10.8.10

TIROLEZ


Eles reinam deliciosos na mesa do café da manhã de milhares de famílias brasileiras. Também na culinária são vistos aveludando sabores e tornando pratos ainda mais gostosos. Além disso, marcam presença constante em reuniões de amigos e encontros, onde juntamente com vinhos se tornam as estrelas de momentos deliciosos. Esta é a rotina dos queijos e laticínios da marca TIROLEZ, uma especialista na fabricação de produtos de alta qualidade. 

A história 
Tudo começou exatamente no dia 1º de maio de 1980 quando dois irmãos engenheiros de origem suíça, Cícero e Carlos Alencar Hegg, resolveram investir na produção de queijo e compraram a Indústria de Laticínios Franco Ltda. (fabricante da marca Mineirão) e localizada na cidade de Tiros, na região do Alto do Paranaíba no estado de Minas Gerais. A preocupação com a qualidade já podia ser notada desde o início, afinal os irmãos diziam que somente produziriam queijos que pudessem levar à mesa de suas próprias famílias. Na época, apenas seis pessoas trabalhavam na produção de queijo prato e manteiga, em uma escala de 400 toneladas por ano, para venda apenas na grande São Paulo. Em 1981, inspirados pela sugestão de um amigo, os irmãos substituíram a marca Mineirão pelo nome TIROLEZ em homenagem a Tiros, cidade que tão bem os acolheu.
   

O negócio deu tão certo, que os irmãos resolveram iniciar em 1988 a produção do Minas Frescal, um queijo de massa crua que exigia maiores cuidados no processo e na obtenção da matéria prima (o leite). Neste período a empresa estava focada, sobretudo na qualidade dos produtos, o que culminou com a contratação (fato raro nas indústrias na época) de seu primeiro técnico laticinista formado pelo I.L.C.T. (Instituto de Laticínios Candido Tostes) de Juiz de Fora. No início da década seguinte, a TIROLEZ, já entusiasmada pelo crescimento em suas vendas em várias regiões do Brasil, contratou uma agência de publicidade com a finalidade de trabalhar a imagem da marca, o que fez surgir sua tradicional mascote (um simpático e bigodudo tirolês).
   

Em 1992, a TIROLEZ já contava com quatro fábricas e as vendas foram expandidas para todo o território nacional. Nessa época o domínio na fabricação de queijos como mussarela e prato levou a empresa a apostar em receitas mais ousadas e em produtos muito mais sofisticados. E isto aconteceu também em 1992, com o lançamento da linha de queijos especiais, englobando produtos que eram tradicionalmente importados, como Gouda, Gruyère, Estepe e Emmental. Assim, a TIROLEZ antecipou uma tendência entre os consumidores brasileiros, que passaram a buscar opções de alimentação mais sofisticadas. A trajetória pioneira da marca foi iniciada em 1994, quando lançou os queijos prato, mussarela e minas padrão na versão light. Nesta linha a redução do teor de gordura não provocou, em nenhum dos produtos, a perda ou redução de seu sabor característico, residindo nesse fato a qualidade dos produtos da marca.
   

Ao mesmo tempo, iniciou investimentos em recursos humanos, levando para suas fábricas experientes técnicos laticinistas que seriam os responsáveis pelo desenvolvimento nos anos seguintes de uma extensa linha de queijos especiais e artesanais de origem europeia, que tiveram grande aceitação e conquistaram a preferência dos exigentes consumidores brasileiros por sua alta qualidade. No final desta década, em 1999, a empresa iniciou timidamente as exportações de seus queijos para países como Japão, Chile, Uruguai, Estados Unidos, Gana e Angola. Em 2008, a TIROLEZ apresentou com exclusividade o primeiro Creme de Ricota do mercado brasileiro, dando origem à categoria de cremes de queijo, seguido pelo Creme de Minas Frescal em 2010, mesmo ano em que a empresa investiu em uma nova planta focada em Queijo Gorgonzola.
   

Nesse meio tempo, inovou também nas embalagens, com a versão “vacuum skin packing”, um tipo especial de embalagem que consiste numa base plástica de alta barreira e de uma “pele” plástica sobreposta a vácuo que respeita os contornos e olhaduras (buracos) do queijo para a linha de queijos especiais; com a posterior evolução para o sistema abre fácil. Além disso, a marca também ampliou sua consolidação internacional pela participação em eventos e feiras importantes do setor. E o resultado foi o aumento das exportações de queijos para importantes países.
   

