A TECTOY é uma marca jovem, arrojada e inovadora que pretende fazer parte do dia-a-dia de seus consumidores oferecendo diversão e entretenimento aliados a mais moderna tecnologia existente no mercado através de videogames, jogos e aparelhos eletrônicos.
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A história
Tudo começou quando o engenheiro argentino Daniel Efraim Dazcal vislumbrou no mercado brasileiro a necessidade de uma empresa que produzisse brinquedos altamente tecnológicos, através de um empreendimento jovem, agressivo e educador que trabalhasse com produtos diferenciados. Foi então que ele, juntamente com Stefano Arnhold, fundou no dia 18 de setembro de 1987, no bairro da Água Branca em São Paulo, a TEC TOY (junção das palavras tecnologia e toy, brinquedo em inglês) com a finalidade de desenvolver e produzir brinquedos de alta tecnologia, um ramo até então pouco explorado no mercado brasileiro. O primeiro lançamento da nova empresa, que ocorreu no mês de abril de 1988, foi a revolucionária pistola Zillion, que funcionava com tecnologia de raios infravermelhos e ainda hoje é lembrada por todos que tiveram a oportunidade de brincar e se divertir com ela.
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Pouco depois estreou no mercado o Pense Bem, um mini computador que fazia perguntas sobre vários temas, como história, geografia e matemática, para serem respondidas pelo jogador, que rapidamente se tornou um enorme sucesso. Já em 1989, como representante exclusiva da gigante japonesa Sega no Brasil, uma das maiores produtoras de games do mundo, a TECTOY rapidamente se tornou nos anos seguintes uma referência nacional no setor de games e entretenimento eletrônico. Impulsionada por lançamentos de sucesso como Master System, Mega Drive e muitos outros brinquedos e jogos, assumiu a liderança do mercado já na primeira metade dos anos 90, revolucionando este segmento de mercado no país, chegando a possuir 80% de participação no segmento de videogames.
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Além disso, a empresa traduziu vários jogos para o português (o primeiro deles foi Phantasy Star, um RPG considerado pelos fãs do Master System como um de seus melhores games), criou jogos totalmente nacionais para os consoles da Sega, iniciou exportações regulares para o Mercosul e atingiu a marca de 1 milhão de videogames produzidos em 1993. Após desfrutar de anos dourados na liderança do mercado e de ser uma das principais marcas entre o público jovem, na segunda metade desta década, após a morte precoce de seu fundador, a TECTOY passou pelo momento econômico mais delicado de sua história. Neste período, a empresa decidiu abandonar a linha de brinquedos para se dedicar mais ao seu principal negócio: videogames.
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Vislumbrando um potencial mercado em expansão, passou então a produzir, a partir de 2000, além de videogames e jogos, aparelhos de karaokê, DVD e Mp3 players, produtos sempre antenados com as tendências da época e com o “DNA” da empresa, intensificando o conceito de entretenimento aliado a tecnologia. A partir daí, começou a se restabelecer novamente no mercado de eletrônicos e ampliar sua linha de produtos gradativamente. No mês de junho de 2005, em decorrência da expansão natural dos negócios da empresa, surgiu a TECTOY MOBILE, divisão responsável pela publicação de games para celulares; e a TECTOY DIGITAL, um estúdio de desenvolvimento de jogos.
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Ao completar 20 anos de existência em setembro de 2007, a TECTOY apresentou ao mundo sua nova identidade visual, com nova logomarca e comunicação, website totalmente remodelado com áreas dedicadas à consumidores e investidores, além de um novo portfólio de produtos totalmente diferenciados e inovadores, com linhas inéditas no país. Este era um novo momento para a empresa, com uma nova forma de pensar, agir e interagir, refletido nos anos seguintes com lançamentos de produtos avançados tecnológicamente como aparelhos de Blu-Ray; o vídeogame Zeebo (se pronuncia “Zíbou”); que representou o fim da mídia física no universo dos videogames, pois todos os jogos são armazenados na memória do console e disponibilizados a partir de downloads feitos por uma rede própria 3G; e mais recentemente uma TV digital portátil com tela de 3,5 polegadas e 275 gramas de peso, que além de sintonizar o sinal da TV Digital, reproduz arquivos de áudio, vídeo e imagem, permite ler e-books e conta com outros recursos, como gravador de voz e cronômetro e entrada USB para sincronizar os arquivos no computador.
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A linha do tempo
1989
● Lançamento do MASTER SYSTEM, primeiro videogame de 8 Bits do Brasil.
1990
● Lançamento do MEGA DRIVE, primeiro videogame de 16 Bits do mundo que rapidamente se tornou um sucesso de vendas no Brasil.
