pisos) 
● DETEFON (inseticida) 
● DUREX (preservativos) 
● EASY OFF (limpadores de fornos e grelhas) 
● FABULON (passador de roupas) 
● FINISH (linha de produtos formulada para funcionar em conjunto com a lava-louça) 
● GOMA POX (engomadores) 
● HARPIC (limpadores sanitários) 
● LYSOL (desinfetantes) 
● MORTEIN (inseticida) 
● NUGGET (produtos para tratamento de calçados) 
● PASSE BEM (passador de roupas) 
● POLIFLOR (polidores de pisos e móveis) 
● REPELX (repelente de insetos) 
● SBP (inseticida) 
● SILVO (limpadores para objetos de prata e ouro) 
● VANISH (alvejantes e removedores de manchas) 
● VARSOL (produtos para tratamento de pisos e removedores) 
● VEET (produtos para depilação) 
● VEJA (limpadores multiuso) 
● WOOLITE (lava roupas líquido)


A evolução visual 
Em 2009, a RECKITT BENCKISER modernizou totalmente sua identidade visual reposicionando sua marca corporativo como “The power behind the Powerbrands” (algo como “A força por trás de marcas poderosas”). O novo logotipo, que substituiu o adotado em 1999 após a fusão da Reckitt/Colman com a Benckiser, ganhou um símbolo rosa com as iniciais RB, seguido do nome da empresa escrito por extenso e com nova fonte de letra. Em 2012 a empresa acrescentou a sua identidade visual, logo abaixo do nome da marca, os três segmentos onde atua: HEALTH, HYGIENE e HOME.


O logotipo também pode ser aplicado, dependendo da situação, apenas com as iniciais RB.


Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra e Holanda 
● Fundação: 1999 
● Fundador: Fusão da Reckitt & Colman e Benckiser 
● Sede mundial: Slough, Inglaterra 
● Proprietário da marca: Reckitt Benckiser Group plc. 
● Capital aberto: Sim 
● Chairman: Adrian Bellamy 
● CEO: Rakesh Kapoor 
● Faturamento: £9.56 bilhões (2012) 
● Lucro: £1.82 bilhões (2012) 
● Valor de mercado: £32.5 bilhões (janeiro/2014) 
● Fábricas: 42 
● Presença global: 200 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 35.900 
● Segmento: Bens de consumo 
● Principais produtos: Produtos de limpeza, higiene pessoal e alimentos 
● Concorrentes diretos: Procter & Gamble, Unilever, SC Johnson, Colgate-Palmolive, Bombril e Hypermarca
● Marcas principais: Air Wick, Vanish, Veet, Durex, Dettol, Lysol e Harpic 
● Website: www.rb.com.br 

A marca no Brasil 
A chegada da empresa ao país ocorreu em 1924, quando, através de uma operação denominada Atlantis, a Reckitt iniciou a produção local do alvejante Anil. Nos anos seguintes, produtos como Nugget (para o tratamento de calçados, lançado no mercado em 1953) e cera Cardial, consolidariam definitivamente essa presença no país. Anos depois, ao assumir o controle da Companhia Química Duas Âncoras, a empresa incluiu em sua linha de produtos a centenária cera Parquetina e lançou a revolucionária cera Poliflor, reconhecida pela qualidade e eficiência no tratamento de pisos e móveis. Posteriormente, a empresa adquiriu a fabricante de tintas e pigmentos Globo, além de lançar Veja (um limpador instantâneo que estreou no mercado em 1969), Karpex, o passador de roupas Fabulon, Sanpic e o lustra móveis Poliflor. Na década de 1980, surgiram produtos de grande sucesso como o Nugget Líquido Brilho Instantâneo, Harpic (completa e avançada linha de produtos para a limpeza impecável de vasos sanitários), os inseticidas Rodasol e Rodox, o repelente Repelex, Passe Bem (facilitando o ato de passar roupas) e Destac (limpeza, brilho e proteção para móveis e pisos), este último lançado no mercado em 1983. Mais tarde, seria lançado Lysol, o primeiro limpador-desinfetante.


Já como RECKITT BENCKISER, a empresa também disponibilizou no mercado brasileiro produtos como o alvejante sem cloro Vanish (para tratamento de manchas) e a linha de produtos depilatórios Veet, com a qual ingressou no segmento de cosméticos e higiene pessoal. Além disso, em 2003, a empresa comprou a marca de inseticidas SBP, que era da americana Clorox. A partir de 2006, a empresa substituiu marcas tradicionais, como Rodasol (para insetos em geral) e Rodox (para baratas) pela marca global Mortein, que surgiu em 1880 na Austrália. Em 2010, apostou em um novo segmento de mercado no mercado brasileiro, o de higiene pessoal, ao lançar a linha completa de sabonetes e géis antissépticos da marca Dettol, considerada pela empresa uma de suas quatro mais importantes no mundo. Mais recentemente, a empresa lançou a marca de preservativos Durex, para disputar mercado com as líderes nacionais, Olla e Jontex, que pertencem à Hypermarcas. No Brasil a empresa fatura mais de R$ 1 bilhão anualmente, emprega mais de mil colaboradores e mantém uma fábrica com 60.000m² de área construída, onde estão abrigadas 42 linhas de produção.


A marca no mundo 
Atualmente a RECKITT BENCKISER, líder mundial nos segmentos de limpeza doméstica, cuidados pessoais e com a saúde, comercializa sua vasta gama de produtos em aproximadamente 200 países nos cinco continentes. A empresa possui mais de 40 unidades fabris, além de escritórios de vendas, em mais de 60 países. Atualmente, a divisão home (produtos para limpeza de roupa e lava-louças, por exemplo) e higiene (pessoal e de produtos de limpeza) representam, juntas, aproximadamente 60% das vendas totais da empresa. O sucesso da empresa é liderado por suas “power brands” (marcas fortes e globais) como Vanish, Harpic, Veet, Dettol, Strepsils, Scholl, Durex, Finish, Mortein, Lysol e AirWick. 

Você sabia? 
Diariamente, a empresa comercializa mais de 9 milhões de produtos com suas marcas no mundo inteiro. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 30/1/2014

2 comentários:

  1. Bom dia, muitas saudades em participar de diversos lançamentos dos produtos citados na relação acima. O maior privilégio de acompanhar por 30 anos, o tempo o qual permaneci nesta maravilhosa empresa, foi o produto VEJA, lancado em Agosto de 1969 e se tornou VEJA MULTI-USO a partir de 1980. Portanto pessoal da área de Marketing, este produto simbolo da hoje RB, completa 50 anos de existência neste ano, poucos produtos de consumo, chega a ser Lider de mercado, por tanto tempo. Minha sugestão, o responsavel pelo produto, aproveita este forte gancho, e faça uma campanha no mercado consumidor, informando que VEJA É, E SERÁ O UNICO LIMPADOR CAMPEÃO DAS DONAS DE CASAS.
    PARABÉNS A ATLANTIS, RECKITT COLMAN E RECKITT BENCKISER

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:05 PM

    muito bom, apenas uma dica, precisa atualizar alguns novos pontos, como o nome atual RB, nosso produtos, como toda empresa, sempre estamos inovando.
    obrigado pelo conteúdo!

    ResponderExcluir