E as novidades não pararam por aí. A marca lançou os queijos tipo Bleu de Bresse (de origem francesa cuja formulação e processo de fabricação combinam dois tipos diferentes de fungos na massa e em sua casca), Grana (de origem italiana), queijo coalho no espeto (2009), fondue de queijo, creme de leite, a manteiga (2011) em potes de 200g e 500g nas versões com e sem sal, além do tradicional Parmesão ralado e o Minas Meia Cura, ambos introduzidos em sua linha no ano de 2014. Além disso, em 2015, lançou uma linha completa de queijos Light Zero Lactose. A nova linha era composta pelos queijos mussarela, prato, minas padrão, minas frescal e cottage. Com isso, a TIROLEZ ingressou em novos segmentos de mercado.
  

Em 2019, a marca passou a fabricar os queijos de mofo branco, tecnicamente chamados de penicillium candidum ou penicilium camembertti, dando origem aos queijos tipo Brie e tipo Camembert. Para isso, a empresa investiu em uma nova planta industrial, de alta tecnologia, capaz de oferecer mais opções de produtos ao consumidor. Além disso, a marca apresentou ao mercado a TIROLEZ NUTRI+, uma linha de queijos e bebidas com qualidades funcionais. A linha era formada por Requeijão Nutri+ Light com Fibras, Queijo Cottage Nutri+ com a adição de proteínas e os iogurtes proteicos Nutri+ Whey, nos sabores baunilha, morango e tradicional.
   

Em 2020, para comemorar 40 anos, a marca lançou o queijo Parmesão Reserva Especial, maturado durante 12 meses, o dobro do tempo de maturação de um parmesão comum, e acondicionado em uma lata de aço litografada e exclusiva. No final deste ano, cultivando fortemente o DNA inovador que a fez ser pioneira em vários segmentos de queijos e lácteos, a marca lançou o DUO TIROLEZ, mistura de queijo cottage com geleia de frutas pronto para comer de colher a qualquer hora do dia. No ano de 2021, a marca anunciou mais uma novidade para a linha de queijos: TIROLEZ STICK, um palito de mussarela. Com o posicionamento “O palito de Mussarrela que sempre cabe no seu dia”, o produto chegou ao mercado para ser um lanche rápido para qualquer ocasião. O produto é feito apenas com 5 ingredientes, sendo um conjunto com dois palitos de mussarela separados por uma embalagem destacável do tipo abre fácil.
  

Toda hora é hora de comer queijo. E quando o queijo é feito com amor e qualidade há mais de quarenta anos, é perfeito para acompanhar o consumidor em todos os momentos do seu dia. Por isso a TIROLEZ produz mais de 40 tipos de queijos, desenvolvidos para serem apreciados nas mesas de todos os brasileiros. Queijos, cremes e requeijões para o dia a dia, até queijos especiais, produtos para uso culinário e linha zero lactose. A TIROLEZ é apaixonada por queijos.
   

Amor pela qualidade 
A preocupação com sua principal matéria-prima (o leite) é tamanha que diariamente veterinários e técnicos da empresa visitam os fornecedores, cujas vacas se alimentam de pastagem natural, aspecto de grande importância para a produção de queijos de massa aberta, garantindo assim uma qualidade rigorosamente controlada, ou seja, coletando o leite nas fazendas por caminhões-tanques refrigerados. Antes de seu encaminhamento para a produção o leite é analisado pelo laboratório da fábrica quanto aos seus aspectos físico-químicos e microbiológicos, pois somente bom leite faz bons queijos. E a alta qualidade de seus produtos decorre dentre outras causas, do leite que utiliza em sua produção, rico em fermento propiônico natural que lhe possibilita oferecer queijos dotados de olhaduras (buraquinhos distribuídos pela massa do queijo) que provocam sabores picantes, aromáticos e ligeiramente adocicados.
  

A escola 
No final de 2020, a marca lançou o projeto ESCOLA DO QUEIJO TIROLEZ. Trata-se de uma plataforma online, que busca tornar consumidores em especialistas no tema, a partir de informações sobre o surgimento dos queijos e suas nacionalidades, curiosidades, dicas de consumo e armazenamento, além de harmonizações e deliciosas receitas. No total, são 20 videoaulas ministradas pela chef Raquel Novais, que foi escolhida pela afinidade com a marca, pois, além de ser mineira como a TIROLEZ, é focada em alimentação afetiva. O conteúdo é didático e as técnicas ensinadas partem de níveis básicos e vão evoluindo à medida que o curso avança. A programação é dividida em cinco módulos, com quatro aulas de cerca de 10 minutos de duração cada. Dessa forma, antes de se tornar um especialista em queijos, será necessário aprender como escolher e armazenar, como montar tábuas de queijos e as harmonizações mais adequadas. Clique aqui para acessar as aulas.
  