1991
● Início da produção do GAME GEAR, primeiro videogame portátil do país.
1995
● Lançamento do SATURN, videogame de 32 Bits e o primeiro digital do Brasil.
1999
● Lançamento em setembro do DREAMCAST (videogame de 128 bits da SEGA), quase simultaneamente com os Estados Unidos.
2000
● Devido a grande sazonalidade da linha de videogames, a empresa decidiu diversificar seu portifólio de produtos e introduziu no mercado o primeiro aparelho de Karaokê com mídia digital no Brasil.
2001
● Lançamento, em parceria formada com o SBT, do Mega Drive do Show do Milhão e do CD-Rom “Qual é a Música”.
2002
● A TECTOY decidii investir na estratégia built-in, ou seja, os aparelhos passam a ser vendidos com diversos jogos na memória.
● Lançamento do Mini Game do Show do Milhão, jogo portátil com a voz digitalizada do apresentador Silvio Santos.
2003
● Lançamento de um moderno aparelho de DVD, com diversos recursos e um design avançado.
2004
● Lançamento do Micro System AST-R21, aliando versatilidade, potência, qualidade de som e design moderno em um único aparelho.
2008
● Lançamento do aparelho de Blu-Ray, que possuía o preço mais acessível do mercado na época.
2009
● Lançamento do ZEEBO, um revolucionário videogame que trazia muitas novidades, entre as quais o acelerômetro, um joystick equipado com sensores especiais que detectam e captam os movimentos do jogador e transferem essas ações para o ambiente do jogo.
● Lançamento do DVD KIDS, um leitor de DVD portátil com acabamento emborrachado, design de linhas arredondadas e cores vibrantes.
● Lançamento do MASTER SYSTEM PORTÁTIL, que incluía com 30 jogos clássicos da SEGA.
● Lançamento do MEGA DRIVE 4 GUITAR IDOL, que uniu um videogame consagrado, com seus jogos clássicos, com a febre dos jogos de guitarra. O vodeogame vinha acompanhado de uma guitarra estilizada, 87 jogos como Sonic 3, Alex Kidd in the Enchanted Castle, Altered Beast, Golden Axe, Kid Chameleon, e o inédito Guitar Idol, criado pela Tectoy Digital e pela Interama, que trazia 50 músicas nacionais e internacionais para tocar com a guitarra ou com o joystick.
2010
● Lançamento da TV Digital Portátil TDP-200, que permite sintonizar o sinal da TV digital brasileira e acompanhar a programação da TV aberta com qualidade de imagem e som, gratuitamente, sem pagamento de mensalidade ou assinatura.
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A evolução visual
A identidade visual da TECTOY, que inicialmente era escrita separadamente, passou por algumas mudanças no decorrer dos anos para acompanhar a evolução da empresa e seus produtos. Em setembro de 2007 a empresa apresentou sua nova logomarca e passou a ser conhecida como TECTOY, deixando para trás a imagem de fabricante de brinquedos e posicionando-se como uma empresa de entretenimento digital.
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Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 18 de setembro de 1987
● Fundador: Daniel Efraim Dazcal e Stefano Arnhold
● Sede mundial: Manaus, Amazônia, Brasil
● Proprietário da marca: Tectoy S.A.
● Capital aberto: Sim
● CEO: Fernando Fischer
● Faturamento: R$ 44.9 milhões (2009)
● Lucro: - R$ 18.4 milhões (2009)
● Valor de mercado: R$ 23.7 milhões (agosto/2010)
● Presença global: + 10 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 600
● Segmento: Brinquedos e aparelhos eletrônicos
● Principais produtos: Videogames, aparelhos de Blu-Ray e DVDs Karaokês
● Ícones: O mini computador Pense Bem e o videogame Master System
● Website: www.tectoy.com.br
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A marca no mundo
Atualmente a TECTOY, empresa com sede e fábrica em Manaus e filial administrativa em São Paulo, comercializa produtos no segmento de entretenimento digital como videogames, DVDs Karaokês de alta qualidade, aparelhos para recepção de TV digital e Blu-ray. Seus produtos são exportados para alguns outros países, especialmente na região do Mercosul. A empresa atua ainda na área de jogos para celular através da Tectoy Mobile (distribuição de jogos) e de seu estúdio de desenvolvimento de jogos para celulares e videogames (Tectoy Digital) em Campinas. No mercado de MMOGs (Massively Multiplayer Online Games), possui parceria com a empresa filipina Level Up! na publicação de jogos online. A TECTOY também tem participação na Zeebo Inc., com sede nos Estados Unidos, e desenvolve a nova plataforma de videogame Zeebo.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 11/8/2010
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A história
Tudo começou quando o engenheiro argentino Daniel Efraim Dazcal vislumbrou no mercado brasileiro a necessidade de uma empresa que produzisse brinquedos altamente tecnológicos, através de um empreendimento jovem, agressivo e educador que trabalhasse com produtos diferenciados. Foi então que ele, juntamente com Stefano Arnhold, fundou no dia 18 de setembro de 1987, no bairro da Água Branca em São Paulo, a TEC TOY (junção das palavras tecnologia e toy, brinquedo em inglês) com a finalidade de desenvolver e produzir brinquedos de alta tecnologia, um ramo até então pouco explorado no mercado brasileiro. O primeiro lançamento da nova empresa, que ocorreu no mês de abril de 1988, foi a revolucionária pistola Zillion, que funcionava com tecnologia de raios infravermelhos e ainda hoje é lembrada por todos que tiveram a oportunidade de brincar e se divertir com ela.
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Pouco depois estreou no mercado o Pense Bem, um mini computador que fazia perguntas sobre vários temas, como história, geografia e matemática, para serem respondidas pelo jogador, que rapidamente se tornou um enorme sucesso. Já em 1989, como representante exclusiva da gigante japonesa Sega no Brasil, uma das maiores produtoras de games do mundo, a TECTOY rapidamente se tornou nos anos seguintes uma referência nacional no setor de games e entretenimento eletrônico. Impulsionada por lançamentos de sucesso como Master System, Mega Drive e muitos outros brinquedos e jogos, assumiu a liderança do mercado já na primeira metade dos anos 90, revolucionando este segmento de mercado no país, chegando a possuir 80% de participação no segmento de videogames.
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Além disso, a empresa traduziu vários jogos para o português (o primeiro deles foi Phantasy Star, um RPG considerado pelos fãs do Master System como um de seus melhores games), criou jogos totalmente nacionais para os consoles da Sega, iniciou exportações regulares para o Mercosul e atingiu a marca de 1 milhão de videogames produzidos em 1993. Após desfrutar de anos dourados na liderança do mercado e de ser uma das principais marcas entre o público jovem, na segunda metade desta década, após a morte precoce de seu fundador, a TECTOY passou pelo momento econômico mais delicado de sua história. Neste período, a empresa decidiu abandonar a linha de brinquedos para se dedicar mais ao seu principal negócio: videogames.
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Vislumbrando um potencial mercado em expansão, passou então a produzir, a partir de 2000, além de videogames e jogos, aparelhos de karaokê, DVD e Mp3 players, produtos sempre antenados com as tendências da época e com o “DNA” da empresa, intensificando o conceito de entretenimento aliado a tecnologia. A partir daí, começou a se restabelecer novamente no mercado de eletrônicos e ampliar sua linha de produtos gradativamente. No mês de junho de 2005, em decorrência da expansão natural dos negócios da empresa, surgiu a TECTOY MOBILE, divisão responsável pela publicação de games para celulares; e a TECTOY DIGITAL, um estúdio de desenvolvimento de jogos.
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Ao completar 20 anos de existência em setembro de 2007, a TECTOY apresentou ao mundo sua nova identidade visual, com nova logomarca e comunicação, website totalmente remodelado com áreas dedicadas à consumidores e investidores, além de um novo portfólio de produtos totalmente diferenciados e inovadores, com linhas inéditas no país. Este era um novo momento para a empresa, com uma nova forma de pensar, agir e interagir, refletido nos anos seguintes com lançamentos de produtos avançados tecnológicamente como aparelhos de Blu-Ray; o vídeogame Zeebo (se pronuncia “Zíbou”); que representou o fim da mídia física no universo dos videogames, pois todos os jogos são armazenados na memória do console e disponibilizados a partir de downloads feitos por uma rede própria 3G; e mais recentemente uma TV digital portátil com tela de 3,5 polegadas e 275 gramas de peso, que além de sintonizar o sinal da TV Digital, reproduz arquivos de áudio, vídeo e imagem, permite ler e-books e conta com outros recursos, como gravador de voz e cronômetro e entrada USB para sincronizar os arquivos no computador.
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A linha do tempo
1989
● Lançamento do MASTER SYSTEM, primeiro videogame de 8 Bits do Brasil.
1990
● Lançamento do MEGA DRIVE, primeiro videogame de 16 Bits do mundo que rapidamente se tornou um sucesso de vendas no Brasil.
1991
● Início da produção do GAME GEAR, primeiro videogame portátil do país.
1995
● Lançamento do SATURN, videogame de 32 Bits e o primeiro digital do Brasil.