Apaixonados por queijo 
Em 2013, a TIROLEZ completou 33 anos de existência. Com muito trabalho e seriedade ao longo de todos esses anos, a marca conquistou seu espaço no mercado e no coração dos consumidores. Para comemorar este momento especial, aproximar a marca e desenvolver relações mais sentimentais com seus consumidores, a marca apresentou um novo conceito: “Apaixonados por Queijo”, decorrente de uma campanha desenvolvida para mídias sociais, que em apenas 50 dias conquistou mais de 150 mil fãs. Na verdade o conceito era um manifesto que utilizava o mote Somos Todos Apaixonados por Queijo, demonstrando que o queijo está presente em todos os bons momentos da vida.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por acentuadas remodelações ao longo de sua história. A marca TIROLEZ foi adotada um ano após a fundação da empresa e apresentava um logotipo colorido (vermelho, amarelo e azul). A primeira grande remodelação ocorreu em 1990, quando foi apresentado um logotipo com a figura estilizada de um senhor tirolês sorridente, que também ilustrava os rótulos dos produtos, dando assim personalidade aos laticínios nas gôndolas dos supermercados. Uma curiosidade: tirolês deriva de Tirol, região histórica da parte ocidental da Europa Central, entre a Áustria e a Itália, famosa por seus queijos. Em 2001, o logotipo foi completamente remodelado, e o simpático tirolês ganhou um novo design (com novas cores e traços, se tornando humanizado, mais cativante e próximo do consumidor), além de segurar uma tábua com um queijo. Em 2010, a marca remodelou sua identidade visual e sua tradicional mascote, que ganhou ares de modernidade e traços mais alegres. Antes presente de corpo inteiro, a simpática mascote que segura uma tábua de queijo, agora aparecia somente do dorso para cima na parte superior do logotipo. Além disso, uma nova tipografia de letra foi adotada. A atual identidade da marca foi lançada em 2016 e apresentou uma imagem mais limpa e um novo design de sua mascote (agora com mais destaque, em 3D e mantendo as cores vermelho, azul, amarelo e branco), que deixou de carregar a tradicional tábua de queijo.
  

Os slogans 
Tirolez, o queijo queeeeeeeijo. (2021) 
Prove nosso amor. (2019) 
É pra você saborear. É pra você todo dia. (2018) 
Quem é apaixonado por queijo, ama Tirolez. (2015) 
Somos Todos Apaixonados por Queijo. (2013) 
A sua marca de queijo. 
Sempre presente.
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1 de maio de 1980 
● Fundador: Cícero e Carlos Hegg 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Laticínios Tirolez Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Cícero de Alencar Hegg 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 20 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.900 
● Segmento: Laticínios 
● Principais produtos: Queijos, ricotas, manteiga e requeijão 
● Concorrentes diretos: Polenghi, Scala, Quatá, Balkis, Três Marias, Catupiry, Serrabela, Philadelphia, Vigor, Président e Sadia 
● Mascote: O tirolês 
● Slogan: Tirolez, o queijo queeeeeeeijo. 
● Website: www.tirolez.com.br 

A marca no mundo 
Hoje em dia a TIROLEZ, que figura como uma das principais empresas de laticínios do Brasil oferece mais de 40 tipos de queijos e produtos lácteos divididos em mais de 100 itens em sua linha, comercializados em boa parte do território nacional através de 40.000 pontos de venda. A empresa também exporta seus produtos para países da África, Oriente Médio, América do Sul, Ásia, além dos Estados Unidos. A empresa possui seis fábricas: três em Minas Gerais (Tiros, Carmo do Parnaíba e Arapuá), duas em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e outra em Santa Catarina (Caxambu do Sul). Diariamente a empresa recebe e processa aproximadamente 850.000 litros de leite, oriundos de bacias leiteiras que reúnem em seu total mais de 1.700 produtores, permitindo assim a produção de 60 toneladas de queijos por dia. 

Você sabia? 
Apesar da grande variedade de laticínios produzidos pela marca, ainda hoje o queijo prato e a mussarela são os produtos mais vendidos da TIROLEZ. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem, Estadão e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 25/8/2021 

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Um comentário:

  1. Anônimo4:11 AM

    Esta empresa é maravilhosa e seus produtos são diferenciados , pois a materia prima principal é o amor com que seus colaboradores usam ao produzirem essas delicias .
    Parabéns a todos .

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