1999
● Lançamento em setembro do DREAMCAST (videogame de 128 bits da SEGA), quase simultaneamente com os Estados Unidos.
2000
● Devido a grande sazonalidade da linha de videogames, a empresa decidiu diversificar seu portifólio de produtos e introduziu no mercado o primeiro aparelho de Karaokê com mídia digital no Brasil.
2001
● Lançamento, em parceria formada com o SBT, do Mega Drive do Show do Milhão e do CD-Rom “Qual é a Música”.
2002
● A TECTOY decidii investir na estratégia built-in, ou seja, os aparelhos passam a ser vendidos com diversos jogos na memória.
● Lançamento do Mini Game do Show do Milhão, jogo portátil com a voz digitalizada do apresentador Silvio Santos.
2003
● Lançamento de um moderno aparelho de DVD, com diversos recursos e um design avançado.
2004
● Lançamento do Micro System AST-R21, aliando versatilidade, potência, qualidade de som e design moderno em um único aparelho.
2008
● Lançamento do aparelho de Blu-Ray, que possuía o preço mais acessível do mercado na época.
2009
● Lançamento do ZEEBO, um revolucionário videogame que trazia muitas novidades, entre as quais o acelerômetro, um joystick equipado com sensores especiais que detectam e captam os movimentos do jogador e transferem essas ações para o ambiente do jogo.
● Lançamento do DVD KIDS, um leitor de DVD portátil com acabamento emborrachado, design de linhas arredondadas e cores vibrantes.
● Lançamento do MASTER SYSTEM PORTÁTIL, que incluía com 30 jogos clássicos da SEGA.
● Lançamento do MEGA DRIVE 4 GUITAR IDOL, que uniu um videogame consagrado, com seus jogos clássicos, com a febre dos jogos de guitarra. O vodeogame vinha acompanhado de uma guitarra estilizada, 87 jogos como Sonic 3, Alex Kidd in the Enchanted Castle, Altered Beast, Golden Axe, Kid Chameleon, e o inédito Guitar Idol, criado pela Tectoy Digital e pela Interama, que trazia 50 músicas nacionais e internacionais para tocar com a guitarra ou com o joystick.
2010
● Lançamento da TV Digital Portátil TDP-200, que permite sintonizar o sinal da TV digital brasileira e acompanhar a programação da TV aberta com qualidade de imagem e som, gratuitamente, sem pagamento de mensalidade ou assinatura.
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A evolução visual
A identidade visual da TECTOY, que inicialmente era escrita separadamente, passou por algumas mudanças no decorrer dos anos para acompanhar a evolução da empresa e seus produtos. Em setembro de 2007 a empresa apresentou sua nova logomarca e passou a ser conhecida como TECTOY, deixando para trás a imagem de fabricante de brinquedos e posicionando-se como uma empresa de entretenimento digital.
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Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 18 de setembro de 1987
● Fundador: Daniel Efraim Dazcal e Stefano Arnhold
● Sede mundial: Manaus, Amazônia, Brasil
● Proprietário da marca: Tectoy S.A.
● Capital aberto: Sim
● CEO: Fernando Fischer
● Faturamento: R$ 44.9 milhões (2009)
● Lucro: - R$ 18.4 milhões (2009)
● Valor de mercado: R$ 23.7 milhões (agosto/2010)
● Presença global: + 10 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 600
● Segmento: Brinquedos e aparelhos eletrônicos
● Principais produtos: Videogames, aparelhos de Blu-Ray e DVDs Karaokês
● Ícones: O mini computador Pense Bem e o videogame Master System
● Website: www.tectoy.com.br
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A marca no mundo
Atualmente a TECTOY, empresa com sede e fábrica em Manaus e filial administrativa em São Paulo, comercializa produtos no segmento de entretenimento digital como videogames, DVDs Karaokês de alta qualidade, aparelhos para recepção de TV digital e Blu-ray. Seus produtos são exportados para alguns outros países, especialmente na região do Mercosul. A empresa atua ainda na área de jogos para celular através da Tectoy Mobile (distribuição de jogos) e de seu estúdio de desenvolvimento de jogos para celulares e videogames (Tectoy Digital) em Campinas. No mercado de MMOGs (Massively Multiplayer Online Games), possui parceria com a empresa filipina Level Up! na publicação de jogos online. A TECTOY também tem participação na Zeebo Inc., com sede nos Estados Unidos, e desenvolve a nova plataforma de videogame Zeebo.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 11/8/2010
Gostaria de saber em qual ou quais sites você consegue a informação de valor de mercado das empresas.
ResponderExcluirGrato